16 de dezembro de 2010

O Protagonista do Ano - Abril


No quarto mês do ano, o mundo televisivo não parou, obviamente. Na RTP1 estreava O Cubo, um arrojado e inovador concurso de perícia, apresentado por Jorge Gabriel, que mesmo assim, desiludiu nas audiências. Na SIC, era chegada a vez de João Manzarra ser lançado novamente para um talent-show. Desta vez a solo, nas noites de domingo, à frente do Achas Que Sabes Dançar?.
Mas foi a estação de Queluz de Baixo aquela que mais surpreendeu, em Abril do último ano. Foi no dia 19 deste preciso mês que, para surpresa de muitos, André Cerqueira tomou posse enquanto director de programas da TVI. Por isso mesmo, é ele o protagonista do mês de Abril.

André Cerqueira

Desde a saída de José Eduardo Moniz, no Verão de 2009, que a TVI se sentia um pouco órfã no que toca à sua chefia. Depois de dez anos debaixo da famosa era Moniz, caracterizada pela centralização daquele homem, enquanto principal figura daquela empresa, o súbito e repentino desaparecimento desta mesma figura ofereceu de bandeja essa tal orfandade à estação líder. Talvez por isso, a direcção de programas e a direcção-geral, tomadas por Luís Cunha Velho e Bernardo Bairrão, respectivamente, eram, até Abril deste ano, assumidamente vistas como provisórias.


A ascensão de André Cerqueira ao cargo mais importante de Queluz foi assim, e de certa forma, a verdadeira e a real sucessão de José Eduardo Moniz.


Chegou à Plural em 2005, depois de largos anos de trabalho naquela que é a escola da ficção televisiva, a TV Globo. Quer no Brasil, quer em Portugal, André Cerqueira esteve intimamente ligado à área da produção de telenovelas, enquanto realizador, coordenador ou até director de produção.
E depois de todos estes anos em torno da bem oleada máquina de fazer novelas da TVI, a escolha tomada por parte da administração daquela estação ao convidar André Cerqueira para ser o próximo director de programas, foi algo minimamente surpreendente.


Foram os ensinamentos frutos da estreita relação de trabalho que cultivou com José Eduardo Moniz que lhe permitiram, aquando da sua chegada à direcção de programas, afirmar que iria ter “o maior respeito para com o público” e tentar inovar sempre não dando como garantido o lugar de número um da estação.
E, de facto, a estada de André Cerqueira na TVI foi algo de diferente e, no entanto, positiva para a própria estação. Cerqueira fez, em Queluz, cortes essenciais e abanões necessários: chefiou as negociações para a contratação de Fátima Lopes; terminou em definitivo com um concurso que se arrastava há anos na grelha, o Quem Quer Ganha; trouxe o tão ambicionado reality-show de regresso aos ecrãs na reentre televisiva; etc.

Acabou por abandonar o cargo há algumas semanas atrás e da mesma forma com que chegou até ele, rapidamente. E aquele que era visto até então como o verdadeiro sucessor de Moniz, acabou por ser apenas mais uma página escrita no percurso desta empresa que, ao que tudo indica, irá sofrer mais algumas importantes transformações no próximo ano.

Mesmo assim, André Cerqueira marcou indiscutivelmente o 2010 televisivo nacional.

Ponto M



Boa noite e bem-vindo a mais um Ponto M!
Hoje os nossos olhares incidem sobre Helena Coelho!


Modelo e apresentadora, esta mulher de olhar estonteante utiliza um vestuário à altura da sua beleza.
Cara da Triumph, encontra-se actualmente pelos outdoors deste nosso Portugal.Não posso deixar de começar por falar nos seus olhos, são realmente penetrantes e a maquilhagem com que os complementa é, sem qualquer, dúvida uma mais-valia.
Mãe empenhada é acima de tudo, uma profissional multifacetada.
A simplicidade do seu cabelo torna-o único e confesso que adoro vê-la de franja. Dos looks que seleccionei não posso deixar de destacar o jumpsuit cinzento que podemos ver na fotografia em que se encontra de bicicleta.

A indumentária escolhida para passear pelas ruas de Milão, aquando o desfile da marca da qual é cara, é casual chique. Combinado com umas sandálias de plataforma de cor camel e uma mala da mesma cor.
Escolhi, ainda outro que achei extremamente ousado, por combinar duas cores que por vezes nos deixam dúvidas: o castanho e o preto. A gola da camisola é de estilo romântico e o decote é o indicado, a saia lápis alonga-lhe as pernas e acentua a sua cintura.

Aproveito para dizer que se encontra em excelente forma! Gosto particularmente dos oxfords que escolheu como calçado e do facto de ter optado por collants pretos.

Esta morena de olhos azuis conjuga a sua beleza com looks magníficos.

Menos não se poderia esperar de uma mulher tão por dentro do mundo da moda.
Não perca o Ponto M da próxima semana!
E já sabe: Você faz a sua moda!



Três Pontos...
Lara Stone irreconhecível
A modelo fez um editorial de moda para a revista W com looks Tom Ford
Com cabelos estilo “poodle” Laura Stone aparece irreconhecível no editorial da revista W com looks assinados por Tom Ford.
Visual de inspiração escocesa
Elegante, punk, ancestral, anárquico, nobre e glorioso. Assim se caracteriza o visual de inspiração escocesa que a empresa de cosmética norte-americana M.A.C. criou para o Natal de 2010.

Falar Televisão

Duas situações, uma diferença exponencial


Foi no inicio de Julho que a saída de Fátima Lopes para a TVI foi comunicada. Cinco meses depois, é a vez de Júlia Pinheiro fazer o sentido inverso e preparar o seu regresso à “casa mãe”.


Sim, eu sei que este tema ainda nem foi oficialmente confirmado, e que já está a ser demasiado comentado. Mas há algo que me deixa surpreendido, de certa forma, nestas duas histórias. As diferenças que as separam são muito poucas, mas há algo que não se pode esquecer. Enquanto que Fátima Lopes teve uma mudança repentina e que apanhou todos de surpresa, Júlia Pinheiro vê os rumores de muito tempo serem confirmados.

juliafatimaandrecerqueira

Mas há mais: a antiga cara de Vida Nova via o seu programa arrastar-se pelas ruas da amargura quando decidiu “deixar o barco” e o mesmo não acontece com a ainda directora de Formatação de Conteúdos da TVI, que dá a cara por dois formatos que continuam a fazer bons resultados.

E agora que voltarão a estar em canais diferentes, mais uma vez Fátima Lopes irá substituir a ex-colega. E quem sabe não será Júlia Pinheiro a substituta ideal em Carnaxide daquela que agora vai tomar o seu lugar? Duas grandes mulheres, duas situações completamente semelhantes, até que ponto?


A mim cheira-me que ainda veremos a mãe de Rui Pêgo competir directamente com a ainda cara de Agora é que Conta

Confiança em Maria Bradshaw


Apesar de ter sido a menos votada no último domingo, Maria Bradshaw foi salva pelo júri. Segundo Manuel Moura dos Santos: "Foi a concorrente que mais evoluiu". Antes da decisão final Maria Inês, a mãe da concorrente, acabou por não entender inicialmente que a sua filha teria sido a finalista escolhida para abandonar o talent-show da SIC.
Segundo a mesma: "O mais engraçado é que eu percebi que a Cláudia lhe estava a dar os parabéns, saltei e bati p
almas... depois é que olho para o palco e vejo que a Maria estava na bolacha".
À TV Guia confessou igualmente que não percebe os critérios de voto dos telespec
tadores do Ídolos. Sabendo que a sua filha tem demonstrado capacidades para chegar o mais longe possível no concurso, Maria Inês afirma o seguinte: "Não consigo perceber a psicologia da multidão, aliás, fiquei muito admirada com a nomeação da Sandra".

Apesar da escolha do público, a verdade é que o orgulho em Maria Bradshaw é enorme tendo em conta que o não só júri acreditou nela como lhe deu uma enorme oportunidade. "É um voto de confiança do júri, uma grande esperança", finalizou Maria Inês.

Esta noite...


O Ponto M, estará em linha às 21:00 em ponto!

Fala-se - 16/12/2010

Boa tarde! Nesta quinta-feira Fala-se de...


Bárbara Norton de Matos

A actriz que participa na novela Sedução está a passar uma fase difícil na sua relação com Francisco Mira.
Ao que a TV Guia conseguiu apurar, Bárbara Norton de Matos está decidida a salvar o seu relacionamento também pelo facto de o namorado e a sua filha se darem lindamente. "A Luz adora o Francisco e a Bárbara faz mesmo tudo pela filha", confessou um amigo da estrela da TVI à referida publicação.

Esse mesmo amigo acrescentou ainda que o casal está a "tentar resolver as diferenças que os fizeram passar por esta crise".


Isabel Figueira e Pedro Barroso

Foi na Media Markt de Alfragide que o casal de namorados experimentou o novo acessório da Xbox, que possibilita que os jogadores interagem com os jogos electrónicos sem necessitarem de ter um comando.

Isabel Figueira e Pedro Barroso acabaram por ter uma tarde bastante divertida, na qual uma coisa ficou certa: a aquisição do Kinect. "Estou ansiosa por ter esta tecnologia lá em casa. Vai ser muito divertido juntar e jogar com os amigos", afirmou a apresentadora do Top + à TV Guia.

Quiosque: TV Guia

Revista de Imprensa - 16/11/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quinta-feira!

Júlia Pinheiro fortemente criticada

A edição da TV Guia desta semana revela mais pormenores sobre a saída de Júlia Pinheiro da TVI. Para não ser acusada de traição, a apresentadora do canal da Media Capital deixou de ir às reuniões com a direcção de Queluz de Baixo.
A razão para tal facto tem como objectivo evitar comentários menos agradáveis sobre uma possível fuga de informação para a concorrência. No entanto, muitos são os que defendem que Júlia Pinheiro já está na posse das estratégias da TVI há muito tempo.
"Agora? Agora, ela já sabe de tudo o que vamos fazer no primeiro semestre e que ideias temos para o resto do ano", confessou uma fonte à referida publicação. A mesma afirma ainda que "Isto não se faz. Sempre a tratámos bem... Ainda agora na gala de Natal ela foi a grande estrela".

A receber 46 mil euros na TVI, a mãe de Rui Pego passará a auferir na estação de Carnaxide cerca de 50 mil euros. Incumbida de dirigir a área dos conteúdos, fundamental para qualquer canal de televisão, Júlia Pinheiro enfrentará em Janeiro uma das fases mais desafiantes da sua carreira.

De salientar igualmente que João Cotrim Figueiredo não comenta a transferência de Júlia Pinheiro para a SIC: "A TVI não pretende fazer qualquer comentário... Não se trata de qualquer tabu, mas apenas de uma abordagem serena e profissional dos assuntos".

Ivo sofreu uma depressão



O concorrente da Casa dos Segredos, reality-show da estação de Queluz de Baixo, confessou no último domingo que, há um ano atrás, o seu "mundo tinha desabado". Muitos foram os telespectadores que se questionaram sobre o porquê de Ivo ter afirmado tal facto. A edição da TV Guia desta semana esclarece os leitores para essa fase menos boa da vida do amante de surf.
Segundo um amigo de Ivo, a relação entre o concorrente e o seu pai acabou por se estragar devido à empresa que os unia. "Ele (Ivo) tinha ideias muito próprias relativamente ao negócio e as discussões levaram ao seu afastamento da empresa", confessou

Foi por essa desavença que o surfista sofreu uma depressão, que apenas foi superada com "Caita", o nome da rapariga que o concorrente referiu no confessionário, no último domingo.

Sem ela, muito provavelmente Ivo não estaria neste momento a caminho de se tornar num dos finalistas da Casa onde todos têm mais Segredos do que aparentam.

Citação do dia

"Vou saber se sou o pai"

Hugo F.


Curiosidade do dia

À venda em grande parte das superfícies comerciais do país, o novo Singstar Portugal Hits conta com a participação de Manuela Moura Guedes, a nova aquisição da estação de Carnaxide. Foram Cardos, Foram Prosas, é este o tema que a estrela da SIC interpreta no jogo que está disponível para a Playstation.

Quiosque: TV Guia

Está decidido: Fátima Lopes substitui Júlia Pinheiro

juliafatimaandrecerqueira


Depois dos rumores, a confirmação. Tal como adianta a edição on-line do Diário de Notícias a mais recente estrela TVI vai substituir a colega que se prepara para fazer o percurso inverso ao seu.


“A Fátima Lopes reagiu muito bem e aceitou o convite de imediato”, revela fonte ligada à emissão de As Tardes da Júlia ao referido jornal. O nome do novo formato é que ainda não está decidido: “O nome do programa ainda não está escolhido. Temos várias hipóteses em cima da mesa”, adianta a mesma fonte.


Certo é que o novo programa estreará logo no inicio do ano, mais precisamente a 3 de Janeiro de 2011, sendo que Júlia Pinheiro despedir-se-á do formato que tanto sucesso trouxe à TVI. Ainda assim “não haverá passagem de testemunho”, segundo a mesma fonte.


Paralelamente a tudo isto, Leonor Poeiras substituirá Fátima Lopes em Agora é que Conta, no mesmo dia, apesar de o programa estar prestes a ser substituído por outro mais adaptado à nova estratégia de Queluz de Baixo, cuja estreia está prevista para meados de Fevereiro ou Março.


Quiosque: Diário de Notícias

Fecho

Boa noite. O Fecho e hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

A sorte grande

A contratação de Fátima Lopes no Verão passado vai ser o... grande reforço de Inverno da TVI. Com a notícia, avançada há seis dias pelo DN, da contratação de Júlia Pinheiro pela SIC, Fátima vai poder finalmente encontrar o seu espaço na grelha da estação e lutar por mostrar a si própria que a sua transferência não foi no timing errado. Para já, é cedo para dizer isto, mas o momento que se vive no mercado televisivo, com as trocas de camisola, cheira a fim de ciclo. As entradas em Carnaxide de Gabriela Sobral, Manuela Moura Guedes, Júlia Pinheiro, Rogério Samora, Manuel Cavaco, Helena Laureano, entre outros, parecem projectar algo de novo na relação de forças televisivas em 2011. Ora, ainda há um ano, Fátima Lopes, nas tardes da SIC, tentava lutar contra a hegemonia de Júlia Pinheiro na TVI. Dentro de uns meses, pode ser precisamente ao contrário. Ainda ninguém sabe se Júlia vai pegar nas manhãs da SIC ou nas tardes, mas é quase certo que Fátima vá ocupar o seu lugar natural na TVI, na condução de um programa de conversas, em que se sente mais à vontade e em que os portugueses já mostraram que gostam de a ver.


Ou seja, a saída de Júlia Pinheiro abre espaço a Fátima Lopes, permite-a tornar-se relevante numa estação onde, verdadeiramente, ainda não tinha sido. Porque convenhamos: apesar de gostar muito de Fátima Lopes, a sua bombástica transferência para a TVI ainda não tinha provocado mais do que uns leves tiros de pólvora seca. Agora sim. A partir de Janeiro, Fátima pode finalmente ser o que sempre foi: uma lutadora, uma resistente, um diamante catalisador de audiências. Resta saber se Fátima não será vítima de si própria. Era preciso azar ter mudado logo na altura em que tudo está... a mudar.