7 de maio de 2011

Audimetria Semanal


                                         
                               

Muito boa noite, seja bem-vindo a mais uma edição da rubrica "Audimetria Semanal".

Resumo semanal

A estreia de "Peso Pesado" marcou o início desta semana. Com 18,4% de audiência média, o novo concurso da SIC venceu a concorrência e excedeu as expectativas. Para além da vida real, também o futebol ocupou os lugares cimeiros da tabela dos programas mais vistos do dia, com uma partida entre o Sporting Clube de Braga e o Sport Lisboa e Benfica a alcançar os 22,9% de rating.
Não esquecer igualmente o jogo de futebol entre o Barcelona e o Real Madrid, que chegou aos 16,2% de audiência média - o líder da última terça-feira.
A estreia do "Jornal da 8", o novo noticiário da estação de Queluz de Baixo, merece igualmente uma atenção especial. Nesta sexta-feira, a junção de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa perdeu para a RTP1. Enquanto o "Telejornal" chegou aos 12,4% de rating, o "Jornal das 8" ficou-se pelos 9,8%. Já o "Jornal da Noite" acabou por ficar em terceiro lugar, ao alcançar 7,7% de audiência média.
Mais pormenores a seguir, na análise aos diferentes horários da televisão nacional!

Manhãs (10:00 - 13:00)



O vencedor das manhãs nas generalistas esta semana foi "Você na TV!". O programa apresentado por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha conseguiu manter-se na liderança, apesar de ter ficado perto de "A Praça da Alegria" na terça-feira. De resto, nada a acrescentar para a TVI.

A única diferença nos últimos dias foi o crescimento de "Querida Júlia" nas audiências. Tal como referido no "Protagonista", a possibilidade de o programa das manhãs de Carnaxide aumentar a quota de share tornou-se real. Por esse motivo, Júlia Pinheiro e Ana Marques atingiram, na terça-feira, os 2,2% de rating e 24,5% de share.
Para a semana, será que o talk-show da SIC começa a ameaçar a concorrência?

Tardes (14:00 - 20:00)



Conceição Lino não desiludiu esta semana. Apesar de ter ficado atrás da concorrência, a apresentadora conseguiu dar a "Boa Tarde" aos portugueses e a "Portugal no Coração". No caso de Fátima Lopes, foi notável uma subida nas audiências, depois de na semana passada ter passado despercebida. "A Tarde é Sua" ficou atrás das novelas brasileiras, contudo foi o talk-show mais visto dos últimos dias. Excepção apenas para quarta-feira, na qual o programa se ficou pelos 18,7% de share.

Ao final da tarde, a série "Morangos com Açúcar" bateu a concorrência, não dando hipóteses a "Preço Certo" e "Escrito nas Estrelas". O segundo lugar foi assim disputado pela RTP1 e SIC. Se, na segunda-feira, "Ti Ti Ti" venceu Fernando Mendes, no dia de ontem foi a vez de o apresentador da estação pública ficar à frente da novela da Globo.

Quanto a Dina Aguiar, nada a acrescentar. Apesar de ter tido algumas performances razoáveis, continuou a não atingir o lead-in necessário para a RTP1 não ficar atrás da SIC a partir das 19:00. De qualquer forma, a média de 25% de share de "Portugal em Directo" é de valorizar.

Por fim, e sobre "Agora É Que Conta", a questão coloca-se: quem é que conta com a companhia deste concurso nas tardes de Queluz de Baixo?

Noites (21:00 - 01:00)



A aposta da estação pública nas entrevistas aos líderes partidários surtiu efeitos no início do horário nobre da televisão portuguesa. Por exemplo, nesta sexta-feira, o duelo entre Jerónimo de Sousa e Paulo Portas alcançou 9,6% de audiência média e 26,1% de share.
Por outro lado, e na linha da informação, "30 Minutos" afundou-se nos 13,9% de share na última quinta-feira, um valor que destoa de outros resultados anteriores.

Quanto aos diários de "Peso Pesado", nesta primeira semana, levaram a melhor sobre "Anjo Meu". Apesar de a SIC ter perdido num dos dias para a TVI, a verdade é que os resultados entre as duas estações ficaram mais equilibrados no horário que sucede os noticiários. Veremos como consegue o concurso aguentar-se no confronto directo com a novela da estação de Queluz de Baixo na próxima semana.
Na ficção, e em relação a "Espírito Indomável", passou obviamente a ser a produção mais vista em Portugal. Se, no passado, já o era, com a perda de público de "Anjo Meu" para "Peso Pesado", deixaram de existir dúvidas. Destaque igualmente para "Laços de Sangue", que aproveitou o lead-in dos diários do reality-show para consolidar as suas audiências. Por exemplo, na sexta-feira chegou aos 29,1% de share.

No que toca a "Sedução", os resultados foram satisfatórios. Na quarta-feira a novela de Rui Vilhena alcançou 7,3% de audiência média e 30,5% de share. "Araguaia" acabou por ficar de fora da corrida pelo primeiro lugar, acabando por atingir praticamente o mesmo rating que "Passione". Sobre esta de referir o resultado de terça-feira: 30,2% de share.

Figura da semana



José Alberto Carvalho e Judite de Sousa

Estrearam-se no dia de ontem na antena de Queluz de Baixo, e o resultado foi satisfatório. "Santos da casa não fazem milagres" e, como tal, os dois pivôs tentarem fazer o melhor que podiam, contudo alguns erros foram cometidos, tal como os telespectadores tiveram a oportunidade de visionar. 
Nesta sexta-feira, José Alberto Carvalho e Judite de Sousa tiveram assim um pequeno teste, que se tornará a partir de segunda-feira numa autêntica maratona. Veremos como evoluirão os resultados do "Jornal das 8" na próxima semana. 

Número da semana



1,5%

... foi a audiência média de "5 Para a Meia-Noite" da última quarta-feira. O talk-show foi o segundo programa mais visto desse dia da RTP2.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto desta semana pertence ao futebol. RTP1, SIC e  TVI obtiveram o melhor pico de audiência com uma partida deste desporto. A estação de Carnaxide acabou por sair-se melhor ao alcançar 28,1% de rating e 63,2% de share, no dia 28 de Abril, pelas 21 horas e 57 minutos.
Em números absolutos mais de dois milhões e seiscentos mil telespectadores estavam sintonizados na SIC aquela hora.

"A Tarde É Sua" com especial "Perdidos na Tribo" - Amanhã!



Será já no dia de amanhã que a TVI irá apostar numa emissão especial de "A Tarde É Sua", para promover o novo concurso "Perdidos na Tribo - Famosos". Fátima Lopes conduzirá o programa, que de certo contará com algum suspense para o horário nobre da TVI de domingo. Quem não deverá faltar à conversa com a apresentadora será Leonor Poeiras!
A não perder, amanhã!

Esqueceram-se de... Valentina Torres


Boa noite! Seja bem-vindo a mais uma edição do "Esqueceram-se de Mim". Neste sábado recordamos uma figura que depois da sua separação, viu os convites para a televisão reduzidos.


Valentina Torres ficou conhecida pela sua longa relação com Armando Gama, um prestigiado músico portugues. Depois de 26 anos ao seu lado, e de uma longa carreira dividida entre os palcos e os ecrãs, a antiga comentadora de "Tertúlia Cor-de-Rosa", acabou por seguir a sua vida.

Depois de, em 2005, ter emocionado os portugueses com a sua participação em "1ª Companhia", chegando mesmo à final deste reality-show, a apresentadora foi convidada para integrar a equipa do espaço social do talk-show matinal da SIC. Após ter aceite este desafio, Valentina Torres nunca deixou de lado os espectáculos com o seu ex-marido em todo o país. Aliás, nessa altura, eram vários os concelhos que contavam com esta dupla para animar as tão conhecidas festas populares.

Nos últimos tempos, e depois de ter abandonado a "Tertúlia Cor-de-Rosa", noticiou-se que a antiga profissional da estação pública estaria de volta aos ecrãs nacionais com um magazine. Em 2010, era da seguinte maneira que Valentina Torres reagia ao seu regresso á televisão: "Estou ansiosa, mas para já não posso adiantar muita coisa. Vão ter de aguardar". 

Depois das conversações com o Porto Canal, a ex-mulher de Armando Gama acabou por ficar fora das apostas do canal do norte. De tal forma que nem o facto de ter ganho uma nova estatura fisíca, perdendo vários dos quilos que possuía, lhe valeu um regresso em grande à televisão.




Será que está na altura de Valentina Torres regressar aos ecrãs nacionais? Qual o projecto em que esta se encaixaria? Fará esta mulher falta à televisão? Independentemente da resposta que dê, deixou uma sugestão: porque não uma entrevista ao "Alta Definição"?

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

Luciana Abreu hoje em "Quem Tramou Peter Pan"

Um dia antes de se estrear no novo programa da RTP, Último a Sair, a eterna Floribella volta a estar em contacto directo com crianças. É que Luciana Abreu é uma das convidadas de hoje do programa de Catarina Furtado.


Ao lado do namorado, Yannick Djaló, a actriz vai submeter-se às questões dos mais novos, bem como outros nomes bem conhecidos dos portugueses, como os Homens da Luta, Nuno Markl, Rita Redshoes, os Stomp e Ricardo Pinto.


A não perder, esta noite, na RTP 1, logo após o Telejornal.

Paulo Futre em "Alta Definição"!


É um dos homens do momento, após ter protagonizado um engraçado momento na televisão. Depois disso, foi-lhe proposto uma campanha de publicidade para a bebida Licor Beirão. Aceitou-a e, também por essa razão, irá ser o próximo convidado do "Alta Definição".
Paulo Futre, sem maquilhagem, às 14:00, no próximo sábado!

Episódio Seguinte

Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


Susana convence Tristão a comprar uma casa nova

Muito feliz porque os pais finalmente voltaram a reconciliar-se, Susana continua sem saber que Mimi e Rogério vivem um casamento aberto.


Contudo, a felicidade da rapariga é de pouca duração, já que a sua relação com o namorado está a começar a passar por uma fase crítica e ele quer voltar à sua vida antiga, como peão, e ajudar Joaquim, agora numa cadeira de rodas.


Temendo perdê-lo, Susana tenta encantá-lo para ficarem na capital, mas isso ainda causa mais tensão entre ambos. Cansado de viver com uma dondoca, Tristão decide que não vai aguentar mais e que se quer ir embora. A rapariga ameaça deixá-lo se ele partir, mas, ao ver que o amor da sua vida a vai deixar mesmo, entra em desespero.


Joana aconselha-a a esquecer a sua vontade e a ceder também um pouco às do amado. Antes de partir, Susana consegue apanhá-lo e diz que vai viver com ele para Coruche, impondo apenas uma condição: que ele compre uma casa nova para os dois. Feliz, o peão acede aos desejos da amada.


Carmo é despedida da Vídeo 5

Quando decidiu assumir o que sempre sentiu por Rui a produtora estava longe de imaginar que a sua vida poderia ficar destruída por amor. A principal responsável pelo seu infortúnio é aquela que já foi, no passado, a sua melhor amiga, Ester.


Decidida a reconquistar o marido, a escritora está disposta a tudo. Desde engravidar, a ficar com o bebé que Ana carrega no ventre. Ainda assim, e apesar dos golpes mais baixos, Rui não voltará para os braços da ex-mulher facilmente. Pelo contrário, Ester terá de ir mais longe e esforçar Carmo a afastar-se do homem que ama.


Para o efeito, e disposta a tudo, quando Júlia se torna dona da Vídeo 5, a apresentadora convence a vilã a despedir a produtora executiva.


Com a vida amorosa atribulada e uma auto-estima arrasada, Carmo terá de enfrentar dificuldades financeiras, pois deixa de ter rendimentos, fundamentais para pagar as suas despesas…


CURTAS:


Em Anjo Meu, ao ouvir Madalena dizer que Vera está às portas da morte, entra em choque e deixa de falar. Rui tenta resolver a situação, mas a vilã diz que é ele o culpado por toda esta situação.


Em Laços de Sangue, depois de raptar Inês, Diana foge da polícia, mas nem a mãe biológica, nem a mãe adoptiva a ajudam. A vilã acaba novamente na cadeia.


Em Araguaia, Estela e Solano fazem amor. Já Amélia também cede à tentação do enteado, Vítor, e os dois envolvem-se.


Em Ti Ti Ti, ao ver a noiva triste, Jaqueline ajuda Edgar a impedir o casamento de Marcela com Renato.


Quiosque: Maria, TV Guia, Telenovelas, Mariana

"Anjo Meu" aumenta para 180 episódios

O sucesso que a trama de Maria João Mira e André Ramalho tem tido já fez com que a TVI encomendasse mais episódios.


Assim, de acordo com a edição desta semana da Mariana, Anjo Meu já passou de 120 para 180 episódios, embora ainda esteja no ar há menos de dois meses.


Assim, é de esperar que a história ganhe um novo rumo, com a saída de algumas personagens, como é o caso de Teresa e Daniel e a entrada de outras.


Quiosque: Mariana

"Festa da Flor" amanhã na RTP


Ao contrário do que chegou a ser avançado por alguns órgãos de comunicação social, a célebre Festa da Flor da Madeira vai ser emitida pela estação pública.


As promos já passam e, amanhã, de manhã e à tarde, Sónia Araújo e João Baião estarão em directo do Funchal a contar todos os pormenores daquela que é uma das mais tradicionais festas do nosso país.


A não perder, amanhã na RTP.

Pepê Rapazote despede-se de "Laços de Sangue"


Depois de Sisley Dias, há mais um actor de saída do elenco da “novela da nossa gente”. As últimas cenas já foram gravadas, garante a TV 7 Dias desta semana e Pepê Rapazote já se despediu da personagem que marcou os últimos meses da sua carreira.


Tudo acontece depois de o designer ser detido por ter violado Sandra (Juana Pereira). O vilão é condenado a seis anos de prisão e as suas últimas cenas serão carregadas de emoção. Nelas será retratada a visita de David (Bernardo Oliveira) ao pai na cadeia. Muito emocionado com a presença do filho, Luís pede-lhe desculpa por tudo o que se passou e diz-lhe que gosta muito dele. Os dois abraçam-se e despedem-se.


Depois disto, as visitas de David ao pai começam a ser esporádicas e terão apenas algumas chamadas de atenção, sendo que acriança começará a ver em Jaime (Ricardo Carriço), o novo namorado da mãe, Isabel (Gracinda Nave), uma nova figura paternal.


Imagens que serão emitidas dentro de algumas semanas.


Quiosque: TV 7 Dias

Momentos


Bom dia! Acordamos nesta manhã com um "Flash Mob"! No décimo sétimo aniversário da TVI, o canal da Media Capital decidiu apostar num movimento de dança em vez de uma tipíca gala. As críticas foram algumas, assim como os elogios. Lembra-se?

Fecho


Esta noite, em fecho, mais uma crónica de autoria de Joel Neto e retirada do Diário de Notícias.

Um caso humano

Penso que posso afirmar, com um bom grau de segurança, que nunca gostei de um programa de Teresa Guilherme - e não sei se arrisco muito ao dizer que todos os programas alguma vez feitos por ela foram maus, alguns deles mesmo muito maus. Uma coisa, porém, é esse juízo de valor sobre a qualidade do seu trabalho enquanto apresentadora (e mesmo enquanto produtora) e outro ser capaz de assistir com absoluta insensibilidade a este seu crescente calvário à procura de uma pequena parcela do protagonismo que já teve.

Depois de ser dada como certa no elenco de Beijo na Boca, nova telenovela da Globo que depois passará na SIC, Teresa foi substituída à última hora por Marina Mota. A Globo recusou-a, dizem algumas fontes; a SIC persuadiu a Globo a recusá-la, arriscam outras.

Não importa: se efectivamente o lamentou publicamente "com a voz embargada", como dizia ontem o Correio da Manhã, Teresa merece a minha solidariedade.

Ao longo de décadas, Teresa Guilherme tirou da televisão tudo o que esta tinha para lhe dar. Depois, baralhou e voltou a dar - e, durante muito tempo, ainda prolongou o sucesso. O facto, porém, é que também deu bastante dinheiro a ganhar às estações portuguesas, nomeadamente às privadas. Que não reencontre agora o seu espaço, nem como produtora, nem como apresentadora, nem sequer como actriz, há-de ser sinal dos ressentimentos (justificados ou não) que acumulou entre os seus pares. Mas também da ingratidão e da crueldade da televisão portuguesa para com ela.

Se era para a ostracizar assim, então mais valia que a TV nacional não se tivesse aproveitado tão reiteradamente do seu voluntarismo e da sua filosofia de "disposta a [quase] tudo".