15 de fevereiro de 2010

Frente a Frente

Boa noite. Seja bem vindo ao Frente a Frente desta semana. O duelo de hoje ocorre entre Clara de Sousa e Judite Sousa.


Ela não é Manuela Moura Guedes e não apresenta o Jornal Nacional. Ela é Clara de Sousa e actualmente dá a cara pelo Jornal da Noite. Jornalista de profissão, a pivô começou na rádio. Passou pela RTP, e esteve nos primeiros tempos da TVI. Todavia, é na SIC que dá que falar.

Ainda me recordo dos primeiros tempos de SIC Notícias e de vê-la a apresentar os blocos noticiosos. Perguntava-me “Onde andou durante tanto tempo esta senhora?”.
Clara de Sousa é, efectivamente, uma das melhores pivôs da nossa praça. Tem imagem, boa voz, empatia com as câmaras e sabe estar. Pode não assumir funções na direcção de informação, como Manuela Moura Guedes ou Judite Sousa, mas não é por isso que lhes fica atrás. Um dos seus testes de “fogo” foi o recente debate entre Manuela Ferreira Leite e José Sócrates no qual desempenhou a função de moderadora. Esta função valeu-lhe os melhores elogios e deixou a critica ainda mais “rendida”.

Para além da informação, a pivô também já experimentou o entretenimento. Foi em 2007 que deu o “ar da sua graça” enquanto jurada de
Família Superstar. Neste programa pudemos ver uma outra Clara de Sousa, com algumas diferenças da Clara de Sousa que conduz os noticiários. Mas, segunda a própria, não passou de um trabalho esporádico. “Eu sou jornalista. É a minha profissão, é o que faz sentido para mim. Tudo o resto foram situações pontuais, divertidas. A ninguém na SIC passou pela cabeça que eu fosse enveredar por outras áreas. Já me conhecem o suficiente.”

Paralelamente a tudo isto, Clara de Sousa é uma das mais bonitas figuras públicas do nosso país. Prova disso é o facto de ter sido eleita por duas
vezes como a mulher mais sexy de Portugal. Contrariamente ao que Manuela Moura Guedes disse em tempos, a antiga companheira de Rodrigo Guedes de Carvalho não dedica todo o seu tempo a pensar nessa distinção, mas sim a desempenhar da melhor forma as suas funções enquanto jornalista.

Sem Clara de Sousa, a informação SIC, perderia beleza e profissionalismo, sem dúvida. Eu voto, Clara de Sousa, claramente!



Quando penso em Judite Sousa, penso na Grande Entrevista, programa emblemático da RTP1. Quando penso neste programas, penso na quantidade de personalidades que a pivô da estação pública já teve a possibilidade de fazer perguntas. À sua frente já teve os mais conhecidos políticos, desportistas, pintores, escritores, economistas, entre outros.
Isto só se consegue, sendo-se uma grande profissional, tal como Judite o é.
Para além do programa de entrevistas da RTP1, tem a seu cargo a condução de Notas Soltas, com António Vitorino, função que acumula com o cargo de directora-adjunta da Direcção de Informação da estação pública.
Três difíceis tarefas para uma só pessoa, mas que Judite consegue salientar-se pelo seu profissionalismo.

Quando pensamos nos três principais canais generalistas, e temos em conta as mulheres jornalistas que neles se destacam, pensamos em quem? Judite de Sousa na RTP1, Clara de Sousa e talvez Maria João Ruela na SIC, e a "extinta" Manuela Moura Guedes na TVI.

Enumerei quatro profissionais femininas num mundo jornalístico denominado por homens. Se formos ainda mais fundo, perguntamos agora quem costuma, em termos de mulheres, fazer as entrevistas às chamadas pessoas importantes? Na RTP1, Judite de Sousa, na SIC, e de vez em quando, Clara de Sousa, na TVI, não existem.

Aqui se percebe o valor que a profissional da estação pública tem na televisão portuguesa. Ela é das poucas mulheres utilizada por um canal, para conduzir momentos jornalísticos bastante importantes.
Por exemplo, quem é que a RTP1 escolheu para entrevistar José Sócrates, quando este deferiu o Jornal Nacional, como um noticiário "travestido"? Exacto! José Alberto Carvalho e Judite Sousa. E sejamos sinceros: quem esteve melhor na condução dessa entrevista? Na minha opinião, Judite Sousa. Basta ter em conta, o momento em que José Sócrates começa a dissertar contra o noticiário de Manuela Moura Guedes. Quem é que o trava? Não é José Alberto Carvalho, é Judite Sousa. Relembre-mos agora esse momento.



Para mim, Judite Sousa é sem dúvida uma grande profissional. Em termos de mulheres jornalistas pivôs, a melhor. Clara de Sousa é igualmente uma boa profissional. No entanto, ainda não está ao nível da jornalista da RTP1. Isto porque a estação de Carnaxide ainda não lhe permitiu "esticar". No caso de Judite Sousa, isso já ocorreu, e continua a suceder. E ainda bem!

Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Bárbara Guimarães/Catarina Furtado:


Bárbara Guimarães, por Tiago Henriques -51%
Catarina Furtado, por Diogo Santos -49%

Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca mais um Frente a Frente.


Claramente Justo

Num mundo onde ser mulher parece ainda ser um handicap (como se o sexo, a cor do cabelo, o tom do casaco, a orientação sexual ou os gostos gastronómicos tivessem alguma coisa que ver com competência...), é justo apontar o caso de Clara de Sousa na condução do principal jornal da SIC. Com a saída de Judite Sousa da apresentação do Telejornal em 2008, e com excepção para os jornais de fim-de--semana, os principais blocos informativos são apresentados por homens.

Clara de Sousa destaca- -se. Não só por ser mulher, mas por ser competente... e mulher. Clara é eficaz perante a câmara - é bonita e telegénica; tem boa voz e excelente dicção; sabe fazer as perguntas certas, num estilo sereno mas firme.

Não estão em causa, evidentemente, as capacidade já demonstradas por José Alberto Carvalho, Rodrigues dos Santos, João Adelino Faria, Rodrigo Guedes de Carvalho, Pedro Pinto e José Carlos Castro. Cada um deles, dentro do seu estilo, com as suas idiossincrasias e registos próprios, tem o seu espaço, mas não deixa de ser curioso que num País em que há mais elas do que eles nas faculdades e na profissão, haja tanta relutância em dar espaço nobre de antena a pivôs femininas.

Esta desigualdade no acesso às primeiras linhas não é um exclusivo da televisão, como se sabe. Os jornais estão cheios de homens nas direcções e os dedos de uma mão chegam para contar o número de mulheres nos conselhos de administração das empresas cotadas no PSI-20. No dia em que nós acharmos que não somos os melhores, o mundo será infinitamente mais saudável...

Esta semana "contradiz-se" no "5 Para a Meia Noite"

Esta semana, o "5 Para a Meia Noite" é dedicado ao verbo contradizer. Para começar a semana, Filomena Cautela estará à conversa com Sandra Barata Belo e com a encenadora Cláudia Lucas Chéu. No programa de amanhã é a vez de Fernando Alvim receber Domingos Machado, um transformer há várias decadas conhecido por Belle Dominique. Quarta-feira é a vez de Marco Horácio "contradizer" Nilton. Os convidados de Pedro Fernandes e Luís Filipe Borges ainda não são conhecidos.

Fonte: Diário de Notícias



É noticia - João Manzarra poderá apresentar "Idolomania"

Já é conhecida a data de mais um espetáculo de "Idolomania". No último dia do mês de Março, a tournée de "Ídolos" desloca-se até à ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores. Paralelamente a esta afirmação, ficou-se ainda a saber que para além dos dez finalistas em palco, alguns dos espectáculos contarão com a apresentação de João Manzarra. "Neste momento, estamos ainda aver a minha disponibilidade para o projecto porque vou ter que o conciliar com o outro que a SIC tem para mim. É verdade que me fizeram o convite, faz todo o sentido e adorava fazer, mas não sei se poderei estar em palco em todos os espectáculos", disse o colega de Cláudia Vieira ao 24 Horas.

Hoje às 21:00


Não perca!

Curiosidade - Carlos Costa recebeu convites para o "Festival da Canção"

Foi recentemente que Carlos Costa demonstrou a sua vontade em ir ao "Festival da Canção". Para o programa deste ano, o concorrente de "Ídolos" chegou a receber alguns convites. Segundo a Notícias TV, uma das músicas que lhe ia ser oferecida está entre os 24 temas finalistas. "Canta Por Mim", escrita por Carlos Coelho e produzida por Adrej Babic foi dada a ouvir a Carlos Costa que, devido ao contrato que o liga à Freemantle e à SIC, teve que recusar. Perante esta situação, o tema acabou por ser interpretado por Catarina Pereira, antiga concorrente de "Família Superstar".

Audimetria 14/02/2010

Em noite de final de "Ídolos" a SIC voltou às vitórias. Com 30% de share, a estação de Carnaxide levou a melhor sobre as suas rivais. TVI e RTP ficaram separadas apenas por 0.1%, com vantagem para a estação de Queluz de Baixo.

Em noite de final, "Ídolos" foi sem dúvida o vencedor do dia. Apesar de já ter feito melhores resultados, o talent show conseguiu ficar em primeiro lugar do top5 com 13.3% de rating e 40.8% de share. Também o "Telejornal" levou a melhor sobre a concorrência. O bloco noticioso da RTP fez 12.7% de rating e quase 35% de share.

Apesar da forte concorrência na estação de Carnaxide, as telenovelas da TVI conseguiram bons resultados. "Meu Amor" conseguiu 12.8% de rating e 34.8% de share, enquanto que "Deixa Que Te Leve" fez 11.6% de rating e 36.1% de share. Com uma excelente antecedência, "As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa" também não esteve mal. Conseguiu 9.8% de rating e 26.3% de share.

Revista de Imprensa 15/02/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta segunda-feira.

Manuela Couto promovida
Depois do excelente trabalho como directora de actores em "Equador", Manuela Couto assume agora novas funções dentro da Plural Entertainment. A actriz é a nova coordenadora do Departamento de elenco, ou seja, agora é ela "que decide".

"O Preço Certo" comemora 1500 emissões
Foi a 11 de Fevereiro de 2002 que "O Preço Certo" estreou na televisão Pública. Inicialmente conduzido por Jorge Gabriel, foi Fernando Mendes que impulsionou o programa para o sucesso. Oito anos depois, este é um dos formatos de maior sucesso da RTP. José Fragoso não esquece este feito e está a preparar, juntamente com a produção de "O Preço Certo", uma transmissão especial comemorativa das 1500 emissões do programa, a 20 de Março. Fernando Mendes falou à Notícias TV sobre alguns pormenores desse dia: "Vamos fazer uma emissão especial que, em príncipio, será em directo a partir de Alvas (Algarve). Terá uma duração de duas horas e vai contar com algumas actuações de música, acordeão e folclore."

"Cuidado com a Língua" de volta à RTP
É já no próxmio dia 24 de Fevereiro que Diogo Infante regressa à antena da RTP. O actor volta a ensinar a falar e escrever correctamente a nossa língua, na nova temporada de "Cuidado com a Língua", todas as quartas-feiras, após o "Telejornal".


CITAÇÃO DO DIA

"A 'Delfina' tem um lugar especial no meu coração"

A frase de hoje é da autoria de Susana Mendes.





Fala-se de: Solange F.
A antiga apresentadora de "Curto Circuito" foi mãe na passada terça-feira. O nome escolhido para a menina foi Nuna Rosa, e no fim de semana passado quando saiu da maternidade, Solange F. disse que a filha "era linda", ao invés de falar como a filha foi concebida.

Fontes: Notícias TV, Correio TV, 24 Horas, TV Guia

Diário de um Ídolo

Boa noite! Terminada a gala de Ídolos é o momento de lhe trazer a análise mais rápida. Está em linha o Diário de um Ídolo!

E o novo Ídolo de Portugal é: Filipe Pinto

Uma vitória merecida pelo seu esforço e crescimento ao longo do programa. Apesar de os dois serem vencedores, foi Filipe Pinto que conseguiu "agarrar" o maior número de votos do público português. Público esse que é soberano e fez-se manifestar. Ao vencedor, o Televisão-Opinião deseja as melhores felicidades, bem como a todos aqueles que fizeram com que esta terceira temporada de Ídolos se tornasse no sucesso que constatamos actualmente.

Passemos agora à análise da derradeira gala.

O inicio da noite foi magnífico. A ideia de criar um ring no palco foi bastante inteligente e levou o público ao delírio.

O medley inicial foi muito bem pensado. Pena não participarem todos os 15 finalistas. Mas, ainda assim, é de louvar a ideia. Um mix de músicas muito actuais, finalizado com “Viva La Vida” dos Coldplay, em que os dois primeiros classificados já entravam foi bastante bonito.

Nota alta para o público. Em jeito de concerto, a penúltima gala de Ídolos, conseguiu criar um ambiente fantástico proporcionando ao público que estava em casa uma óptima sensação.

Passemos então à análise das actuações.

O primeiro tema de Diana demonstrou mais uma vez a excelente cantora que ela é. Notei alguns problemas inicialmente, mas após retirar o auricular, a candidata de Lagos conseguiu soltar-se. Merece nota alta pela reacção que provocou no público. Não me tinha apercebido do seu estado, o que só prova a enorme vontade que tem em vencer, caso contrário, não conseguiria estar em palco.

Filipe trouxe mais uma excelente interpretação até ao público com o seu primeiro tema. Poucas diferenças se notaram relativamente a outras actuações, mas mesmo assim merece nota positiva. O brilho dos seus olhos foi uma constante e demonstrou mais uma vez aquilo que sente ao cantar.

A brincadeira com a “mão no bolso” de Pedro Boucherie Mendes é a prova de que o júri também sabe entrar na “onda” do público.

Já a actuação de Filipe e Diana com Laurent Filipe foi um dos momentos altos da noite. Brilhante a forma de tocar do jurado e magnifica interpretação dos dois concorrentes. Todavia, achei Diana um pouco superior a Filipe. O público gostou e fez-se ouvir.

“Mercy” demonstrou mais uma vez a Diana versão pop. Foi muito bom recordar o seu primeiro casting e ver a interpretação que deu ao tema. A interacção com os bailarinos também foi muito boa. Voltámos a ver o sorriso que esteve ausente no primeiro tema.

Ouvir novamente Filipe a cantar Pearl Jeam acompanhado da sua guitarra foi como que relembrar o miúdo indeciso que apareceu no primeiro casting. Como “amadureceu” este rapaz! A ovação do público foi mais que merecida. A garra com que cantou foi digna de um artista com uma carreira conceituada. O grito de contentamento que deu foi mais uma prova de que aquele era o “verdadeiro” Filipe Pinto.

O Ídolos do futuro foi uma ideia simplesmente muito boa. Nota alta para quem a teve e para os pequenos talentos que acederam ao apelo da produção. Achei a actuação dos GNR desnecessária. O tempo que ocupou poderia muito bem ter sido dado aos finalistas, que poderiam ter interpretado outro medley. Penso que nesta fase do jogo, já não valia a pena uma actuação de um convidado especial.

Gostei mais de ver Carlos a cantar “Paparazzi” desta vez. Mais seguro, mais solto, arrasou. Com uma interpretação ao seu estilo provocou a ovação do público. Talvez o facto de não estar em competição tenha contribuído. Rever Mariana e Mel foi como que voltar um tempinho atrás. Duas vozes muito boas. A interacção entre as duas foi muito agradável e conseguiram proporcionar um grande momento. Tinha saudades, de ambas. Catarina e Solange recordaram um tema cantado por Carolina. Duas “gatas” que puseram a plateia inteira a dançar. Um dueto que funcionou muito bem, com duas vozes magnificas que marcaram o talent-show. E como não poderia deixar de ser, também Carolina e Inês tiveram direito ao seu momento. Muito sensuais, e com a “ajuda” das suas magnificas vozes, foi mais um dos momentos altos da noite.

Para terminar um último balanço sobre a gala. Muito boa, melhor do que muitas outras. Os apresentadores estiveram agradáveis. Notei um maior à vontade por parte de Cláudia Vieira e um João Manzarra no seu estilo: divertido e sempre bem disposto. Ver chegar ao fim este programa é como que perder-se uma rotina. Já era habitual aos domingos estar agarrado ao televisor à espera que o talent-show começasse. E agora? Conseguirá a SIC fazer outro sucesso como este Ídolos? Oxalá que sim.