28 de março de 2010

O Melhor & Pior da Semana

O Melhor RTP

Com uma boa ou menos positiva herança, o bloco noticioso da estação pública é o preferido do público português. Esta semana, Telejornal venceu a concorrência todos os dias. A equipa de informação está de parabéns, o pior mesmo é o facto de os programas que se lhe seguem não conseguirem utilizar da melhor forma esta fantástica performance do espaço informativo.



O Melhor & Pior da Semana

O Pior TVI

A telenovela protagonizada por Joana Solnado e Diogo Amaral teima em não conseguir manter o primeiro lugar que herda das suas antecedentes. Apesar de esta semana até ter alcançado por 2 vezes o primeiro lugar, nas outras 3, Sentimentos ficou atrás de Viver a Vida. Numa estação em que a ficção nacional é rainha, ter uma produção que seja a “ovelha negra” não é, efectivamente, positivo.


O Melhor & Pior da Semana

Boa Noite! Está em linha a edição da noite de "O Melhor & Pior da Semana". Consigo entre as 22h e as 24h.

O Melhor SIC

Na penúltima semana de emissão a produção brasileira conseguiu levar a melhor sobre os seus adversários directos em 4 dias. Num deles, motivada pelo jogo que a TVI transmitiu, chegou mesmo a fazer um dos seus melhores resultados de sempre. De realçar ainda o facto de trazer uma fraca herança de Vida Nova. Conseguirá Caras e Bocas segurar os resultados?

O Protagonista


Boa noite, seja bem vindo ao Protagonista desta semana.

Júlia Pinheiro iniciou a sua carreira televisiva na RTP1. Foi no canal estatal que, em 1981, apresentou Estamos Nessa. Depois de ter passado pela SIC, encontra-se hoje na TVI, onde dá a cara pelas tardes da estação.

Se pensa que a vida da estrela do segundo canal privado português é fácil, então desengane-se. Por trás desta suposta forte mulher, está uma carga horária de trabalho de 12 horas semanais, onde as pausas para descansar são poucas ou nenhumas.

Todos gostam dela, e muitos são também os que a consideram uma das melhores comunicadoras do país. Confesso que, estou de acordo com a opinião dessas pessoas. Júlia Pinheiro é a melhor arma que a TVI tem. Podemos dizer que a estação de Queluz tem o seu grande suporte nas novelas, ou que a informação tem vindo a conquistar telespectadores, mas outros dos grandes pilares do canal é a apresentadoras das Tardes da Júlia.


Ela está em todas as frentes. Ou no horário da tardes, ou à noite, ou aos fins-de-semana. Nesta sexta-feira, pelas 00:00, estreou Depois da Vida, um programa que promete ferir susceptibilidades. Se para uns, a temática do além não tem qualquer credibilidade, este novo formato da estação de Queluz de Baixo promete contrariar essas opiniões.

Veremos assim, e não que Júlia Pinheiro ainda não o tenha mostrado, um dos seus lados mais sérios. Ruy de Carvalho, Moita Flores e Marina Mota, estiveram cara-a-cara com a médium Anne Germain, e ficaram espantados com os resultados das suas ligações com os entes mais queridos.
Uma coisa este programa já demonstrou: os portugueses não estão indiferentes à temática do mesmo! 8,3% de rating e 39,4% de share, às 00:00, não é para todos.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
A data de hoje marca um novo template do Televisão-Opinião. Devido a problemas técnico, fomos forçados a mudar de imagem. Esperemos que a sua avaliação seja positiva.

Emoções de tacão alto

Tenho de ser absolutamente claro, para que não restem quaisquer dúvidas. Não acredito em nada que diga respeito à vida depois da morte. Não sou um céptico, não tenho dúvidas, não, não pondero sequer a hipótese. Para mim, a vida termina no momento em que o corpo deixa de aguentar a pedalada. Ponto.

E, mesmo assim, dei por mim, numa roda de amigos fora de Lisboa, a aguardar pela estreia de Depois da Vida, o novo programa de Júlia Pinheiro, com a médium Anne Germain. E, mesmo assim, apesar de tudo, vi o programa todo, debati-o em colectivo, ri e sorri. Impressionei-me com o que as supostas conversas da médium revelaram a Francisco Moita Flores e aos anónimos em estúdio (todos escolhidos a dedo…), mas não acreditei. Não acreditei em nada. Desculpem. Respeito, mas não acredito.

O programa foi um êxito, com 39% de quota de mercado. Nada que me surpreenda, talvez até esperasse uma quota de mercado mais avassaladora. Mas não há dúvidas que Depois da Vida vai ser falado, comentado, vai dar pano para mangas. Tecnicamente, a emissão é fraca: o cenário é básico, com os convidados sentados nuns sofás que parecem umas cadeiras de rodas. Já agora, alguém que diga a Júlia Pinheiro que com convidados do tamanho de Moita Flores, usar um sapato com um salto de oito centímetros não faz sentido. E de caminho digam também ao realizador que fazer um plano contra-picado (quando a câmara está situada de baixo para cima), usado várias vezes nas conversas finais, só serve para tornar evidentes as diferenças de estatuto. Júlia parece um gigantone, os convidados, umas crianças humilhadas.


A história de "Espírito Indomável"

Depois de lhe termos revelado grande parte do elenco de Espírito Indomável, abrimos-lhe a ponta do véu da história que promete agarrar os telespectadores.


Tudo começa em 1990, no Uruguai. No centro da acção estão dois núcleos: a família Monteiro Castro, cujos elementos são Rodrigo (Luís Esparteiro), Teresa (Sofia Nicholson), João (João Catarré e Eduardo (José Afonso Pimentel); e a família Figueira, da qual fazem parte Joaquim (António Capelo), Beatriz (Ana Padrão), Joana (Mariana Monteiro) e Rafael (Diogo Amaral). Cada uma das famílias é proprietária de uma das maiores fazendas de criação de gado.

Os patriarcas nasceram no Ribatejo, mas emigraram para o continente americano em busca de uma vida melhor. Inicialmente eram amigos, no entanto quando Teresa, esposa de Rodrigo, se apaixona por Joaquim, os dois cortam relações. Perante esta situação, Teresa decide fugir com os três filhos para ir ter com Joaquim. Todavia, os empregados avisam o patrão e este, ao perceber que a esposa ia fugir com o rival, manda-os disparar e o carro onde seguia Teresa e as crianças despista-se e cai ao rio. No meio da confusão, os dois homens atiram-se à agua, mas não conseguem salvar Constança, filha de Teresa, de dois anos. A menina é dada como morta, mas Hermínia (Maria D’Aires), considerada por muitos como a bruxa da aldeia, recolheu-a e criou-a como sendo sua filha, dando-lhe o nome de (Vera Kolodzig).


Depois da tragédia, a família Monteiro Castro regressa a Portugal. 20 anos depois, já em terras lusas, , uma jovem selvagem e de espírito indomável, voltará a desencadear o ódio entre as duas famílias, quando se apaixonar por Rafael Figueiredo. Porém, quis o destino que o jovem fosse da família rival. Para agravar ainda mais a situação, João não é filho biológico dos Monteiro Castro, uma vez que foi adoptado por Rodrigo. Quando descobre a identidade de , não descansa enquanto não conquista o seu coração, pois assim conseguirá parte da herança dos Monteiro Castro.


Este triangulo amoroso promete não deixar ninguém indiferente, principalmente quando Rodrigo tentar que João se afaste da jovem, fazendo renascer o ódio contra os Figueira. Apesar de tudo, esta proximidade vais causar uma grande reviravolta na trama, uma vez que o fazendeiro acabará por descobrir que a rapariga que tanto despreza é a sua filha Constança.


Esta é apenas a acção central, uma vez que existirão muitas outras histórias paralelas. A substituta de Sentimentos, deverá estrear na TVI, no próximo mês de Maio.

"Sinais de Fogo" recebe Nicolau Breyner


Depois de ter entrevistado o ministro das finanças, Miguel Sousa Tavares conversa esta semana com Nicolau Breyner. Um dos temas em cima da mesa será certamente o facto de o actor estar a comemorar 50 anos de carreira.

A não perder, Sinais de Fogo, amanhã, após o Jornal da Noite, na SIC.

Audimetria - 27/03/2010

O dia de ontem foi ganho pela TVI. A estação de Queluz de Baixo atingiu os 28% de share. Tanto a SIC, como a RTP1, ficaram abaixo do resultado do conjunto dos canais por cabo - 23,3%.

O programa mais visto do dia foi Meu Amor. Com 13,6% de rating e 42% de share, a novela da TVI obteve um resultado abaixo do normal. O mesmo aconteceu com Mar de Paixão, que fez o pior resultado desde a sua estreia.
Em termos de noticiários, o Telejornal foi o que mais audiência teve. Com 10,5% de rating, a informação da estação pública bateu a concorrência.
Às 19:00, O Preço Certo liderou com quase 34% de share.


E assim se despede a Audimetria deste blog. Depois de um ano e um mês em linha, esta rubrica dará lugar a outra com mais conteúdo e maior análise. Não pense que as audiências vão ser esquecidas, muito pelo contrário! O melhor está para chegar!

O Melhor & Pior da Semana

O Pior SIC

Depois de ter demonstrado alguma quebra na semana anterior, esta semana o programa de Fátima Lopes perdeu sempre para Júlia Pinheiro. E como uma desgraça nunca vem só, Vida Nova fez resultados muito baixos, quando comparados com semanas anteriores. Em termos de share, nunca conseguiu ultrapassar os 30%. Um dos motivos talvez seja o facto de já não ter uma excelente herança, como tinha anteriormente, uma vez que A Armadilha está longe de fazer os resultados de Mulheres Apaixonadas. Sinais de alerta para Carnaxide!