9 de fevereiro de 2010

Polémica em "Ídolos" - Mãe de Filipe critica Diana

É já neste domingo que se ficará a conhecer o grande vencedor de "Ídolos". Diana Piedade ou Filipe Pinto, só um deles ganhará o passaporte para Londres.

Apesar de todos os concorrentes dizerem que o ambiente no grupo é muito bom, entre os familiares dos mesmos parece que não existe o mesmo "clima". A revista "TV 7 Dias" foi esta semana falar com a progenitora de Filipe Pinto, que se queixou de várias situações que a têm chateado.

Começou por acusar Rita Ferro Rodrigues de favorecer Diana Piedade em "Companhia das Manhãs". Sobre a atitude de Carlos Costa na gala em que este acabou por abandonar o concurso, disse: "O Carlos foi uma vergonha ao dizer para votarem na Diana- e não é o único... Depois, disse que pediu desculpa, mas é mentira. Até fez pena, no final da gala, o meu Filipe lá afastado, sozinho, e os outros dois de mão dada." Não estive na gala em questão, mas no site de "Ídolos" está uma foto dos dois concorrentes (Filipe e Carlos) a conversar e, penso que deverá corresponder ao pedido de desculpas. Se é ou não, também não o sei, mas foi, efectivamente, o que me pareceu.

Como se não bastassem as criticas a Carlos, Goretti Pinto criticou ainda Diana Piedade: "A Diana nem devia participar, com toda aquela experiência e influências que tem." Nem a imagem de marca da concorrente de Lagos escapou à mãe de Filipe: "Aquele sinal que ela faz e que diz que, em linguagem gestual, significa amor... na minha terra são cornos". Não consigo perceber esta comparação, uma vez que o gesto normalmente associado a "cornos" é feito com apenas dois dedos, pelo menos aquele que conheço, e o "Amor" em língua gestual implica o uso de três dedos.

Não são só os concorrentes que são alvos de Goretti Pinto. Também o júri é "vítima" de acusações. "O Moura dos Santos começou por dizer que não falava da sobrinha e agora não faz outra coisa. Devia ter mantido a posição. Acho bem que puxe pela Diana, desde que também puxasse pelo Filipe... O que eles dizem tem muita influência e desde há quatro galas que houve uma viragem no comportamento do júri". O presidente do grupo de jurados limita-se a avaliar a concorrente e, tanto quanto sei, e pelo que vejo, o ambiente entre este e a sobrinha até nem é o melhor.

Como não podia deixar de ser, a "TV 7 Dias" também foi ouvir os familiares de Diana Piedade. Teresa Silveira, a sua progenitora, recusou-se a falar sobre o assunto e apenas respondeu à pergunta se Filipe seria uma boa escolha. "Claro que sim! O Filipe fez parte dos 15 finalistas, até é ridículo questionar isso na última gala". A mãe da concorrente esteve muito bem ao não alimentar polémicas. Já o seu marido, e padrasto de Diana, não esteve tão bem.

Luís Jardim defendeu Carlos Costa e criticou Filipe Pinto: "O Filipe é aquela coisa rockeira muito portuguesa como o Tim, dos Xutos, ou o Nuno Norte. Cantores de voz rouca já temos muitos em Portugal. O Filipe não tem presença nenhuma em palco, é uma coisa estranha, uma cópia de cantores ingleses e americanos", disse. Acho que o produtor esteve muito mal e não concordo com o que disse. Filipe é um grande músico, com uma óptima voz e, acredito que poderá ter uma grande carreira musical.

Quanto ao alegado favorecimento do júri, o também jurado de "Uma Canção para ti" contra atacou: "A Diana, gala após gala, tem mostrado o que vale, porque realmente ela é uma cantora extraordinária. Se alguém tem sido levado para a frente pelo júri e pela produção, pelos vídeos e promoção é o Filipe. Ele é que quando desafina ninguém diz nada". Discordo de Luís Jardim no que diz respeito a Filipe. O concorrente nunca desafinou, ou se tal aconteceu, eu pelo menos nunca notei. Apesar de não concordar com esta atitude, percebo a raiz das declarações de Luís Jardim.

Sou sincero e não compreendo a razão pela qual Goretti Pinto criou esta polémica. Seria seu objectivo ajudar o filho? Ou acima de tudo prejudicar Diana? Declarações destas poderão não ajudar muito o concorrente de São Mamede de Infesta. Espero que tal não aconteça e que a mãe do concorrente esclareça estas declarações com Diana e revele os verdadeiros motivos que a levaram a fazê-las. Oxalá que esta atitude também não prejudique a relação dos dois finalistas e que, domingo, ganhe o melhor, apesar de ambos já serem vencedores!

Fecho (Discurso Directo)

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mas uma edição do Discurso Directo. Em parceria com o SIC Blog, o Miguel Reis respondeu às minhas perguntas.
Às 21:00, falamos da mais recente polémica do Ídolos! Não perca!


Começamos com o fenómeno Ídolos. Para ti quem foi o vencedor da última gala? Quem cantou melhor?

Para mim, a Diana foi a vencedora da última gala (e o Pedro Abrunhosa pela sua queda - ironia). Ela nunca foi a minha favorita, mas desde que ficaram apenas 5 concorrentes, passou a ser a melhor, e acho que foi a partir daí que começou a destacar-se. Adorei todas as suas intrepertações, menos a que fez dupla com o Abrunhosa, pois não aprecio a música deste cantor.


O programa de talentos da SIC prepara-se para dizer adeus aos espectadores. Antes disso, é preciso analisar a prestação da dupla de apresentadores. O que tens a dizer acerca de Cláudia Vieira e João Manzarra?
Foi uma apresentação muito fraca. Está bem que foi a estreia de Cláudia e expansão de Manzarra, mas era exigido muito mais. A inexperiência da apresentadora foi notável. Desde as primeiras galas que dizemos que ela vai melhorar mas a verdade é que os progressos são poucos. Quanto ao Manzarra, foi a salvação do programa, mas a meu ver ainda tem de melhorar.


Segundo as promos da SIC, estão a chegar novos programas. Especula-se que um deles seja o fenómeno americano Dancing With The Stars. Quem achas que seria o melhor apresentador para conduzir o formato? Porquê?

Este projecto não me parece mais do que um Dança Comigo (famosos). Acho que a SIC pode ficar a ganhar com este programa mas poderá lucrar ainda mais com outro produto televisivo. No entanto, escolheria Bárbara Guimarães para este projecto, embora não aprecie muito a apresentadora.

Qual a tua opinião sobre as audiências de Lua Vermelha neste fim-de-semana?

Razoável. Esta é a palavra que escolho para caracterizar as audiências deste fim-de-semana de Lua Vermelha. Teve mais de um milhão no domingo e ficou lá perto no sábado, mas quem esperava muito mais também não estava a ter uma boa noção. Lua Vermelha é uma série juvenil, e as produções que não abrangem todo o tipo de público têm alguma dificuldade em impor-se, mas se ela mantiver estes resultados, não vejo motivo nenhum para a partir do dia 1 de Fevereiro, passar a dar de segunda a sexta, após o Jornal da Noite.

O Mundo de Patty terminou. Fala-se que a estação de Carnaxide vai repor Chiquititas, para as manhãs de fim-de-semana. Se isso acontecer, concordas com a opção da direcção de programas da SIC?

Não sei se será muito boa ideia. Tendo em conta que, esta produção não teve uma pausa muito grande, acho que a direcção de programas fazia muito melhor repetir a primeira série de Floribella. O sucesso era garantido, e assim já não. Mas pode ser que corra bem.

Termino este Discurso Directo com a seguinte pergunta - Se Fama Show é líder no horário em que é transmitido, e se é uma boa alavanca para os bons resultados das séries que o sucedem, o que pensas da SIC só emitir o magazine durante 20 minutos?
Tal como referi no SIC Blog, a duração do Fama Show é vergonhosa. O programa já teve uma duração 3 vezes superior à que tem agora. Acho que a SIC não perdia nada em aumentar o trabalho das 5 beldades, pois quanto mais tempo a SIC lidera, melhor.
Para além do Fama Show, também o Episódio Especial tem vindo a ficar mais curto. Estes são programas que lideram na maioria das vezes, e que têm sido completamente desaproveitados.


Até para a semana!

Hoje às 21:00..


..logo depois do Discurso Directo, vamos falar da mais recente polémica do Ídolos! Não perca! Faltam só duas horas!

Hoje, às 20:00..


..no Fecho!

Este sábado, em "Alta Definição"..


..os convidados são dois, e só poderiam ser os finalistas de Ídolos! Diana Piedade e Filipe Pinto vão responder às perguntas de Daniel Oliveira!

Audimetria - 08/02/2010

O dia de ontem foi ganho pela TVI, com 29% de share. Seguiu-se a SIC, com 25,2%, e a RTP1, com 23,9%.

As duas principais novelas da noite da TVI, foram os programas mais vistos do dia. Meu Amor obteve um bom rating - 17,6%.
No que toca a noticiários, o Telejornal foi o mais visto, tal como podemos ver no quadro fornecido pela Mediamonitor. Apesar desta vitória, tanto o Jornal Nacional, como o Jornal da Noite, ficaram bastante próximos. Chegaram aos 11,5% de rating e 11,4%, respectivamente.
À tarde, a novela Mulheres Apaixonadas liderou. Esteve perto dos 35% de share.

O duelo do dia ocorreu entre as reportagens da noite. Mais uma vez a da TVI venceu. Repórter TVI - Catástrofe Anunciada, chegou aos 35,6% de share. Já a Reportagem SIC, ficou-se pelos 27,7%. No que toca à audiência média, ambas os espaços de investigação estiveram bem.
A partir das 23:00, a liderança foi de Viver a Vida. A novela da Globo chegou aos 7,4% de rating. Já Sentimentos, ficou-se pelos 6,9%.
No horário das 19:00, a vitória foi para Morangos com Açúcar. Enquanto a série da TVI chegou aos 10,9% de audiência média, o programa apresentado por Fernando Mendes ficou-se pelos 10,5%.

Apesar dos baixos resultados de Companhia das Manhãs, o Primeiro Jornal, ficou em segundo lugar, e ficou muito perto dos 30 pontos.
De referir ainda a prestação da Praça da Alegria, que venceu as manhãs desta segunda-feira.
Relativamente à gala de prémios que a RTP1 transmitiu ontem, não esteve nada bem em termos audiométricos. Tendo em conta a relevância da mesma, 5% de rating e 14,2% de share é muito pouco.

Revista de Imprensa 09/02/2010

Bom dia! São 10 horas e está na hora de mais uma Revista de Imprensa

Elenco de Bater do teu Coração grava na ilha Terceira
Parte do elenco de Bater do teu Coração partiu no passado domingo para a ilha Terceira, onde serão gravadas algumas das cenas da nova telenovela da TVI. Do grupo de actores fazem parte Paula Lobo Antunes, Delfina Cruz, Pedro Carvalho e José Carlos Pereira. Esta nova produção tem como fundo a cidade de Setúbal e a vida dos pescadores que por lá habitam. Bater do teu Coração será a substituta de Deixa que te Leve e deverá estrear já em Março.

Laurinda Alves apresenta programa na RTP internacional
Está prestes a chegar à RTP Internacional um novo programa de entrevistas. A entrevistadora será a jornalista Laurinda Alves e os protagonistas das conversas são portugueses espalhados pelo mundo. Há ainda a possibilidade de este formato chegar ao primeiro canal do estado. A jornalista regressa assim à televisão, depois de ter estado na RTP e de ter colaborado com a SIC.



CITAÇÃO DO DIA

"Ter a experiência às vezes permite o não"

A frase de hoje pertence a João Perry.





Fala-se de: Isabel Figueira e Pedro Barroso.
Depois de terem assumido publicamente o namoro, a apresentadora e o actor continuam a não querer aparecer publicamente lado a lado. No passado fim de semana, Isabel Figueira esteve no Algarve em trabalho e, apesar de o namorado ter estado com ela, não assistiu ao desfile na primeira fila.


Fontes: Diário de Notícias, 24 Horas

Petição para a Diana e o Filipe irem a Londres!


Se quer participar assine aqui!

Para lá das 24

Boa noite. Seja bem-vindo ao Para lá das 24 de hoje.

Terminou na passada semana a primeira fase de apuramento dos temas que concorrem ao Festival da Canção deste ano.

Já lá vai o tempo em que este evento parava o país. Algo semelhante àquilo que Ídolos faz nos tempos que correm. De outros edições do Festival saíram temas emblemáticos, como "Sol de Inverno" de Simone de Oliveira, "Bem Bom", das Doce, ou "Lusitana Paixão" de Dulce Pontes.

Alguém se recorda do tema de 2009? Muito poucas pessoas se lembram de "Todas as Ruas do Amor", dos Flor de Lis. E agora a pergunta é: porque é que tal acontece? Uma das causas, quanto a mim, advém do facto de a RTP ou até mesmo alguma discográfica não apostar nos vencedores. Estes apenas ganham o passaporte para a Eurovisão e, com aconteceu no ano passado, até aos últimos tempos faltavam ultimar pormenores, como quem pagava a viagem, a estadia.

Este ano, talvez para tentar implementar um novo fôlego no evento, a direcção de programas criou duas semifinais e optou por emitir a grande final em alta definição e a partir do Campo Pequeno. Para a apresentação, José Fragoso voltou a apostar em Sílvia Alberto.

Gosto muito desta apresentadora, todavia penso que o Festival da Canção é um evento que "pede" um nome mais sonante para o conduzir, ou então uma dupla. Porque é que não se apostou em José Carlos Malato para parceiro da antiga apresentadora de A Febre da Dança? Com certeza que conseguiriam prender mais espectadores ao ecrã.

Apresentadores à parte, espero, sinceramente, que a edição deste ano tenha mais brilho do que a de outros anos. José Fragoso prometeu que sim, resta saber se cumpre.