18 de março de 2011

Like & Dislike


 Boa noite e bem-vindo ao Like/Dislike desta semana!



LIKE
O Boa Tarde mudou da noite para o dia!



O novo cenário e a nova imagem do Boa Tarde trouxeram uma avalanche de melhorias às tardes da SIC. Conceição Lino continua a não ser, de todo, uma boa apresentadora, mas melhorou de uma forma extraordinária a sua prestação no programa.

Através de um claro e bem conseguido aproveitamento da vertente mais jornalística, onde Conceição é muitíssimo competente, e numa melhoria clara no alinhamento e dinamismo do programa, o Boa Tarde renasceu das cinzas e do marasmo onde estava mergulhado. E já não era sem tempo!

DISLIKE
Iva apenas para os especiais?


A aposta de Iva Domingues no especial Juntos Por Si da última terça-feira é, por si só, uma boa notícia. Mas simultaneamente, é também um retrato fiel da forma como a apresentadora é tratada em Queluz de Baixo, reacendendo a discussão sobre o que fazer com Iva Domingues na TVI.

Actualmente à frente de um programa sem chama e quase que um 'resto' deixado por Júlia Pinheiro, Iva Domingues há muito que não é catapultada para a primeira linha da estação líder em Portugal. Infelizmente, porque ela merece.

Falar Televisão


A minha avó não gostou

Privado que fiquei de ver a primeira emissão em directo do Querida Júlia, recorri à opinião da minha avó que é, sem dúvida alguma, um dos ‘audímetros de opinião’ mais viáveis que conheço. E sobre a primeira manhã de Júlia Pinheiro na SIC ela foi assertiva. Considerou que foi demasiado “espalhafatosa” e lamentou desde logo a saída de Nuno Graciano e Vanessa Oliveira do horário matinal, adiantando que “preferia o Companhia das Manhãs

Achei estranho, e ao longo da semana tive de confirmar com os meus próprios olhos. E, de facto, a minha avó não estava muito longe da minha própria opinião. O Querida Júlia quer, sem dúvida, romper com a filosofia tradicional de um talk-show. Aquela componente bastante ‘campónia’ é prova disso. Mas, à luz da primeira semana de emissões, tudo pareceu não querer passar de meras intenções e Querida Júlia não conseguiu assim ser mais do que um meio-termo entre a loucura de um Você na TV e a sobriedade de As Tardes da Júlia.


Mas é óbvio que quando desaprovo este marasmo de conteúdo, acredito piamente que Júlia vai conseguir dar a volta por cima ao longo dos próximos tempos, ou não estivéssemos nós a falar de Júlia Pinheiro e de um horário tão complexo como o das manhãs.

Não é a primeira vez que assistimos a quedas abruptas de programas de sucesso nas manhãs televisivas. E sem querer fazer grandes vaticínios, é certo e sabido que também o programa de Goucha e Cristina terá o seu ciclo e não viverá para sempre no topo. Não existe, aliás, nenhum programa que se aguente durante tanto tempo com o mesmo sucesso. Ninguém é intocável. E se no inicio o Você na TV era pobre e perdia sistematicamente para Fátima Lopes na SIC, actualmente o Você na TV é líder.

Júlia Pinheiro é competentíssima. Ela tem visão, tem experiência e saberá ter também calma. Será astuta e irá atacar a concorrência nos momentos certos e da forma mais incisiva. Até porque, o seu objectivo a curto prazo é fazer o programa crescer gradualmente. E é assim mesmo que um programa de day-time se constrói: durante os primeiros meses tenta-se ganhar o máximo de público possível para assim se conseguir procurar uma aproximação aos outros dois concorrentes directos.

O desafio, esse, está em conseguir seduzir aquele público tão peculiar e complexo nas escolhas como aquele em que a minha avó se insere…

Iva Domingues em "Agora é que Conta" até Abril


Foi hoje, durante a habitual emissão de sexta-feira que Leonor Poeiras anunciou que até ao final do presente mês irá estar ausente do programa. Tudo porque vai gozar umas merecidas férias, que não tem desde meados de Setembro.


No seu lugar estará a colega Iva Domingues já a partir de terça-feira, uma vez que segunda-feira não haverá Agora é que Conta.


A apresentadora regressa, assim, a um horário que bem conhece, e onde esteve durante muitos anos com Quem Quer Ganha. Curioso ainda é que, no passado foi Leonor Poeiras a substituir Iva Domingues e que agora a situação se inverte.

Melânia Gomes recusou SIC


O sucesso que tem feito ao longo dos últimos tempos, principalmente no elenco de Espírito Indomável tornou-a numa das actrizes mais acarinhadas pelo público português. Prestes a iniciar as gravações de Redenção, surge a notícia de que a SIC a tentou “roubar” à TVI.


É a edição desta semana da revista Maria quem o garante, contudo, as informações são escassas. Todavia, o contacto poderá ter surgido logo após o final das gravações da actual líder de horário nobre, e o objectivo poderia ser incluir Melânia Gomes em A Família Mata ou na próxima telenovela da estação de Carnaxide.


Todavia, a actriz preferiu recusar o convite e permanecer ligada ao canal de Queluz de Baixo, onde, após gravar a terceira minissérie, deverá surgir no elenco da próxima telenovela de Tozé Martinho.


Quiosque: Maria

Andreia Vale apoia Nuno Santos


Andreia Vale, mulher de Nuno Santos, o novo director de Informação da estação pública, continua a apoiar o marido profissionalmente, mesmo não estando este a vestir a camisola do seu canal. Segundo a jornalista: "Vou apoiá-lo a 100% é o meu marido, adoro-o. O Nuno é um óptimo profissional muito dedicado, competente e leal. Sei que vai desempenhar a função da melhor forma que souber".
A pivô da estação de Carnaxide frisou ainda que Nuno Santos continua a confiar na sua opinião, considerando-a bastante importante no seu futuro profissional. "O Nuno consulta-me sobre todas as decisões que envolvam a nossa vida pessoal e este caso não foi excepção", partilhou com a Notícias TV.

Veremos assim quais as apostas de Nuno Santos na informação do primeiro canal nos próximos tempos!

Quiosque: Notícias TV

Esta noite...

... o Pedro Esteves dá mais um Like & Deslike. Não pode perder, às 21:00!

José Alberto Carvalho "pode ter efeito negativo" na Informação TVI


Faltam pouco mais de duas semanas para o jornalista assumir o comando da informação de Queluz de Baixo, no entanto, há quem diga que, externamente, já está a desenvolver alguns trabalhos.


E é precisamente aquilo que José Alberto Carvalho poderá fazer na Informação da TVI que serve de mote a um artigo da edição desta semana da revista Correio TV, que falou com vários críticos de televisão sobre os efeitos da mudança.


Se, por um lado, acreditam que Nuno Santos tem tudo para vingar na RTP, apresentam várias dúvidas de que José Alberto Carvalho consiga ter um efeito positivo na TVI. Na opinião de Eduardo Cintra Torres o novo director de informação poderá mesmo ter uma influência negativa naquilo que a televisão de Queluz de Baixo tem apresentado:


“Receio a perda da independência, irreverência e acutilância na Informação da TVI. O efeito pode ser negativo. Ele tem dificuldades em tomar decisões, o que prejudicou a RTP”, frisou o crítico.

Já Rui Cádima, afirma que “prevê-se um reforço de um tipo de informação semelhante à RTP: Institucional. Muitas vezes cedeu a pressões graves no que diz respeito à realidade trágica”, defendeu o crítico.


Análises à parte, a referida publicação falou ainda com João Cotrim Figueiredo sobre o futuro da linha editorial da informação da TVI e o director-geral da estação acredita que “o cariz do conteúdo informativo não se faz só de quem está na direcção, mas de toda uma equipa. Nesse sentido, há aspectos em que a TVI irá evoluir com estas novas contratações”.


Quiosque: Correio TV

João Ricardo em "Alta Definição"

Depois de na semana passada ter conversado com Júlia Pinheiro, Daniel Oliveira recebe amanhã o intérprete de Armando Coutinho.


Um entrevista em Alta Definição e sem maquilhagem, onde o actor falará sobre o grande amor que tem pelo filho, a alegria que é participar em Laços de Sangue e o recente contrato de exclusividade que assinou com a televisão de Carnaxide.


Alta Definição, com João Ricardo, amanhã após o Primeiro Jornal, na SIC.

Fala-se 18/03/2011


Boa tarde e bem-vindo ao Fala-se desta sexta-feira!




Maria Vieira

A actriz casou finalmente com Fernando Rocha, depois de mais de 25 anos de vida em comum. O casal não tencionava oficializar a relação, mas foi a estadia de Maria Vieira no Brasil, onde se encontra a gravar a novela Um Mundo Melhor, que levou a que o conhecido casal dê-se o enlace aos olhos da lei.

Sara Matos

Prestes a tornar-se protagonista da mais recente aposta da TVI na ficção nacional, Anjo Meu, a actriz mostra-se bastante confiante e feliz com esta oportunidade: “Mal saí dos Morangos, tive um contrato de exclusividade com a TVI que me deixou super feliz e, agora, esta personagem não podia ser melhor, é mel”, afirma.

Sara Matos considera que este será um “desafio enorme” para a sua vida profissional e congratula-se por trabalhar com grandes nomes da ficção nacional.

Quiosque: Mariana, TV Guia

Catarina Furtado vai procurar "A Voz de Portugal"


Depois de terminada a Operação Triunfo, a RTP prepara para a rentrée, em Setembro, um novo programa dentro do mesmo estilo. Muito semelhante a Factor X ou Ídolos, este talent-show promete cativar os portugueses, adianta a Notícias TV desta semana.


O original The Voice of Holland foi um dos formatos que mais interesse despertou durante a última edição do MIPCOM, em Cannes, e foi adquirido pela televisão pública. A grande diferença deste programa para outros dentro do estilo é que a voz é mesmo o mais importante. Confuso? Nós explicamos.


Em A Voz de Portugal haverá um júri de quatro elementos, todos eles músicos ou cantores, que avaliam os candidatos de costas voltadas para o palco, isto para não serem influenciados pela aparência física dos concorrentes, concentrando-se apenas na voz. Escolhidos os melhores, são os próprios jurados quem dá a formação a cada um deles.


Segundo a mesma publicação, Catarina Furtado é a escolhida pela direcção de programas para apresentar este concurso, que chegará aos ecrãs apenas em Setembro, como foi dito anteriormente. Até lá, a apresentadora deverá estar ocupada com A Cilada do Peter Pan, que deverá chegar aos ecrãs da televisão pública já em Abril.


Quiosque: Notícias TV

Discussão nas gravações de "Espírito Indomável"

Embora as gravações da telenovela líder da televisão portuguesa já tenham chegado ao fim, surge agora a notícia de que nem tudo foi pacífico ao longo dos meses de rodagem. Um episódio mais aceso é esta semana descrito por António Melo, director de actores de Espírito Indomável à Notícias TV.

Tudo se iniciou, segundo uma fonte da Plural Entretainment, por Vera Kolodzig não ter gostado de ser repreendida pelo seu director: “Tiveram uma troca de palavras muito emotivas porque a Vera não concordou com algumas das coisas que o Tó (António Melo) lhe disse”.


“Trocámos palavras acesas. O desentendimento, se assim quiser chamar, teve que ver com a trama. Eu defendia dramaturgicamente de uma maneira e a Vera achava que era de outra”, começa por explicar o também actor à referida revista.

O problema é que a discussão não foi só entre a protagonista e António Melo, uma vez que também Diogo Amaral fez questão de “defender” a namorada. “O Diogo chateou-se com o Tó, chegaram quase a vias de facto. Mas depois o Tó abraçou-o e disse-lhe: ‘Tenho um filho da tua idade, gosto muito de ti, mas não me tocas’”, explicou ainda a mesma fonte.


Já António Melo afirma que amizade com os dois colegas continua, apesar deste episódio: “Agressão física não. Uma pessoa chateia-se no momento, mas depois passa. Estas coisas são normais quando se está a criar, ainda mais numa novela líder de audiências, é isso que nos faz crescer profissionalmente”.


Apesar de tudo, a fonte da Plural Entretainment adianta que Vera Kolodzig ficou sentida com o episódio e pediu que deixasse de ser dirigida por António Melo: “A Vera quis deixar de ser dirigida por António Melo”. Todavia, o actor nega que a saída antecipada de Espírito Indomável tenha sido por este pedido da actriz: “Sai para dirigir Anjo Meu”, concluiu.


Quiosque: Notícias TV

Sónia Brazão protagoniza terceira minissérie da TVI


Depois da vilã Laura de Mar de Paixão, a actriz já tem um novo desafio na televisão de Queluz de Baixo: dar vida à personagem principal da terceira minissérie da TVI, garante a Telenovelas desta semana.


Redenção é o nome escolhido e terá como trio de protagonistas Sónia Brazão, que dará vida a uma mulher sedutora e bastante atraente, que disputará o coração da personagem de António Capelo com a outra face deste triângulo, que será interpretada por Melânia Gomes.


As gravações iniciam-se na última semana de Março e serão dirigidas por Artur Ribeiro, que também comandou a primeira minissérie de Queluz de Baixo, O Dom. Só que, desta vez, a seu lado o realizador terá Cristina Sílvio.


Redenção é a última de três minisséries que a TVI prepara para diversificar a sua oferta na programação, sendo que O Dom, O Amor é um Sonho e Redenção deverão ir para o ar durante o Verão ou na rentrée televisiva.


Quiosque: Telenovelas

TVI já tem concorrente para "Peso Pesado"

Depois de se ter pensado que Mulheres Ricas seria a grande aposta de Queluz de Baixo para concorrer com Peso Pesado, da SIC, eis que surge um novo desenvolvimento sobre as próximas apostas dos responsáveis da TVI.


Segundo a edição desta sexta-feira do Diário de Notícias, o verdadeiro “concorrente” do Biggest Loser português será a versão portuguesa de Ticket to the Tribes, Um Bilhete para as Tribos, em tradução literal. A aposta estava no segredo dos deuses até hoje e está já em fase de pré-produção.


O programa, um original da Eyeworks, é constituído por três famílias, de vários elementos, mas deverá ser diferente no nosso país, e as famílias serão substituídas por grupos de famosos, à semelhança do que o canal fez no passado, com Quinta das Celebridades ou Primeira Companhia.


A edição nacional de Ticket to the Tribes será gravada na Papua- Nova Guiné durante duas semanas, já em Abril, e posteriormente serão feitos os pivôs em Portugal. A aventura para os concorrentes inicia-se depois de descerem do avião. A vida confortável que antes tinham fica para trás e terão que se adaptar à vivência no meio das tribos mais remotas e primitivas do mundo, que é como quem diz, sem água quente, frigorífico, maquilhagem ou muitas outras mordomias ocidentais.


Os diferentes concorrentes terão que viver em casas feitas com estrume de vacas, dos habitantes da região, e alimentar-se-ão com aquilo que caçarem. Quem tem pavor de insectos, por exemplo, terá que se habituar a viver com eles, bem como muitos outros animais da mesma espécie.

Somente os tribais os poderão ajudar a ultrapassar os mais diversos obstáculos, que depois serão julgados por um Conselho Tribal. Os concorrentes que forem bem sucedidos continuam em competição, os restantes são expulsos.


Apesar de só agora se preparar para avançar com este programa, a TVI já anda de “olho nele” desde os tempos de José Eduardo Moniz, adianta a mesma edição do DN. E foi a própria Júlia Pinheiro, enquanto directora de Conteúdos, quem o chegou a analisar. Agora, prepara-se para apresentar um programa que concorrerá com The Ticket To the Tribes.


Será este o formato que marcará a estreia de Fátima Lopes no horário nobre? Ou irá Iva Domingues receber uma nova oportunidade? Há ainda a possibilidade de Um Bilhete para as Tribos não ter apresentadora. Quanto à TVI, não comenta esta notícia, mas na próxima segunda-feira apresentará à imprensa um novo programa de entretenimento.


Quiosque: Diário de Notícias

Revista de Imprensa 18/03/2011



 Sexta-feira, 18 de Março. A última Revista da semana!


Festival Eurovisão: Portugal na 1ª Semifinal em 16º lugar


Foi esta semana realizado o sorteio da ordem de actuação de cada país que irá participar na edição 2011 do Festival Eurovisão da Canção. Os Homens da Luta irão representar as cores nacionais e vão apresentar-se em 16º lugar no palco da primeira semifinal, que irá decorrer no dia 10 de Maio (terça-feira) em Düsseldorf.

A participação nacional neste certame europeu foi posta em causa nos últimos dias devido ao suposto teor político na letra da música dos Homens da Luta, mas a realização do sorteio veio acabar com estas mesmas suspeições garantindo aos representantes nacionais a participação na primeira semi-final do Festival Eurovisão que qualificará 10 países para a final de 14 de Maio.




Júlia Pinheiro queria Manuel Luís Goucha na SIC


Na semana em que se estreou nas manhãs da SIC, Júlia Pinheiro fez uma confidência à imprensa. Os oito anos que a ligaram à TVI deixaram profundas marcas na apresentadora, entre elas, a conhecida e forte ligação com colega Manuel Luís Goucha.

A começar a sua nova vida profissional na SIC, Júlia Pinheiro não esconde o desejo de trazer para Carnaxide o seu ex-parceiro de apresentação de Uma Canção Para Ti. Questionada sobre quem desejaria trazer da estação de Queluz de Baixo para trabalhar consigo na SIC, a apresentadora respondeu prontamente “o meu Manuel”, apesar de ressalvar a existência de diversas condicionantes, tais como, o contrato de exclusividade que liga Manuel Luís Goucha à TVI: “A rescisão desse contrato é muito complicada. Mas, se pudesse, trazia-o já!”, afirma Júlia.


CITAÇÃO DO DIA
"Não pulei nenhuma etapa e sempre lutei muito pelo que quis"
Filomena Cautela


NÚMERO DO DIA
17,6
O desempenho de Agora É Que Conta nas tardes da TVI continua a cair em flecha. Na última quarta-feira, por exemplo, Leonor Poeiras não conseguiu cativar pouco mais 200 000 espectadores, equivalentes a uma cota de mercado de apenas 17,6%. Uma péssima prestação de um programa que, aquando da sua estreia, em Setembro com Fátima Lopes, chegou a alcançar mais de 40% de share.

Quiosque: Mariana, TV Guia

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Júlia, outra vez...

Há dois dias alertei para a necessidade de resistir às leituras apressadas das audiências do novo programa de Júlia Pinheiro. Mas, à hora que escrevo estas linhas, já li comentários de gente da televisão que parece perceber pouco da poda. No primeiro dia, Querida Júlia consegiu bater Praça da Alegria, mas perdeu para Você na TV! De acordo com a Marktest, registou um interessante share de 27%. Ao segundo dia, porém, caiu para 20% e "perdeu" 80 mil espectadores. Ou seja, passada a estreia, que, naturalmente, cria ansiedade e curiosidade, os espectadores das manhãs, mais velhos e mais conservadores, voltaram às suas rotinas diárias, aos seus gostos antigos.



A televisão, disse-o nessa crónica e repito-o agora, é uma corrida de fundo, é uma simbiose entre a competência comunicacional de quem a faz e a capacidade de criar laços de afectividade com quem a vê. É isso que Jorge Gabriel, Sónia Araújo, Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha fazem há muitos anos naquele horário.


Não há razão para mudar, por enquanto. Aos poucos, os espectadores vão 'picar' a SIC, vão habituar-se a ver Júlia Pinheiro naquele horário e, de novo, naquele canal.


Quando agarrou as tardes da TVI, em 2007, Júlia Pinheiro tinha Fátima Lopes como opositora na SIC. Fátima era líder do horário vespertino, era a melhor e a mais popular. Só ao final de um ano é que As Tardes da Júlia ultrapassaram na média acumulada Fátima.


Aos espectadores e leigos na matéria permite-se tudo. Até o pensar que Júlia chegaria, via e vencia.Mas quem trabalha em televisão e quem escreve nos media sobre a indústria tem obrigação de perceber os ciclos longos que a movem. Mantenho o que escrevi: Júlia vai acabar por ganhar. Mas até lá vai ter de voltar a provar que é a melhor. Dia após dia.