15 de março de 2010

Frente a Frente


Boa noite. O Frente a Frente desta semana ocorre entre Marta Melro e Sofia Ribeiro, duas actrizes que dão cartas na TVI.

Marta Melro começou a sua carreira na estação de Queluz de Baixo. Vimo-la pela primeira vez na segunda série de Morangos com Açúcar, em que fazia a rebelde Xana, a melhor amiga de Ana Luísa, personagem interpretada por Cláudia Vieira.

Em 2005 passou por Deixa que te Leve, e no ano seguinte conseguiu ser protagonista de Tu e Eu, novela em que deu vida a Céu, uma mulher que foi violada nos primeiros episódios, e que ao longo da história descobre que tem cancro.
A carreira de actriz não se ficou por aqui! Ela fez parte ainda de um episódio de Casos da Vida, Caso Mariana. Posteriormente integrou a equipa de Feitiço de Amor.
No ano passado gravou a série Ele é Ela, que ainda está em exibição. Nesta segunda-feira, vai passar a interpretar a pele de um mulher disfarçada de homem. De referir ainda que, Marta Melro, foi fazer uma perninha à RTP1, numa nova série que o primeiro canal lançou.

É esta a sua carreira, recheada de momentos de vitória. Sem dúvida que a cara da TVI, tem tido bastante sucesso. É das poucas actrizes da nova geração, que pode ter a sorte de afirmar que nunca parou desde o seu lançamento no mundo da representação.

De facto, Marta Melro tem talento. Gosto mesmo dela, e tenho bastante curiosidade no papel que vai interpretar em Mar de Paixão. As fotografias mostradas pela imprensa, prometem!
Fico bastante contente que esta actriz tenha crescido em termos profissionais. A Xana dos Morangos, não foi a Céu de Tu e Eu, nem vai ser a próxima personagem da nova novela da TVI. Marta Melro, ao contrário de alguns, mostra crescimento, e cada vez mais versatilidade. Acho muito bem que a estação de Queluz de Baixo aposte nela, e que, nos próximos tempos, a coloque no mesmo nível de Rita Pereira e Mariana Monteiro. Ela merece, ainda mais, que apostem nela!

Foi na série de Verão de “Morangos com Açúcar” que a vimos pela primeira vez. Recordo-me bastante bem de uma das suas primeiras cenas. Confesso que a primeira impressão com que fiquei foi a de que Sofia Ribeiro não representava muito bem. No entanto o seu olhar penetrante ficou-me na cabeça.

Quando começou “Fascínios”, uma das minhas telenovelas favoritas, e percebi que esta actriz integrava o elenco, fiquei expectante. Afinal de contas, por vezes as primeiras impressões com que ficamos não são as mais correctas. O certo é que a sua ‘Andreia’ me fascinou. Todas as suas maldades, a sua mesquinhice, tudo estava tão bem feito. Rendi-me por completo.

Também a TVI se rendeu e voltou a dar-lhe novo papel em “Olhos nos Olhos”. Esta foi mais uma prova de fogo para a actriz, que recebia assim o terceiro papel da sua carreira. Como grande profissional que já provou ser, Sofia Ribeiro voltou a demonstrar todas as suas capacidades.

Sabendo que um bom talento não pode ser desperdiçado, a estação de Queluz de Baixo quis deixá-la “fugir”. Assim, ofereceu-lhe um “bombom”: a ‘Clara’ de “Meu Amor”. Esta é sem dúvida a sua melhor interpretação. Mais uma prova das gigantescas capacidades e do enorme profissionalismo de Sofia Ribeiro. Ver a sua personagem nesta produção, é como se esta não fosse apenas mais uma de uma telenovela. Parece mesmo muito real. E afinal de contas é isso que se pede a um actor: que represente alguém e que torne esse alguém em algo verdadeiro, ou o mais possível. A namorada de Nuno Janeiro consegue fazê-lo da melhor forma.

Se olharmos para a sua curta carreira damos conta de que até ao momento apenas lhe “deram” personagens más, não totalmente vilãs, mas com uma grande tendência para tal rotulagem. Gostaria de vê-la no papel de “boazinha”. Penso que seria um grande desafio. Não tenho qualquer tipo de dúvidas de que se sairia muito bem e de que conseguiria demonstrar uma enorme versatilidade. Quem sabe se não estará para breve essa prova de fogo?Não me espantaria se isso acontecesse.

Mas não são só as suas características enquanto actriz que saltam à vista. Não nos podemos esquecer que esta jovem também é manequim. Assim sendo, tem algo que não deixa ninguém indiferente: a sua beleza. Sofia Ribeiro é realmente bonita, sensual, sexy - uma autêntica “gata”. Vários foram os homens que suspiraram com a sua ousada produção para a “Maxmen”. Ser bonita tem destas coisas!

Independentemente da sua beleza, o certo é que Sofia tem algo de especial dentro de si: é uma artista. Uma artista que faz a sua arte de uma forma muito própria. De uma coisa não tenho dúvidas: esta jovem ainda dará muito que falar. Sou seu fã, não desde o inicio, mas quase. E continuarei a sê-lo durante muito tempo! Eu voto Sofia Ribeiro, sem sombra de dúvidas!

Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Cláudia Borges/Vanessa Oliveira:


Vanessa Oliveira, por Tiago Henriques - 62%
Cláudia Borges, por Diogo Santos - 38%


Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje leva até si uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca o Frente a Frente da semana, e às 00:05, o Para lá das 24.

Carregar pela boca

Todos os anos é assim: uns raiozinhos de sol, e logo as televisões desatam em reportagens sobre as dietas, os ginásios e as novas colecções de biquínis em que as senhoras vão querer entrar. Só este sábado, contei quatro peças, espalhadas por vários canais, a anunciar que a loucura do Verão começa a instalar-se. Na Páscoa, já se sabe, teremos as filas para sair de Lisboa. Nos feriados de Junho, as reportagens nas praias, com imagens dos primeiros mergulhos a sério. E em Agosto, claro, os apontamentos, as historietas e até os directos das festas algarvias, cheias de jet set e de vox pop.

Todos os anos é assim e, pelos vistos, sempre assim será. Em Janeiro são as resoluções de Ano Novo, em Março as férias de sonho, em Outubro o regresso às aulas, em Dezembro os balanços do ano - tudo como uma espécie de check list à base de reportagens prontas a usar, em que é só esticar o microfone ao povo, mudar as proposições ao texto do ano passado e deixar tudo na edição para o tipo de montagem fazer igual a sempre. E a pergunta inevitável não é apenas: "Onde está a criatividade?" É também: "Onde está a dimensão humana em que deve fundamentar-se o jornalismo, incluindo o inevitável pressuposto de que cada história é uma história?"

O mundo mudou muito. As redacções estão depauperadas, a agenda está cheia de conferências de imprensa a propósito da crise e da corrupção - e, ainda por cima, o desemprego, as falências e as misérias fazem aumentar os roubos e os homicídios. Mas a primeira obrigação de um jornalista é ter um olhar sobre o mundo. Ora, se o seu olhar permanece o mesmo de sempre, tendo o mundo mudado tanto, o que se pode dizer desse jornalista?


Esta noite..


Às 21:00. Não perca!

Estreia de "Mar de Paixão"


Esta noite, pelas 21:15, vai para o ar o primeiro episódio, da nova novela do horário nobre da TVI!

Fala-se 15/03/2010

Boa tarde! São 15 horas e está na hora de mais uma edição da rubrica mais faladora do Televisão-Opinião! E hoje fala-se de:

Teresa Guilherme
A conhecida apresentadora tem novo namorado. O feliz contemplado é o actor João Ricardo. Ambos são divorciados e estão livres para amar. O casal tem feito os possíveis para manter a discrição, mas nem por isso escondem o relacionamento, que dura à cerca de um mês. Prova disso deram-na na passada semana, durante um passeio pela cidade invicta, onde chegaram a trocar manifestações de carinho. Apesar de tudo, ainda não há confirmações de nenhuma das partes.

Merche Romero
Sem nenhum projecto televisivo no momento, a apresentadora dedica muito do seu tempo ao namorado e à preparação da abertura da discoteca "Indústria", no Porto. Este tempo fora dos ecrãs não a faz pensar em ser mãe: "Não tenho tempo e ainda é cedo. Para ser mãe, teria que o ser no verdadeiro sentido da palavra. E, neste momento, não me sinto preparada para me afastar de tudo o resto. Vai acontecer quando toda a gente menos esperar", revelou à "Notícias TV". A também actriz vive um relacionamento com Tó Pereira, mais conhecido por DJ Vibe, à cerca de dois anos.

Quiosque:
Notícias TV, 24 Horas

Revista de Imprensa 15/03/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à primeira Revista de Imprensa desta semana!

Plural Entertainment prepara novos formatos

Depois de ter provado ser capaz de fazer grandes trabalhos de ficção, a produtora do grupo Media Capital prepara-se para chegar a um novo mercado: o entretenimento. Para isso, muito contribuiu a entrada de Ana Torres, que ocupa agora a função de directora de Produção. Quem o diz é André Cerqueira: "A entrada desta profissional é fundamentalmente pelo arranque da Plural Entertenimento. Deixa de ser só uma produtora de ficção e passa a ser uma produtora aberta à produção de ficção, entretenimento e de outro género". Os primeiros formatos poderão estar a caminho, uma vez que já há conversações com a TVI.


Esta semana há "Grande Entrevista" a triplicar
É já no próximo dia 26 que os militantes do PSD elegem o sucessor de Manuela Ferreira Leite. Até lá, três dos quatro candidatos serão entrevistados na RTP1 e participarão num debate no mesmo canal. A estação pública ganhou o sorteio que se realizou entre os três canais generalistas. Assim, Judite de Sousa estará à frente das entrevistas a Pedro Passos Coelho, na próxima quarta-feira, a Paulo Rangel, no dia seguinte, e a Aguiar Branco, no último dia útil da semana, sempre às 21 horas. No dia 22, a directora adjunta de informação da RTP modera o debate de 45 minutos entre os 3 candidatos.

CITAÇÃO DO DIA:
"Acho importante ter tempo para a família e sempre que negoceio um trabalho tento arranjar maneira de ter tempo."
Pedro Granger

Curiosidade do dia:

A personagem de Rogério Samora em "Mar de Paixão" é inspirada em alguém que tem estado na ordem do dia: José Sócrates. 'Miguel' é um engenheiro civil cuja imagem, composta por camisas e gravatas lisas, é bastante semelhante à do primeiro-ministro português.
Quiosque:
Notícias TV, 24 Horas

Audimetria 14/03/2010

A TVI venceu o dia com 29,8% de share. Seguiu-se a SIC com 24,5%, e por fim a RTP1, com o pior resultado desde o inicio do ano - 17,5%.

A dupla Meu Amor e 37, deu frutos na noite deste domingo. Enquanto a novela da estação de Queluz de Baixo chegou aos 17,5% de rating, o último episódio da mini-série da TVI, bateu os 10,4% de audiência média e os 47,2% de share, tendo assim alcançado o seu melhor resultado.





O duelo do dia aconteceu entre os noticiários da noite. O Jornal da Noite venceu a concorrência, com 11% de rating. Curiosamente, a RTP1 passou para terceiro, com o Telejornal nos 9,5% audiência média. O Jornal Nacional, ocupou a posição quatro, do top dos 5 programas mais vistos do dia.

Fonte do quadro: Mediamonitor