28 de fevereiro de 2010

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
O regresso de Miguel Sousa Tavares à SIC com um programa "fabricado" por si correu muito bem, quer a nível audiométrico, quer a nível de conteúdo. O programa é algo inédito na televisão portuguesa e a SIC está de parabéns pela coragem e audácia de mais uma vez inovar no panorama televisivo português. O entrevistado da programa de estreia, na minha opinião, ajudou em muito, a curiosidade gerada por "Sinais de Fogo". Mesmo assim, o programa tem todos os ingredientes para fazer sucesso.

O Melhor & Pior da Semana

O Pior da Semana RTP1
A RTP1 já prepara o substituto de "Jogo Duplo", e diga-se que o programa de José Carlos Malato precisa de férias urgentemente. Desde que 2010 começou, e desde que a SIC resolveu o buraco das 22h, "Jogo Duplo" tornou-se num dos buracos do horário nobre da RTP1. O programa não vai além dos 20% de share e dificilmente conquista 600 mil espectadores. José Fragoso espera que Jorge Gabriel ou Sílvia Alberto resolvam este problema com os novos concursos.

O Melhor & Pior da Semana

Está em linha o Melhor & Pior da Semana na versão nocturna


Melhor da Semana TVI

"As Tardes da Júlia" começou o ano de 2010 com valores muito pouco dignos, mas ao longo das últimas semanas tem alcançado valores dignos de liderar sobre a concorrência. Esta semana também não foi execpeção, com valores que fazem frente a Fátima Lopes (a nova líder das tardes). Destaco muito positivamente o programa que contou com Teresa Guilherme como convidada. Foi muito bom ver a entrevista/conversa entre Júlia e Teresa, duas senhoras que sabem o que é comunicar e o que é televisão.

O Protagonista


O Protagonista desta semana não é um pessoa, nem uma dupla, ou um programa. O que vou destacar este domingo é a tragédia que atingiu a Madeira nos últimos dias.

Foi há cerca de uma semana, que o mau tempo afectou o arquipélago português. E foi há oito dias que a vida dos madeirenses se tornou um pesadelo. Pontes caídas, estradas cortadas, ruas inundadas, desabamento de terras, desmoronamento de casas, mortes, feridos, prejuízos, foram estes os problemas que o arquipélago da Madeira se debateu.
O destaque informativo sobre o que se passava na ilha foi imediato, mas destaco principalmente a RTP1, que, a um sábado (20 de Fevereiro), colocou um Especial Informação às 19:00, antecipando-se assim à concorrência. Às 20:00, desse dia, o Telejornal atingiu os 15% de rating, tendo posteriormente liderado durante quase toda a semana.

Na minha opinião, foi a RTP1, que melhor se comportou nesta tragédia, que preocupou todos os portugueses. Apesar de todos os canais terem mandado os melhores jornalistas para o terreno, foi a estação pública que esteve mais presente. E isso notou-se nas audiência. Os portugueses preferiram a RTP1, tiveram confiança nela, tal como acontece na maioria das vezes nas eleições.

Mas a informação da estação pública não se ficou apenas pelo Telejornal, ou pelo Especial Informação. Para além do Jornal da Tarde, que, em alguns dias, foi transmitido directamente do arquipélago, Portugal em Directo também marcou presença no mesmo. Dina Aguiar esteve, por exemplo, na sexta-feira, a apresentar o programa de lá. Mas este noticiário regional, tem algo que interessa aos portugueses: a metereologia. Foi lá, que, por volta das 18:55, muitos se informaram sobre as condições metereológicas do dia seguinte, e tudo o mais.

É por isso que, e indepententemente da SIC ter mandado Pedro Mourinho, José Manuel Mestre, Maria João Ruela, Rita Ferro Rodrigues e Pedro Coelho (o meu jornalista preferido), e da TVI ter enviado, por exemplo, Hugo Matias e Pedro Carvalhas, a RTP1 esteve melhor.

Apesar das três estações terem lançado números telefónicos para ajudar a ilha, e até da estação de Carnaxide ter preparado uma gala especial para esta noite, onde o Presidente da Republica marcará presença, foi o primeiro canal que se antecipou na informação. E isso notou-se ao longo de toda a semana.
Se me competisse a mim dar notas, elas seriam desta maneira:

RTP1 - 9,5
SIC - 8,5
TVI - 7

Obviamente que falar deste tema, pressupõe igualmente referir a prestação dos canais por cabo. Foi a SIC Notícias a principal "beneficiada" com a situação, uma vez que, em alguns dias da semana, ultrapassou os 5% de share.
A própria RTPN subiu na tabela dos 10 canais do cabo mais vistos, assim como o TVI 24, que apesar da sua reduzida audiência, conseguiu marcar presença na mesma.

Falar de tudo o que se passou na Madeira, exige mais, muito mais. Mas é focado na informação, que fiz esta minha avaliação do Protagonista.
Para a semana há mais!

Diogo Santos

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca O Protagonista da semana.


Quo Vadis, Júlia Pinheiro?


E pronto, aí está a primeira grande medida de Júlia Pinheiro como directora de Formatação de Conteúdos da TVI: o lançamento, já em Março, de um programa sobre espiritismo, não por acaso apresentado pela própria. Ao que se sabe, a ideia é, com a ajuda de uma médium inglesa, colocar os "famosos" a "falar" com os seus entes queridos já mortos. Ruy de Carvalho saiu exultante de uma das primeiras sessões de gravação, garantindo que havia falado com Ruth de Carvalho, de quem ficou viúvo há dois anos. Moita Flores não quis ser tão efusivo, mas sempre foi adiantando que terá falado com a sua mãe, igualmente já falecida.

Não vou questionar o valor do espiritismo como mote televisivo, assim como não questionarei a legitimidade de programas centrados no catolicismo, no protestantismo ou em qualquer outra tradição destinada a prover os cidadãos de conforto espiritual. Mas sempre me pergunto duas coisas. A primeira é genérica: o que pode interessar, para o telespectador, num programa em que um convidado "famoso" supostamente debate a sua intimidade com o espírito de uma pessoa que amou (ou ama). A segunda é personalizada: o que motivará um actor com a imagem de Ruy de Carvalho ou um escritor (e político) com a carreira de Moita Flores a exporem-se àquilo que, provavelmente, será apenas mais uma etapa na nossa já longa odisseia pelos domínios da trash TV?

Percebê-lo é a única expectativa quanto ao dito programa, aliás com título ainda provisório (Evidências). Quanto ao resto, fica a esperança de que, apesar do absurdo da proposta, o formato consiga alcançar um mínimo de dignidade. Por esta altura, não é fácil acreditar nisso.

"Perdidos" na RTP1


A quinta temporada da conhecida série da ABC, estreia dia 6 de Março, na RTP1. O horário já está definido! Segundo o site da RTP1, os Perdidos irão para o ar às 15:30!

Hoje às 21:00

Não perca!

Estreias e Despedidas

O dia de hoje é marcado pela estreia de 37, a nova série da TVI, de Mulheres da Minha Vida, o novo programa de Manuel Luís Goucha no TVI 24, e ainda pela despedida das Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa da grelha da RTP1.
Tudo num só dia, é verdade! Mas há mais: hoje é dia de jogo grande. O Sporting-Porto acontece hoje, no estádio de Alvalade, com transmissão na Sport TV.

Relativamente a 37, a série da estação de Queluz de Baixo, vai para o ar às 22:45! Sofia Alves é uma das protagonista desta história, da autoria de Rui Vilhena. O que os portugueses podem esperar de 37? Muito suspense e acção!

Em Mulheres da Minha Vida, poderemos ver Manuel Luís Goucha a entrevistar Fernando Serrano. A não perder, às 21:00, no TVI 24.


Quanto às Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa, a última edição deste espaço de comentário da estação pública, começa hoje, às 21:20. É assim, o adeus do professor, à RTP1.

José Sócrates podia não ter estado em "Sinais de Fogo"

Foi na passada segunda-feira que Miguel Sousa Tavares estreou "Sinais de Fogo". Na primeira emissão, o jornalista entrevistou José Sócrates. Todavia, o primeiro ministro podia não ter estado presente no programa, tal como o autor de "Equador" revelou à TV Guia: "Ele já estava apalavrado com a Judite Sousa e tive de o desviar. Como? Disse-lhe que a RTP ia meter a entrevista em cima do meu programa e que ele ia ser instrumento de uma manobra de contra-programação feita pela televisão pública contra uma privada".

Paulo Rocha protagonista de telenovela brasileira?

Aguinaldo Silva já o tinha elogiado por diversas vezes e parece que não se quer ficar por aqui. Segundo o jornal "24 Horas", Paulo Rocha poderá ser o próximo actor português a brilhar numa produção da TV Globo. O argumentista prepara uma nova telenovela que deverá estrear em 2011 e cujo nome provisório é "Marido de Aluguer". Esta trama tem como co-protagonista um português de seu nome "Guaracy", que disputará o coração da protagonista, Glória Pires, com a personagem de Dalton Vigh. A confirmar-se a intenção do conhecido autor, Paulo Rocha dará vida a "Guaracy". Apesar de tudo ainda não existem convites oficiais ou negociações entre o actor e a emissora.

Audimetria - 27/02/2010


O dia de ontem foi ganho pela RTP1. A SIC esteve mal. Ficou-se pelos 22% de share. A TVI também desceu, não tendo ido além dos 24,1%.
A RTP1 foi a vencedora de ontem! De facto, a luta pelo segundo lugar está renhida, e sinceramente não sei quem vai ficar à frente em Fevereiro.
O Telejornal voltou a liderar, e a ser o programa mais visto do dia. Com 14,3% de rating e 39,1% de share, o noticiário da RTP1, obteve um bom resultado.
Em termos de novelas, destaque para Deixa que te Leve, que bateu os 40 pontos.
O jogo de futebol entre o Leixões e o Benfica, teve um resultado aceitável, mas ficou à quem das expectativas. Mesmo assim venceu a concorrência.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI
Já na semana passada perdeu para a sua concorrente brasileira "Viver a Vida", a passar na SIC, e esta semana, apesar de ser só um dia, também foi ultrapassada. Mas destaco para além disso, o facto desta novela ser dos maiores flops a nível de audiências em termos de ficção made by TVI. "Sentimentos", diga-se em sua defesa, não foi bem tratada pela estação, sendo empurrada para as 23h, logo no início da sua exibição.
Relativamente às audiências que alcança, são, para mim, decepcionantes, conquistando cerca de 650 mil espectadores ao longo da semana. São valores que, comparando com outros produtos desta estação, fazem desta novela o patinho feio da ficção nacional da TVI.

O Melhor e Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1
A informação da RTP1 nesta semana foi sem dúvida a grande favorita dos portugueses. O "Especial Informação" sobre a catástrofe que assolou a Madeira, foi dos programas mais vistos do passado sábado e o "Telejornal" chegou mesmo a liderar um dia da semana com quase 1 milhão e meio de espectadores. Mas destaco o "Jornal da Tarde" que deixa a concorrência a léguas de distância em espectadores, mas principalmente em share, uma vez que esta semana esteve acima dos 40% de share. A RTP1 tem na informação um dos seus grandes trunfos.

O Melhor & Pior da Semana

Estreia hoje a nova imagem da rubrica Melhor & Pior da Semana. A rubrica passa a ter duas edições, de manhã e a noite. De manhã serão destacados 3 programas entre as 10h e as 12h e à noite os restantes 3 entre as 22h e as 24h. Esteja atento!

O Pior da Semana SIC

"Notícias em 2ª Mão" foi uma das estreias da SIC nesta semana. Os valores de estreia não foram bons, nem foram maus, tendo o programa conquistando espectadores ao longo da semana após a estreia. Mas destaco negativamente o prgrama porque este me tráz uma sensação de deja vu, na minha opinião claro. Ora vejamos: o programa de humor foi buscar muita da sua inspiração a "Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios" da SIC e a "O Que Se Passou Foi Isto" da RTP1, ficando um pouco colado a estes dois formatos. Marco Horácio destaca-se mais que Eduardo Madeira, nesta que é uma prova de fogo para os dois humoristas.