4 de julho de 2009

Fecho


O dia de hoje é marcado pela possibilidade de Fátima Lopes passar para as tardes do canal de Francisco Pinto Balsemão. É verdade, a senhora das manhãs, como é apelidada, pode passar a tornar-se a senhora das tardes. Segundo o Jornal de Notícias:

As mudanças operadas pela SIC nos programas da manhã e da tarde ("day time"), para a nova grelha de Setembro, ditam que Fátima Lopes passe a conduzir o "talk show" de depois de almoço, conforme apurou o JN junto de fonte da estação.

Esta mudança implica que Fátima Lopes concorra com Júlia Pinheiro pela atenção dos espectadores, naquela faixa horária. Mas a apresentadora afastou desde logo a ideia de disputa ou de competição entre as duas.

"Não encaro os meus concorrentes dessa forma. Damos o nosso melhor sempre. Mesmo que eu não tenha a Júlia Pinheiro do outro lado. Ou ela não tenha a Fátima Lopes", frisou. Recorde-se que Fátima Lopes assumiu a condução do formato "SIC 10 horas", quando Júlia Pinheiro deixou a SIC para integrar a RTP.


É também de referir, e isto depois de publicada a revista de Imprensa desta semana, o novo programa da RTP1 com José Carlos Malato e Fernando Mendes. Penso que já era tempo de dar outro desafio ao apresentador de Preço Certo.

O Fecho de hoje termina com o duelo de amanha: Herman José vs SIC, ou melhor Nasci para Cantar vs TGV e Não Há Crise. Aguardo os resultados. Está em linha uma nova enquete para saber qual a sua opinião de quem será o vencedor em termos de audiências.

Audimetria - 03/07/2009


Ontem o dia foi ganho pela TVI. A novela Sentimentos foi o programa mais visto com 12,9% de ratio 42,9% de share. Verifica-se mais uma vez que Deixa que te Leve sofre com a concorrência de Salve-se quem Puder. Enquanto a novela da estação de Queluz fez 11,9% de ratio e 33,3% de share, o concurso apresentado por Diana Chaves e Marco Horácio obteve 9,5% de ratio e 26,6% de share. O Jornal Nacional de 6ª feira foi o noticiário mais visto chegando aos 31,7% de share. Na RTP2, o Jornal 2 foi o programa com maior audiência - 3% de ratio e 8,4% de share.

Outras audiências:

O Preço Certo - 5,8% de ratio e 26,4% de share
Telejornal - 8,7% de ratio e 29,7% de share
Pai à Força - 7,7% de ratio e 21,8% de share
Duelo Final - 5,1% de ratio e 15,5% de share

Jornal da Noite - 8,5% de ratio e 28,3% de share
Camilo, o Presidente - 8,2% de ratio e 23,4% de share
Caminho das Índias - 6,3% de ratio e 22,7% de share
Podia Acabar o Mundo - último episódio - 5,8% de ratio e 29,5% de share

Morangos com Açúcar - 7,8% de ratio e 35,3% de share
Olhos nos Olhos - 6,3% de ratio e 31% de share

Revista de Imprensa


Bom dia. Aqui está mais um edição da rubrica Revista de Imprensa. Antes de mais quero fazer um reparo: na grelha de Verão do Televisão-Opinião é explicitado que ela é publicada à Segunda, Quarta e Sexta, mas tal não é possível. Assim, a Revista de Imprensa passa a oficialmente ser postada ao Sábado..
Esta semana, as novidades são..

"Senti-me melhor vilão"




Foi com Raimundo de Podia Acabar o Mundo (SIC) que Paulo Azevedo se afirmou como actor, mas é com Miguel no filme Suave Milagre que concretiza a grande vontade de fazer de mau da fita. "Senti-me melhor a fazer de vilão do que a fazer de herói na novela", disse o actor, que nasceu com algumas limitações físicas. No filme do realizador Carlos Leitão, com estreia marcada para o próximo ano, Paulo Azevedo estreia-se no cinema e passa metade da "longa-metragem em cadeira de rodas". Só no final se percebe que a personagem, afinal, tem pernas e pode andar. O actor afirma-se livre para trabalhar em qualquer projecto e em qualquer estação: "Não fecho a porta a qualquer canal. Sou um actor livre no mercado".

Dupla de peso



José Carlos Malato e Fernando Mendes vão juntar-se para apresentarem Há Festa em..., o novo programa de Verão da RTP1, que estreia no próximo dia 19, domingo, às 21:30. Trata-se de uma grande aposta da estação pública e a dupla de apresentadores irá percorrer, durante seis semanas, várias localidades do país.


"Não estou assustada"



Fátima Lopes, apresentadora da SIC, despediu-se do seu programa no dia 26 de Junho.
Depois de 11 anos a trabalhar na Comunicassom, a despedida foi bastante emocionante. No entanto, já existem projectos na calha de Fátima Lopes: a possibilidade de apresentar um programa à tarde, concorrendo com Júlia Pinheiro não está posta de parte. Segundo ela: "O importante é trabalhar bem, seja de manhã, à tarde ou à noite. Estou disponível para qualquer horário, é-me indiferente".


Sara Prata já é exclusiva da TVI



O sucesso obtido pela actriz em Morangos com Açúcar, Fascínios e agora em Flor do Mar - cujas gravações terminam na primeira semana de Agosto - levaram a que a TVI quisesse prender Sara Prata à estação. Segundo a Notícias TV, depois de um período de férias, ela regressará ao trabalho com a próxima novela do moçambicano Rui Vilhena.


TVI prepara 2010



Vem aí uma nova novela da estação de Queluz. Intitulada inicialmente por Orgulho, segundo a TV Guia, ela vai contar com a participação de Helena Isabel e Marcantonio del Carlo nos papéis principais.
Apesar desta aposta na ficção, o próximo ano promete não ser fácil para a TVI e para a Plural. Nas última semanas, as duas empresas têm-se reunido com alguns actores, com os quais não têm contrato de exclusividade, avisando-os de que poderá não precisar deles nos próximos meses. "Algumas pessoas já sabem que tão depressa não vão ter trabalho e isso assusta-as", revela fonte da produtora, acrescentando que "o ambiente tem andado um bocado tenso" e apenas os "artistas com contrato ficarão em 2010".


Curtas

»» Dânia Neto no teatro.
»» Depois de Equador, Ciomara volta-se para o cinema e para o programa 5 para a meia-noite da RTP2.
»» 16 de Julho é o dia que estreia a quarta temporada de Sobrenatural na RTP2

Fontes: TV Guia; Notícias TV; Telenovelas