19 de novembro de 2009

Fecho


Boa noite, o Fecho de hoje não conta com "A Melhor Dupla", mas sim com uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias:
Outono triste

A televisão é cada vez mais forma e cada vez menos conteúdo. Não estou a querer dizer que o que a televisão conta não seja importante. Claro que é. Mas nos dias que correm, decisivo para o sucesso de um produto é o embrulho com que ele chega aos espectadores.

Alguém duvida de que a saúde é uma das principais preocupações dos portugueses? Alguém acredita que o problema da hipertensão arterial não é suficientemente importante? Não. Doença silenciosa, a hipertensão é uma das principais causas de morte em Portugal e não há ninguém que não tenha alguém próximo que padeça deste problema. É, pois, um assunto que toca a todos, que não está desfocado da realidade que nos rodeia. E mesmo assim, o programa Serviço de Saúde (3.ª-feira, na RTP1, com Maria Elisa) desta semana chegou apenas a 258 mil espectadores. Ou seja, 11,9% dos portugueses que viam televisão às onze da noite. A maioria, a esmagadora maioria, preferiu a novela portuguesa da TVI ou a novela brasileira da SIC (em que curiosamente as questões cardiovasculares e vasculares cerebrais estavam em evidência, através de uma personagem).

O que falha então em Serviço de Saúde? O problema não está em Maria Elisa, uma das profissionais mais bem preparadas da televisão portuguesa, com uma relação directa e intensa com a câmara. Colocá-la, porém, frente a um cenário com umas folhas castanhas a fazer lembrar o Outono é próprio de uma televisão que já não existe em canal aberto. Dir-se-á que o problema não está em Centro de Saúde, mas na enorme feira popular em que se tornou a televisão generalista. Pode ser, mas, se não lhes podes ganhar, junta-te a eles.

Sabia que..

..Marco Horácio não foi a primeira escolha da SIC para apresentar "Salve-se quem Puder"?
Um dos apresentadores de "5 para a Meia-Noite", foi à minha faculdade dar um workshop sobre "Como se faz humor na rádio?", e confessou que foi ele que a estação de Carnaxide escalou inicialmente para dar a cara pelo concurso. No entanto este acabou por recusar, pois não se identifica com o seu conteúdo.
Já adivinhou? Foi o Nilton!

Audimetria - 18/11/2009


Boa tarde. O país ontem parou para ver Portugal. Estou curioso para ver qual foi o pico de audiência do jogo entre a nossa selecção e a da Bósnia. O duelo foi renhido, mas duas coisas são certas - o nosso país está no Mundial de 2010, e a TVI ganhou a noite com 39% de share, muito graças ao jogo que chegou aos 29,4% de rating e aos 66 pontos.
Seguiu-se o Flash Interview (22,4% de rating), Meu Amor (15,6% de rating), Deixa que te Leve (13,1% de rating) e o Jornal Nacional (11,6% de rating). Perante este top5, dominado por a TVI, questiono o que os directores de programas da RTP1 e SIC sentiram quando verificaram as audiências do dia de ontem
O Preço Certo foi nada mais, nada menos, que o programa mais visto da RTP1. Este acima dos 9% de audiência média. Jogo Duplo ficou-se pelos 19,8% de share e o Telejornal nos 16,6%.
A grande derrotada do dia foi sem dúvida a SIC. É normal isto acontecer, mas a estação de Carnaxide esteve mal. O Jornal da Noite, com concorrência bastante apertada desceu aos 6,5% de rating e 14,3% de share.
A série Cenas do Casamento (18,2% de share), Vida Nova (29,8% de share) e Paraíso (23,6% de share), portaram-se bem. Já Não há Crise, apresentado por Nuno Graciano, não foi além dos 13 pontos.
Depois da subida de ontem, Viver a Vida desceu aos 4,8% de audiência média e 21,2% de share. Apesar da descida, Sentimentos também não esteve bem , uma vez que não foi além dos 5,9% de rating e 31,4% de share.

Revista de Imprensa 19/11/09

Bom dia! Bem-vindo à Revista de Imprensa desta quinta-feira. Hoje esta rubrica é direccionada para a RTP1. Fique a par das novidades do canal público.



"Dança Comigo no Gelo" na passagem de ano da RTP1

Apesar das fracas audiências que o programa tem alcançado, a RTP1 mantêm a confiança em "Dança Comigo no Gelo" e a noite de passagem de ano será também a noite da grande final do concurso. O concurso será emitido a partir dos estúdios da Venda do Pinheiro e deverá ter participações especiais do grupo de jurados. A Endemol, produtora do programa da RTP1 estará assim a produzir dois programas durante a mudança de ano, uma vez que "Uma Canção Para Ti" é produzido pela mesma produtora.

Eunice Muñoz está hoje na "Grande Entrevista"

Depois de ter recebido, na semana passada, a ministra da Educção, Judite de Sousa conversa hoje com uma das mais conceituadas actrizes da nossa praça. Eunice Muñoz irá falar do seu regresso ao teatro e sobretudo da sua vasta carreira no teatro e em televisão. Para ver hoje à noite na RTP1, após o "Telejornal".

"Família, Família" conta com duas emissões especiais

Com a chegada da época natalícia é usual vários programas receberem convidados especiais. O novo programa de Sónia Araújo não foge à regra e contará com dois especiais a emitir no dia de Natal e no dia de Ano Novo. Estes programas contarão com famílias bem conhecidas do grande público.

Fonte:24 Horas