20 de abril de 2011

Cine-Opinião




Boa noite e bem-vindo a mais um Cine-Opinião!

Em exibição nos cinemas - A Cidade dos Mortos


Cairo. Cidade dos Mortos. U
m milhão de pessoas reside dentro do cemitério. Dentro do cemitério há de tudo: padarias, cafés, mercados ao ar livre, escolas para as crianças, mecânicos para os automóveis.
A Cidade dos Mortos é enorme, mas não deixa de ser uma aldeia, com mães à caça de um bom partido para as filhas, rapazes sempre a correr atrás das raparigas... Coisas que nunca mudam. Pouco importa
se vivemos numa grande cidade, numa aldeia… ou num cemitério.
Aproveite para ir ver algo fora daquilo a que está habituado numa sala de cinema e encontre uma realidade tão diferente, mas no fundo tão igual. Uma cultura diferente, uma forma de viver diferente e acima de t
udo uma sociedade muito diferente.
Esta obra cinematográfica inclui como complemento a curta-metragem "Waiting for Paradise"



Raúl Ruiz filma invasões francesas em Portugal
Na sequência do sucesso internacional de «Mistérios de Lisboa», o chileno Raúl Ruiz está prestes a regressar a Portugal para filmar «As Linhas de Torres Vedras», mais uma vez produzido por Paulo Branco.

Meg Ryan estreia-se como realizadora com «Into the Beautiful»
Meg Ryan vai mostrar que não é apenas uma actriz e vai assinar pela primeira vez a realização de um filme, uma comédia romântica que conta uma história sobre um reencontro entre velhos amigos.


Exclusivo TV U/ T-O: Sandra Pereira dá voz a "Peso Pesado"

À semelhança do que aconteceu com a versão portuguesa de Secret Story, em que dois jovens “formados” numa produção de Queluz de Baixo davam voz ao genérico do programa, também o novo formato da SIC terá a voz de uma jovem que se deu a conhecer aos portugueses através de um talent-show do canal.


De acordo com uma fonte próxima da vencedora da mais recente edição de Ídolos, será mesmo ela quem vai interpretar o genérico de Peso Pesado, cuja estreia está agendada para o próximo dia 1 de Maio. Sandra Pereira dará assim voz ao tema que servirá de pano de fundo à nova vida dos concorrentes da versão portuguesa de Biggest Loser.


Ainda por aquilo que conseguimos apurar, o tema será bastante forte e espelhará aquilo que o programa promete: uma mensagem de esperança num futuro muito melhor.

Na grande final de Peso Pesado está já assegurada a presença de Sandra Pereira que, em directo, interpretará a música que não vai sair dos portugueses durante os próximos três meses, disse-nos ainda a nossa fonte.

Falar Televisão



A brilhante Dalila



Para o falar televisão de hoje destaco aquela que é a minha actriz de eleição, Dalila Carmo.

Ela é sem dúvida a melhor das melhores, é empenhada e sabe aquilo que está a fazer, provocando no público mais e mais vontade de a ver nos ecrãs.
Acompanho-a desde que comecei a ser telespectador assíduo de novelas, por volta de 2002.
Para mim, Filha do Mar foi uma das melhores novelas de sempre. Quem ainda hoje não se lembra da médica dos Açores simpática, querida e lutadora, que criou uma filha sozinha? Foi algo de muito bom criado nas produções daquela altura.
Desde então Dalila Carmo tem vindo a destacar-se na TV, participou em novelas como Jardins Proibidos, A Jóia de África, Morangos com Açúcar, Ninguém como Tu, Tempo de Viver e está agora em Sedução.

Além do referido anteriormente, o papel que mais gostei ver interpretado por Dalila foi o da alcoólica Bárbara em Tempo de Viver, foi surpreendente.


A juntar a tudo isto, as séries como Casos da Vida e Equador, marcam presença no currículo da actriz.Versátil, é um adjectivo que a caracteriza muito bem, pois, Dalila, não se fica só pela TV, também faz teatro e cinema e trabalho não lhe falta.

Várias são as reportagens em que Dalila se diz exigente consigo própria o que a torna ainda mais perfeita naquilo que faz.Cativante, talentosa e dedicada, ninguém lhe fica indiferente e todos, ou quase todos, gostam dela, o que faz com que seja uma das actrizes mais acarinhada pelo público.
Como actriz exclusiva da TVI, Dalila já merecia ser a protagonista de uma novela, porém a vida que leva entre Madrid e Lisboa não é a melhor para que isso aconteça.



Se é um fã da Dalila tal como eu, não deixe de a ver em Sedução, onde representa a personagem, Sofia, uma mulher mesquinha, oportunista matreira só pensa em dinheiro e vai fazer tudo para o obter.
Se não for apreciador de novelas, vá ao cinema e aprecie o talento da actriz no filme Quinze Pontos na Alma de Vicente Alves do Ó, ou espere para a ver num futuro próximo e também no cinema, no papel de Florbela Espanca.

"Perdidos na Tribo" mais inovador que "Peso Pesado"?


A disputa entre "Peso Pesado" e "Perdidos na Tribo" continua acessa. Segundo Bruno Santos, o novo reality-show da estação de Queluz de Baixo tem os ingredientes necessários para colocar os portugueses agarrados aos ecrãs: " 'Peso Pesado' é um bom formato, tem uma grande apresentadora... Agora, julgo que o nosso tem ingredientes que o outro não tem. O nosso é mais inovador, é fora de Portugal, tem pessoas conhecidas... Há diferenças grandes e, para mim, 'Perdidos na Tribo' é melhor".
O director de Conteúdos e Formatos da TVI defende-se desta madeira das críticas que muitas vezes são direccionadas para o canal da Media Capital em não inovar nos conteúdos: " 'Perdidos na Tribo' é uma hipótese de risco. Tem lá os ingredientes necessários para o sucesso, mas nunca se nada do género em Portugal".

Sem saber ainda se irá existir uma segunda edição do programa, Bruno Santos confessa que se tudo correr bem essa poderá ser uma hipótese em cima da mesa. "Deixe estrear primeiro. O programa tem todos os ingredientes necessários para ser um sucesso, na minha perspectiva vai correr bem, mas só vendo... Na televisão, não há fórmulas secretas", explicou.

Quiosque: TV Guia

Bruno Santos revela dificuldades de decisão na TVI!


O director de Conteúdos e Formatos da TVI revelou esta semana que nem tudo é simples e fácil para os lados de Queluz de Baixo. Apesar de o canal da Media Capital ocupar o primeiro lugar nas audiências, a margem de manobra para errar é menor. Segundo Bruno Santos: "... temos a ingrata tarefa de sermos líderes. Todo o mundo acha que é uma posição confortável, mas não é. Chega a ser desconfortável, porque qualquer decisão mal tomada pode afectar e pôr em risco a liderança da estação. Repara quando você está numa segunda linha é mais fácil arriscar: é-lhe concedido o direito de errar. Um líder não tem esse direito".
 
Apesar disso, o jornalista brasileiro referiu que a posição da TVI passa pela estabilidade, tendo em conta a forma como a programação está organizada. Sabendo que "Você na TV!" continua na liderança, mesmo depois das dificuldades sentidas há alguns meses, Bruno Santos está satisfeito com os resultados alcançados: "Mal cheguei à TVI tive uma tarefa difícil que foi a de reestruturar a equipa de 'Você na TV!', que tinha acabado de perder pessoas importantes para a SIC. Porém, actuámos rapidamente, pois era um momento difícil, e conseguimos superar a situação. Os resultados são visíveis, o programa continua líder indescutível nas manhãs". 
Aliás, o profissional da estação de Queluz de Baixo não tem dúvidas sobre o percurso do talk-show da TVI. "Ninguém, é imbatível, mas diria que estamos aqui de pedra e cal e assim nos queremos manter. Vai ser muito difícil tirarem-nos dali", explicou à TV Guia.

Por fim, e em relação ao percurso de "A Tarde É Sua", Bruno Santos refere que o programa apresentado por Fátima Lopes é líder das tardes: "H´algumas oscilações neste horário, que está volátil por causa do cabo mas 'A Tarde É Sua' continua líder. Não de forma tão regular, mas continua".

Quiosque: TV Guia

Esta noite...

... mais uma noite cinematográfica no Televisão-Opinião. O Cine-Opinião está de volta às 21:00, assim como a dupla Marta Miranda & Vanessa Dias!

Sílvia Alberto fora da RTP1 por questões políticas?



A TV Guia desta semana levanta um assunto polémico a propósito da permanência de Sílvia Alberto na estação pública. De acordo com a publicação da Cofina, a apresentadora poderá ter os seus dias contados na RTP1 se o PSD vencer as eleições. Ao que parece, se o futuro político do país passar por esse mesmo partido, irão existir cortes no primeiro canal, sendo por isso Sílvia Alberto uma carta fora do baralho. No entanto, existe ainda outra versão da história: se o PS ganhar as eleições, não existirão problemas com a continuação de Sílvia Alberto na RTP1.

Afinal, qual a diferença em termos orçamentais entre estas duas possíveis realidades?

Quiosque: TV Guia

Fala-se! 20/04/2011

Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!

Vanessa Oliveira e Rui Porto Nunes

O “casalinho” da SIC continua a não querer admitir a relação que os une. Todavia, parece que estão, por esta altura, a atravessar uma crise na relação. É que, quem os viu na gala dos Troféus TV 7 Dias de Televisão ficou com essa ideia.


De acordo com a edição desta semana da referida revista, durante a gala, os dois não trocaram uma única palavra. Enquanto que ele chegou com uma amiga de longa data, Ana Braancamp, a apresentadora fez-se acompanhar pelas suas colegas do Fama-Show.


Já durante a cerimónia, Vanessa Oliveira trocou inúmeras mensagens com alguém, na mesma altura em que o namorado falava alegremente com a amiga, sem nunca olhar para o telemóvel.


João Ricardo

Foi durante a gala da TV 7 Dias que o actor confessou estar novamente apaixonado. Depois de fazer uma declaração à nova namorada enquanto recebia a estatueta de Melhor Actor de Elenco, João Ricardo admitiu à referida revista os seus sentimentos:


“Estou apaixonado. Chama-se Catarina, mas não vive em Lisboa. Conheci-a há pouco tempo, mas é uma coisa tão bonita que estou certo que vou formar agora a minha família. Sinto que a Catarina é a ‘tal”. É um amor inabalável e é com ela que quero vier até ao final dos meus dias”.


Por tudo isto, o actor admite: “Hoje, sou um homem muito feliz”


Quiosque: TV 7 Dias

Júlia Pinheiro quer "gerir" os talentos da SIC


Desde o início do ano na estação de Carnaxide, muito se tem falado nas alterações que a chegada da apresentadora provocará, sobretudo quando se pensa nos seus colegas que já lá estavam, e nos que também poderiam vir.

Ainda recentemente, vários profissionais de Queluz de Baixo vieram a público mostrar “saudades” da colega. Sobre isso, Júlia Pinheiro tem algo a dizer, como confessou, em declarações à mais recente edição da TV 7 Dias:


“Fico comovida com as declarações que têm feito. Isso só prova que, quando passamos pelos sítios com seriedade, honestidade profissional, entrega e relações sérias, fica um legado – e eu ainda tenho uma relação de grande proximidade”, começa por dizer, acrescentando: “Fiquei comovida quando ouvi os desabafos da Cristina e do Manuel, da Leonor, da Iva, do Pedro Granger… Por saber que os colegas sentem a minha falta, sinto-me babadíssima. Também sinto a falta deles. São relações muito próximas. Falamos e mandamos mensagens uns aos outros. A amizade vai eternizar-se”, afiançou.


Todavia, quando confrontada com a hipótese de ir buscar algum deles num futuro próximo, a apresentadora mostrou confiança nos seus colegas da SIC: “Temos muitos profissionais bons aqui em casa, que só precisam de ter espaço para se mostrarem – e o problema das generalistas é que há pouco espaço para todos. Por isso, antes de mais, temos de cuidar dos que cá estão e arranjar-lhes as plataformas e montras para que possam brilhar. Não escondo que tenho uma profunda admiração por pessoas como o Manuel Luís, a Cristina, a Leonor… mas daí a pensar ou ter o delírio que posso trazê-los todos atrás de mim… isso não! Temos de ser pragmáticos e gerir os nossos talentos. Há uma coisa extraordinária na SIC, com que sempre me debati na TVI, mas nunca fui bem-sucedida: a capacidade de criarmos um viveiro de talentos. A SIC sempre soube fazer isso muito bem e na TVI nunca tivemos essa cultura. Fomos dando espaço a alguns para crescerem, como a Cristina e a Leonor, mas nunca houve disponibilidade para tal”, concluiu.


Quiosque: TV 7 Dias

Bruno Nogueira e Luciana Abreu em "Último a Sair"


Depois de as primeiras informações sobre o novo reality-show da estação pública terem sido publicadas, a TV Guia desta semana dá a conhecer duas das caras desta nova aposta da RTP1. Bruno Nogueira e Luciana Abreu são os escolhidos! Ao que parece os dois actores foram vistos na semana passada, num comprometedor almoço. A publicação da Cofina registou tudo, e entrou em conversa com a antiga "Floribella". 
"Vou para um canal novo, fazer algo que nunca fiz e estou muito entusiasmada", confessou Luciana Abreu. A mulher de Yannick Djaló referiu ainda que foi a sua vontade em de regressar aos ecrãs que a levou a aceitar o convite da RTP1: "Porque me despertou aquela vontade louca de trabalhar".

Assim, relembro que este reality-show terá uma duração de 90 dias, contará com 13 participantes, e as gravações irão ocorrer 24 horas por dia, através de 24 câmaras.
A data de estreia de "Último a Sair" é ainda desconhecida.

Quiosque: TV Guia

João Baião em "Alta Definição"


Uma semana depois de ter sido eleito o Melhor Magazine do Social de 2010, pela revista TV 7 Dias, o programa da SIC volta a ter um convidado muito especial.


João Baião, que deu nas vistas nos primeiros anos da estação de Carnaxide, estará em Alta Definição no próximo sábado, após o Primeiro Jornal.


Mais uma conversa muito bem conduzida por Daniel Oliveira e que promete momentos de muita emoção.

Júlia Pinheiro e a saída de Nuno Santos da SIC


Estava há pouco mais de dois meses na SIC, quando o jornalista deixou o cargo de director de programas e se mudou para a RTP. No entanto, Júlia Pinheiro faz questão de deixar bem claro que a sua chegada a Carnaxide em nada motivou o adeus de Nuno Santos.


“Mudaram-se as cadeiras. Uma mudança que não decorre da minha presença. O Nuno Santos saiu, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Gostava de deixar isso bem claro”, começa por dizer à TV 7 Dias desta semana, acrescentando, seguidamente: “Eu tenho uma estima pessoal e profissional por ele e fiquei com imensa pena de ele se ir embora. Cheguei a dizer-lhe que, se pudesse, lhe dava com uma cadeira. Não fiquei triste, fiquei com raiva!”.


Apesar de tudo, e embora se tenha dito que o seu regresso à SIC provocaria uma revolução no canal, a apresentadora não gosta dessa designação: “As coisas não mudaram. Temos um ritmo de trabalho, que é o normal num grupo de pessoas que estão ligadas à direcção de programas, e damo-nos muito bem. A SIC é uma estação muito preparada. O meu contributo será com certeza, mas existem muitas pessoas. Temos aqui (na barriga) uma espécie de bolhinhas boas, estamos a borbulhar. Esta vitalidade não tem a ver com qualquer reformatação nos nossos métodos, mas sobretudo estamos determinados e iremos chegar onde queremos”, concluiu.


Quiosque: TV 7 Dias

Saída de André Cerqueira motivou adeus de Júlia Pinheiro


Formaram a equipa da direcção de programas da TVI durante vários meses, no entanto, hoje nenhum deles está no mesmo posto. Se, por um lado, André Cerqueira voltou ao cargo que exercia na Plural Entretainment, a apresentadora mudou-se para a SIC. E essa mudança foi motivada, precisamente, pela saída do brasileiro do cargo de director de programas.


É em entrevista à TV 7 Dias desta semana que Júlia Pinheiro volta a falar sobre o adeus a Queluz de Baixo. Questionada sobre o momento em que tomou a decisão, a comunicadora explicou: “Foi pouco tempo depois da Casa dos Segredos arrancar. O meu papel na TVI estava ligado a um projecto. Com a saída do André, isso não se alterou, mas havia uma lógica do que estava definido como projecto, que a partir do momento em que ele saiu me fez reavaliar as coisas. Não é que eu tenha algo contra a actual Direcção da TVI, mas a saída do André, para mim, foi traumática. Gosto muito dele e trabalhei com ele muito bem”.


E foi por essa altura que, após sucessivas abordagens, Luís Marques conseguiu por a apresentadora a pensar: “O Doutor Marques, que é um homem perspicaz, percebeu que eu estava mais vulnerável. Há um ano e meio que me convidava todos os meses para vir para a SIC e tínhamos conversas divertidíssimas. Digamos que havia alturas em que achava graça à conversa, mas não ouvia, e a partir de determinada altura comecei a ouvir”. E quando foi que isso aconteceu?


“Foi a partir da saída do André que as coisas começaram a ter outro perfil. Pensei: ‘Porquê? Estou quase com 50 anos, porque é que não arrisco agora?’ Fui muito clara com o João Cotrim de Figueiredo. Mal a dúvida apareceu no meu espírito, ele soube-o. Tudo claro desde o primeiro minuto. E ele foi impecável: fez o que pôde para me dissuadir; valeu-se dos melhores argumentos para eu ficar, mas há uma altura em que pensamos: ‘O meu tempo agora é noutro sítio, já não é aqui, vou andando’”. E, para tomar esta decisão, Júlia Pinheiro contou com o apoio de três mulheres de confiança: “Houve duas ou três pessoas na TVI que acompanharam diariamente a minha expressão de dúvida – a Rita Carrelo, a Helena Forjaz e a Maria Vitória Pereira. Elas acompanharam muito de perto tudo, sobretudo a minha ansiedade”, confessou.


A terminar, lançou uma pequena provocação à TVI, admitindo, contudo que a estação “não descarrilou, mas está a perder competitividade. Isso faz parte do processo de quem é líder e tem problemas diferentes, mas é um problema que é deles e não quero fazer considerações”.


Quiosque: TV 7 Dias

É oficial: "Peso Pesado" estreia a 1 de Maio


Tal como a imprensa já vinha a anunciar há algum tempo, o novo reality-show da TVI vai mesmo arrancar no primeiro dia do próximo mês.

A SIC antecipa-se, assim, à TVI, que estreia Perdidos na Tribo somente na semana seguinte.

Peso Pesado é a versão portuguesa de The Biggest Loser e é por muitos apelidado de "programa do ano". As expectativas são bastante elevadas e até já foi criado um canal inteiramente ao formato, que estará disponível a partir do mesmo dia.

Revista de Imprensa 20/04/2011


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!

Júlia Pinheiro vai chorar em Peso Pesado

Falta pouco tempo para a grande estreia do novo reality-show da SIC. Numa altura em que se limam as ultimas arestas para o grande dia, a apresentadora fala sobre aquilo que os portugueses vão poder ver, em entrevista à TV 7 Dias desta semana:


“É um formato que revela profundamente a humanidade das pessoas. Ou seja, não basta contar apenas as histórias e fazer o percurso de vida. Nós vamos ver ali, de facto, aquelas pessoas a mostrarem dúvidas, resistência, dor, vitória, alegria e a vida a mudar”, começa por dizer, acrescentando, em seguida: “Quando derem por isso, eles vão ver que as coisas vão correr bem, porque já estão diferentes. Portanto, são vitórias que estão a ser conseguidas. E o programa, a esse nível, é comovedor, porque há um lado de transparência que normalmente os concorrentes de um reality não têm, porque não estão tão expostos e não dão tanto. Estes estão a dar tudo. A moldura de alimentação daquelas pessoas é uma prisão. Eles vão sair da prisão… à nossa frente”, adiantou, sem contudo admitir as lágrimas que já derramou durante o programa.


E é neste formato que se perceberá as grandes diferenças existentes entre os habituais participantes de reality-shows: “Todos os concorrentes dos reality, de forma geral, construíram um estereótipo e vão executá-lo como uma personagem. O objectivo é permanecer o máximo de tempo no jogo para ganharem o prémio final e obterem dividendos que entendem quando o programa acabar.”, afirma, esclarecendo em seguida: “Neste caso, não é bem assim, temos pessoas que sabem que estão doentes. Em alguns casos percebem que se não for com esta ajuda, jamais mudam as suas vidas, porque não conseguem em casa. Estamos a falar, portanto, de quem necessita de ser ajudado e tem consciência disso. Esta sensação de grande oportunidade é que os faz empenharem-se. Não estamos a falar do prémio - mesmo sabendo que há dinheiro em jogo, o objectivo é mudar a vida e a saúde, porque querem ver os filhos a crescer. Há pessoas que sabem que se não fizerem nada poderão morrer”.


A terminar, Júlia Pinheiro não se mostrou preocupada com o facto de Peso Pesado ser previamente gravado e não emitido em directo: “Na TVI, tivemos vários formatos que foram fechados – Pedro, o Milionário e Survivor – e que correram bem. Neste caso, as pessoas estão numa grande expectativa para ver os protagonistas, especialmente quem acompanha o programa na SIC Mulher e que se habituou àquela narrativa e àquele ritual. Os que não conhecem vão querer descobrir. Isto é uma novela, todos os dias acontecem coisas”, concluiu.


Bruno Nogueira e Manuel Luís Goucha de pazes feitas

“O programa do Goucha chama-se De Homem Para Homem. Um programa que tem uma gralha logo no título não pode ser coisa boa”, escreveu o humorista há alguns meses na sua página do twitter.


Na altura, escreveu-se também que o colega de Cristina Ferreira não reagiu bem à brincadeira de Bruno Nogueira. Todavia, coincidência das coincidências, na passada semana, Manuel Luís Goucha entregou o troféu de Melhor Actor de Humor ao apresentador de Lado B. E, aproveitou a deixa para afirmar: “este vai ser um aperto de mão de homem para homem, não tenhas dúvidas”.


Apesar de tudo, parece que as pazes já estão feitas, adianta a TV 7 Dias desta semana. Bruno Nogueira, em declarações à referida revista, logo após receber o prémio afirmou: “Tinha feito uma piada que ele não gostou e esta foi a reacção do homem inteligente que é”.


Já Manuel Luís Goucha foi peremptório: “Nunca estive zangado com ele. É nestas ocasiões que temos oportunidade de o mostrar. Estou absolutamente tranquilo… Foi um bom momento”, esclareceu.

No final da cerimónia, os dois foram vistos a trocar animadas ideias nos bastidores do evento.


CITAÇÃO DO DIA:


“As séries têm um potencial que as novelas não têm, pois podem ser repostas com excelentes resultados de audiência”


José Fragoso



Curiosidade do dia:


Inês Carvalho, ex-concorrente de Achas que Sabes Dançar? e membro da banda MaxiGirls, está empenhada em apostar na carreira de actriz. Depois de Morangos com Açúcar e Mar de Paixão, a jovem gravou recentemente uma curta participação numa das minisséries da TVI, Redenção.


Quiosque: Correio TV, TV 7 Dias

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


 Manuela e Condoleeza



1. Não me parece que Manuela Moura Guedes tenha autoridade moral para criticar José Alberto de Carvalho e Judite Sousa quanto à forma como a TVI lidou com a gafe cometida por Sócrates no mais recente discurso à Nação. Por muito inquinado que pudesse ser o trabalho dos dois ex-jornalistas da RTP, e mesmo que eles estivessem em Queluz como uma espécie de comissários políticos do primeiro-ministro em gestão, era difícil esse trabalho ser mais inquinado do que, no passado, o foi o da própria Manuela Moura Guedes, no caso em favor do lado oposto da barricada. Mas é preciso reconhecer que a nova dupla de directores geriu mal o processo da dita gafe - e não só o geriu mal antes, como o geriu mal depois do início da polémica. Proibir internamente a utilização das imagens, independentemente do que isso quisesse dizer, foi de uma inabilidade épica. Eexplicar que essa proibição "era no sentido de não se utilizar as imagens nos spots permanentes do dia" foi pior ainda, até porque ninguém percebeu o que isso queria dizer.


2. A notícia de que Condoleezza Rice vai participar num episódio de 30 Rock, a emitir em Maio, tem alguma piada. Ainda por cima sendo para fazer de pessoa real em situação fictícia, ou seja: de si própria, mas como se tivesse um dia sido noiva da personagem Jack Donaghy (Alec Baldwin). É difícil encontrar, deste lado do Atlântico, uma tão salutar relação entre as figuras de estado e a cultura pop. Acontece que Condoleezza não tem, nunca teve e nunca terá qualquer sentido de humor - e que, portanto, esta aparição só pode ser uma operação de cosmética atrás da qual se esconde uma agenda política. Medo. Só isso: muito medo.