6 de maio de 2011

Like & Dislike


Boa noite. Depois de uma semana de promoção intensiva e de uma crescente expectativa por parte de toda a crítica, o Jornal das 8 foi finalmente para o ar esta noite. Por isso mesmo, o Like & Dislike desta sexta-feira é todo ele dedicado a esta primeira hora de emissão que marca também o início oficial da era José Alberto Carvalho na estação de Queluz de Baixo.



DISLIKE
O nervosismo puro e a péssima realização


O Jornal das 8 estreou de uma forma demasiado atabalhoada e que mais se assemelhava a um ensaio geral. Os primeiros minutos foram aflitivos na forma como quer José Alberto Carvalho, quer Judite Sousa transpareciam o seu nervosismo e uma imensa falta de preparação e à-vontade. Sinais que demonstraram também a forma como este novo e ambicioso projecto foi preparado: em cima do joelho e em contra-relógio.
O intervalo que foi para o ar logo às 20:15, e que durou apenas uns meros 4 minutos, acabou por servir como um SOS da equipa já que a dinâmica da segunda parte deste novo jornal foi claramente melhor.

Também as gralhas nos novos oráculos e a má realização merecem um destaque negativo nesta estreia.





LIKE
O alinhamento e o fim do roda-pé.


À parte de todas estas falhas, mais ou menos justificáveis por estarmos a falar de uma estreia com o seu nervosismo inerente, foi clara a percepção de que o Jornal das 8 tem potencial para cumprir com aquilo que foi tão apregoado nos últimos dias e conseguir assim romper com o formato tradicional de um telejornal.

Apesar da má realização que não deu nenhuma importância ao novo cenário e às novas funcionalidades do mesmo, podemos considerar a nova imagem cénica como boa, tornando este espaço de informação em algo de diferente e de criativo, quando aliada à própria filosofia do jornal que acredito que venha a desmistificar-se ao longo das próximas edições.

A ‘limpeza’ do ecrã também foi notória. O desaparecimento do roda-pé, já adoptado há alguns anos atrás pela SIC, foi também ele uma mais-valia.

Falar Televisão


Feira de Vaidades

A forma patética como os concorrentes de Perdidos na Tribo vêm à imprensa alegar a suposta falta de apoio e de “condições” por parte da produção do programa para com eles demonstra bem o espectáculo degradante a que vamos assistir nas próximas noites de Domingo no horário nobre da TVI.

Fazer uma espécie de Survivor com famosos é, por si só, uma ideia oca e demonstra um claro desespero em apresentar um produto forte para combater contra Peso Pesado, ou seja, um produto que agrade às massas e que agarre o máximo de público. Porque na verdade, e infelizmente, o público gosta mesmo de consumir este tipo de produto e ver as caras de sempre, com as poses de sempre, a fazer o óbvio à frente das câmaras que, supostamente, filmam todas as suas reais e sinceras peripécias. Juntando a este menu esse ícone da mediocridade da fama, intitulado José Castelo Branco, e mais uns quantos ex-concorrentes de reality-show's, a receita de sucesso para agarrar essas mesmas massas fica completa. Massas essas curiosamente compostas, na sua grande maioria, pelas classes mais baixas.



As queixas expostas na imprensa pelos concorrentes agora regressados a Portugal apenas revelam que estas caras larocas de sempre só estão mesmo dispostas a fazer o frete se a feira de vaidades for bem montada. Caso alguma coisa falhe no backstage, como parece que aconteceu com este programa, então esses ditos ‘famosos’ insurgem-se contra quem os contratou e lhes ofereceu chorudos cachets em troca de uma semana de férias.

"Passione" chega ao fim amanhã


Quase um ano depois de ter estreado nos ecrãs de Carnaxide, a telenovela de Sílvio de Abreu conhece o seu término neste primeiro sábado de Maio.


As tramóias de Clara, os amores e desamores das restantes personagens num episódio que promete surpreender toda a gente.


A não perder, amanhã à noite, pelas 23h45, Passione – O grande final, logo após mais um capítulo de Laços de Sangue.

"Depois da Vida" com Artur Agostinho esta noite na TVI


É já hoje à noite que a televisão de Queluz de Baixo estreia a quarta temporada do programa que promete falar com quem já não está entre nós. E, à semelhança do que aconteceu no passado, o convidado especial é alguém que já não está entre nós.


Assim, na noite desta sexta-feira Iva Domingues conversará com Artur Agostinho, que nos deixou recentemente.

A não perder, logo após a telenovela Sedução, pelas 00h33.

Concorrentes de "Perdidos na Tribo" queixam-se da TVI


Parece que a polémica com o novo programa da televisão de Queluz de Baixo está longe de chegar ao fim. Depois de a TV Mais ter avançado algumas informações sobre esta situação, é a Notícias TV desta semana quem conta mais pormenores.


“Prometeram aos famosos que ia ser uma coisa agradável e depois deixaram-nos no meio de nenhures”, começa por dizer uma fonte próxima do programa à referida revista, acrescentando em seguida: “Houve pessoas no grupo do Zeca a desmaiar e não fizeram nada”. Ao que parece as duas grandes vítimas foram mesmo “José Carlos Pereira e Joana Alvarenga, que tiveram quebras de tensão por falta de alimentação”.


E, se a actriz não confirma esta situação, o actor acabou mesmo por admitir que “em dois dias tive quebras de tensão devido à fome”. O protagonista de O Amor é um Sonho revelou ainda que: “As pessoas da produção não nos davam absolutamente mais nada para comer”.


Já Mafalda Teixeira, outra concorrente deste grupo confirma as declarações de José Carlos Pereira: “A produção nunca nos compensou nem quando tínhamos de fazer esforços. Houve fome e sede. É que a nossa tribo come pouco e várias vezes ao dia, com uma dieta à base de tubérculos e fruta”.


Por tudo isto, os doze famosos que serão os grandes protagonistas de Perdidos na Tribo pretendem reunir-se com os responsáveis da televisão de Queluz de Baixo para “conversar sobre tudo o que se passou, partilhar experiências”, admitiu ainda Mafalda Teixeira. De acordo com a fonte da produção, “eles querem falar sobre tudo o que correu mal e mostrar a sua insatisfação”.


A dois dias da grande estreia, pode dizer-se que ainda há muito para se saber sobre este programa que promete ser totalmente diferente do que já se fez na televisão portuguesa.


Quiosque: Notícias TV

Esta noite...


... Uma hora depois da estreia do novo espaço informativo da TVI, Pedro Esteves dá mais um Like & Dislike à nova informação liderada por José Alberto Carvalho. A opinião e a reflexão numa edição totalmente dedicada ao novo Jornal das 8. Não pode perder, às 21:00!

"Peso Pesado" motiva queixas na ERC


Estreado no passado domingo na SIC, o novo reality-show tem cativado os telespectadores, mas também já está envolto em alguma polémica. É que, de acordo com o Diário de Notícias desta sexta-feira, Peso Pesado já motivou duas queixas na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.


Ao que parece as duas pessoas em questão mostraram indignação com algumas situações que viram durante o programa, sendo que o tão comentado “episódio do comando” deve ser uma delas.


Confrontado com o referido jornal, Azeredo Lopes, presidente da ERC, confirmou as queixas, mas não se quis alargar em comentários, uma vez que estas só serão analisadas na reunião da próxima semana.


Quiosque: Diário de Notícias

Fala-se 06/05/2011



Boa tarde e bem-vindo ao Fala-se desta sexta-feira!


Sara Barradas e José Raposo

Surpreenderam todos quando, há algumas semanas atrás, assumiram a sua relação amorosa. Mas a verdade é que Sara Barradas e José Raposo parecem mesmo não querer dar muita importância ao preconceito gerado em torno da sua diferença de idades. O casal já pensa no casamento! Fontes próximas de Sara e José adiantam que Sara já foi mesmo pedida em casamento e, ao que tudo indica, a data do enlace está prevista para o dia 3 de Setembro.


Nayma Mingas e Luís Costa Branco

Se de um lado há casamento, do outro lado nem por isso. Após sete anos de casados, Nayma Mingas e Luís Costa Branco separaram-se. O par, que se casou em 2004, em Angola, termina assim esta relação de longos anos e que levou mesmo a que Luís Costa Branco abandona-se Portugal e o cargo de pivô da SIC Notícias para ir viver com Nayma para Angola. O jornalista é, desde 2009, responsável pela delegação do jornal Sol em Luanda.

Quiosque: Mariana

Joana Duarte e Francisco Côrte-Real deixam "Anjo Meu"


Depois de terem mostrado algum desagrado, no início das gravações, pelo facto de voltarem a ser um casal, os dois actores estão de saída do elenco da telenovela de horário nobre da TVI.


“Sim, eles vão sair, mas não para já. Não há um motivo especial, nas novelas isto acontece”, explica Maria João Mira em entrevista à Notícias TV desta semana.


Já uma fonte próxima da produção garante que Joana Duarte e Francisco Côrte-Real ficaram surpreendidos com esta notícia: “Eles vão sair mais ou menos no episódio 100, o motivo para eles saírem, e que corre nos bastidores, foi que a história deles na novela já não faziam sentido”.


Ao que tudo indica, a saída dever-se-á a um escândalo na Vila do Anjo, que os afectará directamente. Perante esta situação, Teresa e Duarte acabam por fugir para o estrangeiro e nunca vais darão notícias.


Quiosque: Notícias TV

"Você na TV!" vai sair de estúdio no Verão


O sucesso que o programa das manhãs da TVI tem feito promete conquistar ainda mais os telespectadores durante os tempos quentes de Verão.


Embora ainda poucos pormenores sejam conhecidos, foi há instantes, durante a emissão de hoje, que Manuel Luís Goucha garantiu que o programa vai sair de estúdio durante a época quente, apesar de tal não acontecer todos os dias.


Certo mesmo é que os portugueses terão mesmo a oportunidade de privar de perto com a melhor dupla de apresentadores de 2010.

Sérgio Vicente aborrecido na chegada de "Perdidos na Tribo"


Parece que nem tudo correu bem na aventura na Namíbia para os concorrentes que por lá se mantiveram durante três semanas. E um dos que chegou aborrecido foi o antigo concorrente do Big Brother, tal como revela a edição desta semana da TV Mais.


Ao que parece, Sérgio Vicente não estava muito satisfeito com o rumo dos acontecimentos e este mal-estar também se devia ao facto de a sua bagagem ter sido extraviada durante a viagem.


Impedido pela Eyeworks – Quatro Cabezas, produtora do programa, o colega de José Castelo Branco, Marta Cardoso e Vera Ferreira acabou por dizer apenas à imprensa: “Não vou falar com ninguém. Vai haver uma reunião com a TVI e depois falo apenas com uma revista ou jornal. Falo com aquele que me pagar mais”, explicou.


Quiosque: TV Mais

Revista de Imprensa 06/05/2011



Sexta-feira, 6 de Maio. A última Revista de Imprensa da semana!


Gabriela Barros entusiasmada com série de Verão de MCA


Estamos a pouco mais de um mês da estreia de mais uma temporada de Verão de Morangos Com Açúcar, mas as gravações, essas, já decorrem há algumas semanas a todo o gás. Depois de três semanas em Cabo Verde, o elenco continua a gravar a trama em Portugal, mais propriamente na praia de Tavira.

Gabriela Barros, a protagonista da oitava série, mostra-se bastante feliz com a mudança de ares da temporada de Verão: “A série de Inverno puxou muito por nós. Fechámos agora os primeiros episódios de Verão e têm-se apresentado as histórias das novas personagens. Estou mais feliz, há outras paisagens, é outro ânimo e há novas roupas”, conta.

Tal como o seu par na novela, David Carreira, também Gabriela tem alguma dificuldade em despir-se nas cenas de praia onde usa constantemente fato de banho. Mas ressalva de que tudo não passa de uma questão de hábito: “Isso é só o primeiro dia de gravações e depois passa. Aliás, tem que, inevitavelmente, passar, pois esse desconforto acaba por se transparecer para o nosso desempenho”

Como é habitual, a série de Verão de Morangos Com Açúcar tem estreia marcada para o final do mês de Junho.



Fernando Nobre convidado de Goucha em Controversos 

Depois de todas as polémicas políticas em que esteve envolvido, Fernando Nobre aceitou o convite de Manuel Luís Goucha para o programa do entrevistador no TVI24, Controversos. A entrevista decorreu numa esplanada há beira mar, junto à praia do Guincho, tal como o parceiro televisivo de Cristina Ferreira revelou na sua página oficial no Facebook: “O cenário da conversa com Fernando Nobre não podia ser mais bonito, o mar junto ao Guincho”, escreveu.

Foi aliás nesta rede social que Manuel Luís Goucha aproveitou para agradecer a todos os fãs da sua página os conselhos e as ideias para a entrevista: "Muito obrigado pelas vossas sugestões, foram úteis para perceber a vossa opinião face às algumas atitudes públicas do convidado. Tenho a certeza que vão gostar desta conversa sem temas tabu", acrescentou.

A entrevista a Fernando Nobre irá para o ar no próximo dia 15 de Maio.



CITAÇÃO DO DIA
"Eu tenho uma perceria segura com a TVI e a Plural"
Vítor Fonseca



DESTAQUE DO DIA

Esta sexta-feira é o dia 1 da nova informação da TVI. Hoje, a partir das 20:00, José Alberto Carvalho marca o início do novo espaço informativo da TVI. A estreia do Jornal das 8, substituto do Jornal Nacional, inaugura também a nova cenografia da redacção da estação de Queluz de Baixo. A não perder.


Quiosque: Mariana, TV Guia, Diário de Notícias

Fecho


Boa noite. Fechamos esta quinta-feira com a habitual crónica de Nuno Azinheira retirada do Diário de Notícias.

O impacto dos gordos

Peso Pesado é mais do que um programa de televisão, é a locomotiva com que a SIC espera iniciar a marcha rumo à liderança de audiências. Tal como aconteceu com outros programas no passado, e não só em Carnaxide, como também na TVI, o reality show tem presença transversal em grelha. E com resultados positivos. Para lá do sucesso que tem sido Peso Pesado em prime time (tem ficado à frente da novela Anjo Meu, que liderava as audiências), o impacto do programa dos gordos está a fazer-se sentir também, por exemplo em Querida Júlia. Esta semana, o magazine matinal da SIC, que no mês de Abril andou a maior parte dos dias abaixo dos 15% de quota de mercado, já saltou para valores acima dos 20 pontos, aproximando-se da concorrência vencedora. Ainda terça-feira, a emissão matinal de Júlia Pinheiro chegou aos 24,5%, o melhor resultado a seguir à estreia.

A SIC vai, naturalmente, explorar o filão, até porque, depois do primeiro programa (que aqui critiquei pelo excessos indignos que exibiu), já deu para perceber que há histórias de vida paralelas que podem e devem ser contadas. Mas, atenção, Peso Pesado não fará milagres. Poderá ser o arranque de qualquer coisa, é certo (como Ídolos já foi), mas, sozinho, sem outras ofertas estruturantes na grelha, fará pouco.

Para voltar a liderar, a SIC tem de ter um daytime forte. Não lhe basta ter um formato internacional de sucesso e uma boa novela portuguesa. Mas, apesar de tudo, a SIC está no caminho certo. Tal como há dez anos, com Moniz na TVI, o ataque inicial começa no horário nobre, hoje bem mais competitivo do que era há seis ou sete meses. Júlia Pinheiro pediu um ano para liderar as manhãs. Ela lá terá razão. 2011 não será ainda o ano da SIC, mas recuperar o segundo lugar é obrigatório.