23 de outubro de 2010

Audimetria Semanal


Boa noite. Seja bem-vindo à trigésima edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião: Audimetria Semanal.

Salto Alto - Vidas Contadas


O programa de reportagens de Judite de Sousa voltou a dar nas vistas! Na última segunda-feira, Vidas Cotadas chegou aos 14,8% de audiência média e 34% de share. A jornalista da estação pública conseguiu assim vencer a reportagem que a TVI transmitiu, intitulada Geração de Viragem. Cerca de um milhão e tercentos mil telespectadores acompanharam o trabalho de Judite Sousa e, acima de tudo, vieram comprovar, mais uma vez, que faz sentido continuar a apostar em informação no início do horário nobre das estações de televisão. Curiosamente, nesse mesmo dia, o Telejornal foi o noticiário mais visto pelos portugueses. José Alberto Carvalho deve estar satisfeito com os resultados da sua equipa em matéria de audiências para a RTP1. Afinal, esta é uma área tipicamente dominada pelo canal do Estado. Se assim não fosse, como teria o Jornal da Tarde dessa segunda-feira chegados aos 38,8% de share?
Com ou sem um bom antecedente, a verdade é que a estação pública continua a ter sucesso com os seus trabalhos de reportagem, com os seus noticiários e, já agora, com os seus pivôs. Neste sentido, sem saber o que dizer mais sobre este assunto questiono:
what else?

Na mó de cima - Meu Amor


São poucas as vezes que destaco as novelas da estação de Queluz de Baixo nesta rubrica. Razões? Não é para mim motivante estar constantemente a comentar um produto que lidera nas audiências. No entanto, quando os resultados são de facto arrasadores, não me resta outra opção se não referi-los. Na segunda-feira, também no dia do grande resultado de Vidas Contadas, Meu Amor conseguiu alcançar os 52,8% de share. Na sua última semana de exibição, a novela conseguiu esmagar a concorrência, nomeadamente os episódios especiais de Escrito nas Estrelas. A produção da Globo, no dia 18 de Outubro, não conseguiu fazer melhor que 13,6% de share, no horário das 23:30. Com uma nomeação para um Emmy, Meu Amor brilhou nos ecrãs da TVI e encantou nos quadros de audiência da Mediamonitor. Para além de ter captado a atenção de milhares de portugueses, a novela deu provas do trabalhos de alguns actores. Falar para quê? Está à vista de todos!

A Mina - Passione



A novela brasileira continua a não surtir efeito. Passione, que raramente surpreende pela positiva, tem vindo a demonstrar não ser capaz de captar a atenção dos portugueses. A direcção de programas da SIC bem tenta que a produção da Globo melhore os seus resultados, alterando-a constantemente no horário. No entanto, os dez minutos mais cedo ou mais tarde em que a mesma vai para o ar, continuam a não surtir efeito nos portugueses.
Apesar de Meu Amor ter, nesta semana, obtido grandes resultados devido aos seus últimos episódios, desde sempre a telenovela da TVI goleou a da SIC. Por outras palavras, o problema de Passione não se deveu apenas à forte concorrência, mas também à própria história. Desta vez, o Brasil não encantou Portugal, nem mesmo com um bom elenco de actores.

Os resultados ficaram à vista de todos. A novela da Globo, nos últimos dias, obteve uma média de share à volta dos 22% de share, sendo que num dos dias em análise se ficou pelos 15,7% de share. Números baixos para uma estação comercial.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana



O Minuto Mais Visto desta semana foi ganho pela RTP1. A partida entre a Islândia e a selecção portuguesa obteve, no dia 12 de Outubro, pelas 21:23, 26,3% de audiência média e 59,7% de share. Em números quase dois milhões de portugueses estavam sintonizados na estação pública aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a TVI, com o episódio de Espírito Indomável do dia 13 de Outubro. A novela chegou aos 18,6% de rating às 22 horas e 35 minutos dessa quarta-feira.

Porque No Te Callas?

Nesta semana, reforço um aspecto salientado por Nuno Azinheira, numa das suas crónicas do Diário de Notícias. Afinal, os telespectadores do Cabo, caracterizados por procurarem conteúdos diferentes aos que são disponiblizados pelas generalistas, proporcionaram ao canal do TVI Direct Secret Story audiências "anormais". De tal maneira, que o mesmo chegou a fazer parte dos top dos mais vistos do cabo, ultrapassando a RTPN, AXN, Hollywood e, por incrível que pareca, a RTP2! A questão que se coloca é óbvia: não seria o conteúdo do canal exlusivo no serviço MEO um conteúdo a abominar pelos espectadores da televisão por cabo? Se sim, então como se explicam o sucesso que este TVI Direct Secret Story está a alcançar? É por isso altura de oferecer o Porque No Te Callas? a todos aqueles que se habituaram a chamar de "burros" os telespectadores das generalistas. Afinal, os "espertos" também gostam de acompanhar reality-shows com polémica. Para quê estes estereótiposa afinal?


Uma pergunta a... Neemias Silva

Tenho acompanhado Ídolos, tal como Secret Story, e costume querer que Neemias Silva, concorrente que se destacou nos castings, está no lote dos quinze finalistas do talent-show da SIC. Compreendo que, pela sua tenra idade, o nervosismo seja normal. É verdade. No entanto, para um jovem que, no programa, afirmou já não ser novo nas lides da música, estar constantemente a chorar não é um bom preságio para a sua perfomance nas galas do Ídolos. É necessária mais calma e concentação, por mais difícil de alcançar que sejam.

30 emissões - Uma novidade

Para a semana, o meu lugar nesta rubrica vai ser cedido ao novo colaborador do Televisão-Opinião, Ivo Justino. É verdade! A partir do próximo sábado poderá contar com diferentes perspectivas audiométricas do seu novo comentador de televisão. Boa sorte afilhado!

Esqueceram-se de...Leonor Alcácer!


Boa noite, esta semana no Esqueceram-se de mim recordamos uma actriz e encenadora portuguesa, Leonor Alcácer. 
Procurando por informação a seu respeito pouco ou nada se lhe encontra, no entanto não é por ter mais ou menos experiência profissional que não a iria-mos relembrar. Além de actriz e encenadora, Leonor Alcácer empresta a sua voz a muitas das animações que nos chegam dos altos estúdios cinematográficos, como por exemplo a Dreamworks e o filme Madagáscar. Sabe-se, no entanto, que o seu trabalho mais marcante foi, quanto a mim, 'Médico de Família', a mítica série da SIC. Contudo, a carreira da actriz não se compôs apenas dessa participação, sendo novelas, séries e filmes bastantes conceituados uma constante ao longo do seu percurso enquanto actriz.

Estreou-se na série da SIC 'Giras e Pirosas' e desde ai nunca mais parou durante uns bons tempos. Actualmente, as suas prestações ficam-se apenas pelas participações especiais em praticamente tudo o que faz. O seu último longo trabalho foi há dois anos, na TVI, quando foi chamada para integrar o elenco da sexta série de 'Morangos com Açúcar' onde desempenhou o papel de Teresa Figueiredo. Anteriormente a isso passou pela RTP onde gravou um episódio de 'Liberdade 21' e pela SIC onde participou em 'Chiquititas' e 'Aqui não há quem viva'. 
Recordada como a professora despassarada de 'Batanetes' e pela enfermeira de 'Médico de Família', já está na hora de voltarem a apostar novamente nela para uma nova produção.  

Futuro de Manuela Moura Guedes é na SIC?

manuela_moura_guedes_thumb_other251_164


Na semana em que a eterna “generala” deixou de ser, oficialmente, uma funcionária da TVI, começam também a surgir notícias sobre o seu futuro.


Há muito que a imprensa tem veiculado que, dentro em breve, Manuela Moura Guedes poderá mudar-se de armas e bagagens para a rival SIC. E essa opinião é partilhada por três figuras bem conhecidas do audiovisual português, que falaram sobre este assunto com a edição desta semana da Notícias TV.


Na opinião de Teresa Guilherme, a esposa de José Eduardo Moniz poderá ter em Carnaxide um programa só seu e, “com o seu nível seria melhor um programa de debate político. Vejo-a num registo semelhante ao do Miguel Sousa Tavares”, explicou a eterna senhora televisão.


Já Joaquim Letria defende que Manuela Moura Guedes “até pode apresentar em qualquer parte do mundo. É boa pivô, sabe escolher os conteúdos e valoriza um jornal.”. Na opinião do crítico de televisão, “uma profissional como a Manuela Moura Guedes não deve ser desprezada”, defendeu.


Francisco Penim, por sua vez, acredita que, no entretenimento, a jornalista poderia dar cartas: “Veria isso como uma possibilidade, mas as pessoas que estão na SIC é que sabem”, começa por dizer, acrescentando que na informação de Carnaxide não há lugar para a polémica comunicadora: “não se identifica com a imagem que a SIC tem”.


Por último, Emídio Rangel manifestou uma opinião contrária e defende que não a iria contratar, até “porque ela não tem condições para se expor no ecrã”.


Quiosque: Notícias TV

"Investigação Criminal: Los Angeles" de regresso


A Notícias TV desta semana informa que a segunda temporada de Investigação Criminal: Los Angeles chega aos ecrãs nacionais em meados de Dezembro deste ano. No entanto, desengane-se se pensa que será a SIC a primeira a transmitir a série pela qual Daniela Ruah dá a cara.

Esta produção norte-americana terá inicialmente lugar num dos canais da FOX portugueses, em horário nobre.


Com cerca de quinze milhões de seguidores, NCIS: LA tem demonstrado ser uma das séries preferidas dos telespectadores dos Estados Unidos da América.

Quiosque: Notícias TV

“The Biggest Loser” estreia em 2011!

the_biggest_loser_logo


Depois de anunciada a compra, Nuno Santos em entrevista às edições desta semana das revistas Telenovelas e TV Mais garante que o programa chegará à antena já no próximo ano.


The Biggest Loser estará no ar em 2011”, afirma o actual director de programas da estação de Carnaxide. A avaliar pelo original americano, é de esperar que a versão nacional apenas vá para o ar em meados de Setembro, na rentrée televisiva, até porque o canal deverá querer aproveitar, da melhor forma, o potencial deste concurso e, mais do que isso, terá que fazer um bom casting e de o gravar previamente.


Poucos são os pormenores já revelados, começando a especular-se o nome do apresentador ou apresentadora. A imprensa dá conta de que Miguel Dias gostaria de fazer-se ao desafio e no Facebook já há uma página a pedir que seja a também actriz Ana Brito e Cunha a responsável pela condução do programa.


Apresentadores à parte, é já certo que a produção estará mais uma vez a cargo da Freemantle Media, responsável por outros programas de Carnaxide, como Ídolos ou Salve-se Quem Puder. Resta aguardar por mais novidades.


Quiosque: TV Mais, Telenovelas

Esta noite...

... a dose dupla dos sábados à noite está de regresso! O passado e o presente a partir das 20:00!



Vasco Oliveira e “Secret Story”

vascooliveira


À semelhança do que aconteceu com Doriana Sousa, também o filho de António Oliveira teve direito a conceder entrevistas a grande parte das publicações nacionais.


Para além de continuar com as polémicas declarações sobre o seu pai, Vasco falou ainda sobre a competição da qual foi expulso. Em entrevista à Nova Gente, afirmou a surpresa com a sua nomeação: “Não, de forma alguma (esperava ser nomeado). Mas previa que, se fosse nomeado, podia dar-se uma situação anormal e assim eu sairia certamente”.


Já à Maria, o concorrente do Porto confessou que António deverá ser o vencedor e, embora goste dele, “Pensava que estávamos a evoluir mas, afinal, dez anos depois, as pessoas a continuar a achar piada a coisas que não têm piada nenhuma. Foi o ‘Zé Maria das galinhas’ e agora é o ‘António das vacas’”, começou por dizer, acusando ainda o concorrente de Baião de ser um estratega: “Acho que é uma pessoa impecável, mas aquele ar de sonso que faz, sei que é a estratégia dele”.


Ainda assim, Vasco acredita que a justa vencedora seria Daniela, agora em entrevista à Telenovelas: “O passado dela não me interessa. A Daniela é uma pessoa humilde, honesta e muito divertida. É mais uma das almas da casa que se perde”, começou por dizer, explicando ainda que foi ele a causa da nomeação da amiga: “Nomearam a Daniela por minha causa. Desde que eu saí, perdeu-se a harmonia e se calhar as pessoas que não gostavam de mim votaram nela para sair, ou para vir ter comigo, ou porque sinceramente o programa perdeu a piada e estão a nomear as pessoas candidatas à vitória”.


O certo é que a luso-luxemburguesa está mesmo na “corda bamba” e amanhã poderá deixar a Casa dos Segredos. Estará Vasco à sua espera? “Vou recebê-la com um beijo na boca. Não sei se lhe levo mais alguma coisa, mas sei que um beijo e a minha presença é a maior prenda que lhe posso dar”, concluiu o filho de António Oliveira.


Quiosque: Maria, Nova Gente, Telenovelas

“Meu Amor” chega hoje ao fim!

meuamor2_thumb_other234_174

Um ano e quatro dias depois, a mais recente telenovela de António Barreira chega ao fim.

Com um elenco de luxo, onde se enaltecem prestações de Alexandra Lencastre, Margarida Marinho, Lídia Franco, Nicolau Breyner ou Rita Pereira, Meu Amor cedo conquistou a crítica. Tendo como missão substituir Flor do Mar, a trama tinha como principal temática o mundo da moda e tudo o que com ele se relacionava, sempre com muita intriga, paixão e ciúme à mistura.


Hoje, quando o relógio marcar 22h15, muitos serão os telespectadores colados ao ecrã para dizerem adeus àquela que foi a primeira telenovela portuguesa nomeada para um Emmy Internacional, existindo 33.3% de hipóteses de se sagrar vencedora.

Para a história ficarão também os picos de audiência registados. Meu Amor, o final, a não perder hoje à noite, na TVI. Afinal de contas, “O que o amor pode unir, o ódio pode separar”

Episódio Seguinte





Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


Tristão é maltratado pela família de Susana

Na herdade, Beatriz vê a ex-namorada do filho beijar o vaqueiro e fica chocada. Ao vê-la, Tristão afasta-se e a esposa de Joaquim diz à rapariga que está muito desiludida. Beatriz acredita que Susana merece um homem melhor, mais ao seu nível. A jovem não gosta dos seus comentários, mas a mãe de Rafael reforça a mensagem, recordando-a de que, quando ela tiver que apresentar o novo companheiro à sociedade e aos seus amigos, as coisas vão ficar complicadas. Decidida, Susana diz-lhe que o caseiro é o seu verdadeiro amor e vira-lhe as costas, visivelmente magoada.


Algum tempo depois, Mimi telefona à filha para a convidar a jantar lá em casa na companhia de Tristão. Feliz com a atitude da progenitora e na esperança de que a família não se oponha ao romance, Susana aceita imediatamente.


No dia combinado, o vaqueiro veste o seu melhor fato e vai com a amada jantar a Lisboa. Quando chega a casa dos futuros sogros, depara-se com uma mesa muito bem arranjada e Mimi e Rogério muito formais. A mãe de Susana dá caviar a provar ao futuro genro, que o cospe logo, alegando que está estragado. De seguida, servem escargots, mas Tristão não se entende com os talheres e os caracóis saltam-lhe da mão. E as gafes aumentam constantemente, deixando-o envergonhado.


Até que, por fim, Mimi acusa o namorado da filha de parecer um cavalo a beber água. Ao ouvir o insulto, o vaqueiro levanta-se, dizendo que o jantar foi um erro. A amiga de Beatriz aproveita o ambiente vivido para concluir que a relação dos dois é também um erro. Susana fica furiosa com a mãe e enfrenta-a, garantindo que vai ficar com o amado de qualquer das formas.


No dia seguinte, a rapariga diz a Tristão que vai à vila comprar roupa para ele. Mais uma vez, o vaqueiro sente-se humilhado e afirma não querer roupa alguma.


Denis fica com a tutela de Chico

Chega finalmente o dia do julgamento em que será decidido quem fica com a guarda do macaco, além da propriedade das suas obras e do dinheiro das vendas da sua última exposição.

Denis, Dafne, Cássio, Socorro, Espeto, Judith, Amarilys, Simone e o dono do circo são chamados a depor. Todavia, os seus testemunhos não contribuem positivamente para Denis, o que faz com que Vicente fique cada vez mais tenso e preocupado.


A situação piora quando Galeno chama Miriam, a menina que criou Chico. As palavras da jovem comovem o juiz, pois fica claro que ela adora o animal. Preocupada com o destino do macaco, Bianca tem uma ideia e decide levar a rapariga a ver Chico, antes que o juiz dê o veredicto. É a primeira vez que Miriam reencontra ‘Zungabu’, nome que deu ao animal no circo, e fica emocionada. A menina recorda-se de que no circo o macaco vivia preso, mas que agora está bem e sem marcas de castigo ou sofrimento.


Ao voltarem à sala de audiências, Miriam manifesta-se e revela que não disse tudo o que sabia. A jovem confessa que chegou ali a pensar que Chico estava nas mãos de gente que o torturava, já que foi o que lhe disseram. Perante o juiz, a menina afirma ainda que, no circo, o animal vivia preso e acorrentado numa jaula.

Depois de um emocionante depoimento, onde Denis e Espeto são elogiados, o juiz decide dar a tutela de Chico a Denis, que vibra, aliviado.


CURTAS:


Em Mar de Paixão, Martinho rapta Alicinha e esconde-a, com a conveniência de Fernanda.


Em Laços de Sangue, à mesa Marco falta ao respeito à mãe, que perde o controlo e acaba por lhe dar um estalo. Descontrolado, o rapaz agride Fátima.


Em Escrito nas Estrelas, depois de tantos anos a viver numa favela, Viviane muda de visual graças à dupla Gilmar e Leninha, transformando-se numa verdadeira princesa.


Em Passione, Clara regressa, depois de ter desaparecido após a sua saída da prisão. O coração de Totó estremece.


Quiosque: Telenovelas, Maria, Mariana

Erros criminais em "Condenados"


É já na próxima quarta-feira que o novo programa de informação da SIC, Condenados, vai colocar os portugueses a pensar sobre a fidebilidade dos tribunais portugueses.

As quatro reportagens serão apresentadas alternadamente por Rodrigo Guedes de Carvalho e Clara de Sousa. Segundo o pivô, "após a transmissão do programa, é exibidido um trabalho em que advogados, peritos e sociólogos se pronunciam". O objectivo será por isso, aprofundar casos que estiveram sobre a investigação de Sofia Pinto Coelho, durante mais de um ano.

Em relação a eles, a jornalista da SIC, confessa o seguinte: "Fiquei sempre com estas pedras no sapato e agora tive condições para aprofundar a investigação".


De destacar igualmente que o sistema judicial poderá ser colocado em causa, na medida que irão ser exibidas peças sobre culpados que nunca chegaram a ser condenados. "Pensamos fazer essa outra face da justiça", afirmou Rodrigo Guedes de Carvalho.



Quiosque: Notícias TV
Imagem: SIC Blog

Carolina Deslandes de fora de “Ídolos”?

carolinadeslandes

É uma das finalistas da nova temporada do talent-show da SIC, todavia, pode deixar de o ser…

Quem o garante é a edição de hoje do Diário de Notícias. Ao que parece, na semana que se passou, sem autorização da produção do concurso, Carolina Deslandes gravou uma música com os Stereo Addiction, uma dupla de DJ nacionais, que poderá ser comercializado já em Novembro.

O problema é que esta situação viola as regras de Ídolos, e poderá custar muito caro à jovem de Cascais. “A Carolina não pode fazer isso”, começa por dizer Frederico Ferreira de Almeida ao referido jornal, acrescentando de seguida: "todos os concorrentes podem gravar o que quiserem desde que não envolva uma editora, um produtor ou seja alvo de comercialização."


Ainda assim, parece que o problema ainda maior terá sido o facto de Carolina não ter comunicado à Freemantle o sucedido: "Não fui informado desta situação. Mas nós costumamos avaliar se são coisas viáveis ou não e essa situação não é", explicou o responsável pela produtora. Apesar de tudo, e tendo em conta o que aconteceu na primeira temporada com Mariline Hortigueira, Frederico Ferreira de Almeida garante que a situação será analisada: "Temos de analisar as consequências, e é evidente que a desclassificação é uma possibilidade. E não é a primeira vez que acontece em Ídolos". Colocar um pseudónimo ou ocultar o nome da concorrente no tema é também uma hipótese, algo que Carolina Deslandes não se importaria: "Percebo que seja notícia, mas para mim foi uma tarde passada com duas pessoas com as quais me dou lindamente. Se sair uma música que gravei e não tiver o meu nome, é para o lado que durmo melhor."


A terminar, a manager dos Stereo Addiction explicou o que se passou: “Já há um ano que o André Tojal me tinha falado de uma rapariga que cantava bem. De repente, estamos no sofá, vemos a Carolina e decidimos perguntar quando é que ela podia ir a estúdio. Foi a semana passada". A concorrente, por seu turno, garante que há mal-entendidos nesta história: "A música não vai sair em Novembro, é impossível. O que estava combinado é que quando saísse do programa é que se ia pegar na música", frisou ao Diário de Notícias.

Resta aguardar por novidades vindas da produção do programa.


Quiosque: Diário de Notícias

Daniela e Andreia vão ser sancionadas

casadossegredos2

Embora as imagens não tenham passado no ecrã, a notícia das bolas que foram lançadas para o interior da Casa dos Segredos na passada quinta-feira marca já a imprensa de hoje.

O Correio da Manhã foi um dos jornais que tentou falar com a produção do concurso, todavia, não conseguiu obter qualquer tipo de comentários a este acontecimento, revelando apenas a surpresa de Andreia Leal e de Daniela perante o segredo do verdadeiro casal de Secret Story.


Já o Jornal de Notícias adianta outros pormenores: as duas concorrentes vão mesmo ser sancionadas pela VOZ. É que a produção proíbe que sejam apanhados quaisquer objectos vindos do exterior. Para além disso, as bolas não se destinavam a partidas de ténis, mas antes a revelar o segredo de Vítor e Ana Isabel. Todavia, Andreia e Daniela não só apanharam as bolas, como também leram em voz alta o que estas diziam para que os companheiros ouvissem.


Com tudo isto, aguardam-se já punições para as duas raparigas “Vão ter que sofrer as consequências”, garantiu uma fonte à publicação do grupo ControlInveste.

Resta esperar por mais imagens da Casa dos Segredos, até porque Andreia e Daniela estão mesmo “em maus lençóis”, não esquecendo ainda que a luso-luxemburguesa está também nomeada.


Quiosque: Jornal de Notícias, Correio da Manhã

Merche de regresso à SIC


A apresentadora, que tem estado afastado dos ecrãs há algum tempo, vai regressar à SIC em mais uma emissão especial. "A 29 de Outubro vou fazer o especial de Outono, na SIC. Vou estar de manhã à noite com o Nuno Graciano naquilo que são as chamadas maratonas, ou seja, das dez da manhã às oito da noite", explicou à Notícias TV.

Merche Romero garantiu ainda que, até ao final do ano, irá fazer este tipo de trabalhos para a televisão. A apresentadora espera, porém, que esta situação se inverta no ano passado. Por outras palavras, a também empresária espera poder vir a ter em 2011 uma presença mais sólida nos ecrãs portugueses. "Espero que para o ano possa fazer uma coisa mais sólida para o canal. Estarei nas decisões que a SIC possa tomar", finalizou.

Quiosque: Notícias TV

Momentos


Luís Filipe Borges deu a cara por A Revolta dos Pastéis de Nata durante as quatro séries do programa. Ao todo foram para o ar cinquenta e dois episódios do mesmo, que ofereceram aos portugueses bons momentos de humor.
A Revolta dos Pastéis de Nata, transmitida pela RTP2, deixou saudades. Relembre agora este formato.






Fecho



Boa noite. Fechamos esta sexta-feira, 22 de Outubro, com a habitual crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
O sábado arranca, como sempre, às 10:00 com os melhores Momentos da nossa televisão. Bom fim de semana!

Pop brega

1. Não sei se o casting especial lançado este mês pela SIC entre os seus colaboradores, a pensar em figurações na telenovela Laços de Sangue, é efectivamente apenas uma forma de poupar dinheiro em agências de figurantes. O que é verdadeiramente interessante é a forma como Virgílio Castelo exulta com os "talentos" que entretanto anda a encontrar em Carnaxide (supõe-se) entre maquilhadoras e administrativos, estafetas e até jornalistas. Diz Castelo: "Estamos apenas a meio, e já é possível assinalar pessoas muito interessantes, com capacidades acima da média." Quererá referir-se, quando fala em "média", à qualidade global dos actores portugueses de telenovela? Então é bem possível que haja vários estafetas "muito acima", de facto.

2. A escolha de José Cid para entrevistado da personagem de João Perry em Sedução (TVI), telenovela onde o veterano faz de uma-espécie-de-Jay- -Leno, é sintomático da relação que a ficção portuguesa mantém com a cultura pop nacional. No Brasil, a ficção audiovisual foi quase sempre uma produtora de tendências - e, na maior das vezes, essas tendências não só tinham um mínimo de espessura como, regra geral, eram efectivamente novas. Aqui, e se uma telenovela lança um novo fenómeno, um novo músico, um novo disco, então o fenómeno, o músico e disco são maus; pelo contrário, se aposta num fenómeno, num músico ou num disco com um mínimo de qualidade, então é certo e sabido que fenómeno, músico e disco são antigos, estafados, quase bafientos. José Cid, curiosamente, cumpre as duas categorias ao mesmo tempo: é decrépito e é mau. Escolha perfeita para as telenovelas da TVI, portanto.