28 de agosto de 2010

Audimetria Semanal

Boa noite. Seja bem-vindo à vigésima segunda edição da Audimetria Semanal!

Na Mó de Cima - Séries RTP2


A partida de futebol entre o Sporting Clube de Braga e o Sevilha alcançou um excelente resultado. Espírito Indomável continua a não dar tréguas à concorrência. No entanto, na secção desta semana de "Na Mó de Cima", o destaque vai para a RTP2.
Já é costume o segundo canal, durante as férias dos mais novos, aumentar as suas audiências. Os resultados desta semana provam isso mesmo. Nos últimos cinco dias, a Dois nunca baixou dos 7% de share. E há mais! As séries que o segundo canal exibe como repetição ou enquanto episódio novo, obtiveram excelentes resultados.

Na terça-feira, Anatomia de Grey foi o programa mais visto da estação dirigida por Jorge Wemans, com 3,1% de audiência média. Na quarta-feira foi a vez de Chuck ocupar essa posição, com um share superior a 10%. Nos restantes dias, destaque para os magníficos resultados de Ossos. Na quinta-feira, o segundo episódio desta série, não só foi o mais visto da RTP2, como alcançou 15,8% de share.
De referir ainda Clínica Privada, que também estiveram a altura. Ambas as produções chegaram aos 2% de rating e 6% de share.


Com estes resultados, questiono eu: não deverão os restantes canais se preocupar com esta súbida, apesar de periódica, do segundo canal?


A Mina - Contra-Ataque

O programa de desporto da estação de Queluz de Baixo, que vai para o ar aos sábados de manhã, não está a conseguir captar a atenção dos portugueses. Se há duas semanas Contra-Ataque se ficou pelos 15% de share, no último fim-de-semana não foi além dos 13,6%. Num canal em que a transmissão de futebol significou um largo investimento, este programa está a prejudicar o resultado médio da TVI aos sábados, dias em que são normalmente transmitidas as partidas deste desporto. Sabendo ainda que, durante os dias não úteis, a estação de Queluz de Baixo não tem uma grelha tão forte, este Contra-Ataque acaba por atacar as boas audiências obtidas pelas novelas e partidas de futebol.
Afirmo assim que, tendo em conta a ambição de Júlio Magalhães em apostar em programas relacionados
com a Liga Zon, os resultados estão a ficar longe das expectativas.

Salto Alto - Jornal da Noite


Já é costume o noticiário das 20:00 da estação de Carnaxide aumentar os seus resultados durante o Verão. O deste ano não foi excepção. Durante esta semana, o Jornal da Noite conseguiu quatro vitórias e três segundos lugares. É verdade que os bons resultados de Caras & Bocas ajudam à boa audiência do noticiário, mas os seus conteúdos também criam uma maior aproximação com os telespectadores. Destacar apenas o Melhor & Pior do Verão, rubrica que exibe as fotografias do público do Jornal da Noite durante esta época de calor, pode ser injusto. No entanto, parece-me um conteúdo que tem ganho uma grande adesão por parte dos de lá de casa, e criado curiosidade necessária para o público esperar pelo término do noticiário. Melhor é impossível!

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

Esta semana, o jogo entre o Sporting de Braga e o Sevilha conseguiu alcançar o Minuto Mais Visto dos últimos oito dias. 19,8% de audiência média e 53,1% de share, foi o resultado que a partida de futebol obteve às 21:23, do dia 18 de Agosto. Seguiu-se neste campeonato a novela Espiríto Indomável da TVI.


Porque No Te Callas Liliana Aguiar?


Já aqui comentei a esperança e esforço de Liliana Aguiar em vingar no mundo da apresentação. Passado algumas semanas, continuo com a mesma opinião. Numa altura em que o fim do programa das madrugadas da TVI é mais que certo, Liliana Aguiar afirma à Vidas o seguinte: "Há muito tempo que estou a fazer a mesma coisa e acho que já não tenho mais nada para dar naquele programa". Questiono eu, o que é que a ex-concorrente de Big Brother conseguiu dar a Sempre a Somar para além de dinheiro? Para mim, nada. Logo, não tem qualquer tipo de condições em continuar à frente de um programa. Opiniões são opiniões, e a minha é irreversível. Liliana Aguiar não tem qualquer futuro na televisão. Para quê continuar a insistir na mesma tecla? Porque No Te Callas?

Uma pergunta a... André Cerqueira


Hernâni Carvalho mudou-se para a SIC. No entanto, segundo a imprensa, a equipa da TVI não acreditou na transferência do comentador de Você na TV! para o terceiro canal. Porque razão se criou esse pensamento? Hernâni Carvalho não garantia bons resultados ao programa das manhãs da estação de Queluz de Baixo?

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, entra em linha a rubrica Audimetria Semanal.

Ainda Moura Guedes

Não sei se Manuela Moura Guedes vale 600 mil euros, como avança a TV Guia, ou um milhão de euros, como sugere a própria numa excelente entrevista ontem publicada pelo Diário de Notícias. Além disso, não sei quem mente: se a revista, que diz que Moura Guedes vai ser despedida da TVI a troco da indemnização; ou se é a jornalista, que desmente a revista e diz que nunca ninguém do canal lhe falou em rescisão de contrato.



O que eu sei é não há quaisquer condições de o assunto ser resolvido sem a saída de Manuela. Passou um ano desde que Moura Guedes accionou a baixa médica, sem que isso a impedisse de fazer a sua vida cá fora, como muito bem lhe apeteceu. Ora, a baixa tem sido sucessivamente renovada, no estrito cumprimento da lei, sem que, contudo, se perceba do que padece Manuela Moura Guedes para estar em casa há um ano. As declarações que vai dando, as entrevistas que vai concedendo, as aparições que vai fazendo não revelam, à primeira vista, uma mulher fragilizada, psicologicamente tão afectada que não possa trabalhar.


As críticas violentas que Manuela Moura Guedes tem feito à nova direcção de Informação da TVI (ainda ontem reforçadas ao DN, com frase assassina "Júlio Magalhães é um bom entertainer, não é um jornalista"), as alfinetadas e o desprezo politicamente correcto com que Juca tem tratado Manuela mostram bem que não há posições conciliáveis. Extremadas como estão as posições, das duas, uma: ou a TVI abre um processo disciplinar à jornalista, que, sendo quadro da empresa, não se coíbe de dizer o que diz, ou abre os cordões à bolsa e contribui para uma pré-reforma dourada de Manela...


Esta noite..

.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Fecho do dia!

“Agora é que Conta” estreia dia 13 de Setembro


Se a SIC prepara, a todo o gás aquele que será um dia dedicado a muitas estreias no canal, como revelámos anteriormente, a TVI não fica atrás.

É que, segundo a edição desta semana da revista Notícias TV é já um dado adquirido que dia 13 de Setembro marca o primeiro dia de Fátima Lopes como “Cara TVI”.


Assim, quando o relógio marcar 17 horas, a apresentadora estreia Agora é que Conta, onde se prepara para ajudar os portugueses a pagarem as suas contas, com muita diversão à mistura. Embora o programa ainda não tenha sido apresentado oficialmente à imprensa, ao que parece, será uma espécie de Mesmo a Tempo, que a SIC transmitiu recentemente, mas com uma componente que engloba também a versão talk-show.


O programa terá a duração de duas horas, fazendo com que deixe de haver a repetição de Morangos com Açúcar. De referir ainda que Agora é que Conta terá a concorrência de Boa Tarde e Caras e Bocas na SIC e Portugal no Coração e Portugal em Directo, na RTP.


Conseguirá Fátima Lopes fazer melhor que Quem Quer Ganha e Morangos com Açúcar repetição?


Quiosque: Notícias TV

TVI dedica dia 3 de Setembro ao “Big Brother”


É já na próxima sexta-feira que se assinala uma década sobre a estreia do mais polémico reality-show de todos os tempos.

Inicialmente, estava previsto que o canal de Queluz de Baixo emitisse um programa especial dedicado a este facto, cuja apresentação seria de Teresa Guilherme e por onde passariam vários concorrentes que marcaram o Big Brother, no entanto, face à recusa de vários participantes, a data será celebrada de outra forma.


Assim, durante o próximo dia 3 de Setembro, tanto o Você na TV, como As Tardes da Júlia terão momentos especificamente dedicados ao BB, tal como avançou uma fonte do canal à edição desta semana da revista Notícias TV: “Alguns dos ex-concorrentes foram convidados e vão estar presentes nestas emissões”, garantiu a referida fonte.


Quase certa está a presença de rostos como Marta e Marco (da primeira edição) ou Nando (da quarta). Por confirmar está a participação, ou não, de Teresa Guilherme, aquela que foi a “grande” apresentadora das quatro emissões do programa.

A não perder, na próxima sexta-feira, na TVI.


Quiosque: Notícias TV

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


Victor beija Isabel




Depois de dançar com a jovem no baile do colégio, o vampiro tenta encantá-la com os seus poderes. Isabel, apercebendo-se de que ele não é de confiança, diz-lhe que nunca conseguirá seduzi-la e afasta-se.


Algum tempo depois, Victor consegue permissão de Lúcio para realizar uma suposta investigação sociológica e começa a inquirir os estudantes. Ao saber que o irmão de Afonso anda no colégio, a rapariga confronta-o, revelando-se incomodada com a sua presença. O vampiro gosta de a ver irritada e rouba-lhe um beijo.


Nesse momento, Afonso aparece de repente e afasta o irmão. Victor obedece mas, dias mais tarde, volta a aproximar-se de Isabel. Na biblioteca, tenta convencê-la de que foi o irmão quem matou Jaguar. A rapariga não acredita, e o vampiro agarra-a com força. Assustada, Isabel queima-o com o seu anel de prata.


Lili faz chantagem com Ivonete



Espeto dá uma máquina fotográfica ao chimpanzé, que adora o novo brinquedo. Nesse mesmo dia, Xico sai pela rua a fotografar tudo o que mexe, inclusivamente a intimidade do lar de alguns vizinhos.


Mais tarde, o animal faz com que Lili e Espeto vejam a foto que ele tirou de um beijo de Adenor e Ivonete. Mãe e filha vêem a imagem do flagrante e a ex-mulher de Denis pensa imediatamente numa forma de tirar proveito da situação. Ela procura Ivonete e avisa-a de que tem na sua posse uma fotografia que a compromete. A baiana fica em estado de choque.


Em troca do seu silêncio, Lili insinua que Ivonete terá que fazer as limpezas em sua casa, gratuitamente. A baiana ainda tenta negociar, mas a antiga companheira de Denis não muda de ideias.


CURTAS:


Em Espírito Indomável, ao saberem que Teresa e Joaquim estão felizes e juntos, Beatriz e Rodrigo unem-se para destruir o casal.


Em Mar de Paixão, tentada a ser mãe, Ana Marta revela a Joaquim que quer ter um filho dele. No entanto, como não quer desfigurar o seu corpo, a dona da loja de noivas, decide contratar Rosa como sua barriga de alugar. A rapariga recusa.


Em Meu Amor, Alberto foge de casa e vai à empresa. Fora de si, tenta asfixiar Patrícia, que consegue soltar-se batendo com um objecto na cabeça do advogado.


Em Passione, Clô descobre que Berilo é bígamo, após atender um telefonema de Jéssica. O espanto é tanto, que a mulher de Olavo chega a desmaiar com a descoberta.


Quiosque: Mariana, Telenovelas, TV Guia, Maria

13 de Setembro marca uma nova SIC


Já começou a contagem final para o “grande dia de estreias” na televisão portuguesa. Faltam cerca de duas semanas para um dia repleto de estreias.


Face aos resultados mais recentes, é na SIC que mais mudanças ocorrerão. E, dia 13 de Setembro promete ser o inicio de uma nova era em vários horários do canal. E tudo começa nas manhãs, onde, ao que tudo indica, deverá surgir um Companhia das Manhãs remodelado e, segundo apurámos junto de fonte muito próxima, a dupla de apresentadores poderá ser uma verdadeira surpresa.


Apesar de tudo, é a partir das 14 horas que começam as estreias de Carnaxide. Logo após o Primeiro Jornal vai para o ar, segundo indica a Notícias TV desta semana, o primeiro episódio da nova trama da hora de almoço: Negócio da China. De seguida, o telespectador poderá ver as emoções finais de A Armadilha.


É às 15h30 que estreia a nova proposta da SIC para o horário da tarde. A partir deste dia, Conceição Lino inicia a sua “aventura” no entretenimento e começa a dizer Boa Tarde, diariamente. Um programa inovador que promete fazer concorrência a As Tardes da Júlia e a Agora é que Conta, da TVI, e Portugal no Coração, da RTP.


Mas estas não são as únicas estreias. Ainda neste dia 13, pelas 22 horas, irá para o ar o primeiro episódio de Laços de Sangue, a nova trama do canal, que promete cativar os portugueses.


Falta pouco para os telespectadores verem a “Nova SIC”, que já tem um cunho de Gabriela Sobral.


Quiosque: Notícias TV

É oficial - "Laços de Sangue" estreia dia 13 de Setembro!


É oficial, Laços de Sangue já tem data de estreia!

Tal como o Diário de Notícias anunciou em primeira mão, a nova trama de Carnaxide estreia a 13 de Setembro. A data é confirmada pela página oficial no Facebook da telenovela.


O horário ainda não está definido, mas, ao que tudo indica, a história de Inês, João e Diana irá para o ar pelas 22 horas.

Segundo apurámos junto de fonte próxima, está ainda em cima da mesa a possibilidade de, à semelhança do que a TVI tem feito, Laços de Sangue também ter direito a uma ante-estreia que, a acontecer, seria no domingo anterior, 12 de Setembro, antes da primeira emissão de Ídolos. Resta a confirmação oficial de Carnaxide.

Parabéns, Núria Madruga!



Com o casamento marcado para o próximo dia 11 de Setembro, a actriz tem hoje mais um motivo para fazer uma festa.


É que Núria Madruga celebra hoje 30 anos. Modelo e actriz de profissão, a sua carreira tem sido pautada por muitos sucessos.


Como não podia deixar de ser, aqui estamos nós para lhe desejar as maiores felicidades.



Parabéns, Núria Madruga!

"Mulheres da Minha Vida" chega ao fim amanhã


É já no próximo domingo, dia 29 de Agosto, que chega ao fim a primeira temporada de Mulheres da Minha Vida. Para terminar em grande, Manuel Luís Goucha vai ter à frente a sua mãe, que é precisamente a mulher da sua vida, tal como afirma à Telenovelas desta semana: "Ela é a mulher da minha vida. Por isso é que foi a última. E talvez tenha sido a conversa mais difícil porque não há ali distanciamento algum. É uma conversa com a mãe, não é com uma mulher".
Sobre a entrevista, o apresentador de Você na TV! acrescentou ainda o seguinte: "é um desfilar de recordações e emoções vividas a dois. São conversas sobre os 17 anos que vivemos juntos".

Maria de Lourdes, de 87 anos, mãe de Manuel Luís Goucha, sonhou ser artista. No entanto, por circunstâncias da vida, acabou por não seguir esse caminho, acabando por passá-lo para o seu filho.

De destacar ainda que, numa altura em que o TVI24 se prepara para integrar o pacote de canais do MEO, Manuel Luís Goucha volta a ser aposta do canal. De Homem Para Homem estreia no próximo dia 12 de Setembro.

Quiosque: Telenovelas

Para lá das 24

Boa noite e bem-vindo ao último Para lá das 24... da semana!


5 Para a Meia-Noite foi, sem dúvida, um novo passo dado na televisão generalista nacional. Até ao Verão de 2009 nunca, em Portugal, se tinha arriscado no formato late-night de uma forma tão continuada (diariamente e já na terceira temporada) e com uma inteligência e perspicácia muito peculiar nos 5 da RTP2.

Mas apesar desta genialidade e vontade de arriscar praticada há mais de um ano, a verdade é que em plena terceira série o 5 Para a Meia-Noite começa, talvez, a saturar. Ao longo destes meses o factor novidade desapareceu e nesta terceira série (que tenho acompanhado mais atentamente que a segunda, por exemplo) a fórmula de sucesso da estreia já está completamente gasta. As rubricas de sempre já não têm tanta piada, as caras de sempre já não brilham da mesma forma e são cada vez menos os convidados que surpreendem e nos prendem ao ecrã.



Obviamente que com estes pequenos apontamentos não quero, de forma alguma, descredibilizar todo o mérito que recordei no início e que foi a vontade de arriscar e de fazer algo de novo. Um risco que deu resultado, pois a primeira temporada do 5 Para a Meia-Noite foi excelente, mas que, como em tudo em televisão, precisão de um ‘refresh’ e de um forte abanão já que este continua a ser um programa fulcral na televisão generalista portuguesa e por isso tem que se ir reformulando ao longo do tempo para não cair num abismo que actualmente parece perigosamente próximo.