4 de abril de 2010

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
A RTP1 estreou o seu novo concurso de horário nobre esta semana. "Super Miúdos" começou "bem" a meu ver, a morder os calcanhares a "Perfeito Coração" na SIC e alacnçar melhores resultados que "Jogo Duplo". Mas depois veio por aí abaixo até ao final da semana. A aposta em Sílvia Alberto é de louvar (não é so Jorge Gabriel ou Malato), e o formato do concurso é para mim bastante engraçado. Este concurso teve a pior estreia em termos de audiências comparando com "Jogo Duplo" e "Duelo Final" da estação.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
O facto de a SIC querer entrar em "pé de guerra" na luta pelas audiências com a RTP1 saiu-lhe caro na terça-feira. O "Especial Informação" com Miguel Sousa Tavares a entrevistar o presidente do Benfica, revelou-se numa aposta falhada, que se fosse "guardada" para o próximo "Sinais de Fogo" concerteza teria melhor resultado. O desaire esteve abaixo dos 20%, e enquanto na RTP1 eram mais de 1 milhão e 200 mil espectadores, na SIC eram "só" 700 mil. Depois desta má jogada, foram muitas as críticas ao investimento da SIC em Miguel Sousa Tavares.

O Melhor & Pior da Semana

Boa Noite! Está em linha a segunda parte de "O Melhor & Pior da Semana". Consigo entre as 22h e as 24h.
Melhor da Semana TVI

Foi um dos programas que mais polémica gerou antes da sua estreia. "Depois da Vida" na sua génese pretende transmitir mensagens de alguém que já faleceu a uma pessoa que ainda está viva, um familiar, um amigo. E para isso, a TVI, para além dos anónimos e de forma a alcançar espectadores também convidou famosos, com nomes tão sonantes e de respeito como os de Moita Flores e Ruy de Carvalho. Este programa parace ter conquistado uma larga escala de portugueses, que entre as 00h e as 00h45 estão sintonizados na TVI. Para mim, nesse horário alcançar cerca de 850 mil espectadores (muito mais que por exemplo, "Sentimentos" ou "Viver a Vida" fazem durante a semana num horário mais cedo) é ter um programa de sucesso. Uma quota de 40% volta a dar-me razão!

Leitores aprovam template!

Parece que o novo template agradou à maioria dos leitores! Com 115 votos, a sondagem colocada em linha, demonstrou que 54% dos participantes aprovou esta imagem do Televisão-Opinião.

O Protagonista


Boa noite. Seja bem-vindo ao Protagonista da semana que passou.

Soraia Chaves teve durante alguns anos um contrato de exclusividade com a SIC. Segundo dados da imprensa, a actriz deveria receber cerca de 4000 mil euros por mês, mesmo estando parada.
No entanto, e apesar de ter sido uma estrela da casa durante muito tempo, a verdade é que esse estado de não ter projectos se prolongou bastante.

Soraia Chaves participou em Jura, Sete Vidas, Aqui Não Há Quem Viva e A Vida Privada de Salazar. Em cerca de quatro anos de ligação, a actriz fez apenas quatro trabalhos para a estação de Carnaxide.
Uma vez que lá não pôde brilhar, a sua carreira foi essencialmente marcada pelo cinema. Desde 2006 que fez, pelo menos, um filme por ano.

A pergunta é: o que é que ela esteve a fazer na SIC? Façamos as contas, tendo por base os dados da imprensa. Sabendo que ela teve um contrato de exclusividade durante cerca de quatro anos, salvo erro, e se o seu ordenado rondava os quatro mil euros, aqui ficam os gastos que o terceiro canal teve com ela: 192 mil euros.

Parece que foi preciso ela sair da estação de Pinto Balsemão para os trabalhos chegarem. Isto porque, esta semana, chegou à imprensa a aquisição de Soraia Chaves para a nova série de aviação que a RTP1 encomendou à SP Televisão.
A actriz irá contracenar com Gonçalo Diniz, Patrícia Bull e João Ricardo, actores que também já trabalharam nas últimas produções da estação de Carnaxide.

Finalmente vamos poder ver o nome de Soraia Chaves no genérico de um novo programa. Esperemos é que este percurso na RTP1, seja para durar, e que, Voo Directo consiga alcançar bons índices de audiência. Caso contrário, nem se notará a presença da actriz.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
A partir das 21:00, não perca O Protagonista, e o resto da rubrica O Melhor & Pior da Semana.

Derrota Amarga


Luís Filipe Vieira cometeu um erro. Independentemen-te de ter sido dele ou da SIC a ideia de dar uma entrevista no mesmo dia e à mesma hora que o seu rival histórico, o líder do Benfica deveria ter sido avisado das probabilidades de acontecer o que aconteceu.

E o que aconteceu não foi bom para Vieira: a sua entrevista à SIC teve menos 463 mil do que a de Pinto da Costa à RTP1. Nem o facto de o Benfica atrair mais público do que o FC Porto, nem o facto de o clube da Luz estar em alta e mais próximo de ser campeão, nem o facto de Vieira ter como entrevistador um confesso portista, foi suficiente para que o presidente do Benfica saísse vencedor, como talvez esperasse.
No duelo dos relvados, que depende da qualidade dos jogadores, das arbitragens e das bolas que batem na barra e não entram, o Benfica vai claramente à frente. Mas no duelo que só dependia dos dois presidentes, os portugueses preferiram claramente o discurso mais inflamado, mais irónico, mais eloquente de Pinto da Costa.


O resultado de terça-feira à noite premeia mais Judite Sousa do que a RTP1. Ela é, claramente, uma mais-valia para o canal. Pelo contrário, castiga mais a SIC do que Miguel Sousa Tavares. É verdade que ele não escapa ileso (afinal, provavelmente, não é a mais-valia que a estação esperaria no que toca a audiências), mas o que este resultado torna evidente é a dificuldade da SIC em ombrear no prime time com a concorrência, seja a informação da RTP, seja a ficção da TVI.

5ª temporada de "Sobrenatural" chega ao AXN

É já esta segunda-feira, dia 5 de Abril, pelas 22:25, que o AXN estreia nova temporada de Sobrenatural. Depois da aposta do Animax na série da The CW, chega a vez do também canal da Sony, continuar com ela.

Se na quarta temporada de Sobrenatural a história estava mais virada para o épico da fantasia, e para a guerra entre os anjos e os demónios, os espectadores poderão agora contar com uma luta difícil dos irmãos Winchester para matar o Diabo. A não perder portanto!

Dânia Neto reforça "Lua Vermelha"

Está a chegar à telenovela da SIC uma nova vampira. Eva é uma antiga namorada de Máximo, que mantém com o chefe dos vampiros uma ligação muito próxima. A jovem surge em cena pois está a ser perseguida por um grupo de mafiosos. Entre alguns conflitos que vai criar com os restantes seres da sua espécie, Eva envolver-se-á com Henrique, que não resistirá à sua sensualidade.

Esta personagem marca o regresso à televisão de Dânia Neto, cujo último trabalho foi em Um Lugar Para Viver, na RTP. Recorde-se ainda de que a jovem actriz está, ao que tudo indica, escalada para o elenco de Bem Me Quer, Mal Me Quer.


Quiosque: 24 Horas

Ministra da Sáude em "Sinais de Fogo"

Depois de Nicolau Breyner, é a vez da ministra da saúde estar em Sinais de Fogo. A saúde dos portugueses e as recentes manifestações dos enfermeiros serão, certamente alguns dos temas que Miguel Sousa Tavares usará para na entrevista a Ana Jorge. Para ver amanhã, após o Jornal da Noite, na SIC.

Esta noite..

Às 21:00!

Herman José regressa dia 17

Já é oficial o regresso de Herman José à televisão e à RTP.

Herman 2010 é o nome escolhido para o talk-show que o humorista irá apresentar. O novo programa será algo semelhante a Herman 97 e vai mostrar um pouco de tudo: música, diálogos e convidados. A selecção destes últimos será estreita, tal como o próprio garantiu ao “24 Horas”: “Queremos todos os convidados que nos tragam algo de novo e que mereça, a nossa admiração. Não vamos fazer cedências às facilidades, nem montar um freak show.

Para já está assegurada uma série de 13 emissões, que poderá vir a ser alargada. “É um pedido de namoro. Se funcionar bem é legítimo sonhar com o casamento”, brincou Herman José.

A estreia é já no próximo dia 17 de Abril e ao que tudo indica será em horário nobre, após o Telejornal.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1
A semana televisiva ficou marcada pela luta de entrevistas que invadiu na terça-feira a antena da RTP1 e SIC. Na RTP1, Judite de Sousa entrevistava Pinto da Costa, enquanto na SIC, Miguel Sousa Tavares fazia as suas perguntas a Luís Filipe Vieira. E neste dia, a RTP1 e mais precisamente Judite de Sousa, mostraram porque são as melhores na informação e na grande entrevista. Judite liderou, acima dos 30%, com mais de 1 milhão e 200 mil espectadores a assistirem às suas perguntas ao presidente do FC Porto.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
A novela brasileira com pitada de humor "Caras e Bocas" estreou esta semana na SIC a acompanhar o final de "Paraíso". Esta estreia aconteceu por volta das 17h40, um horário em que o número de espectadores é bastante inferior, mas mesmo assim a novela alcançou durante a semana de estreia uma média de 430 mil espectadores. Um valor que considero óptimo, tendo em conta o início de "Paraíso" e "Três Irmãs" (cerca de 300 mil espectadores), as suas antecessoras.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja Bem vindo à edição matinal do "Melhor e Pior da Semana" do Televisão-Opinião. Esteja connosco entre as 10h e as 12h.

Pior da Semana TVI

A informação da TVI tem durante a semana angariado espectadores. Se "Diário da Manhã" fica em segundo lugar no horário pós-madrugada/manhã, o "Jornal da Uma" é consecutivamente o segundo mais visto da hora do almoço, chegando a "roer os calcanhares" ao líder "Jornal da Tarde, o "Jornal Nacional" não fica atrás, fazendo frente ao "Telejornal" e liderando sobre o "Jornal da Noite". Mas isto passa-se durante a semana (segunda a sexta-feira). No fim de semana tudo muda de figura com a informação TVI a ser relegada para último lugar com valores muitas vezes bem abaixo da média do canal.