Vem aí a nova novela da Tvi
"Damas e Valetes" com elenco de luxo
As gravações de ‘Damas e Valetes’, da TVI, arrancam na primeira semana de Abril com um elenco de luxo que conta, entre outros, com Marta Melro, Mafalda Pinto, João Lagarto, André Nunes, Júlio César, Ivo Alexandre e Marco Delgado. A série, baseada num original argentino intitulado ‘Lalola’, será protagonizada por Benedita Pereira e António Pedro Cerdeira.
Na adaptação portuguesa, ‘Júlio’ (Marco Delgado) é o director de uma revista e um homem sem escrúpulos no que toca ao seu relacionamento com as mulheres. Por artes mágicas, uma delas pede ajuda a uma feiticeira e ‘Júlio’ acorda um dia num corpo de mulher e passa a chamar-se ‘Julieta’ (Benedita Pereira). ‘Júlio’, o melhor amigo de ‘Sérgio’ (António Pedro Cerdeira), desaparece e a publicação passa a ser dirigida por uma nova directora.
"O ‘Sérgio’ é o chefe de redacção da revista e tem uma relação amor-ódio com a nova directora, ‘Julieta’. Ele não sabe que ela é o amigo transformado em mulher, por isso é um empecilho na sua progressão profissional, uma vez que está a ocupar o lugar que sempre ambicionou. Além disso, na ausência do amigo, ele considera que o cargo lhe pertence por direito", adianta ao CM António Pedro Cerdeira.
O formato, que foi vendido para vários países (ver caixa), foi adaptado e a personagem principal foi interpretada por um ou dois actores. O ‘Eduardo’, de ‘Feitiço de Amor’ (TVI), já tinha confidenciado ao CM que gostaria de fazer os dois papéis, o de ‘Lalo’ e o de ‘Lola’, nomes do formato original: "Parece-me um belo trabalho de composição e gostava de o fazer no feminino, como no filme ‘Na Pele de uma Loura’".
UM ÊXITO EM VÁRIOS PAÍSES
A novela, exibida entre Agosto de 2007 e Abril de 2008 na Argentina, conta a história de um redactor-chefe de uma famosa revista masculina, que conduz a sua equipa com a mesma arrogância com que leva a sua vida pessoal. As mulheres para ‘Ramiro Lalo Padilha’ são completamente descartáveis. Um dia, ao envolver-se com ‘Romina’, ele prova o seu próprio veneno. Ela faz-lhe um feitiço e ele acorda no corpo de uma bela mulher. É assim que ‘Lalo’ se transforma em ‘Lola’.
A América TV, a emissora que emitiu a novela, vendeu os direitos a vários países, entre eles Brasil, Uruguai, México e Portugal. "Cada um dos países tratou a história de forma diferente. Uns optaram por dar ao mesmo actor os dois papéis, de homem e mulher, e outros, a maioria, decidiu fazer como nós, com um actor e uma actriz", refere António Pedro Cerdeira.