14 de fevereiro de 2011

Frente a Frente



Boa Noite! Seja bem-vindo a mais uma edição da sua rubrica de segunda-feira! E porque hoje é dia dos namorados, recordamos duas fantásticas duplas de Morangos com Açúcar.

Depois de duas das mais carismáticas actrizes de
Laços de Sangue terem estado em duelo, é a vez de o Frente a Frente dar lugar a duas das duplas que mais sucesso fez na conhecida série juvenil.

Benedita Pereira e João Catarré,
Joana e Pipo da primeira série, ou Cláudia Vieira e Pedro Teixeira, Ana Luísa e Simão da segunda são os protagonistas desta semana!

Dizem que não há amor como o primeiro, mas neste caso, para mim, não há amor como o segundo. Foi em 2004 que estreou a segunda temporada de Morangos com Açúcar. Depois do sucesso da primeira, a TVI renovou totalmente o elenco e dois novos talentos se estrearam.

Vindos da moda, Pedro Teixeira e Cláudia Vieira deram vida aos jovens Simão e Ana Luísa. Estudantes do 12º ano do Colégio da Barra, cedo cativaram os portugueses. Confesso que segui desde sempre atentamente a série juvenil, mas foi precisamente a segunda temporada que mais me cativou. No meu entender, os dois protagonistas eram excelentes e estavam muito, muito bem conseguidos.

Por algum motivo os actores que lhe deram vida acabaram mesmo por se unir na vida real e são hoje um dos casalinhos mais queridos pelos portugueses. Para além de continuarem juntos desde então, arrisco mesmo a dizer que de todos os protagonistas de Morangos com Açúcar, Cláudia Vieira e Pedro Teixeira foram aqueles que conseguiram voar mais alto.

Enquanto que ela é actualmente estrela SIC, ele continua fiel à casa-mãe e teve já vários papéis de destaque, sendo que se prepara para voltar a viver uma das personagens centrais. Já ela, para além da representação, tem também dado cartas na apresentação e prepara, a todo o gás, o regresso à ficção, na próxima telenovela de Carnaxide.


Como disse anteriormente, estes dois jovens são, sem dúvida aqueles que obtiveram mais sucesso nos oito anos de Morangos com Açúcar. E são também aqueles que mais sucesso e boas recordações deixaram no público. Não tenho qualquer tipo de dúvidas de que se perguntar a um jovem de 17/18 anos qual as personagens que mais recordam da série juvenil, estes me responderão Simão e Ana Luísa. De facto, foram dois papéis brilhantes que jamais serão esquecidos.


Para mim, os melhores e mais bem construídos, mais até do que o par Joana e Pipo da primeira temporada, vividos também com todo o profissionalismo por Benedita Pereira e João Catarré. Mas faltou-lhes uma maior empatia com os jovens da época, situação que Cláudia Vieira e Pedro Teixeira conseguiram assegurar. E tanto que eu gostaria de poder voltar a vê-los trabalhar juntos. Como eu, mais uma série de fãs aguardam por esse momento. Talvez mais para a frente. Até lá, há que recordar os bons tempos de Morangos com Açúcar II.



Foram os pioneiros de um dos maiores sucessos da TVI. Benedita Pereira e João Catarré deram inicio à primeira temporada de Morangos com Açúcar, na pele de Joana e Pipo. Pertencentes a mundos diferentes, nos quais as barreiras eram múltiplas, ambos conseguiram atingir um patamar de excelência na estação de Queluz de Baixo. Os dois actores passaram rapidamente para o horário nobre da TVI, sendo hoje grandes estrelas da ficção nacional.


Se João Catarré foi esquecido durante alguns meses, com uma pausa significativa na participação em novelas, actualmente é uma aposta certeira em qualquer produção para a qual seja convidado. No caso de Benedita Pereira, o caso inverte-se. Depois da participação em Morangos com Açúcar, a actriz passou imediatamente para outras novelas, tais como Ninguém Como Tu ou Tempo de Viver. Porém, com o tempo, e com a sua ida para os Estados Unidos da América, Benedita Pereira acabou por ser relegada para segundo plano. A sua carreira ficou de lado, o que contribuiu para que ganhasse uma maior formação na representação. Não acredita? Então não deve ter visto a série Ele é Ela, na qual a actriz demonstrou todo o talento que havia ganho no estrangeiro.



Reis do horário nobre durante largos meses, com a exibição de Morangos com Açúcar antes e depois do Jornal Nacional, Pipo e Joana cativaram milhares e milhares de telespectadores. A TVI acertou em cheio. Se, actualmente, reparamos que o par de protagonistas da mais recente temporada desta série não tem conseguido criar uma ligação com os mais novos, entre 2003 e 2004 não foi isso que se passou. Benedita Pereira e João Catarré foram os grandes pioneiros de um dos mais longínquos projectos de ficção da estação de Queluz de Baixo. Com eles, muitos outros, tais como Diogo Amaral, Filomena Cautela, Helena Isabel, Diogo Martins, Teresa Tavares ou Rodrigo Saraiva.

Independentemente de terem ou não a designação "made in MCA", a verdade é que Benedita Pereira e João Catarré continuam a fazer sucesso e a não defraudar expectativas. Ambos têm um lugar de destaque na TVI, não interessando a distância a que estejam da casa-mãe. Aliás, considero importante referir que ambos os actores não começaram na série da estação de Queluz de Baixo, apesar de terem ficado conhecidos a partir dela. Se João Catarré se estreou em Anjo Selvagem, Benedita Pereira deu cartas em Lenda da Garça, em 1999.


Estando nós no dia dos namorados, seria propício felicitarmos estes dois actores por completaram um casal, no entanto não é isso que se verifica nem que me leva aqui a escrever. O talento, esse sim, é o principal elemento desta rubrica! Como tal, Benedita Pereira e João Catarré estão de parabéns!


Iniciado um Frente a Frente, resta terminar o anterior. Assim, o duelo que opunha Dânia Neto e Débora Ghira registou os seguintes resultados:


Dânia Neto, por Tiago Henriques - 56%

Debora Ghira, por Diogo Santos - 44%

Falar Televisão


Precipitação

Durante algum tempo pensei que os bons resultados de Regresso a Sizalinda, Pai à Força ou Um Lugar Para Viver no horário das 19:00 dos domingos na estaçao pública, significariam uma boa oportunidade para se apostar na estreia de séries durante esse período. Curiosamente, foi essa a opção tomada com o primeiro episódio de Maternidade. No entanto, o resultado não foi o esperado. Por mais qualidade que a série onde Alda Gomes, Patrícia Bull, José Fidalgo, Custódia Gallego ou Joaquim Horta participam, as audiências não têm sido animadoras.

Estaria eu engano com a minha ideia? Não sei. O facto de a RTP ter estreado Maternidades há cerca de duas semanas, na mesma altura que a SIC exibia um jogo que colocava a equipa da Luz em campo e, mais tarde, a primeira emissão de Portugal Tem Talento, demonstrou um grande risco para uma "simples" produção portuguesa. Sabendo à partida que as séries do primeiro canal teimam muitas vezes a desabrochar, considero que o risco de estrear Maternidade num dia em que a concorrência era forte foi extremamente elevado.



Assim, se no dia 30 de Janeiro, a produção da estação pública alcançou 7,3% de rating e 18,2% de share (segundo programa mais visto da RTP1), no dia 6 de Fevereiro desceu para os 6,1% de audiência média e 15,9% de share, resultados inferiores às repetições das séries que referi anteriormente. Pior mesmo, foi a performance deste produto de ficção no dia de ontem, com apenas 7,1% de rating e 17,7% de share.

É pena, pois não duvido da qualidade de Maternidade. Apesar de ainda não ter visto nenhum episódio, a história parece-me bastante interessante e o elenco forte!
Foi uma decisão precipitada de José Fragoso que acabou por comprometer o percurso desta produção durante a sua transmissão. Apesar disso, resta aguardar pelos próximos resultados, para concluír melhor as consequências de uma simples decisão para estrear um novo projecto.

Esta noite...


... não perca mais um duelo televisivo! Às 21:00, o Frente a Frente espera por si!
O vencedor está nas suas mãos!

António pede ajuda aos portugueses!


O vencedor da primeira temporada da Casa dos Segredos já gastou o dinheiro que ganhou. Depois de saldar todas as dívidas, a conta bancária de António passou a registar números bastante baixos, não chegando o dinheiro que ganha com as presenças em discotecas para fazer face às suas despesas. "Já não tenho dinheiro nenhum. Gastei tudo para pagar as minhas dívidas. E o que ganho agora, com as presenças em discotecas, não chega para saldar o resto. Preciso de ganhar mais", confessou à Vidas.

Sem projectos na televisão, o pastor vira-se para a música e para a fábrica de enchidos que está prestes a fundar. Em relação à quinta que gostaria de erguer, António pede ajuda aos portugueses: "Vou lançar um site intitulado
Ajuda à compra da quinta do António, que terá uma conta bancária para que todos possam depositar uma quantia qualquer e que me ajudem".

Quiosque: Vidas

Fala-se! 14/02/2011



Boa Tarde! Seja bem-vindo ao primeiro Fala-se! desta semana!




Maria João Bastos e António Pedro Cerdeira


Depois de um romance não assumido em 2005, os dois actores parecem estar novamente juntos e felizes. Quem o garante é a edição desta semana da Nova Gente que falou com uma fonte próxima da Ester de Sedução.


Apesar de tudo, este romance poderá trazer alguns dissabores a António Pedro Cerdeira. É que este amor antigo não tem a aprovação de duas das mulheres mais importantes da sua vida: a ex-mulher e mãe do seu filho, Maria Garcia Luís, e Fernanda Serrano, uma das suas melhores amigas, que não morre de amores por Maria João Bastos.


Confrontados com a notícia, os dois alegados namorados não prestaram qualquer tipo de comentários.



Diana Chaves

Foi há uma semana que a revista Vidas fez capa com um mal-estar na relação da actriz com César Peixoto. Ao que parece, os dois namorados podiam estar prestes a separar-se. Porém, tal parece não corresponder à realidade.


É em entrevista à edição desta semana da Telenovelas que Diana Chaves desmente toda esta situação: “Estamos felizes, muito apaixonados e está tudo bem. É completamente falso. É ridículo. Estamos lindamente, apaixonadíssimos. Há sempre alguém que se lembra de uma coisa destas”, frisou.


Quiosque: Nova Gente, Telenovelas

Tiago Ribeiro participou em "Você na TV!"


O concorrente de ontem de Portugal Tem Talento já participou noutros programas de televisão. Com um dom na sua voz, Tiago Ribeiro marcou presença em Você na TV!, tendo sido esta a sua primeira aparição nos ecrãs nacionais. No dia de ontem encantou o conjunto de jurados do concurso da SIC, assim como os telespectadores, porém há cerca de ano e meio foi exactamente isso que aconteceu no programa matinal da TVI. Ora veja...

Revista de Imprensa 14/02/2011

Bom dia! Seja bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!


Júlia Pinheiro convicta de que Querida Júlia vai liderar!

A um mês da sua estreia nas manhãs de Carnaxide, a apresentadora mostra-se confiante no formato que tem vindo a construir.

"Estamos a trabalhar violentamente para nos rodearmos de todos os elementos e artifícios para lançar uma proposta competitiva", começa por dizer à Correio TV, acrescentando de seguida os verdadeiros objectivos: "Tenho a firme convicção de que a médio prazo vamos liderar o horário".


Para esta verdadeira “guerra da televisão”, Júlia Pinheiro já começou a limar arestas. Para tal contratou a Endemol para produzir Querida Júlia, chamou três editores da sua confiança, dois deles vindos directamente da TVI, Rosário Mendonça e Filipa Mourato, bem como Artur Cassiano, que foi anteriormente director de informação do Rádio Clube Português.

Para além disto, a apresentadora ficará ainda com pelo menos três colaboradores do Companhia das Manhãs, Hernâni Carvalho, Ana Marques e Cláudio Ramos, estes últimos prováveis responsáveis pelo jornal cor-de-rosa que o programa irá ter.


Para além de Júlia Pinheiro, também Nuno Santos está bastante confiante no substituto de Companhia das Manhãs. Em declarações à mesma publicação, garantiu que vai “reflectir a maneira de ser e de estar da Júlia”, num ambiente “muito descontraído, interventivo e vai tentar animar as pessoas”, com “uma componente forte de actualidade”.

Resta esperar pelo próximo dia 14 de Março para conferir todas estas novidades.


Mariana Monteiro em A Terceira Vez?




O seu nome chegou a ser dado como certo em Eclipse, todavia, tal poderá não se confirmar, a menos que a actriz entre a meio da trama.

Tudo porque, em entrevista à Telenovelas desta semana, Mariana Monteiro garante: “Vou parar dois, três meses. Foram dois anos fortes em que saltei literalmente de um projecto (Deixa que te Leve) para outro. Foi bom mas é importante fazer uma gestão do tempo e agora tenho de parar”.


Ora, tendo em conta que as gravações da substituta de Espírito Indomável arrancam já em Março, é quase certo que a Joana de Espírito Indomável apenas regresse em A Terceira Vez, a trama de Tozé Martinho que substituirá Sedução e cujas gravações estão previstas para Abril ou Maio, o que confirma o período de descanso anunciado por Mariana Monteiro.

Caso se confirme este reforço, A Terceira Vez recebe assim mais um profissional vindo directamente da actual líder da televisão portuguesa, depois de Vera Kolodzig, Pedro Lima e Pedro Górgia, que estão, ao que tudo indica, escalados para a nova história do autor de Sentimentos.


CITAÇÃO DO DIA:

“É uma obrigação da TVI não adormecer à sombra do nome que tem”


Júlio Magalhães



Destaque do dia:

Não perca hoje à noite, pelas 21h30 a estreia de Ficheiros Médicos, na SIC!



Quiosque: Notícias TV, Correio TV, Telenovelas

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


Polígrafos humanos

Há alguma coisa em Lie To Me (Fox, segunda temporada em curso) que a distingue da restante oferta televisiva. Podia ser Tim Roth, mas a sua colagem a uma série de outros modelos nem sequer faz propriamente jus ao génio em causa. Podia ser Kelli Williams, um daqueles pequenos milagres em que de repente parece combinarem-se toda a sabedoria e toda a frescura do mundo, mas por outro lado há muito tempo que uma mulher bonita não chega para suportar uma série. Podiam ser os diálogos ou a realização, a banda sonora ou mesmo as intrigas, não fosse dar-se o caso de as intrigas serem normalmente banais - e, aliás, de os diálogos, a realização e a banda sonora em nada se destacarem da mediania.

O que distingue Lie To Me da restante oferta televisiva, na verdade, é o mesmo que a une àquilo que um dia foi House M.D.: tratar-se, antes do mais, de um exercício sobre a verdade, a obsessão da verdade e, apesar desta, a relatividade da verdade. Dizia Gregory House, nos bons tempos: "Toda a gente mente." Diz agora Cal Lightman: "A questão não é se ele está a mentir, é porquê." E aí vai ele, dando baixa de cada um dos pontos da sua check list, identificando tiques inesperados e tons de voz assimétricos e respirações demasiado longas - toda a parafernália de pequenas reacções através das quais, garante, nos denunciamos a cada instante.


Objectivo final: o próprio jogo, muito mais do que o seu desenlace. Bem feito o trabalho, e apesar de nenhum dos investigadores ser polícia, o bem prevalecerá. Mesmo que isso signifique sacrificar a verdade. Aliás: muito mais deliciosamente se, de facto, for preciso sacrificá-la. Que lhe atire a primeira pedra quem for capaz de resistir a isto.