4 de dezembro de 2010

Bruno Gomes e Bruno Correia nomeados na "OT"!

operacaotriunfo
Depois de Isaura ter dito adeus à escola da RTP, mais quatro concorrentes receberam a nomeação do júri.

Numa altura em que apenas restam sete finalistas, Lia, Bruno Gomes, Bruno Correia e Jorge foram as escolhas do grupo de jurados. Ainda assim, os professores decidiram salvar novamente a jovem nortenha, Lia. A decisão dos colegas voltou a resultar num empate entre Bruno Gomes e Jorge, sendo que o júri decidiu salvar este último.


Os nomeados são, então, os dois Brunos.

Se quiser salvar o Bruno Gomes, ligue 760 100 308.

Se, por outro lado, o seu favorito é Bruno Correia, marque 760 100 313

Isaura sai de "Operação Triunfo"


O concorrente da Madeira resistiu a mais uma nomeação. Filipe conseguiu reunir a preferência dos portugueses, com 70% dos votos. Por sua vez, Isaura despediu-se assim do talent-show da RTP1, prometendo que vai acabar a sua licenciatura e continuar a apostar na música.
Na experiência de vida da jovem de Gouveia, esta Operação Triunfo "valeu a pena".

Audimetria Semanal

Boa noite, seja bem-vindo à 35ª edição da "Audimetria Semanal", a sua rubrica dos sábados à noite.

Mó de cima - "Espírito Indomável" e futebol


Esta semana na Mó de cima temos a novela de horário nobre da TVI "Espírito Indomável". É a produção actual com maior sucesso no canal de Queluz de Baixo, conseguindo resultados muito bons, principalmente nesta semana. Vejamos o caso de quarta feira, dia em que a novela protagonizada por Vera Kolodzig conseguiu 16,2% de audiência média e 41,5% de share. Embora "Sedução" e "Mar de Paixão" também tenham boas audiências, não chegam de perto às de "Espírito Indomável". André Cerqueira, ainda antes de abandonar a direcção de programas da TVI, percebeu isso mesmo e encomendou ainda mais episódios desta última.

Desde sempre que o futebol conseguiu agarrar multidões, não só no estádio como também na televisão, e assim continua a ser, principalmente em jogos de selecção e do Benfica. No passado domingo o jogo para o campeonato entre o Beira Mar e o clube da Luz, emitido pela TVI, alcançou 17,3% de rating e 44,4% de share.

Mina da semana - "Contra Informação"

Chegou ao fim, nesta semana, o programa com os bonecos das mais variadas personalidades portuguesas, do mundo do futebol, politica, social, "Contra Informação". É um final de ciclo de um produto televisivo que já existia há mais de 15 anos e já tinha dado oferecido o que tinha para dar.

Os últimos resultados de "Contra Informação" não foram nada famosos ao nível de audiências. Por exemplo, o penúltimo, alcançou 2,0% de rating e 6,5% de share, em pleno horário nobre. Na minha opinião foi uma opção acertada de José Fragoso, que pôs fim a um programa na altura certa.

Salto Alto- "Escrito nas Estrelas" e diários da "Casa dos Segredos"

Desde que estreou, a novela "Escrito nas Estrelas" tem conseguido uma evolução positiva. Começou com 5% de rating, depois subiu para 6% e agora já é muito raro fazer menos que 7%. Significa, que com o passar do tempo, a produção de Elisabeth Jihn tem conquistado cada vez mais espectadores. É verdade que o facto de ser emitida entre os últimos episódios de "Caras e Bocas" ajuda bastante. Veremos se com o final da produção de Walcy Carrasco, "Escrito nas Estrelas" mantém estas audiências.

Por outro lado, de salientar que Nuno Santos não se pode esquecer que, brevemente, Ti-Ti-Ti terá de honrar os resultados de ambas as novelas brasileiras.

Os diários da "Casa dos Segredos" nesta última semana têm tido resultados muito bons, alcançando em alguns dias shares superiores aos 30% de share e aproximando-se mesmo dos 40%. Tais números demonstram bem o sucesso do reality-show da TVI que podemos acompanhar até ao final do ano.


Minuto Mais Visto da semana


E o futebol foi quem levou a melhor no que toca às audiências da passada semana. O jogo entre o Benfica e o Beira-Mar, emitido no último domingo, 28 de Novembro, conseguiu alcançar o melhor minuto da semana quando passavam 59 minutos das 19 horas. Hora a que estavam ligados à TVI mais de 2 028 600 milhões de espectadores, que reverteram à estação de Queluz mais de 48 pontos percentuais em share.


Porque No Te Callas Vítor?



Apesar de, em parte, o ex-concorrente de "Secret Story" já ter assumido a sua culpa sobre a agressão a Ana Isabel, não fica nada bem em afirmar às revistas que a sua ex-namorada "não é digna", e que está "solteírissimo". A verdade é que, e tal como a estudante de Direito confessou no último domingo, o problema entre os dois deve ser ultrapassado quando estiverem cara-a-cara, e não recorrendo aos meios de comunicação social.
Apesar destas reacções, são elas que fortalecem o sucesso da Casa dos Segredos. Por exemplo, no último domingo, Secret Story foi o segundo programa mais visto do dia, com 15,2% de audiência média e 44,7% de share.

Pergunta da semana a...João Cotrim Figueiredo


Com a saída de André Cerqueira da direcção de programas, e aparentemente não haver interesse por parte de Júlia Pinheiro para assumir o cargo, já pensou em outra pessoa ou vai assumir directamente esse papel?

Até para a semana!

Esqueceram-se de...Raquel Prates!


Boa noite, seja mais uma vez bem vindo ao Esqueceram-se de Mim! Esta noite vou relembrar uma apresentadora que já deixou a televisão há muito tempo: Raquel Prates. A razão porque hoje a recordo foi porque ela esteve recentemente numa exposição aqui na zona e confesso, se não fosse esse o motivo, já não me lembrava dela. Por isso, nada melhor do que falar desta profissional que acompanhou os primórdios da SIC, na condução do programa 'Portugal Radical'.


Actualmente a seguir as pisadas do pai António Prates, a apresentadora é também galerista, daí a exposição de que falei inicialmente. Aliás, Raquel Prates tem investido mesmo nesta área, principalmente depois da criação da Artelection, a primeira galeria de arte online no país, em 2009. Como se ser apresentadora e galerista não bastasse, é também directora adjunta da revista Luxos Time, da Match Score.

Afastada há algum tempo da televisão, o último trabalho que fez foi no canal temático da SIC, SIC Mulher, na apresentação de 'Instinto Moda', já lá vai um ano. De lá para cá não têm surgido convites para um regresso pelo que se dedica às suas outras duas profissões.

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

Episódio Seguinte



Boa Tarde! Esta semana com uma hora e meia de atraso, está em linha o Episódio Seguinte!


Diana engravida!

Apesar de estar para breve o noivado com João, a vilã continua a manter relações com Ricardo e também se envolveu com Henrique. E o maior choque da filha adoptiva de Graciete será quando descobrir que está grávida. Inicialmente, decide esconder de todos o seu estado de graça, mas astuta como sempre, começa a delinear uma estratégia e aquilo que poderia ser um obstáculo à sua felicidade acaba por tornar-se num óptimo triunfo.


Depois de se casar com João, Diana está nas suas sete quintas. Finalmente conseguiu tudo o que queria e só falta aplicar o ultimo golpe. Com o seu ar angelical, ela deixa passar um tempo e conta ao marido que está grávida. Porém, e para grande surpresa sua, o médico não se deixa enganar. É que, por esta altura, o ex-namorado de Inês já começa a perceber que cometeu um grande erro com o enlace.


De facto, durante a lua-de-mel, o filho de Francisca descobriu que foi traído, pelo que a criança que Diana espera pode não ser sua. E é isso mesmo que ele explica à esposa. O que acontecerá depois? Irá ele pedir o divórcio?


Alexandre ajuda a polícia

Fátima ganha coragem e diz a Alexandre que o ouviu dizer que matara Francisca. A mãe de Benedita chora e diz ao filho que tem um enorme desgosto pelo caminho que este tomou. Tocado, o rapaz revela à mãe que tudo aconteceu por um bom motivo e pede-lhe que confie nele.


Fátima não quer ouvi-lo e expulsa-o de casda, chorando e chamando-o de assassino. Benedita fica cada vez mais desconfiada do que se passa, mas nem a mãe nem o irmão lhe contam nada. Algum tempo depois, a mãe de Alexandre conta a Alice tudo o que se passou e mostra-se indecisa em denunciar ou não o filho à polícia. A mãe de Miguel revela à amiga que na prisão talvez o rapaz esteja mais protegido de Leonel.


Com o passar do tempo, e após ter conhecido os seus verdadeiros chefes, Alex mostra-se disposto a fazer qualquer tipo de trabalho, mas tem um gravador e um microfone guardados. Leonel apercebe-se do que o cúmplice esconde e rasga-lhe a camisola, deixando a descoberto os objectos. Furioso, aponta-lhe uma arma, disposto a matá-lo. O problema surge quando vários carros da polícia aparecem.


O chefe do grupo faz o irmão de Benedita refém, apontando-lhe uma arma à cabeça. Depois, consegue escapar, levando-o com ele. Os carros da polícia perseguem-nos, ficando só um para levar Leonel, que foi atingido por um tiro na perna quando tentava fugir.


Sem saída, o chege acaba por se preparar para atirar sobre Alexandre, mas este consegue tirar-lhe a arma, tá-lhe os olhos e o carro onde seguem despista-se. A polícia consegue apanhá-los e o pescador fica aliviado. Com a preciosa ajuda que deu às autoridades, o rapaz acaba recompensado e o seu cadastro é limpo, podendo agora seguir com a sua vida.


CURTAS:


Em Espirito Indomável, Elisabete prepara-se para casar com Cris e fugir de casa, no entanto, algum tempo antes, é ameaçada por Ambrósio que promete fazer-lhe a vida negra.


Em Sedução, Irene encontra-se com Mafalda e diz-lhe que Diana está cada vez mais desconfiada dela e que a única forma de a “despistar” é ela ir lá a casa, fazendo-se passar por alguém da associação e conhecê-la, como ela queria.


Em Passione, durante a festa de noivado de Fátima e Sinval, Felícia e Gerson ficam a sós e o clima entre ambos não nega o amor intenso que viveram no passado. Os dois cabam por se beijar.


Em Lua Vermelha, cada vez mais desesperado pela busca de sangue, Octávio não se consegue controlar quando vê Catarina na serra e morde-a.


Quiosque: ANA, Mariana, Maria, TV Guia, Telenovelas


João Manzarra e o seu livro


O lançamento do livro de João Manzarra está a aproximar-se. Será já no dia 6 de Dezembro, na Fnac do Centro Comercial Allegro, em Alfragide, que o apresentador irá apresentar a sua obra aos fãs e curiosos que por lá se encontrarem.

"Surgiu a ideia de criar um livro que fosse diferente. É de um adolescente para outros adolescentes. Tanto que já coloquei a hipótese de vencer o Prémio José Saramago", confessou a estrela de Carnaxide à Telenovelas desta semana.


Ciente de que o seu livro poderá ser uma boa prenda de Natal, João Manzarra sugere aos leitores da referida publicação que o podem oferecer a amigos e familiares mais próximos.

Entretanto, as suas atenções estão igualmente viradas para as galas do Ídolos, que caminham para a final. Neste domingo, o talent-show da SIC é dedicado a temas que marcaram o século XXI, prometendo por isso surpreender os telespectadores.


Quiosque: Telenovelas

Sofia Carvalho entusiasmada com aposta da SIC


A aposta da estação de Carnaxide em lançar uma versão portuguesa de The Biggest Loser foi uma decisão que deixou Sofia Carvalho entusiasmada.
"Fico muito contente, é um formato fantástico. Espero que ajude de alguma forma os portugueses a melhorarem o seu estilo de vida e a perceber que têm de ter alguns cuidados", confessou a director da SIC Mulher.


Numa altura em que o canal temático continua a obter excelentes resultados em termos de audiências, a profissional de Carnaxide afirmou que a grelha do próximo ano continua a ser preparada. "Vamos estrear alguns programas nacionais. Já estão em produção mas ainda não posso revelar nada", explicou à Notícias TV desta semana.

Certo é que, O Peso Certo, continua sem um apresentador definido. Será Sofia Carvalho?

Quiosque: Notícias TV

Momentos

Bom dia! Estávamos em 1995, e Teresa Guilherme apresentava o mítico programa Não se Esqueça da Escova de Dentes. É este o Momento que temos para si, nesta manhã de sábado! Lembra-se?


Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Tudo em movimento

A notícia de que a SIC vai aumentar em quase 450% o seu investimento em telenovelas merece algumas reflexões. Por um lado, e consideradas igualmente as negociações entre a estação de Carnaxide e Manuela Moura Guedes para a contratação da antiga cara da informação da TVI, fica claro que a estação de Balsemão considera esgotadas as possibilidades de inverter o jogo das audiências com base numa proposta alternativa, cedendo em definitivo ao tradicional modelo de Queluz de Baixo.

Por outro, fica mais claro ainda que a televisão generalista em Portugal, como acontece por todo o mundo, se encurralou em definitivo num beco onde só cabem reality shows, concursos, telenovelas e programas de informação-espectáculo. Não é uma novidade: é a simples confirmação daquilo que há já algum tempo se previa. Decididamente, o futuro não passa por ali.

O futuro, já se sabe, passa pela televisão temática. E, no entanto, mesmo ela começa a encontrar os seus obstáculos nos novos canais distribuídos via Internet, determinados estes a afunilar os nichos (e fragmentando ainda mais a oferta e o público).

Só esta semana, ficámos a saber que Luís Filipe Borges, talvez o melhor dos cinco apresentadores do programa da RTP2 5 Para a Meia-Noite, vai lançar um novo talk show na web; que o site deste mesmo jornal que agora tem nas mãos vai começar a produzir debates transmitidos em directo; e que já operam no mercado luso empresas especializadas em gerir os blogues e as contas de Facebook de uma série de programas de televisão.

Para já, os três domínios (TV generalista, TV temática e Internet) vão dialogando. Mas o que acontecerá quando quem tem hoje oito ou nove anos tiver 14 ou 15 e ditar, enfim, as tendências?