11 de maio de 2011

Cine-Opinião


Boa noite, seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião! Hoje falamos do novo filme de Manoel de Oliveira, “O estranho caso de Angélica”!

Numa noite chuvosa, Isaac (Ricardo Trepa), um fotografo judeu, é convocado por uma família abastada, proprietários de uma cadeia de hotéis, para tirar algumas fotos da sua filha, Angélica, recentemente falecida. Majestosamente esbelta, Angélica carrega ainda sobre o seu corpo o seu vestido de noiva. Com um trejeito nos lábios, símbolo de uma felicidade que persiste em não desvanecer, Isaac é imediatamente capturado pela sua presença. Quando aproxima o seu olho da lente da sua máquina fotográfica, magicamente vê a jovem abrir os olhos e sorrir para si.

A partir desse momento, a vida do fotógrafo passa a ser completamente dominada pelo fantasma da jovem noiva, desvanecendo-se a linha ténue que separa a vida da morte. Um filme que tem recebido honrosas criticas a nível nacional e internacional, e que conta com um elenco de luxo e uma simplicidade, paralelas a cenários absurdamente fantásticos, que tanto caracterizam o trabalho de Manoel de Oliveira. A não perder!


Chris Hemsworth tem em mãos a aceitação do papel de caçador no filme da "Branca de Neve" que vai ser feito pelos estúdios Universal.

O regresso de Rob Marshall à realização de um filme com Johnny Depp como protagonista está confirmada. Depois da recente colaboração em "Piratas das Caraíbas", realizador e actor vão juntar-se em "The Thin Man".

O documentário "Pare, Escute, Olhe", de Jorge Pelicano, foi distinguido em Itália, na 59.ª edição do Trento Film Festival, com o Prémio Cittá di Bolzano, para o Melhor Filme de Exploração e Aventura.

Até para a semana!

Falar Televisão



Faz falta

Foi na passada segunda-feira que aquele que é, na minha opinião, um dos homens que mais sabe de televisão no nosso país se confessou à amiga Júlia Pinheiro no programa matinal desta, Querida Júlia, na SIC.

Uma entrevista intimista e que contou ainda com declarações de familiares e amigos, como Ana Bola ou José Rodrigues dos Santos. Ao ver os minutos finais desta conversa, fiquei com saudades de voltar a ver retratado no ecrã a minuciosidade de Moniz, a sua forma característica de fazer televisão.


De facto, quase dois anos de ausência dos bastidores da televisão é muito tempo para alguém que tanto sabe sobre este meio. E é uma pena que alguém como José Eduardo Moniz não se apresente com as funções que anteriormente exerceu (e tão bem que o fez).

Mas percebe-se que, na actualidade, o “senhor televisão” queira algum descanso e explorar outras coisas na sua carreira. Afinal de contas, segundo o próprio admitiu em tempos, os últimos meses de TVI foram bastante desgastantes e é necessário algum “descanso” para voltar em grande.

Agora pergunto eu, terá José Eduardo Moniz capacidades para voltar a dirigir um canal de televisão? Será que é útil para algum dos canais da nossa praça? É claro que sim. E, embora muita gente acredite que possa ser o substituto de Luís Marques caso este deixe a SIC, tenho a ideia de que, caso a RTP seja mesmo privatizada, Moniz vai fazer tudo para a comprar e para a tornar numa televisão completamente diferente.


Há dúvidas de que o consiga fazer? Eu não tenho, mas uma certeza invade a minha cabeça: Moniz faz mesmo falta à televisão, e a televisão também deve fazer falta a Moniz!

Esta noite...

... mais uma noite cinematográfica no Televisão-Opinião. O Cine-Opinião está de volta às 21:00, assim como a dupla Marta Miranda & Vanessa Dias!

José Eduardo Moniz não comenta regresso à televisão


Os rumores não são de agora e há muito que se especula que o homem que fez a TVI tornar-se líder da televisão em Portugal está de regresso aos bastidores do pequeno ecrã e, desta vez à SIC, onde estão as “amigas” Júlia Pinheiro e Gabriela Sobral e a esposa Manuela Moura Guedes.


Todavia, José Eduardo Moniz continua a manter o tabu sobre esta situação e, depois de ter marcado presença no Querida Júlia da passada segunda-feira, disse ao Diário de Notícias: “Há duas coisas que são muito importantes para mim: o jornalismo e a televisão. Tenho saudades da televisão. Muitas. Mas o que não acontece em Portugal pode acontecer lá fora”.


O antigo director-geral da TVI adiantou mesmo que "não faz ideia" quando vai regressar à televisão, embora se prepare para gerir o reality-show interactivo Uman, que será emitido num canal de cabo da ZON a partir de Setembro.


Quiosque: Diário de Notícias

Fala-se! 11/05/2011

Boa Tarde! Está em linha mais um Fala-se!



Rita Pereira


Depois de os rumores terem surgido há mais de um mês, eis a confirmação oficial: a actriz e Miguel Mouzinho já não são namorados.


E foi a própria Helena de Remédio Santo quem o admitiu, enviando um comunicado a todas as redacções onde revela: “Sim, terminámos o namoro e foi de mútuo acordo, após um ano”.


Apesar de tudo, Rita Pereira garante que os negócios que têm em comum continuarão: “O namoro terminou de mútuo acordo, mas continuamos a gerir o restaurante como dois bons amigos”.

Francisco Nicholson


Depois de ter admitido recentemente que estava com alguns problemas de saúde, parece que ainda não está tudo bem com o conhecido actor e argumentista português.


É que, de acordo com a TV 7 Dias desta semana, Francisco Nicholson foi sujeito a um segundo transplante hepático, levado a cabo pelo cirurgião Eduardo Barroso, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.


O pai de Sofia Nicholson encontra-se em casa a recuperar.


Quiosque: TV 7 Dias

Miguel Guilherme muda-se para a TVI


Há alguns anos a trabalhar para a RTP com algumas séries, entre as quais se destaca Conta-me Como Foi o actor prepara-se para integrar o elenco de uma das próximas telenovelas da TVI.


É o próprio quem o garante, em entrevista ao Correio da Manhã: “Agora tenho uma coisa para a RTP, que se chama O Último a Sair, com o Bruno Nogueira. Em Setembro vou começar a ensaiar uma peça também com ele e em breve vou começar a trabalhar na TVI.”, começa por referir Migule Guilherme, acrescentando em seguida que desconhece o que o espera: “Ainda não sei, mas será lá para Outubro. Fiz uma minissérie com eles e ficou tudo combinado, porque a química foi mesmo muito boa.”, frisou, referindo-se a Redenção, a terceira minissérie da TVI.


A terminar, o apresentador do novo programa da RTP explicou os motivos que o levaram a mudar de camisola: “Eu não sou muito de arriscar, mas em alguns casos acabo por fazê-lo. Muitas vezes trabalhar com a mesma equipa é bom porque as pessoas começam a conhecer a linguagem umas das outras. Mas por vezes é mesmo preciso optar por uma mudança para refrescarmos das coisas. Nós, actores, somos mesmo assim, trabalhamos durante seis meses todos juntos e depois largamos esse grupo e vamos para outro. Já estamos habituados a ser nómadas afectivamente.”


Ao que tudo indica, Miguel Guilherme deverá ser um dos membros do elenco de Violeta, cujo arranque está previsto para Setembro e que substituirá Anjo Meu, no próximo ano.


Quiosque: Vidas

Paulo Pires no "Perfil" desta semana


Depois de Manuel Luís Goucha se ter confessado ao programa de início de tarde de sábado, é a vez de Paulo Pires mostrar o seu Perfil na TVI.


O Rogério Girão de Anjo Meu é o próximo convidado do programa e confessará vários pormenores sobre a sua vida pessoal e Professional que nunca antes admitira.


A não perder, este sábado, na TVI!

Revista de Imprensa 11/05/2011

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!


Lurdes Baeta muda-se para o TVI24

A recente reformulação da informação do canal de Queluz de Baixo e a entrada no ecrã de Judite Sousa e José Alberto Carvalho fez com que alguns dos habituais pivôs dos blocos noticiosos da TVI se mudassem para o TVI24.


De acordo com a TV 7 Dias desta semana, Lurdes Baeta é um dos exemplos, sendo que, aquela que outrora apresentou o Jornal Nacional em dupla com Pedro Pinto ou Pedro Bello Moraes, é agora responsável pela condução de alguns dos jornais do canal noticioso.

Também Cristina Reyna, que foi uma das repórteres da TVI no Casamento Real Inglês e que costumava apresentar o Jornal da Uma é uma das novas caras do Última Edição do TVI24. Ainda no canal por cabo, Paula Magalhães, para além de se manter na condução do Portugal Português, passa a dar a cara pelo Revista de Imprensa e pelo Discurso Directo.


Por saber fica o futuro de Pedro Carvalhas, ele que apresentava anteriormente o Jornal da Uma e que agora, parece, estar ausente dos ecrãs.


Sisley Dias surpreendido com saída de Laços de Sangue

Foi há cerca de duas semanas que surgiu a notícia de que o irmão de Diana e Inês estava de saída da “novela da nossa gente” e é em entrevista à edição desta semana da TV 7 Dias que o actor que lhe dá vida mostra surpresa com este desfecho repentino.


Questionado se estava à espera de sair agora de Laços de Sangue, Sisley Dias foi peremptório: “Não. Foi tão inesperado para mim como para toda a gente. Era uma fase em que estava tudo bem com a personagem, e de repente… mas, por outro lado, até fiquei ‘contente’ com este final. É uma maneira de pagar pelo mal que fez. Só que mesmo assim tem tempo para se redimir.”


O jovem profissional confessou-se ainda “triste” com o desfecho da sua personagem, embora acredite que este é “um bom final”.

Convidado a fazer uma avaliação deste papel, Sisley Dias admitiu: “Para mim foi muito bom, porque gostei muito da personagem. Teve várias mudanças ao longo do percurso e isso deu-me muito prazer fazer”.


O tempo agora é de pensar em novos projectos, embora ainda não tenha nenhum em mente, mas, de acordo com informações recentes, é provável que o actor continue ligado a produções da televisão de Carnaxide.


CITAÇÃO DO DIA:


“(Remédio Santo) é, sem dúvida, diferente de todas as outras, com um estilo de escrita e de personagens nunca visto em Portugal”


Rita Pereira

Curiosidade do dia:


Foi durante as gravações em Salamanca que a produção de Remédio Santo se viu a braços com um pequeno imprevisto. É que, durante a tarde de dia 26 de Abril, o responsável pela polícia da cidade abordou a produção para que retirassem o equipamento porque na rua estava a decorrer uma acção de campanha eleitoral. Embora se tenha temido o pior, os responsáveis conseguiu chegar a acordo e tudo se resolveu!

Quiosque: TV 7 Dias

Fecho



Boa noite. Fechamos esta terça-feira com a habitual crónica de Nuno Azinheira retirada do Diário de Notícias.

Peso pesado nas tribos

Perdidos na Tribo é uma enorme surpresa. E muito competente do ponto de vista televisivo. Surpresa porque, permitam-me que aqui me confesse, não tinha qualquer tipo de expectativa em relação ao formato. Competente porque é muito bem filmado, muito bem editado, muito bem montado, muito bem sonorizado. O primeiro episódio do novo reality show da TVI foi um sucesso estrondoso: melhor programa do dia, destronando o Peso Pesado da SIC. E ou me engano muito ou Júlia Pinheiro vai ter uma vida muito difícil ao domingo, perante a sua antiga assistente (na Casa dos Segredos) Leonor Poeiras.

Os 75 minutos de programa vêem-se numa penada, porque o ritmo de edição é rápido, sem tempos mortos, e com um constante saltitar entre grupos e tribos. O encadeamento é perfeito: quando Marta Cardoso, a caminho da sua aventura, diz que precisa de um banho, logo a seguir aparece o chefe tribal a explicar que, ali, a água é um bem escasso e que as mulheres não tomam banho. Quando Joana Alvarenga antecipa que a sua tribo deve ter "muita fruta fresca para comer", logo aparece um nativo a explicar que por lá se comem morcegos e outras iguarias.

A tensão ao longo do primeiro episódio é crescente. Os sorrisos dão lugar a choro. A expectativa abre caminho à incredulidade. A esperança deixa antever o desespero.

Perdidos na Tribo tem tudo para ser uma novela com os ingredientes certos. Até o lado cómico de José Castelo Branco. Já o vimos antes, é certo, mas um boneco é sempre um boneco. E as tiradas "elas pensam que eu sou gaja" e "todas elas já me mexeram na pilinha" introduzem a comicidade que o programa precisa. Sejamos francos: Perdidos na Tribo podia não ter Castelo Branco? Podia, mas não era a mesma coisa...