2 de janeiro de 2010

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje leva até si uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias:


A melhor de todas


Há algo em Rita Blanco, e seja qual for o género em causa, que simplesmente ilumina o ecrã


Assiste-se a O Destino do Senhor Sousa (RTP2, sábado à noite), de resto apenas mais um filme português feito veículo para o overacting de Luís Miguel Cintra, e torna-se a constatar como Rita Blanco é uma das nossas melhores actrizes de audiovisual, se não mesmo a melhor. A concorrência, já se sabe, é limitadíssima. Mas há algo em Rita (como o há, entre os homens, em Nicolau Breyner) que simplesmente ilumina o ecrã.
E eu, correndo o risco de voltar a ser acusado de ignorância - é sempre acusado de ignorância quem denuncie os actores como a classe mais persistentemente medíocre do nosso panorama artístico, o que de alguma maneira eu torno a fazer aqui -, não consigo dissociar esse brilho da própria atitude diária de Rita Blanco enquanto persona televisiva. Encontramo-la numa entrevista, no júri de um concurso ou numa participação especial, e ela é sempre "uma de nós": uma mulher do mundo, com as idiossincrasias e as obsessões e mesmo as ignorâncias que todos os dias nos rodeiam.
Resultado: uma delicada combinação entre a absoluta naturalidade com que qualquer papel lhe assenta (no teatro, no cinema ou na TV, telenovelas incluídas) e o magnetismo que qualquer das suas personagens exerce sobre nós (e trate-se de drama ou de comédia, de entretenimento ou de manifestos pejados de compromisso sociológico). Tudo isso, de resto, está em O Destino do Senhor Sousa - e é filme de apenas alguns minutos, quase todos centrados em Luís Miguel Cintra.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto da semana que passou voltou a pertencer a TVI. A novela "Deixa que te Leve", obteve, às 21 horas e 56 minutos, do dia 27 de Dezembro, 17,3% de rating e 43,7% de share. Em números, mais de um milhão e seiscentos mil portugueses estavam sintonizados na TVI, às 21:56.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a SIC. "Ídolos", no dia 27 de Dezembro, chegou aos 15% de rating e aos 40 pontos, pelas 22:31.
De referir ainda o share que "A Incrível Viagem" fez na RTP2, pelas 23:55 do último domingo de 2009 - 16%.
Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Audimetria - 01/01/2010


O dia de ontem foi ganho pela TVI, com 31,6% de share. Seguiu-se a SIC, com 26,7%, e a RTP1, que se ficou pelos 21,4%.

O programa mais visto de ontem foi a novela "Deixa que te Leve", que obteve um resultado bastante satisfatório - 16,9% de rating e 46,4% de share. Seguiu-se "Meu Amor", tal como podemos ver no quadro fornecido pela Mediamonitor.
O noticiário mais visto foi o da TVI. O "Jornal Nacional" chegou aos 11,7% de audiência média, contra os 10,3% do "Telejornal".
O filme transmitido pela SIC, "A História de uma Abelha", chegou aos 10,6% de rating e 27,8% de share.
Fonte do quadro: Mediamonitor

Audimetria - 31/12/2009

O último dia do ano foi ganho pela RTP1. Com 28,6% de share, a estação pública venceu a TVI, que fez 27,7%, e a SIC, que se ficou pelos 24,4%.
O primeiro canal esteve em primeiro lugar nas audiências nos seguintes períodos: das 08:00 às 15:00, e das 18:00 às 20:00.
A competição entre "Uma Canção para Ti", "Ídolos" e "Dança Comigo no Gelo", foi ganha pelo concurso de talentos da TVI. O programa de João Manzarra e Cláudia Vieira ficou em segundo lugar no horário em que foi exibido.

Fonte: 24 Horas

Notícia - Mário Augusto e João Ferreira deixam a SIC


Mário Augusto e João Ferreira já não são jornalistas da SIC. O especialista na área de cinema rescindiu com a estação de Carnaxide há já algum tempo, aquando das rescisões amigáveis propostas pela direcção da estação. Nos últimos tempos existia apenas uma colaboração entre as duas partes, nomeadamente o programa "35 Minutos". De agora em diante, parece que esta colaboração será extinta. Mário Augusto está a caminho da RTP onde terá à sua espera um programa semanal sobre a sétima arte. João Ferreira também está de saída da SIC. A cara de "Falar Global" era um dos coordenadores e pivôs mais antigos dos jornais de fim de semana da SIC Notícias. O futuro passa agora pelo grupo Ongoing Media, que se prepara para lançar um canal de economia no universo cabo.

Fontes: 24 Horas TV Guia