2 de fevereiro de 2011

Exclusivo TV Opinião/ TV U: Luciana Abreu protagonista de minissérie da TVI!

lucianaabreu2

Quase um ano depois de ter deixado, oficialmente, a estação de Carnaxide, a actriz está a um passo de assinar um contrato de exclusividade com a televisão de Queluz de Baixo.


Fonte bem colocada na Plural Entretainment garantiu-nos que Luciana Abreu será uma das protagonistas de uma das três minisséries que a TVI prepara ainda para o primeiro semestre deste ano.

Será já amanhã que a eterna Floribella estará no Você na TV, onde será entrevistada por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira. Nesta que será a sua primeira aparição no canal dirigido por João Cotrim Figueiredo, a actriz poderá, inclusivamente, revelar este novo projecto.


Está assim quase certo que Luciana Abreu será exclusiva da TVI e deverá, inclusivamente, protagonizar uma das próximas telenovelas do canal, estando em cima da mesa, sabe o Televisão - Opinião, a hipótese de dar vida à heroína de A Terceira Vez.

A namorada de Yannick Djaló, que foi recentemente mamã, prepara-se agora para um regresso que promete dar muito que falar.

Cine-Opinião


Boa noite, seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião! Hoje falamos do novo filme de Matt Damon, com a realização de Clint Eastwood: Hereafter – Outra vida.

Num papel completamente oposto àquele que estamos habituados a ver Matt Damon, o actor dá mais uma vez provas do seu talento ao interpretar o papel de George, um homem com capacidades de médium, que lhe permitem comunicar com pessoas que já partiram. Apesar de ter atingido uma posição de destaque na realização da sua profissão, George decide deixar tudo para trás na busca de uma vida normal. Do outro lado do mundo, Marie (Cécile de France) é uma jornalista francesa no auge da sua carreira, que passa uma experiência de vida ou de morte durante o tsunami Katrina. Incapaz de esquecer o momento em que tocou a morte de perto, Marie inverte a sua carreira num sentido inesperado. Por fim, Marcus é um rapazinho londrino, que perde a pessoa que mais ama e enfrenta o seu mundo a desabar.

Enquanto os três procuram respostas sobre o mistério da vida para além da morte, as suas vidas irão intersectar-se para os unir num caminho em busca da verdade.

As expectativas sobre este filme mantiveram-se elevadas até ao momento em que o vi, contudo o clímax parece nunca surgir. Um filme que prometeu tudo e acabou por revelar pouco, numa omissão que por momentos quase tocou a cobardia de ir mais longe. Contudo, por vezes os filmes chegam a um ponto em que não é possível ir mais além – principalmente num tópico tão controverso quanto este. Um filme que, apesar dos aspectos negativos realçados, promete grandes emoções, lágrimas e sorrisos, sob a mão dourada de um realizador maravilhoso. A não perder!


A CBS e a Warner Bros. estão a trabalhar em conjunto para adaptar o livro "The Stand" de Stephen King ao cinema, de acordo com uma notícia do "Total Film".

O realizador franco-polaco Roman Polanski inicia a partir desta segunda-feira em Paris a rodagem de uma nova longa-metragem, "Carnage", a partir de uma peça de teatro de Yasmina Reza, revelou o jornal Le Parisien conforme noticia a agência Lusa.

Colin Firth e Natalie Portman venceram este sábado os principais prémios do Sindicato de Actores dos Estados Unidos pelo seu desempenho em "O Discurso do Rei" e "O Cisne Negro".
Até para a semana!

Falar Televisão


Universo paralelo

O sucesso que a SIC Mulher tem alcançado nos últimos tempos é digno de um case-study. Apesar de muitos considerarem que é apenas temporário, as boas audiências que o canal por cabo tem vindo a atingir já se vêem a estender desde o Verão do ano passado. A transmissão de The Biggest Loser, o bom humor de Ellen, ou a simpatia de Ana Rita Clara teimam a conquistar mais e mais portugueses. Prova disso são os resultados que a SIC Mulher alcança durante praticamente toda a semana, com destaque, por exemplo, para a última sexta-feira, cujo share médio chegou aos 2,7% (segundo canal do cabo mais visto do dia). De facto, a aposta da estação de Carnaxide num universo muito mais selectivo é inteligente. Todos nos já sabemos que a SIC Notícias é também um caso de sucesso, sendo o canal líder do cabo há vários anos. No entanto, muitas vezes, esquecemo-nos que existem outras tantas ofertas que começam a ganhar destaque. É o caso da SIC Mulher, mas igualmente da FOX Life, que começa agora a recuperar de um esquecimento por parte do público português, e da RTP Memória.
A aposta nos temáticos é uma tendência cada vez maior, que tem sempre efeitos a médio/longo prazo. O facto de a SIC Mulher já estar a apostar no Master Chef, de continuar a investir em programas nacionais, como o Entre Nós de Adelaide de Sousa, apenas vem proporcionar uma maior estabilidade de resultados no universo do cabo. Isto porque entre os temáticos, não se ganha de um dia para o outro, a evolução de pequenas décimas nas audiências pode significar muito mais do que qualquer outro resultado registado nas generalistas. Nesse sentido, o trabalho de Pedro Boucherie Mendes e de Sofia Carvalho é digno de um aplauso.

É pena que neste campo o trabalho da TVI continue a ser escasso. Onde estão os canais de novelas e de desenhos animais, que desde há muito tempo têm vindo a ser falados? É pena, pois já seria um passo importante para Queluz de Baixo.

Paula Lobo Antunes confirma presença em “Eclipse”!

paulaloboantunes2_thumb_other222_279

Ainda pode ser vista nos ecrãs de Queluz de Baixo como a protagonista de Mar de Paixão, mas tem já dois projectos em mãos. Para além de uma das minisséries que o canal prepara, a actriz interpretará uma das personagens centrais da próxima história de António Barreira.


“Começo os trabalhos no início de Março. Estou muito entusiasmada com o papel. Vou trabalhar com a Margarida Marinho, o que é uma honra. É uma das melhores actrizes e tenho uma grande admiração por ela”, confessou Paula Lobo Antunes à edição desta semana da revista TV Guia.


Já António Barreira, em declarações à mesma publicação, garantiu que o elenco de Eclipse é “perfeito” e está quase fechado, “falta apenas acertar alguns nomes mais secundários”.


Quiosque: TV Guia

Nega de Sónia motivou contratação de Júlia


A crónica de Carlos Dias da Silva desta semana, publicada na TV Guia, explica que a contratação de Júlia Pinheiro com um ordenado de mais de 50 mil euros por mês, foi igualmente motivada pelas várias negas que foram dadas à direcção de programas da SIC, nomeadamente a Luís Marques. Antes de Júlia ter dito o sim, o profissional da estação de Carnaxide marcou uma visita ao Porto, decidido a trazer Sónia Araújo para o terceiro canal. No entanto, esta acabou por não surtir qualquer resultado, pois a apresentadora do talk-show A Praça da Alegria mostrou-se irredutível, nem mesmo com uma oferta de um valor tão alto.
Júlia Pinheiro foi assim a grande solução para tantos respostas negativas. Sabendo que a apresentadora se sentia sozinha na TVI, Gabriela Sobral, Luís Marques e Nuno Santos uniram forças, e ofereceram-lhe grandes ofertas de trabalho. O resultado é o que poderá ser visto a partir de Março e na próxima reentre, em Setembro!

Quiosque: TV Guia

Esta noite...


... mais uma noite cinematográfica no Televisão-Opinião. O Cine-Opinião está de volta às 21:00, assim como a dupla Marta Miranda & Vanessa Dias!

Pedro Lima protagoniza “O Dom”, na TVI!

pedrolima2

Depois da cómica personagem de Espírito Indomável, o actor tem já um novo projecto em Queluz de Baixo. Será ele o protagonista da primeira minissérie da estação de Queluz de Baixo, ao lado de Núria Madruga e Paula Lobo Antunes.


Segundo a edição desta semana da revista TV Mais, Pedro Lima dará vida ao personagem central de O Dom, cujas gravações arrancam ainda este mês. O actor será Eduardo, um psicólogo que decide mudar a sua vida e transformar-se num vidente.

Todavia, nem tudo lhe corre bem e o novo bruxo, até então céptico, começa a questionar tudo, inclusivamente as suas relações passadas e presentes. E haverá duas belas mulheres que o farão ver a vida de outra forma e que o levarão a vivenciar experiências completamente novas na sua vida. Para estes papéis, estão já seleccionadas Núria Madruga e Paula Lobo Antunes.


Escrita há mais de um ano e meio por Artur Ribeiro, também realizador da minissérie, O Dom promete cativar os telespectadores da TVI: “Julgo que as pessoas vão gostar desta série, até porque os humanos têm muita curiosidade sobre estes assuntos, mesmo não acreditando em fantasmas ou no sobrenatural”, garantiu o também responsável pela realização de Destino Imortal.

Com quatro episódios, ainda não há data de estreia para a primeira de três minisséries que a estação de Queluz de Baixo prepara.


Quiosque: TV Mais

“Você na TV” renovado antes da concorrência de Júlia Pinheiro!

vocenatv

A mais recente estrela SIC chega às manhãs do canal apenas a 14 de Março, mas, antes disso, o programa da TVI vai sofrer algumas alterações para se manter na posição de líder do horário.

A noticia é avançada pela edição desta semana da revista TV Guia, que dá conta de que “são uns pequenos ajustes” e que tem já a “mão” de Bruno Santos, a mais recente contratação da direcção de programas do canal.


“Ele entrou há pouco mais de quinze dias, mas, sim, já está a trabalhar em várias frentes. Esta é uma delas. Primeiro tratámos da equipa e agora vamos refrescar os conteúdos sem mexer muito porque este é um projecto vencedor”, adianta fonte de Queluz de Baixo à referida publicação.

A mesma fonte revela ainda que Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha têm participado em várias reuniões e “estão muito entusiasmados, e isso é muito importante para nós”. Afinal de contas, todos sabem do valor que Júlia Pinheiro acrescentará às manhãs da SIC, mas a Praça da Alegria também está forte e não será esquecida.


Para atacar a concorrência, para além de uma alteração de alguns conteúdos, o Você na TV poderá vir a oferecer ainda mais dinheiro aos seus telespectadores, apesar de estarmos em época de crise e para os lados da TVI a contenção ser personagem principal.


Apesar de tudo, vários críticos não poupam a estratégia dos responsáveis de Queluz de Baixo, defendendo que deveriam esperar para ver as falhas do substituto de Companhia das Manhãs e só depois atacar…


Quiosque: TV Guia

Fala-se - 02/02/2011



Boa tarde! Nesta quarta-feira Fala-se de casais. Ora veja!



Angélico e Diana Monteiro

Os dois cantores estão apaixonados! Angélico Vieira, dos D'ZRT, e Diana Monteiro, das Just Girls, que trabalharam juntos na gravação do genérico da Casa dos Segredos, começaram o seu relacionamento precisamente a partir do reality-show da TVI. Se o novo jurado de Uma Canção Para Ti confessa que Diana é "uma mulher muito bonita", negando qualquer romance, a jovem afirma que o cantor a completa: "Há uma grande cumplicidade entre nós. O Angélico completa-me. Tem tudo a ver comigo".


Andreia Leal e José Carlos Pereira



A ex-concorrente da Casa dos Segredos e o actor da TVI tiveram um romance há cerca dois anos. Na edição desta semana da TV7 Dias, uma fonte explica que Andreia Leal e José Carlos Pereira se conheceram na noite do Porto, através de uma amiga em comum. O relacionamento durou cerca de um ano, e o actor nunca soube que a ex-companheira de Pinto da Costa era acompanhante de luxo.

Apesar de negar que já namorou com José Carlos Pereira, Andreia Leal confessa que sempre foi muita sua amiga, e que ficou surpreendida com o facto de este se ter internado numa clínica de reabilitação.

Quiosque: TV7 Dias

SIC de olho em David Carreira?

davidcarreira2


Actualmente a dar vida ao protagonista da oitava temporada de Morangos com Açúcar, o actor parece já ter despertado o interesse em outros canais.

“Já sei que se anda a falar do meu nome em outros canais, mas estou bem na TVI e na Plural. Por enquanto, eles são a minha casa. Depois…”, afirmou o jovem à edição desta semana da revista TV Guia.


Ainda assim, a recente notícia de que iria perder o protagonismo quando chegassem as Férias de Verão, poderá precipitar uma saída de Queluz de Baixo e um sim à concorrência, que deverá ser da estação de Carnaxide, até porque esta alteração nos planos poderá ser um indício de que os responsáveis da TVI não farão muitas apostas em David Carreira num futuro próximo.


Apesar de tudo, o filho de Tony Carreira tem vários projectos em mão, sendo que há a possibilidade de gravar um álbum: “Há a possibilidade de eu gravar um disco. Têm surgido ideias e projectos. Quem sabe… é um mundo do qual eu fugia, porque não me inspirava, mas que agora adoro”, confessou.


Quiosque: TV Guia

Dalila Carmo despede-se de “Sedução”

dalilacarmoseducao


As baixas audiências da trama de Rui Vilhena fizeram com que o autor alterasse o rumo da história. Uma das mexidas envolve a personagem de Dalila Carmo, que sairá de cena.

Segundo a edição desta semana da revista TV Guia, a personagem da actriz, Sofia, será morta. E a velha questão do “Quem matou quem?” está, assim, de regresso às telenovelas do argumentista brasileiro.


Este assassínio irá provocar uma grande alteração no enredo da trama, nomeadamente no que toca aos suspeitos. A principal é mesmo Júlia, que verá todos os seus segredos serem descobertos pela impostora. Por outro lado, e por quererem proteger o seu passado, entretanto descoberto por Sofia, Belmiro e Alice também poderão ser os autores do crime. Por último, Tiago e Samuel serão também suspeitos, pelo facto de a sobrinha de Almeida saber do envolvimento dos dois na morte de Martim.


Em declarações à referida publicação, Rui Vilhena confirma este assassinato: “A Dalila faz uma vilã perfeita, que sabe demais e que descobriu demasiadas coisas que não devia, e, por isso, vai morrer”, frisou.


Quiosque: TV Guia

Atitude de Cristina Ferreira causa mal-estar no “Você na TV!”

cristina_ferreira_voce_na_tv_bela

Ainda antes das férias das férias, uma atitude da apresentadora fez com que Jorge Simões, que há 5 meses assumira a direcção de conteúdos do programa, se despedisse.


“Deixei a TVI na sequência de um desentendimento inultrapassável do ponto de vista ético com a Cristina Ferreira”, começa por dizer o antigo director de conteúdos do Você na TV à edição desta semana da TV Guia, explicando de seguida: “Houve uma reunião às oito da manhã, com a minha presença, com a presença da apresentadora Cristina Ferreira e de toda a equipa. O Manuel Luís Goucha estava ausente e, nessa altura, ninguém me informou sobre a introdução de duas peças de informação sobre o Carlos Castro”.


Para Jorge Simões, que acedeu ao convite de Júlia Pinheiro em Setembro passado, esta atitude não lhe caiu bem e decidiu “bater com a porta”. “Ultrapassado, eu? É verdade que tenho 64 anos e ando de bengala, mas, felizmente, estou bem da cabeça. Os meus métodos de trabalho são tão antiquados que eu nunca tinha visto um apresentador a decidir conteúdos sem me consultar”, frisou.


Apesar de tudo, o antigo colaborador de outros programas matinais, como o Fátima ou o SIC 10 Horas, ainda não falou com a colega de Manuel Luís Goucha sobre o que se passou: “Estava na sala de redacção a ver o programa e verifico que passam duas peças sobre o Carlos Castro que desconhecia por completo. Não queria acreditar! Ainda não falei com a Cristina sobre a situação, a atitude foi tão grave que não merece qualquer tipo de conversa. Não estou preocupado com aquilo que ela possa dizer, só espero é que não minta!”.

Até ao fecho da edição, a TV Guia não conseguiu chegar à fala com Cristina Ferreira, que esteve incontactável durante o período de férias em Cabo Verde.


Agora que está fora da televisão de Queluz de Baixo, Jorge Simões poderá voltar a trabalhar com Júlia Pinheiro, no novo projecto matinal da apresentadora em Carnaxide. É que, segundo a mesma publicação, a Endemol, produtora do novo formato, já contactou vários profissionais para fazerem parte da equipa deste novo projecto.


Quiosque: TV Guia

Revista de Imprensa - 02/02/2011


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!

Ana Marques cansada, mas satisfeita



Foi à Flash! desta semana que Ana Marques revelou estar bastante satisfeita com a aposta que a direcção de programas da estação de Carnaxide tem feito em si. Depois de ter acompanhado passo a passo a chegada de Júlia Pinheiro ao canal de Pinto Balsemão, a apresentadora foi a escolhida para substituir Conceição Lino quando esta se ausentasse para marcar presença em Portugal em Directo. Assim, e a acumular duas funções na SIC, com a Capa de Revista e o talk-show, Ana Marques tem matado as saudades de uma rotina alucinante, que começa bem cedo: "É uma ginástica doméstica que tem de se fazer. Sempre soube que a minha profissão era assim, nunca sei como são os meus horários. Estive muito tempo parada para "lamber" as crias".
Em relação ao espaço que antecede o Companhia das Manhãs, Capa de Revista, a apresentadora revela que a primeira impressão de Cláudio Ramos não foi a melhor, no entanto, e passado poucos minutos de interacção entre ambos, Ana Marques depressa percebeu que estava enganada em relação à personalidade do comentador: "Não me identifiquei logo (com a rubrica), até porque tinha a pior das impressões do Cláudio Ramos. Sempre achei que ele fazia tudo para aparecer e tinha opiniões das quais eu não partilhava. Porém, o facto é que nos juntaram e decidimos que tínhamos um caminho a seguir: o de divertir as pessoas".

Em relação à chegada de Júlia Pinheiro à SIC, a profissional de Carnaxide afirma que é um prazer receber uma grande amiga na sua estação de eleição. "Acho que a SIC ganha muito com a Júlia e eu também. É uma pessoa que é o paradigma da comunicação", explicou.

Lourenço Ortigão à prova, na TVI!


O actor que participou na sétima temporada de Morangos com Açúcar, vai estar à prova na nova telenovela de Queluz de Baixo, Eclipse. Segundo a TV 7 Dias desta semana, será na pele de um surdo que Lourenço Ortigão irá surpreender os telespectadores: "Não vai ser fácil para mim, vou dar o meu melhor. Vou começar um workshop ao mesmo tempo que faço a novela". Para construir esta personagem, o namorado de Sara Matos pretende conviver com as pessoas que têm de lidar com esta realidade diariamente. "Vou pedir opiniões, fazer pesquisa pessoal, conviver com essas pessoas e identificar-me o mais possível", explicou.

Ciente de que fará parte de uma telenovela de horário nobre, Lourenço Ortigão só tem a agradecer à TVI a oportunidade que lhe foi proposta: "Vai ser um grande desafio para mim e estou ansioso para começar. É uma aposta do canal e que me deixa contente. Quero surpreender as pessoas que depositaram confiança em mim", revelou.

Antes de iniciar a sua preparação o actor terá ainda de finalizar a fase de exames da sua faculdade. No terceiro ano universitário, Lourenço Ortigão está a um passo de se tornar num novo galã da estação de Queluz de Baixo, com a qual mantém um contrato de exclusividade.

Citação do dia:

"Seria um sucesso em horário nobre"

Rui Vilhena, sobre Sedução.



Curiosidade do dia

A série Velhos Amigos, cuja data de estreia está prevista para a Primavera, vai marcar o regresso de Florbela Queirós ao grande ecrã. Esta nova aposta do canal do Estado será emitida às sextas-feiras em horário nobre.


Quiosque: Flash!; TV 7 Dias

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


E há tanto que fazer

1. Bem pode Júlia Pinheiro começar a trabalhar já e em força no day time da SIC. A apresentadora vai agarrar no Companhia das Manhãs, mas as suas novas funções na direcção de programas englobam a direcção de conteúdos do Boa Tarde. Sinceramente, não sei qual dos dois é mais urgente. Ainda sexta-feira, o programa de Conceição Lino bateu recordes históricos, inimagináveis para uma estação comercial como a SIC. O programa registou 13% de quota de mercado (enquanto os seus principais concorrentes - Portugal no Coração e A Tarde É Sua - conseguiram 26 e 33%, respectivamente). O resultado foi tão fraco que durante alguns períodos teve menos de 10% de quota de mercado. Com a RTP2 muito próxima...


2. Apesar dos bons resultados de Laços de Sangue, a cheirar os 30 pontos de quota de mercado, a TVI conseguiu resolver bem o problema que estava a ter no prime time. A troca de Mar de Paixão por Sedução começa, enfim, a dar resultados. Mesmo tendo sido obrigada a engolir o sapo de dar protagonismo à história de uma guionista que se mudou com estrondo para a SIC (Patrícia Muller, autora de Mar de Paixão), a TVI ganhou com a decisão. A novela dos golfinhos não só superou os resultados que a de Rui Vilhena conseguia no slot como, apesar da competitividade da SIC, estabilizou a liderança da estação. Mais tarde, e depois de alguns ameaços iniciais, os resultados de Passione voltaram a confirmar o que já se sabia: a história brasileira é fraca, chata até mais não, e distante da realidade portuguesa.



Até as histórias, bem gizadas mas complexas de Vilhena, seduzem mais as donas Gertrudes desta vida. E o público tem sempre razão...