11 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite, o Fecho de hoje incluí uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias:


E você, já foi cantar à TV?

Continuamos a dizer a milhares de miúdos que podem fazer carreira na música - e depois dá no que dá.

Posto o avanço da SIC para a terceira edição de Ídolos, a questão já nem é a de saber se resiste ou não alguma criatividade na televisão nacional. Na verdade, Ídolos continua a ser um êxito em inúmeras estações um pouco por todo o mundo, incluindo em países com TV melhor do que a nossa. Só que, depois de tantos anos de Chuva de Estrelas (também na SIC) e de outros tantos de Operação Triunfo (RTP), para já não referir exemplos menores espalhados pelos anos e pelos diferentes canais, continuam a aparecer 600, 700, 800 candidatos a cada sessão de casting para concursos deste género. E esses números têm significado. Ainda há dias, ao longo de um daqueles dias de missão à day time TV, contei mais de 20 cantores brejeiros (ditos "pimba", de resto não sem alguma propriedade) só entre a RTP e a SIC, incluídas ambas as edições dos respectivos programas de Verão. Passaram por lá Quim Barreiros, Ana Malhoa e Micaela, que eu já conhecia - mas entretanto passaram por lá uma série de outros Tó Manéis e Anitas e Marianas e Chiquitas de que eu nunca sequer tinha ouvido falar. Inevitavelmente, perguntei-me: "Mas como é que nós conseguimos produzir tanto cantor?" A resposta, aparentemente, está aqui: continuamos a dizer a milhares e milhares de miúdos que podem fazer carreira na música - e depois dá no que dá. Entretanto, porém, e tendo Portugal apenas dez milhões de pessoas, ainda haverá alguém que não tenha ido cantar à televisão?

Outras audiências

19:00 - 20:00
Morangos com Açúcar – 8,9% de rat 39,2% de share
O Preço Certo – 7,4% de rat e 32,1% de share
Como nunca os Viu - 2,5% de rat e 10,9% de share

20:00 - 21:00


Jornal da Noite – 8,2% de rat e 23,3% de share

21:00 - 01:00

Flor do Mar - 8,8% de rat e 39,6% de share
Jogo Duplo - 8,2% de rat e 22,1% de share
Caminho das Índias – 5,7% de rat e 25,3% de share
Contra Informação - 4,6% de rat e 14,6% de share
Corredor do Poder - 3,4% de rat e 12,7% de share
Investigação Criminal – 2,6% de rat e 26,8% de share

5 para a Meia-Noite - 1,4% de rat e 14,1% de share

Fonte dos dados: A Minha TV

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto da Semana volta a pertencer à TVI. O jogo da selecção nacional com a Dinamarca, conseguiu pelas 21 horas e 52 minutos do dia 5 de Setembro, prender ao ecrã mais de dois milhões e cem mil espectadores. 22,2% de rat e 64,4% de share, foi este o resultado.
A RTP1 ficou em segundo lugar neste campeonato com outro jogo de futebol. O Benfica - Vitória de Guimarães, obteve por volta das 20:45 do dia 31 de Agosto, 20,1% de rat e 53,6% de share.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Audimetria 10/09/2009


O dia de ontem foi ganho novamente pela TVI com 28.2% de share, seguindo-se lhe a RTP1 com 24.4%. Em terceiro lugar com um empate técnico ficaram a SIC e o Cabo, com 19.8% de share. Já a RTP2 alcançou 7.8% de share.

O top5 voltou a ser liderado pela telenovela Deixa Que Te Leve, que obteve 14% de rating e 36.1% de share. Em segundo lugar ficou o Frente-a-Frente que opôs os dois líderes dos partidos de direita, que obteve 12.4% de rating e 32.2% de share. O terceiro lugar do pódio vai para Sentimentos, que ontem alcançou 12% de rating e 37.1% de share.

O bloco informativo com maior audiência foi o Telejornal da RTP1, que alcançou a 4ª posição geral, com 11.4% de rating e 34.2% de share. Segue-se o Jornal Nacional, na 5ª posição, que se ficou pelos 9.9% de rating e 28.5% de share.

O programa mais visto da SIC foi o Salve-se Quem Puder, que alcançou a posição 8, com 8.5% de rating e 22% de share.

Já na RTP2, o programa mais visto foi a série Sobrenatural, que surge na posição 33 com 2.2% de rating e 7.2% de share.

Fonte: Mediamonitor
Mais informações mais logo

Notícia - Dança Comigo numa Pista de Gelo


O concurso que revelou o talento de inúmeros conhecidos para a dança está de volta ao serão da RTP1 em 2010.

Contudo o formato vai sofrer algumas alterações. Desta vez, as celebridades vão mostrar os seus dotes numa pista de gelo. Com o auxílio de profissionais (escolhidos através de um casting) e a supervisão de um professor de patinagem artística, os estilos de dança serão adaptados ao piso. Estas alterações resultarão em provas com maior proximidade à patinagem artística do que às danças de salão.

A apresentação estará a cargo de Catarina Furtado e o júri não deverá sofrer alterações. O formato continuará a ser produzido pela Endemol, e deverá continuar a ser transmitido ao sábado.



Fonte: Jornal de Notícias

Para lá das 24



Está a chegar um dos dias mais aguardados pelas televisões nacionais, em especial para SIC.
O dia 14 de Setembro poderá alterar o rumo da estação liderada por Francisco Pinto Balsemão. É já segunda-feira que a SIC trará a publico as suas apostas para os dias de semana.

A “guerra” começa logo a partir das 10 horas, com a estreia do recentemente anunciado “Companhia das Manhãs”.
Este era talvez o grande segredo da estação, a nova dupla que apresentará o programa é uma total surpresa guardada até aos últimos dias. Juntar um humorista com variadíssimas provas dadas a uma excelente apresentadora que dispensa apresentações conseguirá captar o tão difícil público matinal? Será que tal com odiz Rita Ferro Rodrigues na promoção do programa “esta dupla vai dar que falar”? Pelo menos o factor surpresa conseguiu causar um burburinho entre toda a gente.
Mas atenção, a concorrência não “fecha os olhos” e mantém-se na luta. A TVI responde com o final das férias de Manuel Luís Goucha, que regressa para junto de Cristina Ferreira.
Já a RTP traz de volta a Praça da Alegria com o talento mais que provado da dupla Sónia Araújo/Jorge Gabriel.

A “guerra” está prestes a começar, mas como tantas outras não se resume a apenas uma batalha. Só la mais para a frente saberemos os resultados. Como dizem no futebol, “prognósticos só no final do jogo”.