21 de janeiro de 2010

Só Séries


Dia 21. O dia é marcado pelo regresso desta simples rubrica com uma nova imagem, com a habitual crónica juntando-se algumas curiosidades da TV americana e estreias dos próximos dias. Vai perder a 2ª temporada?


Quem não conhece o famoso assassino, Dexter Morgan? Desde a sua estreia em 2006, Dexter cativou fãs por todo o mundo fazendo espectaculares valores de audiência no canal cabo Showtime.

Com um enredo inteligente, com um elenco de luxo juntando-se uma pitada de suspense, mistério e sangue, a legião de fãs de Dexter, pede mais, muito mais. A temporada 4 estreou na passada segunda, dia 18, temporada essa que promete ser ainda mais brilhante.


Que seria de mim senão abordasse, mais uma vez, a minha série favorita Dollhouse? Depois de uma paragem a meio de Novembro, a série voltou no início de Dezembro para o último sprint. A duas semanas do final da série, Dollhouse, na segunda temporada, demonstrou aquilo que devia ter demonstrado na primeira: garra, suspense, mistério, criatividade. Mostrou pouco de facto e, devo concluir que só os episódios finais de Dollhouse me estão a agarrar fortemente! A história tomou o ritmo que eu esperava. Joss Whedon pensou mais além e a sua criação merece 5 estrelas.

Sabia que...
- na estreia da temporada 9 de American Idol, este conseguiu, na segunda hora, 12.7% de rating e 30.5% de share agarrando, em média, 31.964 milhões de espectadores?
- o primeiro episódio de The Vampire Dairies fez 2.1/6 (rating/share) e arrecadou 4.8 milhões de espectadores, no canal CW, tendo sido considerada a estreia do ano neste canal?
- NCIS: Los Angeles já foi renovada para uma segunda temporada, estando em vista já, uma terceira?

Regressos/Estreias nos EUA
Esta noite, a ABC estreia um drama de advogados, às 20h, de nome, The Deep End;
Esta noite, regressa The Vampire Dairies, ao canal CW;
Amanhã estreia Caprica, no canal SyFy, às 21h;
Damages, terceira temporada, estreia segunda 25, no canal FX americano.

Estreias em Portugal
Amanhã, às 19h10, estreia a segunda temporada de Scrubs, na FOX e FOX HD;
A não perder, segunda temporada de Castle, todas as sextas, às 22h25, no AXN.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Francisco Penim, retirada do Correio da Manhã.
Fique também com a imagem mas nítida dos prémios que o Televisão-Opinião vai oferecer no dia 23. Ainda não sabe do que estou a falar? Então clique aqui.

Tardes em apuros

Desde que começou o novo ano que o ‘As Tardes da Júlia’ tem estado em apuros.
De 2009 para 2010 o programa baixou um ponto e meio de share em média. Mas mais grave do que isso é que, quando em confronto directo, o talk-show da TVI perde para quase todos os adversários. ‘Mulheres Apaixonadas’ e ‘Vida Nova’ na SIC vencem no horário, tal como ‘Chamas da Vida’ na RTP1. Isto significa que ‘As Tardes da Júlia’ está frágil em toda a sua extensão desde que começou Janeiro. Não será seguramente a concorrência que está mais competitiva mas, sim, os conteúdos da TVI que estão a fugir dos gostos das telespectadoras.


Já adivinhou o que o Televisão-Opinião vai oferecer?

90210 na FOX Life


A segunda temporada da série da The CW, volta à FOX Life em meados de Março. Boas notícias para os fãs de 90210, como eu.

Vencedor de "Ídolos" no Rock in Rio?

Ainda não é um dado adquirido que o vencedor de "Ídolos" actue no próximo Rock in Rio. "Isso não está fora de hipótese. Depende de quem ganhar. Se for alguém que assuma o compromisso de montar um espetáculo digno da dimensão do Rock in Rio, porque não?", disse a responsável pela realização do mega-evento à TV Mais. Será que veremos Diana Piedade, Inês Laranjeira, Solange Hilário, Carlos Costa ou Filipe Pinto no grande palco? A resposta poderá ser conhecida em breve.

Audimetria - 20/01/2010

O dia de ontem foi ganho pela TVI, com 29,2% de share. A RTP1 e a SIC subiram em relação a terça-feira.


Devido à concorrência estar mais fraca, diga-se TVI, Perfeito Coração subiu ao segundo lugar dos 5 programas mais vistos do dia. A novela da estação de Carnaxide obteve assim o seu melhor resultado desde a estreia, tendo alcançado 12,7% de rating e 33% de share. Indepentemente da ajuda ou não do jogo, a verdade é uma: ninguém imaginava que Perfeito Coração iria sair-se tão bem desde o momento que estreou. Basta recordar os valores monótonos de Podia Acabar o Mundo, que não saia dos 15 pontos.
De referir ainda que O Preço Certo voltou a vencer a concorrência, apesar da sua diferença em relação à TVI ter baixado um pouco.


Em termos de noticiários, o da RTP1 voltou a vencer. O Telejornal ultrapassou os 31% de share. Seguiu-se o Jornal Nacional, com 28,9%, e por fim, o Jornal da Noite, com 26,9% e 10,9% de rating (sétimo programa mais visto do dia).
Com o aumento da duração do jogo, Deixa que te Leve foi atirada para depois da meia-noite, o que fez com que Viver a Vida não resistisse. A novela da estação de Queluz de Baixo ultrapassou os 44 pontos, enquanto a da SIC não passou dos 24.


Júlia Pinheiro continua a sair derrotada. Ontem baixou ainda mais no share. 21,7%, é um resultado francamente baixo para quem disse que não estava preocupada com a concorrência de Fátima Lopes. No entanto, Vida Nova, e apesar de ter liderado, também desceu. Fez 2,7% de rating e 26,6% de share.
De referir ainda a prestação de Portugal em Directo, que abafa a concorrência no seu horário. Ontem, o programa de Dina Aguiar, chegou aos 7% de rating e 32,8% de share.

Revista de Imprensa 21/01/10

Bom dia! São 10 horas e está na hora da Revista de Imprensa desta quinta-feira.

Nuno Graciano e Sofia Cerveira apresentam programa na SIC
Tal como o Televisão - Opinião já avançara anteriormente, a SIC está a preparar um novo programa de apanhados em português. Os apresentadores serão, ao que tudo indica, Nuno Graciano e Sofia Cerveira, apesar de terem surgido notícias que diziam que seria Merche Romero o elemento feminino da dupla. Ainda sem nome definido, as gravações deste formato começam já no próximo mês. Raquel Henriques e Marina Santiago também participam no programa, uma vez que serão responsáveis por alguns momentos de humor.

Maria João Bastos prestes a regressar ao ecrã
Ainda faltam aproximadamente cinco meses para Maria João Bastos regressar ao pequeno ecrã, todavia já está garantida a sua presença na nova telenovela de Rui Vilhena. "Ainda não sei nada sobre o papel que o Rui (Vilhena) me vai atribuir, mas pode ser que ele me faça uma personagem cómica... Gostava de ter um papel cómico". Será Maria João Bastos a antagonista da história protagonizada por Fernanda Serrano?

"Camilo, o Presidente" regressa em Março
É já no próximo dia 15 de Fevereiro que começam as gravações de "Camilo, o Presidente". Os novos episódios da série prometem ainda mais diversão e contam com a participação de duas novas actrizes, que serão a secretária e a mulher de Camilo. Cristina Areia e Gustavo Santos já não fazem parte do elenco da série.

Simo no Haiti provoca onda de solidariedade
É já no próximo sábado que a RTP1 emite um especial de "Jogo Duplo", cujas receitas revertem para a UNICEF ajudar as vítimas do sismo no Haiti. Os participantes desta emissão serão: Dina Aguiar, Ruy de Carvalho, João Baião, Pedro Couceiro e Nilton. Ao longo de todo o programa vai ser dado o número da conta bancária da UNICEF para que as pessoas possam contribuir para a causa.

A TVI vai associar-se à Cruz Vermelha Portuguesa e divulgará o NIB para quem quiser contribuir com dinheiro. Os pequenos talentos de "Uma Canção Para Ti" darão um espetáculo a 30 de Janeiro, no Cine-Teatro de Almeirim para angariar fundos.

Já a SIC está a preparar uma emissão especial durante todo o dia, na próxima segunda-feira, cujo principal objectivo é ajudar as vítimas desta catástrofe natural.


CITAÇÃO DO DIA

"Tenho medo que a fama me mude"

A citação de hoje é de Filipe Pinto.









Fala-se de: Angélico Vieira
Depois de Rita Pereira ter brilhado nos desfiles de Carnaval de Monte Gordo e Vila Real de Santo António, no ano passado, o cantor será o rei deste ano. A organizadora do evento, Maya, chama-o de "namoradinho de Portugal".


Fontes: TV Mais, 24 Horas

Para lá das 24


Se há um programa que se destaca todos os dias, então esse programa é sem dúvida o "Bom dia Portugal", ou tal como explicou o Tiago, "Bom dia, Portugal".
O espaço informativo da RTP1 é, constantemente, para não dizer sempre, o líder das manhãs dos três generalistas. Perto dos 50% de share, "Bom dia Portugal", coloca "Diário da Manhã" e "Edição da Manhã" a um canto.
Esta liderança é de tal forma grande, que faz com que a "Praça da Alegria" comece com uma grande vantagem sobre a concorrência. É essa alavanca que falta a Rita Ferro Rodrigues e Francisco Menezes. Se "Edição da Manhã" tivesse perto de 50% de share, eu acredito que "Companhia das Manhãs" chegasse mais longe.

Isto tendo em conta artigos que leio. Ou seja, o programa das manhãs da SIC, começa com uma herança por vezes inferior a 15%. Tendo em conta que "Companhia das Manhãs" começa sempre depois de "Praça da Alegria" e "Você na TV!", percebo o porquê de já ter lido que Rita Ferro Rodrigues e Francisco Menezes terem de fazer uma maratona para chegar perto dos 20 pontos.

Agora se percebe a importância que um "Bom dia Portugal" tem, não é? Muita mesmo.