8 de maio de 2010

Ruy de Carvalho em "Só Visto"


"É um apaixonado pela profissão e pela vida. Genial no palco e no dia-a-dia. Dono de uma enorme sabedoria que o tornam uma figura única do nosso mundo.", pode ler-se no Facebook do programa da RTP. Foi esta a descrição que arranjaram para o próximo convidado: Ruy de Carvalho.


Uma conversa intimista, em que a carreira, as vivências e muito mais serão abordadas por Marta Leite Castro. Já sabe, é amanhã, logo após o Jornal da Tarde, na RTP1

Audimetria Semanal


Boa noite. Mais um sábado, mais uma Audimetria Semanal. Seja bem-vindo!

Resumo da Semana

A TVI liderou durante toda a semana. A SIC não esteve mal, na medida que conseguiu em alguns dias distanciar-se da RTP1. Alcançou shares na ordem dos 23/24%, contra os 20/21% da estação pública.

Estrela em Ascenção

No último domingo, as generalistas tiveram um consumo baixo. Porquê? Porque a Sport TV transmitiu o (não) decisivo jogo entre o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica. No total do dia, o canal da Controlinveste foi o mais visto do cabo, com 6,2% de share, tendo contribuído para que a SIC e a RTP1 ficassem em terceiro e quarto lugares, respectivamente.
A verdade é que é raro que a SIC Notícias passe os 6
pontos, o que vem provar que o futebol ainda é um grande trunfo televisivo.

O duelo da semana

Já aqui foi retratado uma vez! A batalha de segunda-feira entre Vidas Contadas, Sinais de Fogo e Repórter TVI, volta a ser destacada. Porquê? Se há uma semana, o programa de reportagens de Judite de Sousa tinha conquistado o primeiro lugar, na última segunda-feira passou para terceiro. Vejamos os resultados: Repórter TVI - 14,8% de rating e 37,2% de share; Sinais de Fogo - 9,6% de rating e 23,9% de share; Vidas Contadas - 8,6% de rating e 21,6% de share. O que se terá passado com Judite de Sousa?


O desastre de cada canal

Portugal no Coração continua nas ruas da amargura. A dupla de apresentadores é maravilhosa. Se de um lado temos uma doce Tânia Ribas de Oliveira, do outro um extrovertido João Baião. Nem com dois bons profissionais à frente do talk-show, este consegue fazer frente à concorrência. São raras as vezes que Portugal no Coração aparece no top dos 10 programas mais vistos da estação pública.
Qual será o seu problema? Os conteúdos? Não vejo outra hipótese..

O melhor de cada canal

RTP1 - Telejornal - Mesmo sem a liderança das 19:00, a estação pú
blica permanece em primeiro às 20:00, uma vez que o Telejornal continua a vencer a concorrência em alguns dias.
Tendo por base os últimos resultados, o noticiário da RTP1 conseguiu boas audiência, tendo assim contribuído para a média de share diário do canal.

SIC - NCIS: Los Angeles - A série da estação de Carnaxide continua a obter bons resultados, e a liderar aos domingos à tarde. Apesar de já não agarrar o milhão de espectadores ao ecrã, como fazia nos primeiros episódios, os 6 e 7% de rating que consegue atingir semanalmente são um bom presságio para o canal de Pinto Balsemão. Afinal investir em séries dá frutos, desde que a promoção seja boa.

TVI - As novelas da estação de Queluz de Baixo continuam a dar frutos. Mar de Paixão e Meu Amor lideram, e começam a abrir caminho para o novo Espírito Indomável. Por outro lado, e tal como já foi referido numa Audimentria Semanal, a série Morangos com Açúcar, continua com shares bastantes elevados. Sentimentos é a ovelha negra do rebanho, mas que até passa despercebida face aos resultados das restantes produções.

Expectativas

Última jornada da liga de futebol vai provocar um consumo televisivo baixo neste fim-de-semana. A partir daí, vamos ver a TVI com resultados sólidos, a SIC a pairar os 22/23%, e a RTP1 a oscilar entre os 20 e os 25%.

Até para a semana!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca a Audimetria Semanal.

Isto também é televisão

Ojá famigerado "acto irreflectido" de Ricardo Rodrigues, autor do inusitado "furto de gravador" que ofereceu à Sábado o furo da semana (o que seria inesperado até para a própria), não é um gesto serôdio apenas porque evoca esses tempos velhinhos em que eram os entrevistados a decidir qual o momento em que começa e qual o momento em que acaba uma entrevista. É um gesto serôdio também porque evoca esses tempos igualmente velhinhos em que uma entrevista era feita apenas com um gravador ou uma esferográfica em punho, sem que o olhar, o ouvido ou mesmo uma câmara de vídeo servissem para contar algo mais do que as meras palavras trocadas entre jornalista e entrevistado.


Na verdade, a gaffe de Ricardo Rodrigues é um alerta para todas as figuras públicas, inclusive de âmbito político (precisamente aquelas que, às vezes, mais demoram a aperceber-se da marcha do tempo). Uma entrevista, hoje, não é apenas uma entrevista. Os repórteres sabem que não pode sê-lo - e estão atentos. Entretanto, os editores pedem-lhes que tragam mais, incluído a narração das hesitações e dos risos, as fotos de bastidores e até imagens em vídeo para complementar o trabalho no site da publicação. E a uma figura pública só resta uma de duas coisas: ou ser natural em todos os gestos, na certeza de que não tem o que quer que seja a esconder, ou ponderar cada palavra, cada movimento e cada olhar, na certeza de que, tendo alguma coisa a esconder, ela facilmente será captada pela diversidade de técnicas e de meios que o repórter tem à sua disposição.


Talvez tudo isto seja irónico e cruel. Mas é suposto que os nossos servidores públicos não tenham perguntas tabu - ou não será?

Às 21:00..


..não perca!

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!

Isabel torna-se caçadora de vampiros


Depois de aliciada por Hélio, Isabel passa a integrar a Luz Eterna. Os dois começam a treinar com elementos da companhia. Depressa os jovens recebem armas e ficam prontos a enfrentar os inimigos. Todavia, o combate contra os vampiros passa para segundo plano, uma vez que aparece outra espécie que é necessário dominar, os mutantes. Hélio e Isabel tentam estar ao mesmo nível dos restantes elementos da organização, no entanto, nas batalhas contra esta nova espécie, são eles os mais frágeis. A apaixonada de Afonso quase é raptada por um dos vilões, mas acaba por escapar.

Dora dá à luz


A vilã entra em trabalho de parto no dia da reinauguração do restaurante de Garcia. O argentino e Rafaela acompanham-na até à maternidade, ficando Flavinho responsável pela festa. Enquanto todos aguardam por notícias do hospital, Onofre faz comentários maldosos sobre a paternidade da criança, e Soraia insinua que gostaria de ser a madrinha. Já Rafaela, quando vê o irmão nos braços de Garcia, não para de tirar fotos ao irmão. E quando a enfermeira aparece com o bebé, o argentino pede que Soraia faça uma foto de família. Dora aproveita a situação para provocar a prima.

CURTAS:

Em Meu Amor, Estela vinga-se de Leonardo e manda-o raptar e amarrar a um molhe. Quando ele está quase a afogar-se, Quim socorre-o. Só que não consegue sair da água a tempo…

Em Mar de Paixão, na praia, num momento de tensão, Miguel conta a Benedita que o coração dela pertence à sua filha, Carminho.

Em Morangos com Açúcar, ao conhecer Nuno, Fábio muda de opinião em relação aos homossexuais e acaba por se apaixonar pelo jovem.

Em Perfeito Coração, Pedro foge do hospital e vai ter com Leonor. Emocionados, os dois beijam-se e fazem as pazes.

Em Caras e Bocas, Dafne proíbe a filha de ver Felipe ao descobrir que ele também está envolvido num esquema de fotos falsificadas.

Quiosque: TV Guia, TV 7 Dias, Telenovelas

Cristina Ferreira em entrevista

Cristina_Ferreira

A cara bonita de Você na TV! deu, esta semana, uma entrevista à Notícias TV. Nela, demonstrou toda a felicidade em pertencer à estação de Queluz de Baixo, e de puder trabalhar diariamente com Manuel Luís Goucha. Se os dois costumam discutir? "Eu com o Goucha?! Não! E é isso que é realmente estranho... Estamos há quatro anos juntos e nunca tivemos uma única discussão, em seis anos nunca houve um momento em que ficássemos melindrados com o que um ou o outro disse ou fez. Acredito que isso acontece porque nos conhecemos muito bem e porque somos tão parecidos", confessa a apresentadora.

O que mais prazer lhe dá ouvir dos espectadores é a seguinte frase: "Nós rimos tanto com vocês! O dia até pode estar a começar mal, mas vocês estão çá!".
Quanto ao facto de ter, nos últimos tempos, substituído Júlia Pinheiro em As Tardes da Júlia, Cristina Ferreira só tem a agradecer a aposta que fizeram em si, na medida em que é um programa diferente do seu talk-show matinal: "No programa As Tardes da Júlia exige-se conversas em que tem que se saber ouvir e isso é um desafio que eu gosto".

Por fim, a "saloia da Malveira", confessou ainda à referida publicação que os ensaios de programas não são a sua praia: "Detesto ensaios! Gosto do imediato, dos directos".

Quiosque: Notícias TV

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto da Semana foi ganho pela RTP1. O jogo de futebol entre o Barcelona e o Inter de Milão, transmitido no dia 28 de Abril, obteve, pela 21 horas e 39 minutos, 20,1% de rating e 49,7% de share. Em números, mais de um milhão e novecentos mil espectadores seguiam a RTP aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a TVI. O episódio de Mar de Paixão, transmitido a 26 de Abril, chegou, às 21:58, aos 18,2% de audiência média.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Para lá das 24

Boa Noite. A opinião Para lá das 24 pela última vez nesta semana!

Numa noites destas, marcada por insónias, liguei a televisão na SIC, como forma de remédio, e estava no ar mais um Notícias em 2ª Mão. Primeiro pensei que seriam repetições ou compactos, para preencher o vazio deixado pelo QQT. Mas ao ver factos recentes percebi que afinal era mesmo um programa inédito aquele que estava a assitir, cerca das 02:00 horas da madrugada que começava. E agora pergunto, será isto necessário?

Notícias em 2ª Mão começou por ser uma forte aposta da SIC, merecendo honras de horário nobre, logo a seguir ao Jornal.

Mas ficou bastante longe do que muitos esperavam (talvez, uma espécie de 'Déjà vu' das brilhantes interpretações da dupla nas manhãs da rádio Comercial) e a verdade é que ao longo das semanas seguintes à estreia este programa foi morrendo.

Surgiram boatos sobre saídas, entradas, 'mal-estares', etc. E por isso, nem dois meses depois de ter estreado Notícias em 2ª Mão foi para late night. Uma espécie de plano B, que também não correu bem e que despoletou um descabido plano C - colocar o programa a seguir ao CSI.

E volto a perguntar, será isto necessário? Claro que não. Não se compreende como se aposta assim num formato deste género para este horário, tão morto.
A SIC não percebe que tal como o horário, o Notícias em 2ª Mão também está morto, e por isso basta enterrá-lo. Mas infelizmente a estação de Carnaxide possui este infeliz hábito de adiar o inevitável até a exaustão, acabando por prejudicar-se a si própria, prejudicar o programa em questão e prejudicar todos os que até gostavam de ver Notícias em 2ª Mão, mas não apenas quando têm insónias.