13 de agosto de 2009

Para lá das 24


Boa noite.

Não querendo ser mauzinho, começo a perceber porque José Figueiras passou a ser o bombeiro da SIC. Sinceramente as figuras que ele faz no SIC ao Vivo deixam muito a desejar. Tudo bem, é um apresentador popular, bem disposto, e está nas 7 quintas pois quase pode fazer tudo no programa. No entanto esse fazer às vezes é tão mas tão descabido e desnecessário que até mete dó.



É por isso que a RTP1 tem os melhores apresentadores de televisão. Tem um vasto lote. Os com mais classe, como a Catarina Furtado, e os mais brincalhões como o João Baião. No meio encontramos José Carlos Malato, Sílvia Alberto, Tânia Ribas de Oliveira, Sónia Araújo ou Jorge Gabriel.

Sinceramente tinha o José Figueiras em maior consideração. É possível ser brincalhão e ter classe ao mesmo tempo. Basta estabelecer limites.

Fecho


Boa noite, fechamos até à meia-noite com uma rubrica de Joel Neto retirada do Diário de Notícias:


Televisão inteligente

Cinco para a Meia Noite é uma inteligente surpresa da RTP2. É inteligente porque parte de um conceito. Ou seja, não se trata apenas de chegar ali, colocar uns "patetas" a apresentar e ter uns convidados mais ou menos conhecidos. Está ali trabalho. E, nos tempos que correm, televisão pensada, com conceito, não é coisa muito em voga. Porque pensar dá uma grande trabalheira.

É inteligente ainda porque, mesmo partindo de um conceito comum, tem especificidades próprias a cada dia da semana, que variam em função do rosto do programa.

E é inteligente, sobretudo, porque quem pensou o programa e quem o decidiu aceitar e programar percebeu que o canal mais improvável para ele ser exibido era mesmo a RTP2. E isso é um dos segredos do sucesso. É que, por momentos, quando se faz zapping, e damos de caras com o Cinco para a Meia Noite, pensamos estar a ver a SIC Radical. O tiro é certeiro: ainda que a RTP2 esteja a revelar há muito um importante esforço para suavizar a sua grelha (procurando chamar novos públicos a um canal que é muito mais do que a estação erudita e cinzenta que muitos pensam ou querem fazer crer...), continua a estar afastada dos jovens. Nilton, Pedro Fernandes, Fernando Alvim, Luís Filipe Borges e Filomena Cautela são jovens, com boa relação com a câmara, suficientemente interessantes e suficientemente "patetas" para manter viva uma boa cavaquei- ra. E isso pode ser, é, boa televisão.


Análise do dia:

A TVI ganhou o dia com 29% de share. O futebol beneficiou a estação de Queluz de Baixo. No entanto foi a novela Deixa que te Leve o programa mais visto do dia. No top5 foi possível verificar que Salve-se quem Puder subiu mais umas décimas no rating. Obteve 10,2%.
O programa mais visto da RTP1 foi Jogo Duplo.
A diferença entre a estação pública e a estação de Carnaxide foi de uma décima. No entanto quem levou a melhor foi a SIC com 22,7% de share.

No inicio da madrugada não perca o Para lá das 24. Com o calor o sono custa a chegar. Como tal o Televisão-Opinião dá uma ajuda para se passar o tempo. Por volta da meia-noite passa a existir um espaço de opinião no blog. Não perca.

Outras audiências

19:00 - 20:00

Jornal Nacional - 5,6% de rat e 35,1% de share
O Preço Certo - 5,1% de rat e 27,7% de share
Tá a Gravar - 4,3% de rat e 21,8% de share

20:00 - 21:00

Telejornal - 7,8% de rat e 27,7% de share
Jornal da Noite - 7,3% de rat e 25,6% de share

21:00 - 01:00

Cenas do Casamento - 7,8% de rat e 24,6% de share
Caminho das Índias - 5,4% de rat e 24,3% de share
Conta-me como Foi - 5,1% de rat e 16% de share
A Minha Família - 4,3% de rat e 15,5% de share
Dr. House - 3,2% de rat e 25,7% de share
CSI Miami - 3,1% de rat e 33% de share

Fonte: A Minha TV

O Melhor&Pior da Semana (RTP1)


O Melhor & Pior da Semana refere-se hoje à RTP1. Apesar de não continuar com a grande audiência que era possível verificar há alguns meses, Fernando Mendes começa a aproximar de Morangos com Açúcar.
O menos da semana é sem dúvida entregue à série A Minha Família. Já tive oportunidade de a ver e achei piada. No entanto a concorrência é forte, e exibir repetições não traz frutos tal como se pode ver. A Minha Família raramente atinge os 15% de share, e é uma sorte se consegue fazer parte dos 10 programa mais visto do canal público.

Notícias - Herman de saída da TVI

Herman de saída da TVI

O apresentador nunca conseguiu liderar com ‘Nasci p’ra Cantar’

"A minha vida com a TVI acaba a 13 de Setembro", revelou ao CM Herman José, actualmente à frente do programa ‘Nasci P’ra Cantar’. Depois de sair da SIC, o apresentador foi convidado pelo então director-geral da estação de Queluz de Baixo, José Eduardo Moniz, para reforçar o horário nobre de domingo. O programa não correu como previsto e Herman, que é apenas colaborador do canal, corre o risco de ser dispensado pelos actuais responsáveis da estação.

Consciente de que pode sair da TVI no final de ‘Nasci P’ra Cantar’, Herman José garante ao CM: "Acaba o elo profissional, mas não o afectivo. A equipa do programa é fantástica e a TVI tem de facto um ambiente familiar." Na iminência de sair do ecrã, o apresentador vira-se para os espectáculos ao vivo. "São a minha obsessão", diz.

José Eduardo Moniz foi o homem que deu mão a Herman José, depois de meses de indecisão da direcção de Programas da SIC, em relação a um novo projecto do apresentador. Depois de muito se especular sobre o futuro de Herman, Moniz convidou a Imprensa e apresentou-o como novo reforço da TVI.

Mas é certo que ‘Nasci P’ra Cantar’ não volta à antena depois de 13 de Setembro e o mesmo deverá acontecer com o seu apresentador. Herman José, além de ter perdido o seu grande elo de ligação à TVI, José Eduardo Moniz – actualmente vice-presidente da Ongoing Media – e de não ser quadro da empresa, viu o seu programa ser um fracasso de audiências.

APONTAMENTOS

TALK-SHOW

Herman José já apresentou vários formatos, passando pela música ou sketches humorísticos. O apresentador espera ainda conduzir um talk-show.

MÚSICA

A paixão de Herman José pela música é já bastante longa. O apresentador lançou recentemente o CD intitulado ‘Adeus Vou Ali Já Venho’.

AUDIÊNCIAS

‘Nasci P’ra Cantar’, que no último domingo foi visto por 552 mil telespectadores, nunca liderou no horário. Já a TVI está à frente há quatro anos.

Fonte: Correio da Manhã

Audimetria - 12/08/2009


É de louvar a subida da RTP2, nestes dias.

Mais uma vez, a TVI regressa à liderança dos canais generalistas fazendo um share diário de 29%. Vingou no dia não só com as novelas Deixa Que Te Leve, Sentimentos e Flor do Mar que, desde já, asseguram bons ratings e shares, mas também com o Sub-21. Usualmente, o futebol consegue bons shares e ontem não foi excepção.

A SIC em segundo lugar com um share diário de 22,7%, muito próxima da RTP1. O Salve-se Quem Puder conseguiu vingar no horário nobre com 10,2% de rating (mais 0,6% que no dia anterior).

A RTP1 terminou o dia em terceiro lugar com um share de 22,6% atingindo o Jogo Duplo a posição 6 da grelha de programas fazendo um rating de 8.6% e um share de 24.4%. É de louvar, igualmente, a subida constante do Jogo Duplo, durante o Verão, no TOP de programas mais vistos.

A RTP2 conseguiu, mais uma vez, um share acima de 8,0% sendo de congratular a posição 36 ocupada pelo Jornal 2 (rating de 2.5% e share de 7.7%).

Fonte: Mediamonitor.

Mais informações mais logo.

Para lá das..24


Boa noite.. A partir de hoje passamos a ter uma nova rubrica nocturna. Depois do já conhecido Fecho, o Televisão-Opinião passa a contar com o Para lá das..24. Esta rubrica é editada sempre que possível e pelo menos uma vez por semana. Serão debatidos vários temas. E já sabe, se quiser participar, basta comentar.
Não se esqueça..o dia e a noite começam aqui no Televisão-Opinião.