11 de agosto de 2010

Cine-Opinião




Seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião!

Em exibição nos cinemas - Saw VI Jogos Mortais

Eis que nos chega mais uma peça deste complexo puzzle cheio de jogos de tortura, mistério e suspense.
Por fim a verdade sobre o grande esquema de Jigsaw será compreendida, algo que os fãs há muito anseiam.
Para mim o visionamento é obrigatório, não só por questões de continuidade mas também porque filmes do género fazem as minhas delicias, no entanto, não posso deixar de revelar que começo a achar que esta saga está a estender-se talvez um pouco mais do que deveria.
Convido-o, se não viu ou não é fã, a dar uma espreitadela no primeiro filme (Saw - 2004). Na minha opinião o mais intrigante e bem concebido.

Prepare-se para muitos gritos de horror, sangue e desespero.
O jogo vai recomeçar!


Para celebrar o décimo aniversário da série «Jackass», que arrancou na MTV no ano 2000, os produtores decidiram lançar o mais recente filme da saga a três dimensões.


Depois do muito célebre filme da Disney, «A Pequena Sereia» vai voltar aos cinemas mas, desta vez, em imagem real.
O cineasta para o dirigir já foi escolhido: será Joe Wright, o realizador de «Expiação», a voltar a pegar na história.
Quando ao papel de sereia, ainda não sabe com quem ficará nem quem poderão ser as potenciais candidatas.




Fecho


Boa noite. Hoje, em fecho, trazemos-lhe mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00 não perca mais uma edição do Cine-Opinião!


Um canal-mosaico

A expressão é de Nuno Bernardo - e é perfeita. Questionado pelo Correio da Manhã sobre a TV existente em Portugal, o director da produtora BeActive começou por denunciar os canais generalistas como sendo apenas cópias uns dos outros. Depois, chamou à RTP2 "um canal--mosaico" - e chamou-lho bem. Porque, de facto, a RTP2 tem de tudo, incluindo um bocadinho de Panda e outro bocadinho de SIC Notícias, um tanto de Sport TV e outro tanto de AXN - e, no fim disso tudo, não tem o mais importante, que é a identidade.
Mas a questão é que Nuno Bernardo não falaria assim se não existisse RTP1 - ou, melhor ainda, se a RTP1 fosse privada. Porque, caso a RTP2 fosse o único canal público de sinal aberto, como deveria ser, fazia todo o sentido ser como é: uma espécie de mínimo múltiplo comum entre todos os géneros tradicionais de televisão, permitindo ao Estado corrigir um pouco as assimetrias entre os telespectadores e suprir as "necessidades básicas" daqueles a quem não fosse possível contratar serviços que lhes dessem mais do que os talk shows primários, as telenovelas chorosas e os concursos vácuos a que se reduz a programação da RTP1, da SIC e da TVI.

O problema, no fundo, reside de novo na RTP1. É ela a desequilibrar a balança - e esse desequilíbrio não atinge apenas a concorrência directa, fragilizada pela falta de apoios estatais, mas também os restantes canais do próprio universo RTP, nomeadamente esse parente pobre que é a RTP2. E, até porque acabam de entrar nos cofres na estação mais 88 milhões de euros provenientes do erário público, é cada vez mais urgente debater o que pretendemos, exactamente, para o futuro dela.

Esta noite..

... fique a par de mais uma crónica cinematográfica. A dupla Marta Miranda e Vanessa Dias estão de volta às 21:00 desta quarta-feira!

Momentos


Boa tarde! Se existe algum programa televisivo emitido no passado do qual tenha saudades, então esse programa, ou melhor, esses desenhos animados intitulam-se Carrinha Mágica. Relembre o genérico agora!


“Laços de Sangue” às 22 horas


Embora ainda não seja certo que a nova aposta da SIC estreie a 13 de Setembro, como foi anunciado pelo Diário de Notícias, o certo é que o seu horário de exibição já está decidido.


Segundo adiantou o produtor da TV Globo, envolvido na produção de Laços de Sangue, Guilherme Bokel, à TV Mais, a nova telenovela irá para o horário de Perfeito Coração, pelas 22 horas, uma vez que “O horário não muda”, o que, à partida deixa cair por terra a hipótese de Nuno Santos fazer aquilo que fez com a trama de Leonor e Pedro, ou seja, testar inicialmente aos fins-de-semana.


Com as tramas da TVI a perderem um pouco de gás, embora com a rentrée seja de prever que subam bastante, parece que os responsáveis de Carnaxide quererão aproveitar esta situação.

A ver vamos o que reservam os próximos acontecimentos.


Quiosque: TV Mais

Fala-se! 11/08/2010


Boa Tarde! São 15 horas e é tempo de mais um Fala-se!




Rogério Samora e Mafalda Pinto


Depois de a TV Guia ter avançado com a boa-nova eis que a TV 7 Dias desta semana traz mais novidades sobre o casal do momento. Ao que parece, os dois actores de Mar de Paixão namoram à cerca de quatro meses e, imagine-se, já fazem planos para o casamento.

Ao que parece, mal terminem as gravações da trama de horário nobre, Mafalda Pinto e Rogério Samora fazem planos de se unir oficialmente e de terem filhos, concretizando, assim, um desejo do actor.


Quem o garante é uma fonte próxima ao casal, que disse à referida publicação: “O Samora quer muito ter um filho. É um desejo antigo. A Mafalda está cheia de vontade, mas só quer engravidar depois de se casarem. Por eles, era já, mas com a novela a decorrer, também não é possível. Ela é uma rapariga muito orientada e não quer viver à custa dele.”




Marco Ferreira


Quase três semanas após ser coroado o Bailarino Favorito dos portugueses, o jovem de Santa Maria da Feira já está a descansar. Os fotógrafos da revista TV 7 Dias encontraram-no, na companhia da namorada, Mara Andrade, durante a ultima semana no Algarve, mais precisamente na praia dos Salgados.


Em momento algum Marco Ferreira foi abordado pelos fãs, que, ao que parece não o reconheceram, passando despercebido. Dentro em breve, o jovem bailarino prepara-se para rumar a Nova Iorque.


Quiosque: TV 7 Dias

Novo programa de Fátima estreia na segunda quinzena de Setembro


Com o fim do Quem Quer Ganha, é já dado como certo que o novo programa de Fátima Lopes vai mesmo ocupar o horário das 17h e a estreia essa deverá ocorrer lá para 20 ou 27 de Setembro (ambos os dias a uma segunda-feira).

Logo depois de As Tardes da Júlia, a nova aposta da TVI, ainda sem nome definido, vai ter uma forte matriz solidária ao pretender ajudar os portugueses que vivem com dificuldades financeiras. Desta forma, Fátima Lopes promete pagar as dividas e despesas de quem mais precisa, tais como, a conta da luz, da água ou até do talho. Para mais tarde fica a hipótese deste novo programa também vir a oferecer empregos: "Isso fica para mais tarde, estamos muito apertados de tempo...", revelou uma fonte próxima da produção.

Directamente dos estúdios da Valentim de Carvalho, a nova aposta para as tardes da estação de Queluz pretende animar os portugueses ajudando-os ao nível financeiro: "Durante uma hora e meia, tudo faremos para dar alegria aos portugueses. Isto não é para pôr as pessoas a chorar", garantiu fonte próxima da Endemol, pondo de parte qualquer tipo de ideia de um programa triste que viva à base da desgraça alheia.
Quiosque: TV Guia

Joana Solnado a caminho da SIC?


Afastada dos ecrãs desde que terminou Sentimentos, onde deu vida à protagonista Leonor, a jovem actriz poderá não voltar a surgir em produções TVI.


Quem o garante é Carlos Dias da Silva, na sua habitual crónica da TV Guia, ao escrever: “Uma das primeiras contratações feitas para a SIC via Gabriela Sobral pode mesmo muito bem ser Joana Solnado. Eu sei que parece estranho, mas vamos deixar passar algum tempo…”


E porque diz o antigo profissional de Carnaxide que “pode parecer estranho”? Porque a neta de Raul Solnado é, nada mais, nada menos, que a companheira do actual director de programas de Queluz de Baixo, André Cerqueira. Parece estranho, efectivamente, mas, no passado, situações destas já ocorreram.


Com o seu nome a ser anunciado, pela imprensa, para o elenco da substituta de Mar de Paixão, Joana Solnado poderá estar, assim, a caminho da concorrência, cuja aposta na ficção é um dos grandes caminhos para o futuro, tal como garantiu Luís Marques, em entrevista à Correio TV.


Por outro lado, esta seria a primeira grande contratação, encabeçada pela nova directora de produção da SIC, Gabriela Sobral.


Quiosque: TV Guia

André Cerqueira quis João Manzarra em “Secret Story”


Por esta é que ninguém esperava. Depois de a TV 7 Dias ter revelado um alegado interesse da TVI em João Manzarra, que terá sido demonstrado enquanto este apresentava a terceira edição de Ídolos, eis que, Carlos Dias da Silva, na sua habitual crónica da revista TV Guia, dá novidades sobre o assunto.


Escreve o cronista: “Tenho de boa fonte que a TVI quis mesmo João Manzarra e para o renovado Big Brother. O novo boss André Cerqueira informou que dinheiro não era problema.”


Dado que o apresentador já trabalha, afincadamente na nova temporada do conhecido talent-show, parece que o director de programas de Queluz de Baixo levou uma nega. Terá sido o desafio pouco aliciante para o jovem comunicador? As condições salariais baixas? Ou o “amor” à camisola SIC terá falado mais alto?


O certo é que é cada vez mais um dado adquirido que “a batalha televisiva está aberta”!


Quiosque: TV Guia

Leonor Poeiras junta-se à equipa de “Secret Story”


Está cada vez mais próxima a data de estreia daquela que é a grande aposta da TVI para a rentrée televisiva. Embora ainda não haja confirmações oficiais, as revistas de televisão começam a avançar com novos dados sobre o formato.


É cada vez mais certo que será Júlia Pinheiro a grande apresentadora da versão portuguesa de Secret Story. Todavia, segundo uma fonte da produção em declarações à revista TV Guia, “A Teresa Guilherme está de prevenção para o caso de, à última hora, não ser a Júlia a apresentar…”. Ao que tudo indica, a directora de Formatação de Conteúdos irá apresentar a emissão de domingo, em que há as expulsões dos concorrentes, bem como as de terça-feira, quando são conhecidos os nomeados, segundo adianta a TV Mais.


Ao seu lado nas emissões em directo, Júlia Pinheiro não terá Pedro Granger, como tem sido avançado pela imprensa. A função de repórter junto às claques dos concorrentes, no exterior dos estúdios será desempenhada pela talentosa Leonor Poeiras. Com o fim de Quem Quer Ganha, a apresentadora vê assim o seu talento reconhecido e prepara-se para brilhar na grande aposta da estação.


Todavia, o actor de Malmequer vai mesmo integrar a equipa do programa, mas não como repórter. Pedro Granger será o apresentador das emissões diárias de Secret Story, embora ainda não esteja decidido se estas serão em directo e em horário nobre.

Está, assim quase completa a equipa do programa, faltando ainda conhecer as caras responsáveis pelas reportagens e pelo vox-pop.


Quiosque: TV Guia e TV Mais

Revista de Imprensa 11/08/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!


Piet-Hein Bakker fala sobre o novo reality-show da TVI




À semelhança do que aconteceu com Teresa Guilherme, também o principal produtor das quatro edições de Big Brother, actual responsável pela CBV conversou com a TV 7 Dias desta semana sobre o novo reality-show que André Cerqueira estreará em Setembro.


Sem querer entrar em polémicas, o produtor defendeu que o regresso a este tipo de formatos surge, em grande parte, pela crise que o país atravessa: “A crise financeira é profunda e as televisões querem apostar em formatos que dêem garantias de sucesso. Se este Big Brother vai ter as mesmas audiências que os anteriores, não sei. Prognósticos só no final do jogo”, começou por dizer, para de seguida acrescentar: “este formato tem todas as condições para vencer”, assegura.


Para terminar, deixou no ar um conselho aos responsáveis pela adaptação de Secret Story: “O casting é muito importante e há várias maneiras de escolher os concorrentes que não seja através de castings mediáticos. Depois, não é a personalidade de cada concorrente que importa, mas sim a personalidade de grupo. Para haver histórias tem de haver personalidade de grupo, as pessoas têm de se encaixar entre si”, explicou.


Carla Chambel elogia Aguinaldo Silva




Embora não esteja de regresso à televisão no papel de actriz, a recém mamã está bastante feliz com o desafio proposto pela estação de Carnaxide. Depois de Resistirei e Vingança, Carla será uma das directoras de actores de Laços de Sangue.


“Surgiu o convite para fazer a direcção de actores. É a primeira vez. É uma nova responsabilidade, na perspectiva de um desafio muito aliciante ajudar os colegas a melhorar o seu trabalho”, começou por dizer à TV 7 Dias.


Visivelmente satisfeita com as três primeiras semanas de gravações, a actriz fez ainda questão de elogiar Aguinaldo Silva, supervisor da nova trama: “Veio afirmar algumas técnicas de escrita de novela; fazer o gancho de um episódio para o outro; e mais, a história permite que todas as personagens em alguma parte da narrativa se reencontrem, existe essa ideia e isso é muito interessante”, confessou.


CITAÇÃO DO DIA:


“É muito giro o lado efusivo das pessoas no que diz respeito à personagem (Susana em Espírito Indomável), o que me deixa muito feliz”


Sara Prata



Curiosidade do dia:


Actualmente a apresentar A Última Ceia, na SIC Radical, Rui Unas não deixou de lado a sua profissão de actor. Neste momento, a antiga cara de Cabaret da Coxa está em São Paulo a gravar o filme Colegas, do realizador Marcelo Galvão.



Quiosque: TV 7 Dias

Para lá das 24

Boa Noite! Está em linha mais um Para lá das 24!


Há algo na nossa televisão de que todos nós não gostamos. Pronto, ok, não vou ser tão “radical”, algo que não apreciamos muito. Já está a perceber do que estou a falar? Exactamente, é dos intervalos!


Já deu por si agarrado ao ecrã a ver uma das cenas mais importantes em que está prestes a ocorrer um homicídio na telenovela da noite e, como que por magia, o disparo da bala fica a meio e surge no ecrã um anúncio a uma determinada marca? Não, não é azar. É mesmo verdade.

Esta é apenas uma das muitas situações pelas quais passamos quase que diariamente.


Mas é assim tem que ser. É a “lei da televisão”. E, embora para nós, telespectadores não deixe de ser aborrecido, quanto mais sucesso tiver o programa que estamos a ver, mais publicidade ele terá. Parece uma falta de respeito para com o telespectador, é certo, mas somente assim as estações conseguem sobreviver, afinal de contas, a publicidade é a principal fonte de rendimento de qualquer canal.


Talvez pelo facto de se começar a pensar mais noutras formas de publicidade e, assim, deixar de existir tanto zapping, é cada vez mais usual vermos, por exemplo, determinado produto a ser usado pelas personagens de uma determinada telenovela, por exemplo. Lembro-me perfeitamente de quando se iniciaram as galas de Achas que Sabes Dançar? muita gente ficar surpreendida com o facto de na mesa dos júris não existirem garrafas ou os habituais copos de água, mas sim, garrafas de Lipton Ice Tea. É a lei deste meio e, “quem dá mais” acaba mesmo por ser o vencedor, ou seja, com certeza que a marca em questão deverá ter pago muito bem para ali ter presentes os seus produtos.


Na realidade este texto foi escrito para tentar explicar a muito boa gente, que por aí li a criticar a TVI por colocar um intrevalo a meio de Espírito Indomável. Agora, que a estação já não o faz, muitos deles pensam que foi precisamente por baixar audiências. Sim, foi, mas o grande motivo foi o facto de devido a esta baixa, existir menos publicidade e, assim, já não fazer sentido que tal sucedesse. E será que a estação voltará a fazer o mesmo?


Tenho para mim que sim, desde que a telenovela volte a dar “motivos” para isso. Até porque, “há que fazer render o peixe….”