18 de agosto de 2010

Cine-Opinião


Boa noite, seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião! Hoje falamos de um filme que tem feito correr muita tinta nos jornais – refiro-me a “A Origem”.

Escrito, dirigido e produzido pelo director britânico Christopher Nolan, que detém um currículo impressionante com filmes como “Batman Begins” e “The Dark Knight”, ambos filmes da nova série do Batman, “A Origem” conta-nos a história de Dom Cobb (Leonardo DiCaprio), um talentoso ladrão…de sonhos!

O melhor na arte de arrancar sonhos na origem, Dom Cobb rouba segredos valiosos do profundo subconsciente durante o sono das pessoas, quando a mente está no seu estado mais vulnerável. A rara habilidade de Cobb tornou-o um jogador hábil neste novo e escorregadio mundo, contudo também lhe custou tudo o que ele sempre amou na vida.

Agora, Cobb tem uma oportunidade de remediar os erros do passado. Um último trabalho poderá devolver-lhe a sua vida, se ele conseguir o impossível: em vez do roubo perfeito, Cobb e a sua equipa de especialistas têm de fazer o oposto; a tarefa deles não é roubar uma ideia, mas sim plantá-la.

“A Origem” é um filme extremamente complexo, que após uma segunda ou até mesmo terceira visualização mostrará novos detalhes à primeira perdidos. Não é um filme de “consumo fácil”, mas precisamente por isso tem sido aclamado pela crítica. É um filme inteligente e inovador, com um elenco de luxo e memoráveis cenas de acção. Vale a pena ver!


A 25ª edição dos Imagen Awards distinguiu a série "Casos Arquivados" como o melhor programa de televisão em horário nobre.


A Warner Bros. contratou o argumentista David Berenbaum para escrever um film com "Bugs Bunny", realizado com imagens reais e criadas por computador. A confirmação é noticiada pelo Deadline New York.

Emma Thompson passou a fazer parte do Passeio da Fama em Hollywood com a actriz inglesa a receber a 2416ª estrela que vai ficar gravada nos passeios mais famoso do mundo do cinema.

Fecho


Boa noite. Hoje, em fecho, trazemos-lhe mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


A grandeza da RTP

Agosto provou uma vez mais a grandeza de recursos da RTP e, simultaneamente, a disparidade em relação à concorrência. A estação pública conseguiu na primeira quinzena deste mês estar presente em três operações televisivas de grande envergadura, com muitas horas em directo, e mobilizadoras, cada uma per si, de uma grande quantidade de meios técnicos e humanos.

A RTP1 já estava na estrada com o Verão Total, um programa do day time feito todo ele em directo do exterior, numa viagem pelo país profundo. A isto juntou-se a Volta a Portugal em bicicleta, que ontem terminou em Lisboa e onde a estação pública voltou a apostar no modelo que lhe tem corrido bem, criado há meia dúzia de anos: programa Há Volta, em directo da cidade onde chegará a etapa, mais transmissão directa dos últimos minutos da etapa do dia da competição.

Por fim, o infeliz ressurgimento do inferno dos incêndios florestais voltou a permitir à RTP mostrar como é bom viver à grande: foi de longe a estação que, fazendo valer-se dos meios técnicos e da rede de correspondentes que possui, se conseguiu espalhar mais facilmente no mapa territorial português. Onde havia fogo, havia uma câmara da RTP.

No espaço de uma década, a estação obsoleta e pesada que era a RTP tornou-se numa empresa modernamente apetrechada e com capacidade de iniciativa. O mérito dessa transformação decisiva para o audiovisual português, operada em simultâneo com o saneamento das contas e um redimensionamento interno, tem nomes, curiosamente todos eles já fora da empresa: Almerindo Marques, Ponce Leão, Luís Marques e Nuno Santos.

Momentos


Boa tarde! Nesta quarta-feira, não existe um Momento, mas sim Momentos. Momentos que prenderam os telespectadores da SIC aos ecrãs no ano de 2007. Vingança foi uma produção completa, com uma boa história, excelentes personagens, e agradáveis músicas. Uma novela perfeita, na minha opinião, que já foi retratada no Feeling. Lembra-se?





Pedro Guedes afirma: "Se na SIC estão à procura de manequins e se na RTP de estilistas, podíamos juntar tudo"!


O manequim e agora apresentador de À Procura do Sonho deu, esta semana, uma entrevista à TV Guia. Nela explicou como surgiu a oportunidade de conduzir o concurso das noites de domingo da SIC: "Fiz um casting para a CBV e para a SIC e fui escolhido entre três ou quatro. Gostaram da minha prestação e fiquei... Eu e o meu irmão já tínhamos feito um programa curtíssimo sobre animais, na SIC Mulher, Gostar e Cuidar, agora sinto que estou a subir uns quatro ou cinco degraus seguidos".

Sobre a sua prestação, Pedro Guedes é sincero: "sou muito crítico". Com noção de que num programa gravado uma má peça pode ser repetida várias vezes, o manequim refere mesmo assim que tem estado à altura: "Gostei da minha prestação".

No que toca à sua parceira, Vanessa Oliveira, com quem mantém uma amizade há doze anos, a cara de À Procura do Sonho não lhe aponta qualquer defeito. "A Vanessa tem muito jeito, por isso, tem sido uma grande ajuda", afirmou à referida publicação.

Em relação às audiência do programa, Pedro Guedes confessou que as do primeiro episódio foram bastante satisfatórias. Sobre as restantes não tem qualquer parecer por parte da produção.
Por fim, e sobre a concorrência de Projecto Moda da RTP1, o apresentador especula: "Não vi ainda (o concurso). Se na SIC estão à procura de manequins e se na RTP de estilistas, podíamos juntos tudo".

Quiosque: TV Guia

Fala-se! 18/08/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!


Diogo Morgado


O protagonista de Laços de Sangue é capa da revista TV 7 Dias desta semana. E não, não se pense que o actor esta separado da mulher ou que tem uma nova namorada. O motivo é outro.


A referida publicação chegou à fala com Ana Rita, irmã que Diogo Morgado esconde há vários anos e nem quer ver. Na reportagem, a família paterna acusa a estrela da SIC de se ter afastado e de os desprezar, não deixando de lado Maria de Fátima, a mãe do actor, que, alegadamente, é a responsável por tudo isto.


A TV 7 Dias falou ainda com a progenitora de Diogo, que se defendeu de todas as acusações. Já o actor não prestou qualquer tipo de esclarecimentos.





Vanessa Oliveira


Depois do final da relação com o DJ João Fernandes, a apresentadora parece ter um novo amor. Embora desminta que esteja de novo apaixonada, a revista TV 7 Dias desta semana revela que Vanessa Oliveira é a mais recente companheira do antigo BB Tozé Santos e Sá.


Segundo a referida publicação, foi nos ombros do advogado e relações publicas do Manta Beach que a cara de Fama-Show verteu lágrimas, há um ano, quando faleceu o seu avô, Francisco.


Um ano volvido e parece que a amizade deu lugar ao amor, apesar de ambos os jovens desmentirem a boa-nova. “Conheço a Vanessa há dois anos e meio e sinto um grande carinho por ela, mas somos só amigos”, afiança Tozé, enquanto Vanessa refere: “como já disse, só tenho namorados nas revistas…”


Quiosque: TV 7 Dias

"Ídolos" abre a porta a portugueses emigrantes e luso-descendentes


Os emigrantes portugueses e luso-descendentes que tenham entre 18 e 28 anos, poderão participar na quarta edição de Ídolos, a estrear brevemente na SIC. Tal como João Manzarra afirmou esta semana à TV Guia, muitos dos concorrentes que participaram nos castings do Algarve estavam de passagem pelo país. Foi este um dos motivos para a direcção de programas de Carnaxide abrir as portas aos portugueses que não se encontram a viver em Portugal, mas cujas raízes permanecem por cá.
Se se engloba nesta categoria, então envie um vídeo de um minuto a mostrar o que vale para a SIC. Se for seleccionado, passará imediatamente para a segunda fase do concurso, ou seja, a do teatro.
Para mais informações clique aqui.

Regresso de Teresa Guilherme novamente adiado


Face à não aposta num especial comemorativo dos dez anos de Big Brother e à escolha de Júlia Pinheiro para apresentar Secret Story, a regresso da eterna “senhora televisão” foi, novamente, adiado.


Segundo a revista TV Guia, Teresa Guilherme será uma aposta da TVI, num formato “inovador”, mas cujo arranque não é para já, prevendo-se que, até Dezembro esteja em exibição. Segundo adianta uma fonte da estação, “Estamos a estudar tudo e, portanto, não vale a pena falar agora. É cedo”.


Com esta notícia torna-se cada vez mais certo o rumor de que André Cerqueira assegurou a apresentadora, face a uma possível mudança de Júlia Pinheiro para a estação de Carnaxide, que, por agora, está descartada.


Quiosque: TV Guia

“Especial Big Brother – 10 anos” fora dos planos da TVI



Depois de a TV Mais ter avançado, recentemente, com a possibilidade de a estação de Queluz de Baixo fazer um programa especial sobre o aniversário da estreia do Grande Irmão, a TV Guia desta semana descarta, por completo, essa hipótese.


Embora em entrevistas concedidas à TV 7 Dias e Correio TV desta semana Marta Cardoso tenha confessado que ainda nada estava decidido, o certo é que já não haverá a tal emissão especial.


Ao que parece, chegou a ser, efectivamente, um projecto dos responsáveis, no entanto, face à recusa de vários participantes, o Especial Big Brother – 10 anos deixou de estar nos planos. “Ou se fazia com todos ou então não se fazia com nenhum”, confessou uma fonte da Endemol à publicação do grupo Cofina.


Quiosque: TV Guia

Ana Bola já não é “estrela SIC”



Chegou ao fim o contrato que ligava a actriz à estação de Carnaxide. Depois de dois anos com uma ligação de exclusividade, Ana Bola despede-se assim da estação.

Quem o garante é a revista TV Guia, ao revelar que o vínculo não foi renovado, não se sabendo se por vontade da humorista, se por vontade da direcção de programas.


Embora tenha apresentado vários projectos, muitos deles em conjunto com a colega “de sempre” Maria Rueff, Ana Bola está assim “de volta ao mercado”.

Com o regresso de Operação Triunfo e, dado que foi uma das juradas da terceira temporada, é uma possibilidade que a actriz volte a abraçar o júri do talent-show, não sendo ainda conhecidos os seus novos projectos.


Por saber está também o futuro da Maria Delfina de VIP Manicure, que, à semelhança da amiga, também tinha um contrato de exclusividade com a SIC. Todavia, não se sabe se este foi, ou não, prolongado.


Quiosque: TV Guia

Conceição Lino apresenta substituto de “Vida Nova”



Desengane-se quem pensou que a jornalista iria regressar com um formato semelhante a Nós Por Cá. Ao contrário do que revelámos ontem, Conceição Lino é a escolhida para dar a cara pelo novo programa das tardes de Carnaxide.

A partir de Setembro, a pivô deixa de lado o jornalismo e dedica-se a um programa cujas vertente de informação e entretenimento estão envolvidas.


Quem o garante é a revista TV Mais, à qual Conceição revela: “Para já, vão poder ver-me como sempre, como jornalista e apresentadora”, começou por dizer, para depois continuar: “Este programa abre-me um leque de possibilidades ainda maior do que aquilo que eu tenho feito até agora. E isso é entusiasmante.”


A decisão não foi tomada de ânimo leve, tal como a jornalista fez questão de explicar: “Tive de pensar e perceber que tipo de programa é que me vejo a fazer à tarde na SIC e isso levou algum tempo”.


E qual é, então, o grande objectivo do substituto de Vida Nova? “Gosto de comunicar. Há várias formas de o fazer e espero que este programa tenha diversas formas de comunicação, criativas, bem-dispostas, alegres. Não queremos cá tristezas, mas sim boa disposição e dar atenção às pessoas, que é aquilo que eu sempre tenho feito na SIC e, obviamente, quero continuar a fazer”, referiu Conceição Lino.


Com tudo isto, cai por terra a possibilidade de Nuno Graciano regressar ao horário onde foi muito feliz, bem como a estreia de Rita Andrade na condução de um programa diário. A antiga pivô do Jornal da Noite prepara-se para fazer algo que no passado já foi feito por vários colegas, como é o caso de Rita Ferro Rodrigues que, na actualidade, é um dos mais fortes nomes da SIC no entretenimento, mas que outrora passou pela informação.


Conseguirá Conceição Lino fazer esquecer Fátima Lopes e dar um novo rumo às tardes de Carnaxide? A aposta é de risco, mas os responsáveis SIC estão confiantes.


Quiosque: TV Mais

Revista de Imprensa 18/08/2010



Bom dia! Seja bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!


Fátima e o mundo é a nova série de Manuel Arouca




Sem projectos no pequeno ecrã desde que terminou Podia Acabar o Mundo, o conhecido autor português tem um novo projecto em mãos, onde vai relatar o impacto de Nossa Senhora de Fátima à escala global.

Segundo adianta o Jornal de Notícias será uma série documental em que, ao longo de seis episódios, será retratada a devoção, que transcende quaisquer fronteiras territoriais, a esta santa. Para o autor “Faltava uma série que versasse o impacto de Fátima a nível internacional” e esta será uma forma de preencher essa lacuna.


Apesar de tudo, ainda não está definido qual o canal de televisão que a emitirá. “Estamos em conversações. Nada foi fechado”, adiantou ainda Manuel Arouca, que descartou a SIC, ao dizer: “Esta temática é cara ao Nuno Santos (director de Programas de Carnaxide), por exemplo”. Tento em conta que segue a linha de Mistérios de Fátima, transmitida pela RTP, é possível que Fátima e o Mundo também passe no canal estatal, no entanto faltam ainda acertar pormenores.


O certo é que já existe um plano de emissão. “Em Janeiro de 2011, teremos a primeira fase concluída que trata o bloco Europa. No ano seguinte estão previstos mais dois episódios e em 2013, outros tantos, a incidir na América, África, Ásia e Oceânia”, confessou ainda o argumentista. Resta aguardar por novidades, sendo que ainda não arrancaram as gravações, nem tão pouco está escolhido o elenco da trama.


Telmo aconselha candidatos a não participarem em Secret Story




Dez anos depois de ter sido um dos concorrentes de Big Brother e com o regresso de um reality-show deste género aos ecrãs, o eterno “favorito” de Teresa Guilherme falou com a TV 7 Dias desta semana sobre o tema: “Hoje, já não queremos saber do Big Brother para nada e quando soube que ia voltar, disse logo: “Olha, Célia, lá vêm eles (imprensa) outra vez chatear”, disse.


Convidado a deixar um conselho aos novos participantes, Telmo foi directo: “Não aconselho ninguém a participar no próximo BB. As pessoas só querem é fama, que dura apenas umas semanas. Depois, queixam-se quando as revistas exploram a sua vida privada”, alertou.

Apesar de tudo, o jovem de Leiria acabou por referir que não se arrepende de ter participado: “Nunca me arrependi de ter participado, porque só me arrependo do que não faço. Fico feliz por ter conhecido a Célia no programa”, finalizou.


CITAÇÃO DO DIA:


“No que depender de mim vou fazer de tudo para ser actor e não cair”


Rui Porto Nunes



Curiosidade do dia:


Foi em declarações à revista TV 7 Dias desta semana que Diogo Morgado revelou que já esteve quase a participar numa série da Globo. Tudo aconteceu há algum tempo e o projecto em questão era O Quinto dos Infernos, escrita por Carlos Lombardi e que a SIC chegou a transmitir. No entanto, face às alterações do autor e novos convites que o actor recebeu, tudo acabou por ficar “em águas de bacalhau”.



Quiosque: Jornal de Notícias, TV 7 Dias

Para lá das 24

Muito boa noite. Seja bem-vindo a mais um Para lá das 24!

Muito se tem falado dos fracos resultados do canal de informação da estação de Queluz de Baixo. Apesar de aparecer algumas vezes no top dos canais mais vistos do dia, e de até se aproximar esporadicamente da RTPN, a distância para a SIC Notícias continua grande.
Com a entrada de Júlio Magalhães para a direcção de informação da TVI, pensou-se que o TVI 24 poderia ganhar terreno na área do cabo. Isso não se verificou.


No entanto, este canal não é o único que se tem vindo a demonstrar um pequeno fracasso. Durante as largas horas que passo na Internet, ainda não li muitos comentários sobre o facto de a SIC K nunca ter obtido grandes resultados. Aquando da transmissão do concerto de Miley Cyrus no Rock In Rio, pensei que, pela primeira vez, o canal destinado às crianças, pudesse aparecer no top do Cabo. Não foi isso que se verificou.
SIC Notícias, SIC Radical e SIC Mulher, continuam a dar frutos como canais temáticos do terceiro canal. No entanto, a SIC K não se tem conseguido impor no universo cabo.
Verdade seja dita, a própria programação do canal não tem nada de "especial". Para quem é assinante da MEO, poderá verificar que a K é composta por várias repetições: Uma Aventura, Ídolos, Sítio do Pica Pau Amarelo, Floribella, Rebelde Way, Bratz, Mar Azul, Naruto, My Games, Salve-se Quem Puder, XXS, entre outros desenhos animados que, de certeza, já foram exibidos na SIC generalista.
Se o objectivo deste canal era marcar a diferença, e convidar os mais pequenos a aventurarem-se, então essa mensagem acabou por ficar bastante à quem das expectativas.

Será a SIC K lucrativa? Será que o canal consegue ser benéfico para os bolsos de Pinto Balsemão? Qual o futuro da K? Acontecer-lhe-à o mesmo que sucedeu com a SIC Gold/SIC Comédia (a sua extinção)?
Gosto bastante da imagem da SIC K, de João Manzarra como voz-off. No entanto, foi bastante arriscado a estação de Carnaxide apostar neste canal. Se tem televisão por cabo, verifique quantos canais dedicados às crianças tem o seu pacote. Só o meu tem cinco ou seis.
Tendo isto por base, sinceramente, questiono esta aposta da SIC, em oferecer mais do mesmo. Para quê? Os restantes canais temáticos de Carnaxide marcam a diferença com os seus programas. Tanto a SIC Mulher, como a SIC Radical, têm formatos bastante inovadores. Já a SIC K não passa de um Disney Kids de fim-de-semana do terceiro canal. É pena.