24 de dezembro de 2010

Like & Dislike


Em plena noite de Natal analisamos o que de positivo e negativo esta época trouxe à televisão nacional. Dois pontos destas últimas semanas.

LIKE
Grandes reportagens


Uma das áreas mais ricas da nossa televisão é a informação. Em cada uma das estações generalistas, é-nos possível ver, ao longo de todo o ano, bons produtos de informação. Produtos esses que vão desde aos grandes debates até às grandes reportagens semanais. E a época de Natal é também sinónimo de grandes Reportagens muito bem conseguidas.

Rua, a Minha Casa, na RTP1, ou a reportagem sobre a Operação Nariz Vermelho, na TVI, são alguns desses bons exemplos de boa informação em sinal aberto. O like deste Natal!


DISLIKE
Grelhas, especiais e intenções de Natal


Não há volta a dar. Chegamos a Dezembro e o cenário repete-se. Sempre os mesmos filmes, sempre as mesmas galas, sempre os mesmos especiais e sempre as mesmas intenções. Em tudo isto, a habitual transposição para a televisão de uma peculiar e triste solidariedade forçada que, infelizmente, também faz parte desta época.

Galas que em nada acrescentam ao dia-a-dia das pessoas e dos telespectadores. Filmes que se já repetem nos Natais dos últimos vinte anos. E aquele apelo ao consumismo que também infesta neste mês de Dezembro. Influências menos boas das caixinhas que fazem companhia às massas, nestes meses de Inverno.



Votos de um Natal em cheio para todos os nossos leitores! ;)

Falar Televisão

Alternativas

Independentemente da qualidade dos filmes que nos oferecem nesta época festiva, é sempre agradável verificar que existe alguma tolerância televisiva em transmitir algo que não se centre em talk-shows, novelas ou séries de comédia. O Natal é a altura em que os canais portugueses por tradição mais apostam nas estreias de determinadas produções. Os Simpsons: o filme, Madagáscar 2, O Natal do Panda Kung-Fu, são algumas das ofertas cinematográficas neste 24 e 25 de Dezembro.
Apesar de não tencionar assistir a nenhuma des
tas estreias, a verdade é que me alegra o facto de, uma vez na vida, não existir a tentação de colocar na grelha os mesmos conteúdos de sempre.


É mesmo caso para dizer que a televisão dá um dia de folga aos telespectadores nacionais.


Só questiono os directores de programas das estações televisivas portuguesas num sentido: porque não, mensalmente, oferecer-se um domingo totalmente dedicado a estreias de filmes com algum interesse? Não seria positivo? Apesar de ter noção de a transmissão de filmes ser bastante cara, seria uma boa alternativa para todos aqueles que têm amor à "caixinha mágica".
Audiências? São apenas um pormenor, pois vários já foram os filmes que conseguiram bons resultados em pleno horário nobre. Numa altura em que muitas são as pessoas que enviam listas de prendas ao Pai Natal, este seria sem dúvida o meu único requisito a um ser que na prática não existe!


Aproveito ainda este Falar Televisão para desejar a todos os leitores e seguidores do Televisão-Opinião um excelente Natal. Aos bloggers, que diaria
mente actualizam as suas páginas na Internet, um cumprimento especial. Por fim, e obviamente, aos colaboradores deste blog que com todo o seu amor e dedicação continuam a apostar e a acreditar neste projecto que está a caminhar para o segundo aniversário.

De referir ainda que, e tal como ocorreu no ano passado, o Televisão-Opinião faz uma pausa a 25 de Dezembro. Dia 26, tudo volta ao normal, com grandes rubricas, grandes conteúdos e, acima de tudo, grandes leitores. Contamos consigo!

Feliz Natal a todos vós!

António Pedro Cerdeira critica TVI


Prestes a gravar a nova novela da estação de Queluz de Baixo, Anjo Meu, António Pedro Cerdeira não concordou com algumas das decisões que foram tomadas para esta produção. A sua critica incide principalmente no facto de estar a representar num local que foi previamente "fabricado" para esse efeito. "Vamos estar a gravar numa réplica que foi construída e que recria uma vila alentejana. Acho que as produções ganham sempre mais quando começam, são desenvolvidas e têm um cenários que são reais", afirmou o actor.
Apesar disso, o ex-namorado de Daniela Ruah compreende que se tenha optado por tal caminho pelo facto de em tempos de crise, ser necessário existir uma contenção. "Tenho de entender a decisão porque viajar até ao Alentejo é mais dispendioso. Iria implicar que tivéssemos de ficar lá por causa das distâncias. Com as gravações aqui mais perto de Lisboa tem-se um custo de produção menor. Enfim, vivemos um tempo de contenção de custos", explicou.

De referir ainda que as gravações de Anjo Meu se iniciam a 4 de Janeiro.

Quiosque: Notícias TV

Herman prepara réveillon na RTP1


A gala de fim de ano da RTP1 já foi gravada. À frente desta emissão especial Herman José recebeu diferentes humoristas que vão presentear os portugueses com inúmeras gargalhadas. Ana Bola, Marina Mota, Maria Rueff, Joaquim Monchique, Carlos Cunha, Bruno Nogueira ou Fernando Mendes, são alguns dos convidados com quem o apresentador da estação pública irá trabalhar.
Os grandes alvos do réveillon do primeiro canal são, entre outros, os concorrentes da SIC e TVI. Por outras palavras, Júlia Pinheiro, A Casa dos Segredos, os apresentadores do Ídolos, o talent-show da SIC, José Sócrates, Paulo Portas, Lady Gaga, os mineiros do Chile e até o polvo "Paul", são alguns dos "gozados" da noite.
"É importante fazer este tipo de programas, para tirar o preconceito de que todos nós temos um rótulo e só fazemos um tipo de coisa", afirmou Bruno Nogueira.

Em relação às audiências, Herman José é sincero: "Confiante? Nem pensar. A encomenda é muito clara e exigente. As galas da SIC e da TVI são de uma esmagadora maioria. Aqui, a ideia é fazer uma coisa para a minoria, que poderá vir a ser grande".

Quiosque: Notícias TV

Em noite de Natal...



...às 21:00, o Pedro Esteves tem um Like e um Dislike para atribuir à televisão portuguesa nesta época natalícia. Não perca!

Última Hora - Ivo descobre segredo de António!

AntonioSSDepois de ter acertado no de Ivo na passada quarta-feira, o pastor viu agora o surfista descobrir aquilo que escondia.

Foi há instantes que tudo aconteceu. Ivo carregou no botão e amealhou, assim, todo o dinheiro que António tinha na sua conta.

Com esta descoberta, acaba a busca aos segredos dentro de Secret Story, uma vez que já nenhum dos concorrentes tem segredo por revelar. A partir de agora todo o dinheiro amealhado será o prémio pela participação no programa.

“Passione” termina em Fevereiro!

Passione

Estreou no final de Maio, no entanto, nunca conseguiu fazer os resultados que a antecessora, Viver a Vida alcançou. Ainda assim, tem-se mantido em antena estando o seu final já agendado.


Segundo a edição desta semana da revista Telenovelas, Passione terminará em meados de Fevereiro na SIC, sendo, de imediato substituída por uma nova trama da TV Globo, nomeadamente Insensato Coração, cujos protagonistas são o português Ricardo Pereira, Gabriel Braga Nunes e Paola Oliveira.


Com a chegada desta nova produção, a estação de Carnaxide pretende fazer esquecer os resultados menos bons que a história de Sílvio de Abreu alcançou e voltar assim a competir quase que “de igual para igual” com a TVI. Conseguirá fazê-lo?

Resta aguardar por Fevereiro e, consequentemente, pela reacção do público português.


Quiosque: Telenovelas

Fala-se 24/12/2010


Boa tarde. Em dia de consoada alargamos o Fala-se a mais caras conhecidas da nossa televisão. Vamos saber como cada uma delas vê esta época do ano e como irão afinal passar as próximas horas.


Fernanda Serrano e Pedro Miguel Ramos

Para a família da actriz que interpreta a vilã Júlia Soares na novela Sedução o Natal é em tudo tradicional: “Para nós, o Natal é apenas mais uma desculpa para mais uma reunião familiar. É tudo tradicional. Nós temos seis mulheres enfiadas na cozinha durante três dias”, conta.

Mas não é por isso que a actriz esquece os tempos difíceis que se vivem no que toca à economia. A crise, e a educação para a mesma, também fazem parte do menu da família de Fernanda e Pedro: “Os miúdos já escreveram uma carta ao Pai Natal mas ainda não foi entregue. Mas eu já controlei aquilo. Tê uma lista e já houve ali uns certos cortes, tem de ser. Já lhes disse que o Pai Natal está em crise. Tem de ser regrado, medido e contabilizado. E não pode haver presentes com mais do que um dígito”, remata Fernanda Serrano.


Leonor Poeiras

O Natal de Leonor Poeiras será passado, em parte, a trabalhar. É que a apresentadora têm a cargo nesta noite de 24 de Dezembro mais um diário de Secret Story: “O Natal vai ser passado a trabalhar. No dia 24, temos os programas em directo e vamos sair da TVI por volta das 22:00 para passar a Consoada em família”, adianta Leonor.

É que à sua espera em casa estão, para além da família, imensos amigos: “O meu Natal não se cinge à família. Tenho muitos amigos e faço sempre por estar com eles. Ou jantam lá em casa ou, então, reunimo-nos no dia seguinte. Juntamos os restos da comida e preparamos uma refeição maravilhosa”, conta Leonor Poeiras, pormenores de uma ceia muito especial...!


Isaac Alfaiate

Para Isaac Alfaiate este será o primeiro Natal ao lado da sua cara-metade, Lúcia Garcia. Por isso mesmo quer a noite de hoje, quer o dia de amanhã será passado ao lado da sua namorada: “O Natal é passado em família, na consoada com a minha namorada, no Algarve e no dia 25 com a família da Lúcia. É o primeiro Natal que vou passar ao lado da Lúcia e já lhe comprei o presente”, afirma.

 


Margarida Marinho

Para Margarida Marinho, o Natal será passado longe de dois dos seus filhos, o que a deixa um pouco triste: “Obviamente que estar longe dos meus filhos não é um acontecimento de que me apeteça muito falar. Não tenho só uma bebé, tenho dois filhos”
Mesmo assim, a actriz pretende colmatar essa falha com a companhia da restante família que, segundo ela, é bem numerosa: “O meu Natal é família, família, família. É o meu grande investimento. Somos seis irmãos e, como tal, temos muita coisa para partilhar”


Bárbara Norton de Matos

Quem vai conseguir ter a sua filha nesta época festiva é Bárbara Norton de Matos: “Este ano, o dia 24 é com o pai, o 25 é comigo. Fazemos sempre assim, ela passa uma semana com o pai até ao dia 25. Depois ela fica comigo até ao início das aulas. Temos tudo muito bem dividido”, conta.
Quanto às prendas, Bárbara irá comprar um “estojo de maquilhagem” à sua Luz, até porque ela “gosta muito de se pintar”


Nayma Mingas

Angola. É este o destino da ex-apresentadora de Projecto Moda. Na mesa de Nayma e família os sabores portugueses e angolanos fundem-se numa apetitosa conjugação: “Comemos bacalhau português, mas também temos Funge, uma espécie de feijoada, prato típico angolano”
Para a modelo, os presentes são partes indispensáveis nesta época. E talvez por isso, Nayma afirma que na sua árvore “temos sempre um presente a mais, caso apareça alguém em nossa casa”


António Pedro Cerdeira

Mas também há quem não goste, em nada, desta época natalícia. António Pedro Cerdeira é um desses exemplos. Em declarações à TV Mais, o actor de novelas da TVI garante: “Eu não gosto do Natal. Nada”
E uma das razões para essa aversão à festa da família é o facto de António Pedro passar estes mesmos dias, sozinho: “Normalmente estou sempre sozinho na Consoada”, afirma.

Quiosque: TV Mais, TV Guia

Daniela Martins prepara estreia na representação

daniela_martins2


Foi a quarta concorrente a abandonar a Casa dos Segredos, no entanto, parece que os lucros que vai receber com esta participação serão bastantes. Depois de a imprensa avançar com a cada vez mais certa presença de Hugo Marques numa das próximas produções da TVI, é a vez de a própria Daniela anunciar também um convite.


“Vou tentar a representação em Portugal, logo no inicio do ano”, começa por dizer a transmontana em entrevista à edição desta semana da revista TV Mais, adiantando em seguida: “Tive uma boa proposta e um bom contacto. Estou muito feliz. Adoro experiências novas”, frisou, não adiantando mais pormenores sobre este projecto.


Apesar de tudo, a mesma publicação garante também que Daniela Martins se encontra a frequentar um curso de representação na Plural Entretainment, o que poderá ser por um prenuncio de que a sua estreia como actriz seja na estação de Queluz de Baixo. E, a avaliar pelo timming anunciado pela própria, poderá ser já em Anjo Meu que tal sucederá.


Quiosque: TV Mais

"Stand Out From The Crowd" é o novo concurso da RTP


O novo concurso da estação pública, a estrear em 2011, já está a ser pensado. José Fragoso falou esta semana com a Notícias TV, e confessou que as negociações com a Valentim de Carvalho já se iniciaram. O formato baseia-se no sucesso Stand Out From The Crowd, que coloca pessoas em desafios em ambientes imprevistos, como em centros comerciais. O concurso promete despertar desta forma muitas gargalhadas aos portugueses.

Quiosque: Notícias TV

Rita Pereira vilã na próxima trama de António Barreira!

ritapereiranova

O seu nome chegou a ser avançado pela imprensa como certo no elenco de Anjo Meu, onde daria vida à heroína da história, no entanto, a actriz prepara-se antes para voltar a trabalhar com António Barreira.


As gravações desta nova telenovela, que ainda não tem nome definido, estão agendadas para Março e a sua tarefa será substituir a actual líder de audiências a nível nacional, Espírito Indomável. Uma história contemporânea e que deverá ser marcada por temas bastante fortes, à semelhança do que aconteceu com outros sucessos do argumentista, como Meu Amor ou Fascínios.


E será também aqui que Rita Pereira voltará a dar vida a uma vilã, papel que não desempenhava desde os tempos de Morangos com Açúcar, onde deu vida a Soraia, a irmã de Ana Luísa da segunda temporada. Quem o garante são as revistas TV Mais e Telenovelas.

Apesar de tudo, quando confrontada com a primeira publicação, a actriz fechou-se em copas, uma vez que “sobre isso, não posso adiantar nada”.


No entanto, a mesma revista garante que Rita Pereira será mesmo uma terrível vilã e, ao que tudo indica, terá como tarefa rivalizar com a personagem de Margarida Marinho, outra das actrizes “fetiche” de António Barreira.

Resta aguardar por novidades da substituta de Espírito Indomável.


Quiosque: Telenovelas, TV Mais

Exclusividade de Diogo Morgado termina em Março

diogo_morgado


É actualmente o protagonista da telenovela de horário nobre da estação de Carnaxide, no entanto, quando terminar este trabalho, também o seu contrato chega ao fim.


É em entrevista à edição desta semana da TV Mais que Diogo Morgado confirma esta notícia: “Sou contratado da SIC até Março. Não faço ideia como fica depois. Mas a relação sempre foi muito boa e de confiança. O meu desejo é que continue. Mas, se não continuar, não há qualquer tipo de animosidade. A SIC ou a TVI têm de fazer contas à vida, não são a RTP, que tem dois financiamentos, do contribuinte e da publicidade. Se não quiserem continuar de uma forma exclusiva comigo, compreendo”, explicou o João de Laços de Sangue.


Quererá tudo isto dizer que o actor está disponível a uma possível mudança para Queluz de Baixo? Ou os sucessos que já protagonizou em Carnaxide pesarão numa decisão a um possível contacto deste tipo?


Recorde-se que Diogo Morgado é uma das estrelas SIC desde o tempo de Francisco Penin e teve uma grande projecção junto do público português com o inesquecível Santiago de Vingança.


Quiosque: TV Mais

Revista de Imprensa 24/12/2010


Manhã de 24 de Dezembro, véspera de Natal
Os destaques da imprensa televisiva desta sexta-feira!


Consoada da Casa dos Segredos transmitida em directo na TVI


Para os quatro finalistas da Casa dos Segredos, a noite de hoje vai ser, com certeza, bastante diferente do habitual. Ana Isabel, António, Ivo e Vera vão passar a época festiva dentro da casa mais vigiada do país. Mesmo assim haverá festa e uma ceia de Natal especial na Casa dos Segredos, com direito a uma emissão em directo preparada para o serão de hoje.

Segundo uma fonte próxima da TVI, esta noite "vai haver uma emissão especial, onde os portugueses vão ficar a conhecer todas as surpresas reservadas". E, de facto, será logo a seguir ao Jornal Nacional desta sexta-feira que Leonor Poeiras e Pedro Granger irão conduzir, em directo, esta mesma emissão que pretende transmitir na íntegra a ceia de Natal dos quatro finalistas de Secret Story.

Embora os pormenores deste especial ainda estejam no segredo dos Deuses, são de esperar a entrega de presentes aos concorrentes, deixados pelas pessoas mais próximas a cada um deles, ou poderão mesmo ocorrer pequenas conversas entre cada um dos quatro finalistas de concurso e os familiares que por eles torcem em casa.

A não perder, esta noite a partir das 21:15!

 
Gala da Operação Triunfo também no dia de Natal

Este ano o dia de Natal festeja-se a um sábado, mas não será por essa razão que a gala semanal da Operação Triunfo deixará de ser emitida. Amanhã, logo após o Telejornal, Sílvia Alberto dá as boas vindas aos telespectadores para uma emissão que promete ser bastante especial.

Para além das habituais performances dos quatro concorrentes ainda em jogo, no serão de amanhã irão também marcar presença vozes de anteriores edições deste talent-show da RTP. Vânia Fernandes, Ricardo Soler, Nuno Pinto, Denisa, Gonçalo Medeiros e David Ripado, todos eles ex-concorrentes das anteriores edições da OT, irão interpretar alguns duetos com os actuais alunos da escola de música da RTP. Para além disso, outros nomes da música nacional irão também abrilhantar este espectáculo. São exemplo os EZ Special, os Fonzie ou mesmo Paulo de Carvalho.

Uma gala especial num dia, também ele, especial. Amanhã à noite na RTP1!


CITAÇÃO DO DIA

"Para mim, é importante sentir que a televisão tem uma utilidade concreta na vida e na educação das pessoas"
Catarina Furtado



DESTAQUE DO DIA

Hoje, véspera de Natal, a programação de RTP1, SIC e TVI será diferente, principalmente no que toca ao horário nobre.

No canal 1, à semelhança dos últimos anos, haverá Circo de Natal com as principais caras da estação, logo após a mensagem do Cardeal Patriarca de Lisboa e que se prolongará pelo restante serão.

Nas privadas a noite de Natal será preenchida, maioritariamente, com cinema infantil. Na SIC está marcada a estreia de Bolt, a partir das 21:15, enquanto que na TVI, a seguir ao diário especial de Secret Story, às 22:00, estreará Simpsons: O Filme.


Quiosque: Jornal de Notícias, Destak, TV Guia

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

O fim de 2010

Não deixa de ser coincidência, uma irónica coincidência, mas o primeiro mês da TVI sem director de programas prepara-se para ser o melhor mês de 2011 para a estação. Com 21 dias decorridos no mês, a TVI soma 28,7% de quota de mercado, tanto quanto conseguiu em Março. Mas com a final da Casa dos Segredos marcada para dia 31, o mais certo é a estação da Prisa conseguir fechar Dezembro com cerca de 29% de share. Nem Luís Cunha Velho nos primeiros três meses do ano, nem André Cerqueira, entre Abril e Novembro, conseguiram igual este valor.



Foi preciso a TVI ficar sem director de programas (com a saída de Cerqueira, ficou o director-geral, João Cotrim Figueiredo a assegurar interinamente a pasta) para conseguir o melhor resultado e a mais confortável liderança do ano. Não deixa de ter graça.


Os dados provisórios de Dezembro permitem também olhar de frente para uma realidade: este poderá ser o pior mês da SIC no ano. Com 22% de share registados, a estação está três pontos percentuais abaixo do seu pior registo (22,3% em Junho). Serão precisos dois fortes dias de Natal (dias 24 e 25 de Dezembro são dias tradicionalmente fortes em Carnaxide), para que isso não aconteça.


Não deixa de ser irónica esta fragilidade da estação, precisamente no mês em que a SIC mais títulos sonantes conseguiu na imprensa (com as contratações de Júlia Pinheiro, Rogério Samora, Helena Laureano, Manuela Moura Guedes e tantos outros actores de ficção). Quanto à RTP1, desce de 25,4 para 24,3%, mas mantém a segunda posição, à frente da SIC, algo que já acontece desde Maio.


Resta saber o que vai acontecer em 2011: continuarão Nuno Santos e José Fragoso nos seus postos ou as estratégias colectivas aconselharão a mudanças e novos desafios individuais?