26 de junho de 2010

Audimetria Semanal

Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição da Audimetria Semanal.


Resumo semanal


A semana foi marcada pelos bons resultados dos jogos de Portugal, e pelos baixos shares diários que a estação de Carnaxide obteve. Apesar do Mundial na estação pública, a TVI venceu a maior parte dos últimos oito dias em análise. O seu portefólio de quatro novelas seguidas no horário nobre continuou a agradar os portugueses, e nem mesmo Sentimentos, nos últimos episódios, desiludiu.


Estrela em Ascenção

Se o primeiro jogo da selecção nacional, na semana passada, chegou uns meros 13,1% de rating e uns estrondosos 68,2% de share, a segunda partida com a Coreia do Norte explodiu aos 20,6% de audiência média e 76,4% de share. A concorrência ficou totalmente esmagada, o que é normal. Os restantes jogos têm valido bons resultados à estação pública, apesar de os considerar baixos para o investimento feito. O mesmo digo dos que passam na SIC. À excepção daqueles em que as chamadas "equipas grandes" entram em campo, os outros não têm alcançado uma boa performance. De tal modo que chegam a ficar atrás da concorrência, leia-se em terceiro lugar.


O pior da semana


Os 4,3% de rating e 24,8% de share que Morangomania obteve durante as três horas e meia que esteve em exibição, fazem do programa o pior da semana. Se o leitor me perguntar se existiam outras opções para para esta categoria, a resposta é sim - Grande Reportagem SIC (12,4% de share). No entanto, a duração de Morangomania foi utilizada da pior forma possível, e acabou por ficar com um resultado abaixo das expectativas. Se em vez de Rita Pereira, a direcção de programas da estação de Queluz de Baixo tivesse optado por um apresentador qualificado, se em vez daqueles jogos com o público, se tivessem entrevistado alguns actores que já passaram por Morangos com Açúcar, e se se substituísse aquele "Miss e Mister Morango" (penso que eram estes os nomes) por, por exemplo, os bloopers (cenas cortadas) da série, as coisas de certeza que tinham corrido melhor. Não falo só em termos de audiências, mas, e principalmente, no que toca à qualidade desta Morangomania.


O melhor de cada canal


RTP1 - Super Miúdos - Apesar de nem sempre o concurso de Sílvia Alberto se destacar ao nível das audiências, na quinta-feira tal facto não se verificou. Super Miúdos foi o programa mais visto da RTP1, à frente dos jogos do Mundial, e o sétimo mais visto do dia, com 8% de rating e 22,9% de share. Apesar de se saber que este resultado é esporádico, é importante realçar esta meta alcançada pela apresentadora da estação pública.


SIC - O Mundo de Patty - Esta semana existiam dois programas que mereciam ser destacados - o Jornal da Noite e a série juvenil das manhãs da SIC. Optei por a última hipótese pois, sabendo que a SIC tem problemas no seu day time, e visto que Companhia das Manhãs continua em terceiro lugar, os resultados de O Mundo de Patty podem ser bastante benéficos para a estação de Carnaxide. Esta série pode passar despercebida a muitos adolescentes mas, para outros, é o auge televisivo do seu dia. Daí que, os 2,8% de audiência média e 35,3% de share que O Mundo de Patty obteve na sexta-feira tenham necessariamente de ser
destacados.


TVI - Morangos com Açúcar - Viva o teu Verão - A temporada de Verão da série das 19:00 da estação de Queluz de Baixo obteve bons resultados na semana de estreia. Dos seis dias em que a série foi para o ar, Morangos com Açúcar entrou para o top dos 5 programas mais vistos do dia quatro vezes. Com shares entre os 30 e os 40%, esta produção continua a marcar pontos e a prender miúdos e graúdos aos ecrãs da TVI. Quanto à concorrência? Não se dá por ela...


Expectativas


O jogo de Portugal contra a Espanha na terça-feira vai parar o país, e arrisco mesmo a dizer a dizer Peninsula Ibérica. Portugueses e espanhóis vão estar colados aos ecrãs a defender as suas selecções. Em Portugal, a grande beneficiada será a RTP1, ainda por cima com a partida a ser transmitida pelas 19:30. Nesse dia, RTP2, SIC, TVI e Cabo vão "sofrer".
No que toca à estação de Carnaxide, Achas Que Sabes Dançar vai continuar nos seus 30 pontos. De resto, veremos um Salve-se Quem Puder com baixos resultado e um Aqui Não Há Quem Viva num "nem aquece nem arrefece". Curiosamente, Maré Alta, na sexta-feira, deve continuar a obter resultados razoáveis.
Quanto à estação de Queluz de Baixo, com as seus produções em alta, situar-se-à na casa dos 25 a 29% de share diários.



Até para a semana!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias. Às 21:00, fique com os principais destaques audiométricos dos últimos oito dias com a Audimetria Semanal.

"Eu não vos disse?"

Alertei pela primeira vez para a gravidade da situação na RTP Açores em Janeiro de 2008, num artigo a que chamei "A RTP/Açores vai acabar" e que fiz publicar em simultâneo nos jornais Açoriano Oriental e Diário Insular. O título era catastrofista. Dificilmente a RTP Açores acabará de facto, porque o prejuízo que dá ao Estado é uma ínfima parcela do prejuízo dado pela RTP em geral - e, sobretudo, porque os custos políticos de tal decisão, tanto para o governo regional como para o Governo da República (e para os partidos seus titulares) seriam brutais. Mas havia uma razão para o tom do aviso: a RTP/Açores foi um dos pilares da autonomia açoriana. E o facto é que todos os sinais que então identifiquei não só se confirmaram como, inclusive, foram suplantados. Decididamente, nem nos seus piores pesadelos um açoriano empenhado podia prever o desnorte actual, que entretanto já reduziu a estação à mais completa irrelevância (e logo ela que, além de uma tradição de independência na informação, levou os Açores ao mundo e ganhou vários prémios internacionais com a sua ficção).


Pois, agora, quase toda a gente (menos Carlos César, para quem uma estação moribunda parece ter vantagens) vem dizer que a situação é aflitiva. A sociedade civil, os partidos políticos, a própria Assembleia Regional: está tudo em pânico. E, no entanto, o principal inimigo continua, absurdamente, a ser Lisboa, que "não dota a estrutura de meios". Duas perguntas e duas respostas. Que meios tinham as anteriores estruturas dirigentes que esta não tenha? Poucos. O que faria com mais meios esta estrutura dirigente? Nada também. Tão simples como isso.

Lúcia Moniz fora de “Mar de Paixão”



Depois de várias publicações revelarem que a conhecida actriz e cantora se preparava para reforçar o elenco da telenovela de Patrícia Müller e, assim, regressar à ficção de Queluz de Baixo, eis que vem a público um fonte próxima de Mar de Paixão desmentir a notícia.


“Nunca esteve previsto! O elenco irá crescer, sim, mas a Lúcia nunca esteve, nem está escalada”, disse a referida fonte à revista Maria.


De referir ainda que, embora não entegre o elenco da história da TVI, Lúcia Moniz é uma das principais caras de Maternidade, a série que a SP Televisão está a produzir para a RTP. Existem ainda grandes possibilidades de transitar para o elenco de Caminho da Felicidade, a próxima trama da SIC.

Episódio Seguinte


Boa Tarde! São 16 horas e é tempo do Episódio Seguinte desta semana!


Caetano expulsa Helena do hospital


A noticia de que o pai de Helena saiu de coma espalha-se. Estela fica angustiada, Helena feliz e Clara quer ir ver o pai.

No hospital, mal vê o pai, a designer corre a abraçá-lo, feliz com aquele momento. Ela diz ao pai que rezou por aquele dia, mas Caetano olha-a friamente e ignora-a. Nesse momento entra Estela no quarto do hospital e abraça-o. A vilã sorri para o ex-marido, que lhe segura na mao, com um ar quase embevecido. Ela sorri, com ternura, mas os seus olhos brilham de vitória, perante a incredibilidade de Helena. Esta, por sua vez, fica perplexa a olhar para a mãe, que pede a Caetano que não acredite em nada do que a sua filha diz e que por causa dela, teve que finjir que estava morta durante 20 anos, pois a vergonha de encarar toda a gente era maior.

Helena tenta contar a verdade ao pai, mas este, para espanto e choque da estilista, não acredita na filha e fica do lado de Estela. Esta conta a Caetano que comprou tudo o que ra de Helena, para ajudar, quando soube que ela estava na falência, mas nem assim, a designer perdoou e compreendeu o esforço dela.

Transtornado, o homem ordena à filha que se vá embora, e diz-lhe que não a quer ver mais à frente e que a odeia. A chorar, Helena vai embora, espantada com toda esta situação. A vilã sorri, vitoriosa e abraça o ex-marido, que não pde justificações de nada. A alegria de saber que ela está viva é mais forte do que qualquer justificação.

Já em casa, a estilista, desesperada e a chorar compulsivamente, faz as malas e informa Adelaide de que se vai embora da casa do pai. Patrícia fica radiante com a notícia. No hospital, Clara conta a Caetano que é filha dele.


Clara vai para a cama com Totó



Em Itália, a vilã reconquista Totó e leva-o para a cama. Através de Mimi, o carteiro conta tudo sobre a “ex” do camponês, e Clara finge que tem os mesmos gostos da falecida, deixando o italiano ainda mais fascinado. Gemma, assim que descobre que a brasileira está de volta, vai ao hotel e tenta obrigá-la a ir embora. Assustada, a jovem promete voltar para o Brasil, mas em frente ao camponês faz-se de vítima. Só que Gemma cerca Clara no dia seguinte na igreja e esbofeteia-a em plena rua. Totó assiste à cena e irrita-se com a irmã. Esta tem então a ideia de pedir a Mimi que arranje um belo príncipe para seduzir a vilã e, assim, provar ao irmão que ela não é quem parece ser.

Sem desconfiar do plano, Clara comemora a vingança com Fred, que, no Brasil, se preocupa com o desaparecimento da amante e cúmplice, e chega a ligar para Totó a fim de perguntar se a “irmã” está com ele. A pedido desta, o camponês diz que não. O vilão relaxa e a brasileira prepara-se para subir ao altar com o herdeiro de Bete, e regressar, triunfal, a São Paulo.


CURTAS:


Em Espírito Indomável, Rafael não consegue controlar os seus sentimentos por e, levado pelos ciúmes, ataca João e, à noiva, confessa a paixão pela jovem.

Em Mar de Paixão, Ana Marta não perdoa Benedita por esta ter tido um caso com Miguel e ninguém lhe ter contado, o que provoca uma discussão entre as duas.

Em Morangos com Açúcar, através de Mariana, André descobre que Fábio é homossexual e a jovem implora-lhe que mantenha o segredo.

Em Lua Vermelha, Hélio continua a sua batalha contra os vampiros, mas é seguido por Henrique, que desconfia das suas reais intenções.

Em Caras e Bocas, Jacques está disposto a tudo para satisfazer Milena. Esta, agora rica, prepara-se para “fazer a folha” ao ex-amante.

Quiosque: Telenovelas, TV Guia, TV Mais

"Melrose Place" na FOX Life

A série da The Cw, que nos Estados Unidos da América acabou por não obter resultados que levassem à sua renovação, vai ser aposta da FOX Life em Portugal. Melrose Place estreia já no dia 14 de Julho, pelas 21:25.


A sua história centra-se "num elegante condomínio de apartamentos ao estilo espanhol situado no moderno bairro de Melrose Place em Los Angeles". Nele, "as vidas e relações de um grupo de jovens diverso entrelaçam-se de tal forma que acabam por formar como uma forte e confiante segunda família". Tal como refere a sinopse retirada do site da FOX Life, esta série reserva aos telespectadores intrigas, traições, roubos, sedução, inveja, ganância e até um assassinato. Emoção é portante o que não falta em Melrose Place. A não perder!

Melrose_Place

"Quem Quer Ser Milionário" estreia dia 5 de Julho


Dois anos depois da última série, o mais famoso concurso de cultura geral está de regresso à RTP! É já a partir de 5 de Julho que o Quem Quer Ser Milionário regressa ao horário nobre da televisão pública.

Depois de Carlos Cruz, Maria Elisa, Diogo Infante e Jorge Gabriel esta temporada vai ter uma nova cara na apresentação. Será José Carlos Malato, o principal rosto da estação, a abraçar este novo projecto que promete ser, no mínimo, diferente do seu registo habitual.

Para além das mudanças na apresentação estão garantidas também alterações nos jogos e no próprio formato do concurso.

Tudo isto para conferir já no próximo dia 5 de Julho (segunda-feira) em horário nobre!

Parabéns, Pedro Miguel Ramos!

O marido de Fernanda Serrano completa hoje 39 anos. O seu último projecto televisivo foi XXS, na SIC, com Carolina Patrocínio. As baixas audiências do programa que transformava os concorrentes numa miniatura acabaram por ditar o seu fim.

O Televisão-Opinião deseja assim as maiores felicidades ao director da marca Amo-te. A entrar nos 40 anos, Pedro Miguel Ramos ainda tem, de certeza, muitos projectos pela frente!

Edmundo de regresso à representação?


Actualmente concentrado nos próximos espectáculos dos D’ZRT, o jovem parece estar decidido a voltar a representar. Foi o próprio quem o confessou, em declarações à revista Maria: “Entrar em novelas faz parte dos meus objectivos.”


Para conseguir levar as suas ideias para a frente, Edmundo vai estar presente num workshop leccionado por Sérgio Penna, um conceituado actor brasileiro, durante este fim-de-semana. A aposta na formação é, então, um dos seus objectivos.


Recorde-se de que, depois de se ter estreado em Morangos com Açúcar II, o jovem nunca mais voltou a marcar presença num projecto de ficção. Estará Edmundo apto para integrar o elenco de uma das próximas telenovelas da TVI?

Parabéns, Patrícia Bull!



É hoje o dia de aniversário de uma das mais talentosas actrizes da actualidade. Nascida em 1978, Patrícia Bull comemora, assim, 32 primaveras! Como não podia deixar de ser, cá estamos para lhe desejar as maiores felicidades!



Parabéns, Patrícia Bull!

‘Sentimentos’ “é uma novela pouco feliz”, diz Tozé Martinho


Um ano depois de ter estreado nos ecrãs da TVI, a história prepara-se para, finalmente, terminar. Ao que tudo indica, a próxima semana será a última de Sentimentos nas noites de Queluz de Baixo.


Na hora da despedida, é tempo de fazer balanços. Foi por esse motivo que a TV Guia chegou à fala com o autor da trama. “Não foi uma história que me tivesse saído tão bem como todas as outras”, começou por dizer, para de seguida apresentar uma justificação: “Sentimentos teve algumas influências de outras pessoas que não correram bem”. Todavia, Tozé Martinho assumiu todas as culpas: “A culpa foi minha. Assumo os erros. É uma novela pouco feliz”.


Apesar de todas as criticas que tem recebido um pouco por todo o lado, o argumentista revelou o que lhe ia na alma: “Fiz o meu melhor. Não me sinto desiludido, mas triste. Não estou habituado a ver as minhas novelas longe do sucesso.” Tozé assumiu ainda ter aprendido qualquer coisa com Sentimentos: “a lição que aprendid é que não se pode nunca levantar o pé do acelerador. Sim, isso aconteceu. Não foi desmotivação, mas por alguns atritos, problemas e cansaço que existiram”, concluiu.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto da Semana foi ganho pela RTP1. O jogo de futebol entre a selecção brasileira e a Coreia do Norte, transmitido no dia 15 de Junho, obteve, pelas 20 horas e 56 minutos, 21,1% de rating e 55,1% de share. Em números, mais de um milhão e novecentos mil espectadores seguiam a RTP aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a TVI. O episódio de Espírito Indomável, transmitido a 14 de Junho, chegou, às 22:37, aos 18,1% de audiência média.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Para lá das 24

Boa noite e bem vindo ao último Para Lá das 24 da semana.

Enquanto neste país se vive uma febre à volta do Campeonato do Mundo de Futebol é importante ver a forma como os trés canais noticiosos nacionais estão a cobrir este acontecimento desportivo à escala global.

A TVI 24 é, na minha opinião, a estação que está a levar este campeonato com um maior equilíbrio, apesar de esse equilíbrio significar a pior cobertura, neste caso.

Mas é na comparação entre a SIC Notícias e a RTP N onde é notória a enorme diferença entre as coberturas, já que no decorrer deste campeonato o canal de notícias da SIC tem estado a tomar uma atitude demasiadamente passiva, com algumas falhas na resposta aos acontecimentos, enfim, diferente do que lhe é tão habitual, enquanto que a N tem tido uma cobertura bastante mais exaustiva e, de certa forma, mais completa.

Falta de meios? Sim, obviamente que para percebermos esta discrepância é preciso ter em conta a questão fulcral que é a dos meios no terreno e aí é a RTP quem leva a melhor, com uma larguíssima vantagem face às concorrentes. Logo, isto justifica essa exactidão e óptima performance da estação pública.

A atitude "apática" da SIC Notícias também nos poderá levar a pensar que esta será a atitude mais racional e até mais correcta que um orgão de comunicação social deve tomar no decorrer deste campeonato. Talvez a SIC queira "alertar" (e com alguma razão) que há política, economia e todo um mundo em movimento paralelamente a este campeonato.

Enfim, todas estas questões vão ter respostas mais estruturadas ao longo das próximas semanas. Mas uma coisa é certa, quando me quero realmente informar sobre as últimas de África do Sul a minha escolha é definitivamente a RTPN!