23 de agosto de 2010

Frente a Frente


Boa Noite! Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta semana!

Depois de Bom Dia Portugal e Diário da Manhã terem estado em análise, é a vez de Iva Domingues e Merche Romero dividirem as opiniões!


A primeira imagem que tenho de Iva Domingues está, evidentemente, ligada ao Quem Quer Ganha. Afinal de contas, foi este o seu primeiro grande projecto televisivo, pelo qual deu a cara por um grande período de tempo. A meu ver, era aqui que estava como peixe dentro de água. Tinha empatia com os concorrentes, sabia captar a atenção do público. Mas, como qualquer profissional, também esta apresentadora quis dar o salto para um formato maior, noutro horário, um desafio ainda mais aliciante.

Foi por isso que a vimos em Novos Aventureiros ou em A Bela e o Mestre, por exemplo. Confesso que a sua participação nestes programas ficou um pouco aquém daquilo que sabe, a meu ver, claro. Não esteve muito à-vontade e, neste último, penso que muita gente criou o estigma de que, à semelhança das “Belas e Burras” que integravam o programa, também Iva fazia esse papel, o que está completamente errado.

Terminada esta “aventura”, a apresentadora regressou ao seu Quem Quer Ganha, mas já nada era como dantes. E, talvez por isso, também a própria decidisse que era altura de se despedir, definitivamente, deste formato. Ainda passou pelas manhãs, em substituição de Cristina Ferreira, quando esta entrou em licença de maternidade, onde, a meu ver, esteve muito bem, até que a TVI lhe deu um programa no seu canal por cabo. Em As Notícias das Estrelas pudemos ver uma Iva empenhada, trabalhadora e com vontade de fazer melhor, possivelmente, à espera de que o canal lhe desse uma “verdadeira oportunidade”. Mas, ela ainda não surgiu. E, é com muita pena que constato esta realidade.

A bracarense é, talvez, um dos casos mais “flagrantes” de pouco aproveitamento por parte da estação pela qual dá a cara. A minha pergunta é, porque razão a TVI se dá ao luxo de deixar uma apresentadora deste calibre “na gaveta”. Sim, eu sei que, actualmente, ela está na condução de Depois da Vida, mas parece que, num futuro próximo, poucos projectos lhe serão concedidos. Será mesmo necessário ir buscar gente à concorrência, quando se tem um talento tão bom? Porque razão Iva Domingues nunca rendeu Júlia Pinheiro nas suas Tardes? Dizem as más-línguas que as duas não se dão muito bem. Será verdade, será mentira? Não sei, mas não deixa de ser estranho.

A meu ver, deveria ser ela a eleita para conduzir as emissões diárias de Secret Story. Porquê dar ainda mais trabalho a um actor que se prepara para interpretar um grande vilão numa telenovela? A apresentadora já deu provas de que consegue!


Tudo isto são questões que dividem a crítica. Mas o certo é que, muito provavelmente, vamos ter que esperar muito para poder voltar a vê-la à frente de um programa. Pelo menos na TVI.

Por tudo isto, ainda não consegui perceber os motivos pelos quais nenhuma outra estação tentou levar Iva Domingues para os seus quadros. A SIC, em tempos, chegou a ser dada como o seu próximo desafio profissional, mas tal situação nunca se tornou numa realidade. Não estará agora na hora de pensar melhor nisso? É certo que, talvez o convite nunca tenha sido feito, ou até que a apresentadora não se queira mudar, mas, não deixa de ser estranho.

Já que, dentro em breve Rita Ferro Rodrigues entra em licença de maternidade, porque não apostar na sua “grande amiga Iva”? Talvez ela fosse a substituta ideal.


Há talentos que não se podem desperdiçar e, embora ainda não tenha a experiência de Júlia Pinheiro ou Fátima Lopes, Iva Domingues tem muito a acrescentar à televisão portuguesa, tal como pôde ser visto recentemente em Depois da Vida, onde tivemos a oportunidade de ver uma Iva a dar conta do recado e a conseguir transparecer muita emoção para os telespectadores. São pessoas assim que se destacam, que brilham e, com um excelente profissionalismo, e uma beleza acima da média, esta apresentadora merece que o seu valor seja reconhecido.

Caso contrário, é uma flor que se perde, num jardim cheio de urtigas, como é a televisão actualmente.


Merche Romero é uma das caras mais conhecidas da nossa televisão.


Começou na já extinta NTV até se estabelecer, durante largos anos, nos talk-shows da RTP1. E foi aí onde ganhou o principal protagonismo e fama. Ao lado de José Carlos Malato, de Jorge Gabriel, de Sónia Araújo, de Marta Leite Castro, Merche notabilizou-se no pequeno ecrã através da sua inconfundível energia e de um salero contagiante, puxando às suas raízes espanholas.




Ao longo dos anos da sua carreira, Merche, tal como todos os profissionais, passou por grandes sucessos mas também por enormes fracassos. Exemplo desses fracassos foi o programa feito à sua medida nas manhãs de fim-de-semana da RTP, em 2007. Factor M foi, talvez, o maior fracasso da carreira televisiva de Merche Romero e, simultaneamente e ironicamente, foi a maior aposta na carreira da espanhola, já que este era um programa feito à sua medida, a começar pelo nome.


Isto leva-nos a especular qual o verdadeiro papel de Merche Romero na televisão portuguesa. Merche não pode ser considerada uma verdadeira apresentadora. Quando posta à prova sozinha, quer em Factor M quer na substituição de Fátima Lopes, mais recentemente, Merche Romero falhou bastante no que toca a algumas capacidades básicas de um apresentador.

Por tudo isso, a irmã de Óscar Romero não é uma verdadeira apresentadora mas sim uma entertainer, que gere um programa de televisão de uma forma bastante peculiar. Como forma de exemplo, ela é uma espécie de João Baião no feminino.

Mas esta ‘designação’ não pode servir de justificação para que Merche Romero esteja a ser tão desaproveitada em televisão. Nos últimos anos na SIC, a apresentadora começou por substituir Fátima Lopes nas manhãs do canal, passou pelo SIC Ao Vivo no Verão e no último ano apenas apresentou os especiais pontuais Companhia de… Obviamente que ninguém gosta de ser usada de forma descartável, mas era isso que acontecia entre a SIC e Merche Romero. A apresentadora acabou por sair no início deste Verão, sem qualquer projecto na estação em calha para o curto prazo.

Mesmo sem ser uma apresentadora conveniente, a Merche entertainer perece um espaço na televisão nacional e é pena que isso não aconteça!



Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre Bom Dia Portugal e Diário da Manhã:

Diário da Manhã, por Tiago Henriques - 54%

Bom Dia Portugal, por Pedro Esteves - 46%

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
às 21.00, entra em linha o Frente a Frente desta semana.

Tudo a mexer


1. Estranho objecto, esse Sexy Ana Malhoa, que a produtora BeActive emite agora no Portal Sapo. Basta ver um episódio para perceber o quão difícil seria reunir maior colecção de clichés sobre a "rebeldia" e a "sensualidade". Afinal, a evolução da televisão passa inevitavelmente pela procura de novas plataformas e pela idealização de novos formatos, mas não pode nunca dispensar-se, no que diz respeito aos conteúdos, do inevitável mau gosto das massas. O que tem, naturalmente, uma dimensão lamentável, outra dimensão consoladora e outra dimensão ainda sintomática. Independentemente dos avanços tecnológicos, a televisão kitsch continuará a existir. Independentemente dos avanços tecnológicos, ainda serão as pessoas a decidir o que será a televisão. E nenhum projecto de media pode ser realizado neste mundo à margem do público existente.



2. Interessante de seguir, o debate internacional sobre como será a Google TV, como poderão aderir ao projecto as estações tradicionais e de que forma poderão elas garantir a observância dos seus direitos, incluindo uma fatia justa das receitas de publicidade e uma adequada protecção contra a pirataria. E, no entanto, não deixa de ser estranho que, perante o provável lançamento da nova plataforma já em Outubro, cadeias como a CBS, a ABC, a Fox e a NBC tenham ainda tantas perguntas e tão poucas respostas, argumentando em favor os seus interesses a possibilidade de simplesmente não aderirem ao processo. Perigoso. Como sempre aconteceu, a Internet (e a Google em particular) dispara primeiro e pergunta depois. Falha muitas vezes, mas quando acerta torna-se imparável - e quem não está na carruagem com ela já não entra.


Esta noite..


..mais um duelo no Frente a Frente. Todas as segunda-feiras ele está presente no Televisão-Opinião. Vai querer ficar de fora?

Castings de "Operação Triunfo" começam a 11 de Setembro!

Já são conhecidas as datas da fase de castings da quarta temporada do talent-show da RTP. A notícia é avançada pela página oficial da Operação Triunfo no Facebook, que informa que os testes se iniciarão a Norte, no dia 11 de Setembro, pelas 8 horas da manhã no Coliseu do Porto.

Depois de descobrir os talentos do norte do país, a equipa muda-se para a capital, no dia 18 de Setembro, onde será dada a oportunidade de os jovens lisboetas mostrarem os seus dotes vocais. O casting realizar-se-à no Teatro Tivoli.


Com o anúncio das datas da primeira fase de selecção, começa a perceber-se que, muito provavelmente, o programa só chegará aos ecrãs em meados de Outubro, não havendo ainda uma data oficial para a estreia. Será esta uma forma de dar uma oportunidade aos eliminados de Ídolos?

Fala-se! 23/08/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao primeiro Fala-se! desta semana!


José Carlos Pereira


A uma semana de partir para a Indonésia, onde fará tratamentos durante três meses, o actor aproveitou para ir de férias até ao Algarve, onde deu um concerto no Sasha Summer Sessions.


E, segundo a Nova Gente desta semana, arranjou também uma nova paixão que, todavia, já terá acabado, tal como adiantou uma fonte à referida revista: "Ele deu-lhe um vestido muito bonito. A miúda está encantada. No entanto, uma destas noites, ela saiu do bar onde trabalha e foi ter com ele ao hotel, fartou-se de ligar-lhe, mas ele não atendeu. Ela estava tristíssima, mas já voltou tudo ao normal".

Resta saber se tudo isto não passará de um "amor de Verão".




Marta Leite Castro


Um mês depois de ter se ter ficado a saber que a apresentadora namorava com Jonathan Sampaio, parece que o relacionamento entre os dois já terminou.


Quem o revela é o Correio da Manhã, que falou com uma fonte próxima de Marta Leite Castro: "A Marta está muito dedicada à sua vida familiar, à filha Mia e ao trabalho. Só quando aparecer uma paixão verdadeiramente arrebatadora é que se irá entregar. Até lá, prefere estar sozinha", revelou a referida fonte.


Apesar de tudo, nenhum dos dois jovens comentou a notícia.


Quiosque: Vidas, Nova Gente, Correio da Manhã

Parabéns, Joaquim Monchique!



É um dos actores mais conceituados da nossa praça. Habitualmente ligado ao humor e a Herman José, Joaquim Monchique é muito mais do que o humorista que vemos por diversas vezes no ecrã. É uma força da natureza.


Hoje o dia é especial, afinal de contas comemora o seu quadragésimo segundo aniversário. E aqui estamos nós para lhe desejar as maiores felicidades!



Parabéns, Joaquim Monchique!

Revista de Imprensa 23/08/2010


Segunda-feira, dia 23. Bem-vindo à edição de hoje da Revista de Imprensa!


Nuno e Rita satisfeitos com a primeira semana em dupla no Companhia das Manhãs


Uma semana depois de Nuno Graciano ter começado a substituir Francisco Menezes na condução do Companhia das Manhãs juntamente com Rita Ferro Rodrigues, o balanço feito pela dupla de apresentadores é bastante positivo.
"O meu Nuno é como andar de bicicleta: nunca se esquece", começou por afirmar Rita Ferro Rodrigues, mostrando assim um enorme à-vontade com o eterno parceiro de apresentação, ainda para mais depois de quase três anos em trabalho de equipa no extinto Contacto: "Estivemos mais tempo um com o outro do que com os nossos respectivos, e claro que é sempre um prazer trabalhar com um dos meus melhores amigos que já está quase na dimensão de irmão", afirmou orgulhosa Rita.
Nuno Graciano também partilha da mesma opinião, mostrando satisfação ao voltar a trabalhar com Rita Ferro Rodrigues: "Com a Rita, trabalho de olhos fechados", considerou.
Esta dupla vai continuar a animar as manhãs da SIC até à próxima sexta-feira, altura em que Francisco Menezes regressa de férias e retorna ao seu lugar.
.
.
Roberta Medina acredita no sucesso de Ídolos 4


Questionada sobre se haverá espaço para mais uma edição do concurso Ídolos já em Setembro próximo, a jurada do programa, Roberta Medina, é peremptória na resposta: "Sem dúvida. Tivemos uma sorte incrível porque a última edição foi um fenómeno. A dupla João Manzarra/Cláudia Vieira é imbatível. E o programa, apesar das más criações do Manuel [Moura dos Santos] e do Pedro [Boucherie Mendes], era doce", afirmou divertida.
Desta forma, a responsável do Rock In Rio acredita no sucesso desta continuidade do concurso, idêntica à praticada na versão norte-americana, principalmente depois das prestações mostradas na última edição portuguesa: "Comentava-se muito que a atitude dos concorrentes das primeiras edições para esta última não tem nada a ver. Quatro anos depois os participantes já dançam, já são mais criativos, mais livres, mais cultos. A partir desse momento passa a ser muito mais fácil ter um programa continuado, como acontece nos EUA", disse.

A filha de Roberto Medina mostra-se assim confiante na nova temporada do Ídolos e aproveitou para tecer bastantes elogios aos concorrentes da terceira edição: "O retrato daquele grupo dá uma imagem muito optimista deste País", elogiou.
.
.
CITAÇÃO DO DIA
"As pessoas queriam muito uma novela como Ninguém Como Tu ou Tempo de Viver"
Rui Vilhena


CURIOSIDADE DO DIA
Uma das hospedeiras da nova série da RTP, Voo Directo, já foi Miss Angola no ano de 2007. Para além da representação, Micaela Reis já tem também uma carreira sólida no mundo da moda tendo também participado no certame Miss Universo, chegando a ser uma das dez finalistas.
.

Quiosque: Correio TV, Telenovelas