17 de abril de 2010

Audimetria Semanal


Boa noite. Está em linha a terceira edição da Audimetria Semanal.
Resumo semanal

A TVI liderou durante quase toda a semana. À exepção de domingo, com Achas Que Sabes Dançar na concorrência, a estação de Queluz de Baixo atingiu bons resultados. Quanto à SIC, deixou-se ultrapassar mais dias pela RTP1.

Estrela em Ascenção


A segunda parte da série Glee, foi para o ar, nos Estados Unidos, na terça-feira, dia 13 de Abril. Esperavam-se grandes audiências, e os resultados não ficaram abaixo das expectativas. Nesse dia, a FOX não só venceu a concorrência, como conseguiu que Glee alcançasse um elevado número de espectadores (cerca de catorze milhões).
Em Portugal, e mais concretamente na TVI, os resultados não foram tão auspiciosos, mas a estação de Queluz de Baixo bem que se pode contentar com os mesmos.
No primeiro episódio, Glee chegou aos 4% de rating e 27,6% de share. No segundo, subiu aos 4,3% de audiência média e 29,6% de share.
Um bom presságio não?


O melhor de cada canal

RTP1 - Vidas Contadas - Mais uma vez, o programa de Judite de Sousa merece ser destacado nesta rubrica. Nesta segunda-feira, foi por um triz que não venceu Repórter TVI. A diferença foi bastante curta. Enquanto o espaço informativo da estação de Queluz de Baixo fez 12,6% de rating, o da RTP1, obteve 12,4%.

No terceiro lugar ficou Sinais de Fogo que, nem com Pedro Passos Coelho, conseguiu fazer moça à concorrência.

SIC - Viver a Vida - A novela que a SIC transmite a partir das 23:00, tem trazido vários frutos à estação. Daí, e tal como já referi num Para lá das 24, achar que as produções brasileiras em Portugal não estarem mortas. Basta olhar para os 30% de share que, nos últimos tempos, Viver a Vida tem alcançado. Quem perde é Tozé Martinho, Sentimentos e a TVI.

TVI - Você na TV! - No ínicio do ano, a Praça da Alegria roubou algumas vitórias ao talk-show matinal do canal da Media Capital. No entanto Você na TV! já recuperou dessa fase, e tem liderado diariamente. Por exemplo, na sexta-feira, Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha chegaram aos 38% de share. Ambos estão de parabéns!


O duelo da semana

A RTP1 arriscou em estrear O Cubo no mesmo dia que Achas que Sabes Dançar. Curiosamente a tabela dos quinzes programas mais vistos de domingo foi iniciada e terminada por estes dois programas.
No entanto, e obviamente, os seus resultados não foram idênticos. Enquanto Achas que Sabes Dançar goleou a concorrência com 13,2% de rating e 33,2% de share, O Cubo, foi totalmente derr
otado.
O concurso de Jorge Gabriel ficou-se pelos 6,3% de audiência média e 15,8% de share.

O porquê deste resultado? A ambição da RTP1.

O desastre da semana

Prós e Contras já está no ar há alguns anos. E também há já algum tempo que os resultados não são muito animadores. Um bom exemplo desta m
inha afirmação são os 13,6% de share, que o debate conduzido por Fátima Campos Ferreira conseguiu nesta última segunda-feira.
É verdade que faz falta um programa deste género na televisão portuguesa. O que já não tenho tanta certeza é se é este o caminho certo a seguir.


Expectativas

Amanhã, o dia deverá ser ganho pela SIC. A transmissão da segunda emissão de Achas que Sabes Dançar irá, provavelmente atingir cerca de 35% de share.
Dia 20, na terça-feira, com o jogo de futebol que terá na grelha, a RTP1 aproximar-se-à da TVI, com cerca de 26 ou 27% da quota de mercado.
Nos restantes dias, a estação de Queluz de Baixo irá liderar confortavelmente.
Até para a semana!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Expectativas


Tenho alguma expectativa para este fim-de-semana, com a estreia de dois talk shows no late night da RTP1. A principal curiosidade diz respeito ao dia de hoje, com o regresso de Herman José à televisão pública. Bem, convenhamos, não é pelo lote de convidados para o primeiro programa: Pedro Abrunhosa, Joana Vasconcelos e Joe Berardo, independentemente dos seus méritos profissionais, não me parecem escolhas suficiente atraentes para me fazerem ficar em casa hoje à noite. Mas nada que uma box digital não resolva.

Herman é um bom conversador, embora tenha de moderar os desejos de ser, sempre ele, o centro das atenções. Herman tem de perceber, de uma vez por todas, que ele não é o centro da festa. E, mesmo que seja, tem de parecer que gosta de dividir o protagonismo e as luzes do palco.
Depois, de Herman espera-se sempre tudo: o génio criativo das suas personagens, o improviso que nos faz rir minutos sem fim, o toque de classe num comediante todo o terreno. Se, como prometeu, for capaz de construir um programa de conversas saboroso e se tiver aprendido com os erros do passado recente, já terá valido a pena o seu regresso à televisão.


Já de Bruno Nogueira, amanhã à noite no mesmo canal, espero muito. Mais. Sem saber, no entanto, o que esperar. Se uma conversa séria salpicada de humor ou uma conversa de humor salpicada de registo sério. Bruno Nogueira é um artista completo. Plástico, no bom sentido. Que sabe aproveitar o corpo para fazer humor: a sua altura, a magreza, o nariz. E começar com Ricardo Araújo, como foi noticiado (embora sem confirmação oficial), só podia ser começar à frente.

Ricardo Pereira assina contrato com a TV Globo

O sucesso que tem feito em terras de Vera Cruz fez com que a estação brasileira o “segurasse”. Assim, o actor assinou contrato com a emissora por quatro anos. A viver entre Portugal e o Brasil, Ricardo Pereira continuará a estar ligado também à SIC. “É uma relação que vai continuar com segurança e cada vez melhor, a fazer produtos que passam na estação com a qual trabalho neste momento em Portugal. Trabalhar entre a SIC e a Globo com alguma segurança deixa-me satisfeito”, revelou ao 24 Horas.

Depois do Pedro de Perfeito Coração, já há, alegadamente, uma nova trama à sua espera, precisamente em território sul americano. Segundo a mesma publicação, o actor está escalado para fazer parte do elenco de Lado a Lado, a nova telenovela de Gilberto Braga que terá como protagonistas Ana Paula Arósio e Fábio Assunção.

Jurado e concorrente de "Achas Que Sabes Dançar?" já trabalharam juntos

Quando no passado domingo surgiu no pequeno ecrã, acompanhada pelo marido e pelo bebé que deu à luz recentemente, poucas pessoas imaginaram que Kelly Nakamura recebesse tantos elogios por parte do grupo de jurados.

No entanto, serão ainda menos aqueles que sabem que a bailarina já trabalhou com César Augusto Moniz. Ouvido pelo 24 Horas, o presidente do júri do programa desvalorização, uma vez que “no mundo da dança conhecemo-nos todos. É um mundo muito pequeno”, disse. Kelly era uma das bailarinas da Kamasuna Ballet Company, que César fundou em 2006 e da qual é coreógrafo e director artístico. Devido à experiência da maternidade, a concorrente de Setúbal acabou por abandonar o mundo da dança.

Toda esta situação não foi escondida da produção, nem dos restantes participantes, uma vez que durante os castings, o jurado cumprimentou Kelly, apesar de esse momento não ter passado em televisão.

À referida publicação, César Augusto Moniz manifestou alguma surpresa com a participação da jovem: “Normalmente, os bailarinos de (dança) contemporânea com algum nível têm vergonha de aparecer nestes concursos”, disse.

O certo é que Kelly Nakamura já está na próxima fase de Achas que Sabes Dançar?


Episódio Seguinte

Boa tarde! Seja bem-vindo a mais uma edição do Episódio Seguinte!

Leonardo seduz Estela

Desde que chegou ao ateliê da filha que Estela tem feito os possíveis para perceber quem são os seus verdadeiros amigos e inimigos. Desde o inicio que Leonardo lhe chama a atenção. Inicialmente, fá-lo com desconfiança, mas acaba por deixá-lo integrar o seu círculo de trabalhadores. Todavia, o relações públicas tem uma agenda própria. Não tendo conseguido comprar a agência a Helena, tenta agora, de forma sub-reptícia, fazê-lo a Estela. Contudo, sabendo que os truques habituais não resultam, toma outra atitude e começa a seduzi-la. Os dois acabam por se envolver e passar uma noite a cama. Jorge assiste a tudo. Apesar de estar a dormir com a mãe da estilista, Leonardo não consegue esquecer Helena. O vilão acaba por ir ter com ela que, entretanto já se dedicou à costura com a ajuda de Dolores, que não quer que a patroa fique sozinha. Quando os dois se encontram, nem tudo corre bem e acabam mesmo por discutir quando o relações públicas percebe que a designer se tem encontrado com Quim. Graças à empregada, a situação resolve-se e Leonardo acaba por confessar a Helena que pretende destruir Estela, para a ajudar. A filha de Caetano fica chocada com a situação até que ele lhe revela que ainda a ama e não a esqueceu, apesar de tudo o que se passou.

Benê e Sandrinha morrem na favela
Assustado, Benê afasta-se do morro por alguns dias. Os traficantes iniciam uma verdadeira caçada para o encontrar e acabam por ameaçar matar Sandrinha e José. Apavorada, a jovem garante que não sabe do paradeiro do marido. Porém, Benê é descoberto pelos comparsas e leva um tiro. Recuperado, ele jura vingar-se dos ex-amigos. Decepcionada com toda a situação, Sandrinha muda-se para casa de Helena com o filho, mas logo volta para a favela, com saudades do companheiro. Algum tempo depois, dá-se um confronto entre a polícia e os traficantes. De modo a defender Benê, a irmã de Helena é atingida por uma bala e fica entre a vida e a morte. Ao ver a mulher a agonizar, o jovem sai do seu esconderijo para a levar até ao hospital, mas também é baleado, morrendo no local. Sabendo que os pais de José estão mortos, Coisa Ruim pega no menino e entraga-o à modelo, que cuidará dele como se fosse seu filho.

CURTAS:

Em Mar de Paixão, Miguel descobre que Martinho decidiu baixar o valor das indemnizações dos pescadores. Furioso, o empresário despede-o e expulsa-o de casa.

Em Morangos com Açúcar, farto de ver o irmão a prejudicar toda a gente, Flash decide travá-lo de vez e, com a ajuda de Rui, acusa-o de tráfico de droga.

Em Caras e Bocas, Socorro e Bianca conseguem voltar a unir Dafne e Gabriel. O casal descobre que tentaram separá-los e reconcilia-se com direito a pedido de casamento.

Quiosque:

TV Mais, TV 7 Dias, TV Guia

Andreia Diniz protagoniza substituta de "Perfeito Coração"

Depois da excelente prestação como Teresa em Perfeito Coração, Andreia Diniz ganhou o papel de protagonista da substituta da produção portuguesa da SIC.

A acompanhá-la estão já garantidos: Diana Chaves, Joana Seixas, Custódia Gallego e José Fidalgo. Outro nome falado pela imprensa tem sido o de Luciana Abreu, que, devido ao alegado estado de graça, poderá fazer apenas uma participação especial.

As gravações da nova telenovela arrancam já em Junho e durante os próximos dias deverão ser conhecidos mais pormenores. O certo é que será da autoria de um guionista da SP Televisão, que também será responsável pela produção da trama.

Quiosque: TV Guia

Cláudia Borges assediada pela concorrência

Actualmente a brilhar em Fama-Show e a fazer participações esporádicas em emissões especiais da estação de Carnaxide, como aquela que fez sobre a série Lua Vermelha, Cláudia Borges foi assediada para dizer adeus à SIC. Quem o garantiu foi uma fonte da apresentadora que à TV Guia desta semana fez ainda questão de afirmar que Cláudia Borges “está muito bem em Fama-Show e só muito dificilmente vai abandonar o canal.”

Os primeiros convidados de Herman José

Já são conhecidos os convidados que inaugurarão o sofá do novo programa de Herman José. O empresário madeirense Joe Berardo e a artista plástica Joana Vasconcelos juntam-se a Pedro Abrunhosa.

Os 50 minutos de duração do programa, previamente gravado, serão divididos entre os três entrevistados e alternados com alguns momentos de stand up comedy.

A estreia é já este sábado, por volta das 23:30, no primeiro canal da RTP.

Para lá das 24...


É já no próximo dia 30 de Abril que estreia a nona temporada do mais famoso concurso da televisão, no canal FOX Life, pelas 21h25. Apresentado por Ryan Seacrest, “American Idol” é um formato de sucesso que impulsiona os candidatos a partilharem as suas vozes. Através de um exigente corpo de júris e pelos telespectadores, são eles quem decide quem será o próximo estrela por da América. Este formato inspirou o Mundo da televisão, como foi o caso dos "Ídolos" em Portugal.

Novas surpresas surgem nesta nona temporada: um júri rotativo que vai contar com Victoria Beckham, Mary J. Blige, Joe Jonas, Neil Patrick Harris, Shania Twain e Kristin Chenoweth. Esta será a última temporada que vai ter o famoso e inflexível Simon Cowell como o líder do júri.

As audições desta temporada decorreram nos estados e cidades de Atlanta, Boston, Chicago, Denver, Los Angeles e Orlando.

Mais um formato inteligente e atractivo, não só para a América, como para o resto do Mundo. Grandes vozes já saíram do programa, tal como a de Kris Allen, a vencedora da última temporada. Para os apreciadores de música, ou de bons momentos de entretenimento, certamente a não perder!