11 de abril de 2011

Frente a Frente



Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um Frente a Frente! Depois das equipas de Perdidos na Tribo, esta semana o confronto é entre duas actrizes de O Dom, que estreia dentro de poucos dias, na TVI!



À semelhança de tantas outras actrizes, também Núria Madruga iniciou a sua carreira na moda, mas, actualmente, é uma das mais simpáticas e talentosas actrizes da nossa praça. Prestes a regressar aos ecrãs na pele da mística Catarina de O Dom, já sabemos de antemão que só voltará a marcar presença em alguma telenovela de Queluz de Baixo lá para 2012! É que a irmã de Dália Madruga está grávida de gémeos!

Quando falámos em fazer um Frente a Frente sobre actores da primeira minissérie da TVI, desde logo disse que queria escrever sobre Núria Madruga. Há muito que sou seu fã e é com bons olhos que tenho visto a evolução da sua carreira. Núria não é mais a pequena Vanda de Médico de Família ou a Felicidade de Saber Amar!

Hoje, ao olharmos para ela recordamo-nos, de imediato, dos seus últimos grandes papéis, como a Camila de Meu Amor ou a Joana de A Outra. Esta simpática e muito talentosa actriz já conquistou um lugar na ficção que se faz no nosso país e isso, ninguém lhe tira. Sem dúvidas que está num patamar bastante superior ao que tinha há uns anos e que a responsabilidade é cada vez maior. Mas, se até agora ainda não desiludiu, não o deverá fazer num futuro próximo, acredito eu.

Por tudo isto, não consigo entender como é que ainda não recebeu o desafio de dar vida a uma protagonista. Há muito que o merece e seria uma óptima forma de regressar aos ecrãs, depois de dar à luz os pequenos gémeos. Será que a TVI lhe vai dar este presente? Núria há muito que o merece e, nós, público português, também!

Ainda assim, até lá, resta-nos aguardar para ver o seu desempenho em O Dom, que estreia dentro de dias, para os lados de Queluz de Baixo.


(Imagem Mais TVI)


O seu olho azul não deixou ninguém indiferente em Mar de Paixão. Benedita, a personagem encarnada por Paula Lobo Antunes, acabou por surpreender os portugueses do primeiro ao último episódio da novela da estação de Queluz de Baixo.

Porém, antes deste grande papel há que relembrar que foi em Deixa-me Amar que a actriz começou a fazer história na TVI. Na pele de Lara Guerra, Paula Lobo Antunes mostrou à direcção de programas do canal da Media Capital que poderia ser uma estrela se assim o entendessem. Com o talento à prova, a actriz acabou por não deixar ninguém indiferente, sendo imediatamente convidada para outros projectos. Apesar de não ter participado em Meu Amor, produção que ganhou o Emmy de Melhor Novela Internacional, não tenho dúvidas que por onde quer que passe, Paula Lobo Antes consiga catapultar as luzes da ribalta sobre si.



Nesta próxima produção da TVI, O Dom, a actriz promete muitas surpresas e suspense aos telespectadores nacionais. Afinal, esta minissérie terá como base a premonição, uma capacidade que a personagem interpretada por Pedro Lima terá de encarar. Segundo uma declaração de Paula Lobo Antunes ao Diário de Notícias: "Estamos em crise, temos de ter consciência disso. Temos de saber inovar nesta altura". Considero que estas palavras conseguem resumir perfeitamente esta nova aposta da estação de Queluz de Baixo. Depois da típica história de amor, ou dos enigmas de Rui Vilhena, o canal da Media Capital presenteia agora os portugueses com uma produção que incluí mistério, aliado a algumas relações duvidosas e, como é óbvio, ao romance.

Espero de Paula Lobo Antunes uma personagem diferente e interessante, que lhe permita transmitir aos portugueses uma nova faceta da sua paixão pela representação. Depois da vilã Salomé em Flor do Mar, a estrela da TVI estreia-se agora num papel enigmático, mas totalmente atractivo. O juízo final cabe aos portugueses porém, e com as primeiras histórias deste Dom, tenho condições para prever um sucesso semelhante ao de Destino Imortal!


Venha daí mais um sucesso Paula!


Terminado um Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Assim, o duelo que confrontava as opinião sobre duas das tribos de Perdidos na Tribo - Famosos, teve os seguintes resultados:

Tribo dos ex-concorrentes de reality-shows, por Tiago Henriques - 78%

Tribo dos actores, por Diogo Santos - 22%

Falar Televisão



Publicidade e TV: Amor-ódio?

A publicidade e a televisão sempre foram duas grandes aliadas. Pode mesmo dizer-se, até certo ponto, que a televisão foi o amante da publicidade, enquanto esta estava casada com a imprensa e a rádio. Não é de todo mentira. Afinal, todos os meios, a certo ponto, passaram a temer o poder da imagem e do som.


Hoje importa perguntar: a publicidade ainda é o que era? Tem o mesmo efeito persuasor que tinha desde a sua génese? Ainda tem poder efectivamente, mas este vai decrescendo à medida que a própria publicidade se vai deslocando para a Internet, onde pode ser direccionada e mais ajustada, para um maior grau de eficácia. Se perguntarmos à maioria das pessoas o que pensa da publicidade na tv, a maioria vai dizer certamente que é muito longa (15 minutos, sensivelmente), que aproveitam nessa altura para mudar de canal e que as publicidades favoritas são as mais criativas ou humorísticas (são exemplo disso os anúncios MEO com os Gato Fedorento). Até aqui nada de novo. E se perguntarmos antes soluções? Já pensou qual seria a resposta?


Da minha parte, eu diria que 'fatiar' os blocos publicitários era um começo ou enveredar pelo product placement, mas com moderação. Uma outra solução, que tem sido posta em prática, são as parcerias e os patrocínios. Ocupam pouco tempo, muitas vezes são indícios incluídos no próprio programa e não causam transtorno ao espectador. Um exemplo disso é a parceria Peso Pesado e Holmes Place.


E você, o que acha da publicidade? Não será possível encontrar um meio-termo entre o financiamento dos canais e a diminuição da carga publicitária?



Final de "Uma Canção Para Ti" lidera domingo


Embora ainda não se tenha despedido dos telespectadores, a quarta edição do talent-show da TVI já elegeu o grande vencedor. E, mais uma vez, os resultados foram bastante agradáveis, à semelhança do que tem acontecido ao longo das últimas semanas.


Com uma audiência média superior aos 13%, o que equivale a perto de 1.300 mil espectadores, e um share médio de 41.1%, Uma Canção Para Ti foi o programa mais visto do último domingo.

Para trás ficou, mais uma vez, Portugal tem Talento, que, embora tenha sido o programa mais visto da SIC, conquistou apenas 8.3% de rating e 24.9% de share.


No compute geral, a TVI liderou o dia, alcançando 29.1% de quota de mercado média, seguindo-se o conjunto de canais por cabo e IPTV com 25.6%, a SIC, com 21% e a RTP com 20.5%.

Esta noite...


... não perca mais um duelo televisivo! Às 21:00, o Frente a Frente espera por si!
O vencedor está nas suas mãos!

Fala-se! 11/04/2011


Boa tarde. São 15:00h em ponto e está em linha o Fala-se desta segunda-feira.

Núria Madruga e Vasco Silva


Núria Madruga e Vasco Silva contraíram matrimónio a 11 de Setembro de 2010 e esperam agora não um mas dois bebes, é que a actriz além de estar grávida pela primeira, vez vai ser mãe de gémeos.

Núria Madruga vive um turbilhão de emoções e está bastante ansiosa com o aproximar do fim da gestação.

“O momento do nascimento vais ser o mais inesquecível da minha vida” disse à Notícias TV desta semana.


Simão Sabrosa e Rita Andrade

Depois das notícias que deram conta das separações entre Simão Sabrosa e Filipa Sabrosa e mais recentemente Rita Andrade e Nuno Ramos, surgem rumores que o futebolista e a apresentadora estão cada vez mais próximos,” Uma separação nunca é fácil e, nesta fase complicada da vida deles, têm-se apoiado muito um no outro. Eles já eram amigos, mas agora estão muito mais próximos disse uma fonte próxima da apresentadora do Fama Show à Vidas.

Quiosque: Notícias TV, Vidas

Júlia Pinheiro desmente "andar de rastos"


Há pouco mais de uma semana muito se falou sobre o estado de espírito da apresentadora, nomeadamente aquando da apresentação à imprensa da nova aposta da SIC, Peso Pesado. Todavia, em entrevista à Notícias TV desta semana, Júlia Pinheiro desmente “andar de rastos”.

“Qual de rastos, qual exausta!”, começa por dizer a comunicadora à referida publicação, acrescentando sem seguida: “Eu estou é cansada, mas não estou a morrer”.


Os motivos, esses, são simples: “Sinto-me cansada como qualquer mulher e mãe de família que se levanta de madrugada e se deita muito tarde. Mas estou óptima de saúde”, explicou.

A pouco menos de um mês de estrear a nova grande aposta da SIC, Júlia Pinheiro mostra, assim, estar pronta para a “luta” e sem medo de enfrentar o futuro.


Quiosque: Notícias TV

Bernardo Bairrão desvaloriza saída de Júlia Pinheiro


Embora a apresentadora já faça parte dos quadros de Carnaxide há mais de quatro meses, somente agora, um mês depois de se ter estreado na antena da SIC, é que o administrador da Media Capital vem a público falar sobre a saída de Júlia Pinheiro, em entrevista ao Diário de Notícias.


"A Júlia é uma grande profissional e estou certo que irá fazer um grande programa, mas vou torcer pelos nossos. Infelizmente, não posso ser sincero e dizer que desejo que o programa seja um grande sucesso de audiências. Espero, sim, que os nossos continuem a ser líderes", começa por dizer, acrescentando de seguida: "Não há pessoas insubstituíveis. Acho que há, sim, pessoas muito difíceis de substituir".


Apesar de tudo, Bernardo Bairrão acredita que a TVI possuí profissionais com capacidades de “continuar o trabalho de Júlia Pinheiro”, embora não seja muito fã de falar sobre quem sai de Queluz de Baixo: "Gosto pouco de falar de quem saiu. Gosto muito mais de falar das pessoas que entraram. Acho que fizemos reforços na casa que facilitam a continuação do trabalho que a Júlia fazia", concluiu.


A pouco tempo de completar um mês de antena, Júlia Pinheiro ainda não conseguiu colocar o seu Querida Júlia no topo da preferência dos portugueses.


Quiosque: Diário de Notícias

Responsável da TV Globo defende que ficção SIC "precisa de melhorar"


A parceria entre a estação de televisão portuguesa e a emissora brasileira é, para os responsáveis desta última, um caso de sucesso e um motivo de orgulho para quem nela trabalha. Todavia, ainda há arestas a limar. É em entrevista à Notícias TV desta semana que Eduardo Figueira, director do Projac fala sobre a ficção feita por terras lusas:


“Do que vi de outras produções mais antigas, cresceu bastante. A luz e os figurinos estão melhores, mas acho que precisa de melhorar mais”, começa por dizer, acrescentando de seguida: “Qual foi um dos pontos do seu sucesso? Aguinaldo Silva participou, não participou? Ele é apaixonado por Portugal, entende o povo, conversa com as pessoas e por isso já percebeu como é que deve ser feita uma novela no vosso país”, frisou.


No decorrer da conversa, Eduardo Figueira adiantou ainda que o objectivo da televisão de Carnaxide é “adquirir o jeito da TV Globo de fazer novelas”, até porque “A Globo pode ajudar na produção portuguesa ao passar este nosso jeito de fazer novelas, e que os nossos queridos portugueses estão já a pegar”.


A terminar, o responsável falou ainda sobre um dos novos projectos em cima da mesa fruto da parceria entre as duas estações de televisão: “Vai ser um arraso, um remake, vamos ver como é que vamos apoiar a SIC. Com certeza daremos profissionais e passaremos para os portugueses este nosso jeitinho. É isso que a SIC quer. Vamos derrubar os outros concorrentes”, concluiu.


Quiosque: Notícias TV

Matilde Alçada reforça "Sedução"


Ainda pode ser vista em Lua Vermelha, onde dá vida a uma personagem homossexual bastante polémica, mas tem já um novo projecto em mãos.


Segundo a edição desta semana da Correio TV, Matilde Alçada é o mais recente reforço do elenco de Sedução, não se sabendo, contudo, qual o seu papel.


Esta nova personagem marca ainda o regresso da actriz à TVI, onde brilhou em Morangos com Açúcar.


Quiosque: Correio TV

Revista de Imprensa-11/04/2011


Bom dia! Bem-vindo à rubrica Revista de Imprensa.

Jornal da Noite com novos conteúdos



Se a TVI prepara uma mudança na informação, o Jornal da Noite da SIC também vai contar com mais conteúdos.

A crise económica e a crise política, fizeram com que os portugueses estejam a pouco mais de um mês e meio para decidir quem vai ser o próximo primeiro-ministro.

O Jornal da Noite de Carnaxide aproveitou a situação e desde o inicio do mês de Abril mudou o seu registo, que consiste agora em “ mostrar o país em que vivemos e o país que somos, não nos limitamos a fazer uma análise superficial do estado geral das coisas” adianta à TV Guia o director geral da estação.

Clara de Sousa e Rodrigo Guedes de Carvalho, continuam na linha da frente na apresentação de um jornal que conta com mais entrevistas, reportagens, comentários e análises à situação do país.

Ao estilo do que aconteceu em 2009, Clara de Sousa não vai só ficar em estúdio, “vamos para o terreno, onde tudo está a acontecer “ afirma.

A SIC quer desta forma marcar a diferença em relação aos debates políticos.
Quer ser diferente mas ao mesmo tempo muito parecida com aquilo que é praticado nas cadeias televisivas como a BBC, CNN e Sky News.



Catarina Furtado quer representar




O novo programa de Catarina Furtado estreou no sábado mas a apresentadora, em entrevista à Correio TV manifesta vontade de regressar aos palcos, não para apresentar mas sim representar,”Estou com vontade de representar desde que a minha agenda o permita” afirma.

Numa altura de grande trabalho, em que a apresentadora se divide entre o programa Quem Tramou Peter Pan? e a preparação da terceira série de Príncipes do Nada, Catarina não desiste dessa vontade e já anda a ler algumas peças de teatro que pondera levá-las a palco.

Ela poderia representar na televisão através da participação em novelas por exemplo mas é algo que não a atraí muito, porém ao falar-se em séries, aí o caso muda de figura e é bom relembrar a participação em Cidade Despida onde teve o papel principal.

O futuro de Catarina depende da RTP e neste momento passa pela sua ligação aos documentários sobre as desigualdades sócias no mundo, algo que deixa apresentadora bastante feliz.


Citação do Dia:
"Pensei que ia morrer"
Lili Caneças, a propósito do incidente na entrada para o Baile da Rosa



Curiosidade do Dia:


Os concursos de televisão Um contra Todos e Pegar ou Largar dos canais de televisão RTP e SIC respectivamente vão ser adaptados para a web. O contrato foi feito entre a produtora Endemol e o Facebook, rede social que deve ter os jogos disponíveis até ao final do Verão.


Quiosque:TV Guia, Correio da Manhã, Notícias TV, Diário de Notícias

Pedro Ferreira vence "Uma Canção Para Ti"


Oito semanas depois do seu início, o talent-show da TVI elegeu hoje o seu grande vencedor.


Numa edição que não teve Júlia Pinheiro na condução, mas sim Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha e que teve Sofia Ribeiro e Vítor Fonseca nos lugares de Helena Vieira e Pedro Granger, contou com muito, muito talento.


E, mais uma vez, foi um menino a levar a melhor. Pedro Ferreira, com 36.4% dos votos dos portugueses sucede, assim, a Guilherme Azevedo! Uma decisão que em muito agradou ao grupo de jurados, que há muito o elogiavam!

Trial Portugal e Gimnocerco na final de "Portugal tem Talento"



Chegou ao fim a penúltima semi-final do talent-show da SIC. E mais dois finalistas foram escolhidos. Depois de uma votação muito renhida, os Gimnocerco foram quem recebeu uma maior percentagem de votos, alcançando assim o passaporte para a grande final.


Os Crash e os Trial Portugal ficaram nos restantes lugares do pódio e, mais uma vez, a decisão de Conceição Lino, José Diogo Quintela e Ricardo Pais foi unânime: os dois jovens com talento para as bicicletas estão na grande final de Portugal tem Talento.


Já no final do programa, Bárbara Guimarães adiantou que o público português escolherá, na próxima semana, o décimo terceiro finalista do talent-show da SIC, de entre oito eleitos pelo grupo de jurados!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Vão vir 'chaters'

O preconceito faz parte da natureza humana. A maior parte de nós jura a pés juntos que, não senhor, não é preconceituosa, mas, depois, vai-se a ver, lá está o maldito como o azeite, sempre ao de cima. José Alberto Carvalho, o novo director de informação da TVI, confirmou nos últimos dias uma informação que a revista de TV do DN já tinha avançado há uma semana: Judite Sousa vai acompanhar em directo de Londres o casamento real de William e Kate, marcado para dia 29.



E, ou me engano muito, ou não faltará muito tempo para a classe jornalística iniciar a sua costumeira pesporrência em blogues, Facebooks e fóruns de discussão, sobre a questão. Na substância, ela é pouco importante, mas mostra bem a massa de que somos feitos. E haverá rapidamente quem diga que a nova directora adjunta de Informação da TVI, que já entrevistou Tony Carreira, António Feio ou Simone de Oliveira quando estava na RTP, se está a tornar popularucha para se adequar ao público da TVI.


É um disparate, claro. Não só Judite Sousa já mostrou quão camaleónica e versátil pode ser (o que significa quão competente pode ser...), como o casamento real é um dos acontecimentos do ano em todo o mundo, até porque nele se discutirá não só o futuro do seguramente próximo rei de Inglaterra, como a relação das monarquias com os súbditos, em tempos de crise e de crises das Repúblicas do Velho Continente.


Em apenas um dia, o Reino Unido espera facturar mais de mil milhões de euros, produto da cobertura da operação televisiva, do encaixe publicitário, da visita de turistas, das viagens, dos hotéis e de todo o merchandising em torno do casamento do príncipe. Pode não ser tão lucrativo como o melhor jogador chines de Paulo Futre, mas será seguramente para a Inglaterra um negócio... da China.