23 de maio de 2011

Frente a Frente


Boa noite. O "Frente a Frente" desta semana muda de camisola, e veste-se para não ser o "O Último a Sair". Depois dos treinadores de "Peso Pesado" terem corrido pelo seu voto, nesta segunda-feira o ambiente é outro. A opinião de Marco Borges e Rui Unas defrontam-se pela sua atenção! Escolha a mais forte!



Apresentado como o “conquistador/homem fatal” da sátira aos reality-shows que a RTP apresenta, ele é talvez um dos “concorrentes” que mais faz rir os telespectadores que vêm Último a Sair.

Por muito que se diga o contrário, a par de Bruno Nogueira, Rui Unas é, no meu entender, uma das chaves para o sucesso do novo programa de humor da televisão pública. É claro que está ali a interpretar uma personagem e que várias situações acabam por ser encenadas e exageradas, afinal de contas não é um reality-show, mas sim uma sátira a este tipo de programas.

Mas, só um grande actor e com uma exímia capacidade de marcar pela diferença consegue fazer aquilo que Rui Unas faz. E disso, ninguém pode ter dúvidas. Até porque ele é um dos maiores nomes do humor português e um dos mais versáteis, ou não fosse ele o responsável por um dos programas mais antigos da televisão portuguesa, Curto-circuito, um apresentador brilhante e um actor ainda melhor.
À entrada para a casa, Rui Unas afirmou que estava ali para vencer e ao longo das semanas de concurso tem conseguido manter a alegria e boa disposição constantes, ou não fosse também esse o seu papel, embora por vezes dê também o ar de “mauzão”.

Das vezes que vi Último a Sair foi uma das pessoas que mais gargalhadas me proporcionou e acredito piamente que, sem ele, o programa não teria a mesma graça.
Como me diz sempre uma amiga minha “O Unas? O Unas dá-lhe bué”!



O pontapé que o elevou ao estrelato em "Big Brother", levou-o a ser chamado para participar no concurso da estação pública. Marco Borges, com o seu sentido humorístico, não rejeitou o convite e deu de si o melhor que soube na área da representação. Tal como havia feito numa das séries de "Gato Fedorento", o ex-marido de Marta Cardoso surpreendeu os portugueses ao demonstrar o seu lado mais agressivo.

Enquanto "segurança em alto risco", um dos protagonistas de "Último a Sair" não esqueceu os cabelos brancos da sua idade, e demonstrou que a falta de respeito ainda continua a ser um dos seus pontos fracos. No reality-show da estação pública, Marco Borges irritou-se com Bruno Nogueira, pelas palavras que este havia proferido, e foi expulso momentos depois de ter entrado na casa mais vigiada do país.

A confusão foi instalada em "Último a Sair", e a antiga estrela de Queluz de Baixo não deu hipótese aos portugueses, tendo em conta as gargalhadas que provocou!



Por fim, e numa das últimas emissões do programa, Marco Borges deu o seu ar da graça quando, em vez de cumprimentar Miguel Guilherme com um aperto de mão, deu um simples beijo na boca. Diferente? Não, irreverente!

Diga lá que este não é um pequeno grande génio? Mais convites destes, por favor, e mais apostas deste género, precisam-se na televisão portuguesa. Afinal, todos nós temos o nosso lado de actor!


Iniciado mais um "Frente a Frente", damos por terminado o anterior. Assim, aqui ficam os resultados do último duelo desta rubrica:

Rui Barros, por Tiago Henriques - 64%
Sara Freitas, por Diogo Santos - 36%





Comunicado



No lugar do "Falar Televisão", é lançado nesta segunda-feira mais um comunicado aos leitores do Televisão-Opinião sobre a área dos comentários. Depois de uma afluência de opiniões registada nas últimas semanas, decidimos, por respeito ao nosso trabalho, e à sua preferência por este espaço sobre os ecrãs nacionais e internacionais, iniciar a moderação de comentários. 
Assim, desde o último fim-de-semana todas as participações dos leitores nos diferentes post's serão sujeitas a uma avaliação, que deverá respeitar as seguintes regras:

- Não ofender os outros leitores do Televisão-Opinião;
- Não recorrer a palavras menos próprias nos comentários;
- Não entrar em discórdia com outras opiniões por estas serem diferentes da pessoa que comenta;

Estas são três normas básicas que, a partir de hoje, terão de ser respeitadas. Não adianta opinar sobre esta medida, sobre o facto de finalmente a termos adoptado. Se o fizemos não foi por nossa culpa, contudo adiantamos que não cortaremos a "liberdade de expressão" que alguns referem. Todos os comentários que respeitarem estas pequenas e simples exigências, serão aprovados. Os restantes? Lixo.

Se há coisa que a equipa do Televisão-Opinião não tolera é precisamente a falta de respeito e, nesse sentido, alguns leitores estão a tê-la connosco. Mais? Não adianta criticar-nos e dizer que não vai voltar a visitar este blog. É uma decisão sua e, como tal, só temos de a respeitar.
Somos uma fonte de informação, e não de debate. Para entrar em discórdias, existem os fóruns, ferramenta que o Televisão-Opinião ainda não dispõe.


Obrigado,


A equipa do Televisão-Opinião

Pinto da Costa em entrevista hoje à noite na RTP


Um dia depois de o clube que preside conquistar o quarto troféu da temporada, Jorge Nuno Pinto da Costa vai à RTP para uma entrevista que servirá de balanço de uma época desportiva fantástica.


Um Especial Informação conduzido por Fátima Campos Ferreira, em que serão abordados vários temas, entre os quais as potenciais saídas de jogadores.


A não perder, hoje à noite, pelas 21 horas, logo após o Telejornal, na RTP.

"O Amor é um Sonho" estreia sábado na TVI



Depois de O Dom se ter despedido dos portugueses no passado fim-de-semana, a TVI já anuncia a estreia da sua sucessora.


Assim, no próximo sábado, pelas 23 horas, O Amor é um Sonho, a segunda minissérie que a estação de Queluz de Baixo gravou, chega aos ecrãs do canal.


Uma comédia romântica com José Carlos Pereira e Sara Prata nos principais papéis e que promete apaixonar os portugueses.

Esta noite...



... não perca mais um duelo televisivo! Às 21:00, o Frente a Frente espera por si!
O vencedor está nas suas mãos!

Fala-se 23/05/2011



Boa tarde. Em linha, o Fala-se desta segunda-feira!


Isabel Figueira

Depois de todos os problemas emocionais que levaram a apresentadora a receber tratamento médico, Isabel Figueira diz-se, finalmente, a viver uma fase feliz da sua vida.

Ao lado do seu filho Rodrigo, a co-apresentadora do programa TOP Mais sente-se relizada e muito melhor emocionalmente, muito por causa da ajuda do seu próprio filho: “O Rodrigo está numa fase maravilhosa. O meu filho é a melhor coisa que tenho no mundo e é o homem da vinha vida”, afirma.


José Carlos Pereira

Regressado do Pacífico Sul, onde esteve a gravar o programa da TVI, Perdidos na Tribo, José Carlos Pereira garante, à Notícias TV desta semana, estar livre no que toca aos amores já que está com o “coração desimpedido”.

No entanto, este estado sentimental não desanima o actor, antes pelo contrário. Zé Carlos garante estar “solteiro e feliz”.

Quiosque: Notícias TV

Ana Mafalda reforça "Anjo Meu"


Depois de Sylvie Dias reforçar o elenco da telenovela dos anos 80, é a vez de a actriz e modelo Ana Mafalda, que entrou em Morangos com Açúcar, Tempo de Viver, Fascínios ou Olhos nos Olhos lhe seguir as pisadas.


De acordo com a Mariana desta semana, Ana Mafalda dará vida a Gisela, uma consultora de imagem que vai contracenar com Joana Rita (Alexandra Lencastre), dando o ar da sua graça aquando da campanha eleitoral.


Gisela será a responsável pela imagem da candidata e ajudá-la-á a angariar ainda mais eleitores. A actriz já começou as gravações e deverá surgir nos ecrãs da TVI brevemente.


Quiosque: Mariana

Nuno Lopes reforça "Último a Sair"


Depois de Paulo Futre é a vez de o conhecido actor e humorista reforçar o elenco do programa de sátira aos reality-shows da RTP.


De acordo com a Nova Gente desta semana, Nuno Lopes é o mais recente reforço de Último a Sair. Foi o próprio actor quem o confirmou.


Contudo, ainda não se sabe qual o papel que terá na casa mais cómica do país.


Quiosque: Nova Gente

Fernando Alvim fora da quinta série de "5 Para a Meia-Noite"?


Depois de ter concretizado o desejo de entrevistar José Sócrates no sofá do talk-show de sucesso da RTP 2, o apresentador pode ser dispensado e não fazer parte da quinta série do 5 Para a Meia-Noite.


Quem o garante é a edição desta segunda-feira do Correio da Manhã. Ao que parece, a estação está a equacionar mudanças para a quinta série do programa de late-night, que podem pôr em causa a continuidade de Fernando Alvim no programa que co-apresenta desde Junho de 2009. Para o lugar do humorista, entraria mais uma mulher, que se juntaria a Filomena Cautela, única presença feminina no grupo composto ainda por Nilton, Pedro Fernandes e Luís Filipe Borges.


"Neste momento, está tudo em aberto. Poderei voltar ou não. Tudo pode acontecer", diz, contido, o apresentador das terças-feiras ao CM. Já Eric Andrade, produtor do programa, adiantou que o 5 Para a Meia-Noite “tem boas perspectivas” para regressar aos ecrãs, mas “não sabe” de nada sobre esta situação com Fernando Alvim.


De acordo com o referido jornal, a intenção da RTP 2 e da produção apanhou de surpresa os cinco elementos que conduzem o programa, e fontes próximas adiantam que, se a RTP avançar com a substituição do apresentador, os restantes colegas podem, em gesto de solidariedade, deixar o formato e pôr em risco o seu regresso à RTP 2. "Parece-me prematuro estar a dizer o quer que seja. Ainda nem sei se o programa vai ou não voltar", adiantou Nilton ao CM.


Quiosque: Correio da Manhã

Revista de Imprensa 23/05/2011


Segunda-feira, 23 de Maio. A primeira Revista de Imprensa da semana!


Luís Marques reage aos péssimos resultados de Querida Júlia


Dois meses depois da estreia de Júlia Pinheiro nas manhãs da SIC, os resultados da estação de Carnaxide no horário matinal continuam a ser muito maus. Querida Júlia raramente ultrapassa a fasquia dos 20 pontos percentuais de share e continua a não querer apresentar qualquer tipo de sinal de melhoria.

E é no meio deste negro cenário que Luís Marques, director-geral da SIC, vem pela primeira vez falar à imprensa sobre o programa em concreto. Luís Marques adverte, desde logo, que este horário se trata de “uma maratona e não uma corrida de cem metros”, acrescentando que por parte de toda a equipa do programa, principalmente de Júlia Pinheiro, não falta vontade de obter resultados mais satisfatórios: "Claro que queremos mais e, sobretudo, a Júlia [Pinheiro] quer mais. Ela teve a coragem de ir para as manhãs, que é o horário mais difícil e onde os nossos concorrentes têm oferta consolidada já há muito tempo. Não é fácil e nós sabíamos que a qualidade dela tanto justifica", defende.

O director-geral da SIC acredita que o factor tempo será fulcral para que o Querida Júlia atinja resultados minimamente satisfatórios: "O Querida Júlia já teve melhores resultados, mas há-de ter melhores ainda. Não tínhamos a expectativa que mudasse de um dia para o outro, mas temos a expectativa que mude daqui a algum tempo", remata.




José Alberto Carvalho considera TVI 24 decisivo


Pela primeira vez desde que chegou à TVI, José Alberto Carvalho falou abertamente sobre o canal de notícias da estação. Em entrevista à Notícias TV, o director de informação da TVI considerou a TVI24 como um projecto decisivo para o canal generalista, não escondendo a sua vontade em relançar o canal temático: “A TVI24 é um projecto decisivo para a TVI e para crescer de forma afirmativa e em breve. Espero que contribua de forma decisiva para a percepção da nova imagem da informação da TVI”, lançou.

Alberto Carvalho, que quando chegou à TVI afirmou “não ser uma prioridade” a reformulação do canal de notícias de Queluz, foi mais longe, garantindo acreditar que a TVI24 tem bastante espaço para crescer: “A TVI tem muito caminho para fazer”, rematou.


CITAÇÃO DO DIA
"O Dom teve uma realização quase cinematográfica. Não fica atrás de séries do AXN e da FOX"
Paula Lobo Antunes



NÚMERO DO DIA
13,1
Este foi o resultado, em share, da edição do último sábado do magazine Perfil da TVI. O programa que contou com Fernanda Serrano como entrevistada central obteve assim o seu pior resultado desde a estreia.


Quiosque: Diário de Notícias, Notícias TV, Correio TV

Fecho


Em fecho, mais uma crónica de Joel Neto retirada do Diário de Notícias.


Estreias e Balanços

1. O leitmotiv é publicitário, ou pelo menos promocional - e os conteúdos não só são limitados, como são alvo de repetição tão exaustiva que se torna extenuante. E, no entanto, Fora da Box, a nova série do chamado "canal 54 do Meo" (o canal de auto-promoção do dito, no fundo), com os Gato Fedorento e Rui Unas nos principais papéis, chega a ter graça. Talvez seja das saudades. Por outro lado, parte do futuro será assim, com as marcas explorando, mas também subsidiando, os mais diversos formatos. Veremos no que isto tudo dá. Para já, são apenas passinhos de bebé.

2. "Passinhos de bebé" parece-me também a expressão ideal para descrever o que representa MTV VJ Blog Live Streaming, o programa que a MTV lançou no FaceBook. Para já, uma observação importante: perante a inovação da plataforma, a MTV Portugal optou por manter o formato o mais conservador possível. Os projectos de sucesso são sempre assim: com um pé na ilusão e outro na realidade. Esperemos pela maturação do formato.

3. Spartacus (Fox) tem claramente uma dimensão pornográfica. Os media vêm resistindo à palavra, mas ei-la aqui: é de pornografia, entre outras coisas, que falamos. E daí? Não está ela também na ficção nacional, na publicidade, mesmo no horário nobre?

4. House M.D. sem Lisa Edelstein não é House M.D. House M.D. sem Lisa Edelstein será uma série a viver para além do seu próprio tempo. É preciso saber quando parar. Por muito que nos custe, o mais sensato é acabar aqui: no fim da sétima temporada.

5. A TV portuguesa nunca conseguiu fazer uma sitcom de qualidade, ou sequer com um mínimo de graça. Será agora, com Família Sagrada? A conferir, a partir de quarta--feira, na RTP1.