13 de agosto de 2009

Fecho


Boa noite, fechamos até à meia-noite com uma rubrica de Joel Neto retirada do Diário de Notícias:


Televisão inteligente

Cinco para a Meia Noite é uma inteligente surpresa da RTP2. É inteligente porque parte de um conceito. Ou seja, não se trata apenas de chegar ali, colocar uns "patetas" a apresentar e ter uns convidados mais ou menos conhecidos. Está ali trabalho. E, nos tempos que correm, televisão pensada, com conceito, não é coisa muito em voga. Porque pensar dá uma grande trabalheira.

É inteligente ainda porque, mesmo partindo de um conceito comum, tem especificidades próprias a cada dia da semana, que variam em função do rosto do programa.

E é inteligente, sobretudo, porque quem pensou o programa e quem o decidiu aceitar e programar percebeu que o canal mais improvável para ele ser exibido era mesmo a RTP2. E isso é um dos segredos do sucesso. É que, por momentos, quando se faz zapping, e damos de caras com o Cinco para a Meia Noite, pensamos estar a ver a SIC Radical. O tiro é certeiro: ainda que a RTP2 esteja a revelar há muito um importante esforço para suavizar a sua grelha (procurando chamar novos públicos a um canal que é muito mais do que a estação erudita e cinzenta que muitos pensam ou querem fazer crer...), continua a estar afastada dos jovens. Nilton, Pedro Fernandes, Fernando Alvim, Luís Filipe Borges e Filomena Cautela são jovens, com boa relação com a câmara, suficientemente interessantes e suficientemente "patetas" para manter viva uma boa cavaquei- ra. E isso pode ser, é, boa televisão.


Análise do dia:

A TVI ganhou o dia com 29% de share. O futebol beneficiou a estação de Queluz de Baixo. No entanto foi a novela Deixa que te Leve o programa mais visto do dia. No top5 foi possível verificar que Salve-se quem Puder subiu mais umas décimas no rating. Obteve 10,2%.
O programa mais visto da RTP1 foi Jogo Duplo.
A diferença entre a estação pública e a estação de Carnaxide foi de uma décima. No entanto quem levou a melhor foi a SIC com 22,7% de share.

No inicio da madrugada não perca o Para lá das 24. Com o calor o sono custa a chegar. Como tal o Televisão-Opinião dá uma ajuda para se passar o tempo. Por volta da meia-noite passa a existir um espaço de opinião no blog. Não perca.

Nenhum comentário: