25 de outubro de 2009

O Protagonista


Boa noite. O Protagonista estreia-se hoje com uma nova imagem. Na semana passada, Merche Romero foi a personalidade destacada nesta rubrica. Hoje essa proeza vai para o quarteto humorista da estação de Carnaxide: Gato Fedorento.




Durante mês e meio "Gato Fedorento: Esmiúça os Sufrágios" animou o serão dos portugueses, e da SIC! Começou com números bastante altos, tendo sido Paulo Portas, o convidado que melhor audiência reuniu. Raras são as vezes em que um programa de humor consegue atingir resultados tão altos. E também não são muitos os que conseguem trazer políticos à televisão, mostrando deste modo a sua faceta mais divertida.
Mário Soares, Manuela Ferreira Leite, António Marinho Pinho foram alguns dos convidados que não tiveram pudor em participar no programa. Só faltou Cavaco Silva para finalizar, mas o Presidente da República não aceitou o convite.
Neste sentido, José Alberto de Carvalho, Júlio de Magalhães e Rodrigo Guedes de Carvalho ocuparam o seu lugar, e a concorrência reconheceu assim a importância de "Gato Fedorento: Esmiúça os Sufrágios" para a actualidade.
Acredito verdadeiramente que muitos dos convidados prefeririam não participar no programa, mas não tinham outra alternativa. Foram como que obrigados, dada a panorâmica nacional.
O quarteto humorístico foi tema de conversa em todo o lado - cafés, filas de espera, autocarros, noticiários, imprensa -, e a SIC aproveitou-os da melhor maneira. Tanto que amanhã e depois de amanhã, vai passar um especial sobre o que se passou por detrás das câmaras, antes do programa ir para o ar. A estação precisa de audiências, e sabe perfeitamente que sem os Gato, a tarefa vai tornar-se mais complicada.
Parabéns ao quarteto humorístico, que cada vez mais se destinge pelo sua arte de despertar gargalhadas nos portugueses!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias. Às 21:00 não perca O Protagonista.
"Este filme não está 'fora'?"

Não é difícil explicar porque é que, em condições semelhantes de recepção, a IPTV é melhor do que a TV por cabo. A possibilidade de gerir a emissão em contínuo e a prerrogativa de gravar, isoladamente ou em série, o que não se viu (ou um dia se quer rever) são duas novidades demasiado grandes para se ignorar. Mas há ainda, na IPTV, um serviço adicional a que nem sempre temos dado a atenção que ele merece: o aluguer de filmes.

Podemos lamentar o fim próximo dos videoclubes: o fim daquela troca de solidões à sexta-feira à noite, o fim daquele debate com a empregada que gostamos de fazer sentir que percebe de cinema (apesar da predilecção por filmes do Bruce Willis) e mesmo o fim daquela preciosa possibilidade de manusear as caixas de filmes antigos, percorrendo com a ponta dos dedos uma parte da nossa biografia. De resto, porém, só há vantagens.

Nem todos os menus estão carregados - e, de resto, o catálogo ainda não é extenso, havendo sempre filmes que têm de sair para dar lugar a outros. Mas é um conforto enorme alugá-los a partir de casa (e a preços semelhantes). É um conforto poder assistir ao trailer de muitos deles antes do aluguer. É um conforto navegar entre episódios sem ter de regressar ao menu, bastando as teclas de avanço e retrocesso do comando. E é um conforto que o filme que pretendemos nunca esteja "fora" (como estão sempre nos videoclubes, ao fim-de-semana, os primeiros 15 filmes que escolhemos).

Descubra..


..os segredos de "Gato Fedorento: Esmíuça os Sufrágios" amanha e terça-feira, logo a seguir ao Jornal da Noite. O ambiente vivido atrás das câmaras e a vida dos quatros humoristas serão alguns aspectos a mostrar no programa.

O Melhor & Pior da Semana (RTP1)


O Melhor & Pior da Semana regressa hoje ao Televisão-Opinião e refere-se á RTP1.

O sinal negativo vai sem dúvida para "Um Lugar para Viver". Depois de alguns episódios transmitidos a série continua a não agarrar o espectador, tendo esta quinta-feira atingido os 6,1% de rating e 15,4% de share.

Quanto ao melhor da semana não há duvidas. "O Preço Certo" está de volta às vitórias. Depois de um Verão a perder, Fernando Mendes está de parabéns. Esta semana ganhou três dos quatros dias em que defrontou "Morangos com Açúcar".

Estreias

O Último Passageiro - Às 22:20 na RTP1