1 de maio de 2011

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC

É para mim o melhor magazine social da televisão portuguesa. "Alta Definição" conduzido por Daniel Oliveira na SIC, dificilmente terá um concorrente à altura. Com a estreia de "Perfil" na TVI e da remodelação do "Top+" na RTP1, o magazine de entrevistas continua a ser o preferido dos portugueses e com todo o mérito. Na semana passada, a belíssima entrevista a João Baião, proporcionou um grande momento televisivo, e cerca de 780 mil espectadores assistiram perfazendo um share de 36%, longe dos 22% da TVI e 18% da RTP1.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI

Na passada sexta-feira, com o Casamento Real de William e Kate, todos os canais investiram e mandaram os melhores para terras de Sua Majestade. Mas, nesta festa, quem ganhou em audiências foi a TVI, que liderou desde as 8h30 até às 13h, com a sua emissão especial, conduzida por Manuel Luís Goucha, Judite de Sousa, Júlio Magalhães e Felipa Garnel. O casamento foi visto por cerca de 400 mil espectadores e um share de 37%, valores muito positivos para o período da manhã. Manuel Luís Goucha esteve irrepreensível e foi de todos os canais, o melhor neste especial sobre o Casamento do Ano.

Última Hora: "Jornal das 8" estreia sexta-feira na TVI


Ao contrário do que inicialmente se pensou, não é amanhã que o reformulado bloco de notícias da TVI arranca.


Foi à instantes, no final do seu comentário que Marcelo Rebelo de Sousa disse que os novos estúdios da informação de Queluz de Baixo chegarão à antena apenas na próxima sexta-feira!


Assim, até quinta-feira ainda não haverá Jornal das 8, mas sim Jornal Nacional

O Melhor & Pior da Semana

Olá Boa Noite! Fique a conhecer as três últimas escolhas do "Melhor & Pior da Semana" entre as 21h e as 23h.

Melhor da Semana RTP1


Depois de quase 4 anos no ar (a série estreou em Abril de 2007), "Conta-me Como Foi" chegou ao fim na passada segunda-feira, dia 25 de Abril, dia em que a série também termina com a Revolução dos Cravos. Apesar dos números não terem sido magníficos e positivos, terminou com uma média de 700 mil espectadores e 19% de share, a série merece e deve ser aplaudida. Uma grande produção, de qualidade, que retratou Portugal dos anos 70, de uma forma sublime e perfeitamente compreensível para quem ainda não era nascido como eu. Para além disso, o elenco, nomeadamente Rita Blanco, que apanhou os tiques, os tons e a postura do que era ser mulher há 40 anos merecem um aplauso de todos aqueles que seguiram ou espreitaram a série.

O Protagonista


Boa noite. Esta semana "O Protagonista" vira-se para Carnaxide. Dentro de menos de uma hora e meia, Júlia Pinheiro inicia um novo ciclo no horário nobre da SIC. Expectativas à parte, muitos são os que estão à espera da estreia da versão portuguesa de um dos formatos mais queridos da televisão por cabo.
Será você um deles? 

Seja bem-vindo à edição de "O Protagonista" deste domingo!


Um dos programas do ano está prestes a começar. Comandado por Júlia Pinheiro, "Peso Pesado" promete arrasar... ou não! Tudo depende do veredicto final dos portugueses que, nos últimos meses, têm andado rendidos ao formato norte-americano da SIC Mulher. Os principais elementos estão no novo reality-show da SIC, que tem por mote "Ganha... quem perde!". Os concorrentes têm histórias de vida emotivas, o local onde habitam é de luxo, a apresentadora é de "Peso Pesado" e, já agora, é transmitido por uma estação que tem garantido audiência através de novos formatos de entretenimento.




Arrisco-me a dizer que é esta a SIC inovadora, a SIC que tem provado aos telespectadores um novo ciclo no entretenimento. Fico bastante satisfeito por ser o canal de Pinto Balsemão a apostar num reality-show de domingo à noite com uma componente diferente daquelas que são normalmente tratadas: canto e dança. O terceiro canal lança agora um conteúdo diferente de tudo aquilo que já foi feito no nosso país, e tal estratégia é de valorizar.
Apesar de muitos considerarem que, por vezes, no Televisão-Opinião existem partidarismos, tenho de refutar tal argumento. Não sou de canais, nem visto camisolas por eles, contudo tenho de dar a mão à palmatória quando vejo que uma estação aposta num formato que é emitido por um temático. É bem pensado, sem dúvida.



Não sei quais as audiências que "Peso Pesado" terá esta noite contudo, sabendo que existe futebol na concorrência, a tarefa de atingir uma forte fatia da população portuguesa torna-se mais difícil. Será que os esforços ao nível da publicidade, dos outdoors, das várias t-shirts presentes nas principais ruas do país, chegarão para fazer face à TVI e, ainda mais importante, cativar os telespectadores até ao próximo domingo, dia de estreia de "Perdidos na Tribo - Famosos"?



Sem saber a resposta a esta pergunta, coloco outra: qual a aceitação dos telespectadores em relação aos diários do programa? Das duas uma: ou "Peso Pesado" começa bem, algo que prevejo, e começa a cair nas audiências, ou tem uma performance bastante razoável, levando a estação de Carnaxide a crescer no horário nobre.
Por outro lado, não esquecer que este aumento de trabalho de Júlia Pinheiro na SIC, poderá cativar mais telespectadores para "Querida Júlia", ainda por mais sabendo que os concorrentes que abandonem o concurso deverão passar quase de certeza pelo talk-show da apresentadora.



Mais que um programa, este "Peso Pesado" é um negócio. Um negócio de milhares, de milhões. Uma nova esperança para o terceiro canal que, nos últimos tempos, tem conseguido fazer frente à concorrência em alguns horários. 
Este concurso acaba por ser um pequeno grande risco, que poderá ter efeitos muito positivos a curto/médio prazo. Não digo que estamos perante um novo "Big Brother", pois isso seria de facto exagerado, contudo tenho noção de que no dia de amanhã, muitos irão ser os que ao consultar os quadros de audiência da Mediamonitor ficarão surpresos pelos resultados da estreia da versão portugueses de "The Biggest Loser". A questão é: será essa reacção positiva ou negativa?
Descubra você mesmo, daqui a cerca de catorze horas!

TV Universo apresenta 'Peso Pesado' - do primeiro ao último quilo




No dia de estreia daquele que é apelidado como o "programa do ano 2011", o nosso parceiro TV Universo apresenta-lhe mais uma Reportagem TVU onde pode ler tudo aquilo que precisa de saber sobre a versão portuguesa de "The Biggest Loser".



"Peso Pesado": Do primeiro ao último quilo está disponível aqui

Rita Ferro Rodrigues ambiciona programa com crianças

De regresso ao trabalho, cinco meses depois de ter sido mãe do pequeno Eduardo, a apresentadora aguarda um novo projecto na antena da SIC. Enquanto isso, continua a trabalhar atrás das câmaras.


“Vou voltar ao trabalho e estou contente, porque sei que há projectos para mim e obviamente que estou muito contente. Estou na SIC para trabalhar e agora é reunir e perceber o que há para fazer. Acabo mesmo a licença no final deste mês (Abril) e depois regresso logo ao trabalho”, começa por dizer à Flash! desta semana, acrescentando em seguida: “Claro que não é regressar à antena, é regressar ao trabalho, porque são coisas diferentes. No ar mesmo não posso dizer quando será, mas estou tranquila e contente com a perspectiva de voltar, apesar de saber que me vai custar muito. Porém, gosto muito de trabalhar e tenho uma relação, do ponto de vista emocional, com o espectador muito bonita. Senti mesmo que as pessoas sentem saudades. Quando me encontram na rua perguntam quando volto. Fico feliz com isso, porque trabalho há muitos anos na televisão e trabalho para ter público. Gosto quando as pessoas reconhecem o meu trabalho e senti isso agora nestes meses”, frisou.


E qual o programa que gostaria de apresentar? Sobre isso, Rita Ferro Rodrigues é premptória: “O que agora me apetecia fazer mesmo era trabalhar com crianças, mas não é isso que vou fazer, mas era o que me apetecia. Acho que isso tem a ver com o facto de ter sido mãe, mas também com o facto de saber que tenho muita empatia e algum jeito para trabalhar com crianças. Apetecia-me aproveitar isso. Às vezes, vejo a minha amiga Catarina Furtado a fazer Quem Tramou Peter Pan? e fico cheia de inveja, ela fá-lo muito bem. É uma coisa que gostava, mas não é o que vou fazer”, concluiu.


O que será, então, que a apresentadora está a preparar? Um programa de entrevistas? Um magazine? Ainda há bem pouco tempo se escreveu que Rita Ferro Rodrigues poderá ser um dos reforços do grupo de apresentadoras da SIC Mulher.


Quiosque: Flash!

Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

Sisley Dias de saída de "Laços de Sangue"


Numa altura em que a “Novela da nossa gente” entra numa fase de mudança, novos actores se preparam para reforçar o elenco, como é o caso de Nuno Janeiro. Todavia, se uns chegam, outros vão embora. E o próximo a deixar a trama é mesmo Tiago. E de uma forma trágica.


De acordo com a edição desta semana da revista Maria, dentro de poucos episódios o mais novo elemento do clã Nogueira será brutalmente assassinado. Tudo parte de um plano arquitectado por Diana (Joana Santos) e Ricardo (Carlos Vieira).


O jovem é raptado, a mando do filho de Adelaide (Sofia Sá da Bandeira), que apenas lhe quer pregar um susto. Todavia, maquiavélica, a grande vilã manda matar o irmão. Os raptores administram. Então, uma seringa de heroína em Tiago (Sisley Dias), que ainda tenta impedir, mas acaba por sofrer uma overdose, falecendo de seguida.


Dias depois, Inês (Diana Chaves) é chamada ao hospital para reconhecer o corpo do rapaz, não acreditando que este andava a tomar drogas e prometendo descobrir toda a verdade.


Sisley Dias estão, então, de saída do elenco de Laços de Sangue, mas deverá continuar a trabalhar para a televisão de Carnaxide, uma vez que o seu nome tem sido falado para o elenco da nova telenovela do canal, escrita por Patrícia Müller.


Quiosque: Maria

Eis os 64 nomeados da "XVI Gala dos Globos de Ouro"



A menos de um mês da grande gala, a Caras on-line revela este domingo os nomeados para os Globos de Ouro 2010.

Este ano volta a existir a categoria Revelação do ano, no entanto, desta vez, são apenas quatro os nomeados. E as votações estão já abertas:


André Villas-Boas 760 20 70 01


Aurea 760 20 70 02


Joana Santos 760 20 70 03


Rui Porto Nunes 760 20 70 04


Os nomeados das restantes categorias são:


Cinema



Melhor actriz:


Beatriz Batarda – Duas Mulheres, Como Desenhar Um Círculo Perfeito e A Religiosa Portuguesa

Joana de Verona - Como Desenhar um Círculo Perfeito e Mistérios de Lisboa

Maria João Bastos – Mistérios de Lisboa

Soraia Chaves – A Bela e o Paparazzo



Melhor actor


Adriano Luz - Mistérios de Lisboa

Cláudio Silva – Filme do Desassossego

Rafael Morais – Como Desenhar um Círculo Perfeito

Ricardo Pereira – Mistérios de Lisboa



Melhor Filme


A Bela e o Paparazzo – António Pedro Vasconcelos

Como Desenhar um Círculo Perfeito – Marco Martins

Filme do Desassossego – João Botelho

Mistérios de Lisboa – Raúlo Ruiz



Desporto



Melhor Desportista Feminino


Jéssica Augusto – Atletismo

Naide Gomes – Atletismo

Telma Monteiro – Judo

Teresa Portela – Canoagem



Melhor Desportista Masculino


Armindo Araújo – Automobilismo

Cristiano Ronaldo – Futebol

Fábio Coentrão – Futebol

João Pina – Judo



Melhor Treinador


Domingos Paciência – Futebol

Jorge Jesus – Futebol

José Mourinho – Futebol

Rui Rosa – Judo



Moda



Melhor Modelo Feminino


Ana Sofia – Elite

Milena Cardoso – Elite

Milene Veiga – Central Models

Sara Sampaio – Central Models



Melhor Modelo Masculino


Bruno Rosendo – L’Agence

Jonathan e Kevin Sampaio – Central Models

Luís Borges – Central Models

Rúben Rua – Elite



Melhor Estilista


Filipe Faísca

Luís Buchinho

Nuno Baltazar

Ricardo Dourado



Música



Melhor Intérprete Individual


Aurea – Aurea

Camané – Do Amor e dos Dias

Mariza – Fado Tradicional

Rita Redshoes – Lights & Darks



Melhor Grupo


Deolinda – Dois Selos e um Carimbo

Diabo na Cruz – Virou! (Edição Especial)

Expensive Soul – Utopia

Tambor – Quatro



Melhor Música


Busy (for Me) – Aurea

Um Contra o Outro – Deolinda

O Amor é Mágico – Expensive Soul

Dá-me um Abraço – Miguel Gameiro



Teatro



Melhor Actriz


Alexandra Lencastre - Um Eléctrico Chamado Desejo

Elsa Galvão – A Ilha Encantada e Fala da Criada dos Noailles

Isabel Abreu – BlackBird

Luísa Cruz – A Cidade



Melhor Actor


Carlos Paulo – O Rei Está a Morrer

Diogo Dória – Uma Visita Inoportuna

Miguel Guilherme – O Senhor Puntila e o Seu Criado Matti

Nuno Lopes – Um Dia Igual aos Outros



Melhor Peça/ Espectáculo


A Mãe – Joaquim Benite

O Senhor Puntila e o Seu Criado Matti – João Lourenço

Quixote – João Brittes

Uma Família Portuguesa – Cristina Carvalhal


Os vencedores, a 29 de Maio, numa gala apresentada por Bárbara Guimarães, a não perder, na SIC!

Quiosque: Caras

"O Dom" arrasa na estreia


Depois de todas as incertezas com a data de estreia da primeira minissérie da TVI, pode dizer-se que correu bem.


O primeiro episódio de O Dom alcançou a quarta posição dos programas mais vistos do passado sábado, com 9.6% de audiência média, o que equivale a cerca de 900 mil telespectadores, e uma quota de mercado média de 36.6%, arrasando, assim, com a concorrência no horário, cujos resultados ainda não são conhecidos.


No compute geral, o universo de canais por cabo e IPTV venceu, com 26.1% de share, seguindo-se a SIC, com 24.8%, a TVI, com 24% e a RTP com 20.8%.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI

Se no início do ano, com a saída de Júlia Pinheiro da estação, as mexidas nas tardes da TVI, foram bem sucedidas, com Fátima Lopes a ocupar o lugar de Júlia e Leonor Poeiras a substituir Fátima Lopes no concurso, com o passar do tempo, os números vão baixando e a TVI tem neste momento um grande problema nas suas tardes. Os números de "A Tarde é Sua" já não são o que eram e nesta semana o talk show ficou atrás de "Boa Tarde" e "Portugal no Coração" com valores de share na ordem dos 21%. Já "Agora é Que Conta" há muito, que se tinha afundado e perde diariamente para a concorrência. O programa de Fátima precisa de mudanças urgentes, já "Agora é Que Conta", a meu ver, tem que ser substituído. A TVI tem aqui uma árdua tarefa pela frente.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC

O novo talk show conduzido e idealizado por Júlia Pinheiro para as manhãs da SIC, estreou vai para cerca de 2 meses e os números continuam a ser bastante baixos e distantes da concorrência. Júlia Pinheiro ao longo deste tempo, tem feito mexidas e experiências com o formato, já formou dupla com Ana Marques, mas "Querida Júlia" parece não querer arrancar e conquistar os espectadores. Um longo caminho se avisinha pela frente. Prova disso, foi na passada segunda-feira (feriado) em que o programa ficou longe da concorrência com 17% de share e mais recentemente na passada sexta-feira com a emissão do Casamento Real, em que a RTP1 e TVI estiveram acima dos 30%, fazendo com que Júlia com quase toda a certeza ficasse abaixo, mais uma vez, dos 20%.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo a mais uma edição do "Melhor & Pior da Semana". Consigo entre as 10h e as 12h.

Pior da Semana RTP1

Estreou com números bastante satisfatórios, em pleno horário nobre de sábado da RTP1, mas o programa de Catarina Furtado tem caído de semana para semana e no passado sábado não foi além de 450 mil espectadores e pouco mais de 14% de share. É certo que "Quem Tramou Peter Pan" concorreu com um jogo de futebol, mas também do programa de estreia para o segundo perderam-se cerca de 300 mil espectadores, valor que aumentou na passada semana. O formato é interessante, é um bom programa familiar para as noites de sábado, Catarina Furtado está magnífica na condução do programa, mas os números não fazem jus ao que o programa é em termos de qualidade. E é uma pena!

Fecho



Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Casamento. Lá e cá...


Antigamente, no tempo em que a RTP era operador único, as transmissões futebolísticas eram de morrer de sono. Eu e muita gente minha conhecida utilizávamos o velho truque: baixava-se o som da televisão e ligava-se a rádio. Ontem, durante a transmissão do casamento real de William e Kate, lembrei-me desse truque. Na redacção três televisões estavam ligadas na RTP1, SIC e TVI. A quarta estava na Sky News. As três primeiras davam imagem, mas sem som. A única com o som ligado era a sintonizada no canal internacional. É que quem segue este tipo de acontecimentos mediáticos, por prazer ou por missão, quer ver as pessoas, os acenos, os vestidos, as gafes, quem chega, quem se atrasa. Ou seja, quer factos, não opiniões, não graçolas, não conversa fiada.

A meio da transmissão, porém, ainda fiz zapping. Resultado? Ouvi Filipa Garnel a falar da sua revista, ouvi Judite Sousa a perguntar a Manuel Luís Goucha se ele achava que o príncipe William ia ficar incomodado com o facto de a sua mulher ser agora mais mediática do que ele. Mudei de canal. Na SIC, tive azar. Logo nos primeiros segundos, apanhei com uma sonora gargalhada de Júlia Pinheiro, em Londres. Mudei de canal. Na RTP1, mais contidos, João Adelino Faria (JAF) e José Rodrigues dos Santos faziam um pingue-pongue entre o Palácio de Buckingham e o de Queluz. Mas mesmo JAF, com a fleuma britânica que se lhe conhece, ou não tivesse ele vivido durante anos na capital inglesa, não escondeu a emoção do momento: "Fique por aí, porque daqui a pouco vamos mostrar em directo o beijo deste casal que já é por cá uma referência para a juventude. Um canal que simboliza a monarquia do século XXI."

E, pronto, baixei o som das televisões portugueses e voltei a ouvir o relato na Sky...