7 de fevereiro de 2011

Frente a Frente




Boa Noite! Seja Bem-vindo ao primeiro Frente a Frente de Fevereiro! Depois de um duelo entre dois pesos pesados da informação, continuamos a ter uma disputa feminina.


Desta vez, duas das grandes surpresas de Laços de Sangue estão em competição. Diz que se dão mal fora do ecrã, mas ambas fazem questão de referir que são amigas cá fora.


Verdade ou mentira, o certo mesmo é que Dânia Neto e Débora Ghira protagonistas de inúmeros episódios de humor da trama de horário nobre de Carnaxide!

Com quase 28 anos de vida, Dânia Neto conta já com um vasto curriculum televisivo. Apesar de muitos dos papéis que já interpretou serem um tanto ao quanto secundários, nunca antes marcou tanto uma personagem como agora. Sim, de facto, a Marisa de Laços de Sangue é, no meu entender, o primeiro grande papel de Dânia Neto. A Maria de Morangos com Açúcar ou a Daniela de Tempo de Viver também tiveram bastante impacto, mas nunca tanto como esta vendedora de fruta.

Se, anteriormente se podia dizer que a actriz ainda não tinha tido a possibilidade de chegar ainda mais perto do público português, hoje ninguém tem dúvidas de que o seu grupo de fãs aumentou bastante. Quem é que nunca se riu com as calinadas fantásticas da namorada de César? Com as guerrinhas de Marisa e Sheila? Se há núcleo em Laços de Sangue que ajuda, e muito, a telenovela a ser diferente, esse é o núcleo do mercado. De facto, as inúmeras peripécias que por lá se passam não ficam indiferentes a ninguém.

Inicialmente, quando li que Dânia Neto estava escalada para um dos mais interessantes papéis da substituta de Perfeito Coração, pensei que talvez não estivesse à altura. Hoje estou completamente rendido. Já não consigo não apreciar o seu trabalho. Preciso sempre de me rir um pouco com a hilariante Marisa. Se perguntassem se gostaria de ver outra actriz neste papel, diria, de imediato, que não. Está feito à medida de Dânia e só prova o quão versátil ela é.


Esta vendedora de fruta é completamente diferente da vilã Maria de Morangos com Açúcar, ou até da vampira Eva de Lua Vermelha. Se, a toda esta capacidade de adaptação juntarmos a beleza inquestionável da actriz, está mais do que explicado porque é que também o público masculino a adora.

Quando Laços de Sangue chegar ao fim, será difícil esquecer esta Marisa, tal como muitas outras personagens. E aí sim surgirá o grande desafio de Dânia Neto que terá que provar que, embora tenha sido marcante, a Marisa pode ser esquecida, se um outro grande papel chegar. Acredito que esteja preparada e deverá surgir o convite. Até porque a actriz merece! Não digo uma protagonista, mas uma vilã cómica seria bastante interessante!

É esperar para ver, mas até lá, continuemos a ver, todas as noites, as peripécias da divertida namorada de César.


De Ghira de seu nome, de certo que muitos não resistem ao seu charme. Seja César ou Gastão, poucos são os que ficam indiferentes à beleza e atrevimento de Sheila Batista. Tendo passado por Morangos com Açúcar, no grupo de protagonistas da sexta temporada da série da TVI, não foram muitos os que apostavam que a actriz conseguisse chegar tão longe. No entanto, a verdade é que o destino os enganou. Debora Ghira viu a confiança da estação de Carnaxide depositada em si, ao ser chamada para Laços de Sangue.


Quando tenho a oportunidade de ver esta novela, fico de facto surpreendido com a jovem actriz. Se em Morangos com Açúcar não conseguia dar nota positiva à sua prestação, na produção da SIC dou-lhe os maiores parabéns. Porquê? A personagem que interpreta assenta-lhe que nem uma luva. No Mercado da Ribeira, ao lado da banca de Marisa Pereira, tem consigo provocar as maiores gargalhadas aos telespectadores.



Ousada, rebelde e com um toque de perspicácia, Sheila Batista não é nenhuma ignorante. Tenho por isso de concluir que esta personagem foi construída ao pormenor, revelando um grande trabalho por parte de Debora Ghira, actriz com um longo percurso no teatro. Para os que não tinham conhecimento deste facto, a também cantora iniciou-se na representação desde a sua adolescência.


As tricas com a personagem de Dânia Neto, os amores e desamores com César e Gastão, as picardias com Diana, ou mesmo o seu olhar provocante para os seus clientes vêm mostrar uma actriz com bastante talento. Nas várias entrevistas que deu, Debora Ghira agradeceu à SIC por lhe ter dado esta oportunidade como actriz, no entanto é precisamente o canal que lhe tem de retribuir um "muito obrigado" pelo seu trabalho. Os portugueses renderam-se, e consideram-na uma das actrizes que melhor tem desempenhado o seu papel em Laços de Sangue?


Debora Ghira foi para mim uma descoberta. É o tipíco ser humano que, depois de um dia desgastante, chega a casa, gere o tempo, e consegue fazer um trabalho de casa com qualidade. No ensino, isso garantia-lhe um lugar no chamado "Quadro de Honra", na representação uma nova oportunidade. Com esta Sheila Batista, seria bastante pertinente a estação de Carnaxide voltar a apostar nesta actriz, assim como em grande parte do elenco. No fundo, e independentemente desta rubrica consistir num duelo, é necessário elogiar o trabalho dos vários actores em Laços de Sangue. Debora Ghira está de parabéns, Dânia Neto igualmente, assim como Joana Santos ou Diogo Morgado.


Todos eles mereciam uma segunda oportunidade pelo seu esforço. Nesse sentido, resta dizer que o canal de Pinto Balsemão deveria repensar custos, pois esta gira Debora pode muito bem ser capaz de ir mais longe. Mais um contrato de exclusividade? Quem sabe...


Iniciado um Frente a Frente, resta dar por encerrado o anterior. Assim, a sondagem que opunha as opiniões de Alberta Marques Fernandes e Ana Lourenço teve os seguintes resultados:

Ana Lourenço, por Tiago Henriques - 60%

Alberta Marques Fernandes, por Diogo Santos - 40%

Falar Televisão


Sinal dos tempos

E o inevitável aconteceu. No passado sábado os canais por cabo bateram historicamente a televisão generalista nacional. Com uma cota de mercado a superar os 26 pontos, os canais pagos conseguiram alcançar o primeiro posto depois de, por várias vezes e noutras ocasiões semelhantes, terem já ameaçado a liderança.

Mas esta subida não foi, de todo, espontânea nem surpreendente. O Cabo tem vindo a ganhar seguidores a um ritmo alucinante. Se há cerca de 12 anos a marca TV Cabo conseguia arrecadar uns pequeninos 2 pontos percentuais de cota de mercado, com o passar da década a fatia da televisão paga foi, também ela, crescendo. No último mês de Janeiro o Cabo conseguiu chegar a uma média total no all-day de 20% e no horário nobre de 18,9%.



Com uma fragmentação e com um consequente aparecimento da concorrência neste sector, a televisão por Cabo tem conseguindo oferecer cada vez mais comodidades ao telespectador, tornando-o assim num membro, também ele, cada vez mais activo na forma como vê televisão. Actualmente, cada um molda a televisão à sua semelhança, com a liberdade de poder ver o produto que quer, às horas que quer e quantas vezes lhe apetecer.

Mas se pensávamos que esta nova filosofia na forma de ver televisão apenas fosse seduzir públicos mais jovens e urbanos (em Lisboa o Cabo costuma liderar frequentemente nas audiências médias diárias) os resultados deste Sábado mostram-nos que, afinal, a ‘febre’ do Cabo já alastrou a todo o país.

Apesar das referidas disponibilidades técnicas da televisão por cabo, os históricos 26,5% não deixam de ser um aviso aos próprios programadores generalistas, alertando-os para uma reflexão profunda na forma como se programa e faz actualmente a televisão generalista portuguesa. Há que mudar não só a forma mas também o conteúdo da televisão aberta, principalmente nos crónicos dias televisivos como são os Sábados.

Parafraseando Nuno Santos, que curiosamente se prontificou a comentar estes resultados, este é mesmo um "sinal dos tempos".

"Anjo Meu" prepara-se para Nova Iorque


O elenco da nova novela da estação de Queluz de Baixo prepara-se para rumar a Nova Iorque, para gravar as cenas iniciais de "Anjo Meu". "Vamos gravar em alguns locais emblemáticos como Central Park. Os actores vão chegar dentro de dias", referiu o realizador Artur Ribeiro.
De referir que parte da equipa técnica já não se encontra em Portugal, estando a acertar os últimos pormenores das cenas que irão ser filmadas para a nova produção do canal da Media Capital.
De salientar por fim que Francisco Côrte-Real e Sara Matos são dois dos actores que irão embarcar no voo com destino a Nova Iorque.

Quiosque: Diário de Notícias

Esta noite...


... não perca mais um duelo televisivo! Às 21:00, o Frente a Frente espera por si!
O vencedor está nas suas mãos!

Programa de Moura Guedes ainda sem data de estreia


Foi na última sexta-feira que Manuela Moura Guedes se voltou a reunir com Luís Marques, a fim de alinhar alguns pormenores do seu novo programa. "Estamos a definir a produção, que está para breve", explicou o director-geral da estação de Carnaxide.
Quanto à data de estreia do formato da mulher de José Eduardo Moniz, ficou ainda por decidir.

Curiosamente, a ida de Moura Guedes à SIC ocorreu no dia em que a redacção do canal de Pinto Balsemão criticou os subsídios recebidos pelos vários pivôs, que nalguns casos atingiam o patamar dos quinhentos euros. Com um ordenado tão elevado, será que a cara do extinto Jornal de 6ª feira pode ter causado algum mal-estar entre os jornalistas?

Quiosque: Diário de Notícias

Fala-se 07/02/2011


 Boa tarde. O primeiro Fala-se da semana está em linha!


Tânia Ribas de Oliveira

A apresentadora de Portugal No Coração e o seu marido, João Cardoso, já fazem planos para a chegada de um novo rebento. Prova disso é o facto de o casal estar já à procura de um novo apartamento com a ajuda de uma conhecida agência imobiliária.

Fonte próxima de Tânia Ribas de Oliveira adianta que o casal quer “uma casa maior, com mais espaço e mais quartos do que a que têm actualmente” até porque “querem uma casa maior para estarem preparados quando o primeiro filho chegar”



Iva Domingues

Com 34 anos, Iva Domingues continua a ser dona de um corpo esbelto. Não comer fritos mas sim bastante sopa, legumes e frutas são alguns dos segredos da apresentadora da TVI: “Cuidar da imagem passa por ter uma alimentação cuidada. Não bebo álcool, não como fritos, porque não gosto, e abuso das sopas, que adoro, das verduras e da fruta”

Para além disto, Iva complementa estes cuidados com o exercício físico: “Vou três vezes por semana ao ginásio. Sou acompanhada por um treinador pessoal e faço RPM (bicicleta)”, explica.




Quiosque: Notícias TV, Correio TV

Programação especial no aniversário TVI


Será já no próximo dia 20 de Fevereiro que a estação de Queluz de Baixo vai completar os 18 anos. Nesse dia as honras da casa cabem a Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, com a estreia de Uma Canção Para Ti. O formato dos pequenos grandes talentos está de volta, porém um pouco diferente das edições anteriores, tal como explicou uma fonte da TVI: "Vai ser mais pequena e vai ter apenas seis emissões". Por outro, e segundo o maestro Mário Rui, o júri ainda não está totalmente definido. Os últimos rumores que davam Angélico Vieira como certo no concurso do canal da Media Capital completam uma das vagas existentes, porém existe ainda outra para ocupar: "Só nos deram a garantia de que Rita Pereira e Luís Jardim se mantêm no júri, o Pedro [Granger] e a Helena [Vieira] não estão".
Confrontada com esta questão, Helena Vieira respondeu surpreendida: "Não sabia, mas de facto ainda não tinha sido contactada, nem pela TVI nem pela Endemol, para voltar ao programa".

Resta ainda dizer que o aniversário da estação de Queluz de Baixo será ainda marcado por "especiais de Você na TV! e A Tarde é Sua", sendo ainda que Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira irão presentear os telespectadores com uma emissão no sábado de manhã.

Quiosque: Diário de Notícias

“Chamar a Música” de regresso à SIC!

chamaramusica


Três anos depois, o programa que marcou o regresso de Herman José à antena da SIC está de regresso aos ecrãs, mas desta vez sem o humorista no lugar de apresentador.


Segundo a edição desta segunda-feira do Diário de Notícias a estação de Carnaxide e a Endemol estão já em conversações para encontrar o sucessor do conceituado apresentador, agora na RTP: “A Endemol está a trabalhar outra vez neste concurso, mas com ligeiras alterações”, começa por dizer uma fonte do canal ao referido jornal, acrescentando em seguida: “O arranque está mesmo para muito breve e já há nomes a circular para ocupar o lugar de Herman José”.


Recorde-se que nas 19 emissões que teve, o programa registou bons resultados, entre os 900 mil telespectadores em média e foi transmitido aos domingos. Com Portugal tem Talento a dar cartas e Peso Pesado a chegar, adivinha-se que, desta vez, o programa vá para o ar aos sábados, fortalecendo, assim, a oferta da SIC aos fins-de-semana.

Contactado pelo DN, Herman José não quis entrar em pormenores sobre o regresso do Chamar a Música: "A SIC é-me indiferente, não existe desde o dia em que saí de lá", começa por dizer, acrescentando ainda: "Nem sequer me lembro que existe [a SIC], a minha televisão passa da RTP2 directamente para a TVI"


Ainda não há data de estreia pensada, mas deverá ser para breve, sendo que, neste momento, a prioridade é encontrar um novo humorista para conduzir o programa. Será este o formato destinado a Francisco Menezes, que recentemente abandonou o Companhia das Manhãs?


Quiosque: Diário de Notícias

Revista de Imprensa 07/02/2011


Segunda-feira, dia 7 de Fevereiro. A Revista de Imprensa de hoje!


José Pedro Gomes fala sobre A Família Mata


Com apresentação à imprensa agendada para amanhã, A Família Mata será a próxima aposta da SIC para o horário nobre, antecedendo assim Laços de Sangue. Em entrevista à Correio TV, José Pedro Gomes desvenda alguns pormenores da série que irá protagonizar.

“Eu e a Rita [Blanco] fazemos um casal, há a irmã dela, a Maria João Abreu, que é uma psicóloga tarada, temos o pai das duas, o Vitor Espadinha, o namorado com quem ela está prestes a casar mas nunca consegue porque o dinheiro que o namorado junta eu invisto”, começa por contar o actor, garantindo que na construção da sua personagem se inspirou “nos Godinhos desta vida, que fazem os negócios que deixam o Pais da maneira em que estamos. São aldrabões, mas tipos que ao mesmo tempo têm uma grande capacidade de desenrascanço e de fazer pela vida”

José Pedro Gomes diz estar ”a gostar deste regresso” à televisão e não vê qualquer problema em A Família Mata se tratar de uma adaptação de um original espanhol: “Não vejo problema nenhum, pelo contrário, em adaptarmos. Se tivéssemos começado as adaptações há 20 anos, se calhar já estávamos a vender muito mais para o estrangeiro”, afirma.


Gastão e Sheila sem cenas sexuais


São um dos casais mais queridos da novela Laços de Sangue. Gastão pediu o divórcio depois de reencontrar o amor em Sheila, a vendedora do mercado. Mas Alexandre de Sousa, actor que encarna o papel de advogado, garante que entre os dois não haverá cenas mais tórridas: “Não teria piada nenhuma ver-se qualquer coisa de mais sexual e, sobretudo, com uma diferença de idades destas. É mais divertido assim”, defende o actor.

Foi Alexandre de Sousa quem propôs esta mesma ideia à SIC, de forma a mostrar que “uma relação entre dois seres humanos, independentemente das idades, pode ser platónica”


CITAÇÃO DO DIA
"A vitória do Cabo [no último Sábado] é um sinal dos tempos"
Nuno Santos


DESTAQUE DO DIA
Hoje à noite, Filomena Cautela recebe no sofá do 5 Para a Meia-noite a actriz Sofia Aparício.  A não a perder, mais logo, quando forem 00:31!


Quiosque: Correio TV, Notícias TV

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Marcas portuguesas

A fraca longevidade dos reality shows em Portugal é uma das muitas marcas específicas do audiovisual português. À excepção do Big Brother que, entre anónimos e famosos, chegou às cinco edições, tudo o resto não foi além das duas.



Em Espanha, por exemplo, onde me encontro por estes dias, o Gran Hermano já vai na décima segunda edição. Ainda na quinta-feira à noite, no quarto do hotel, acompanhei na Telecinco a polémica saída de uma histérica concorrente. Eu e mais dois milhões e meio de espanhóis, que deram ao programa o sexto lugar entre os mais vistos do dia. É certo que não são os valores de outrora, mas não são de todo despiciendos.


Em Portugal, por exemplo, Survivor só teve direito a uma temporada, na TVI, em 2001, apresentada então por Teresa Guilherme. São poucos, porém, os países onde este reality show foi exibido que se ficaram pela edição de estreia. Nos EUA, a CBS já o emitiu 22 vezes, desde o ano 2000, quando se estreou o formato. Na Suécia já vai na 13.ª edição e na Dina-marca e na França, na 12.ª. E sempre com óptimos resultados, coisa que não aconteceu por cá.


O Pop Idol é outro caso: nos EUA o sucesso tem sido enorme e já vai na décima temporada. Na Alemanha e na Suécia, também casos de sucesso, vai na oitava. Por cá, tivemos quatro edições (com o nome Ídolos, que passou na SIC) com um intervalo de quatro anos entre cada par.


No nosso país é diferente: nós gostamos de reality shows e de talent shows, mas fartamo-nos muito rapidamente deles. É uma daquelas características muito nossas. Em contrapartida, somos o único país que tem dez novelas por dia e que não se cansa do género. Fazer o quê?