27 de dezembro de 2010

O Protagonista do Ano - Setembro


Em mês de rentrée televisiva, muitos programas chegaram às nossas estações. Boa Tarde, com Conceição Lino, Agora é que Conta, com Fátima Lopes e a quarta temporada de Ídolos foram apenas alguns dos exemplos. Mas houve também formatos que se despediram dos telespectadores, como À Procura do Sonho, na SIC, e Projecto Moda, na RTP. No entanto, houve algo que marcou ainda mais este nono mês do ano! E esse algo foi Laços de Sangue!

Resultante de uma parceria inédita entre a estação de Carnaxide e a TV Globo, esta telenovela marcou uma nova forma de fazer ficção para os lados da televisão de Balsemão. Anunciada em meados de Maio, Laços de Sangue foi apresentada no início de Julho, altura em que começaram as suas gravações.

Escrita novamente por Pedro Lopes e supervisionada por Aguinaldo Silva, tinha tudo para dar certo. Um elenco de luxo, tendo em conta as possibilidades da SIC, uma história diferente e uma tripla de protagonistas que muita gente achou “improvável”. A duas estrelas SIC, Diogo Morgado e Diana Chaves, juntou-se uma actriz com um historial mais pequeno: Joana Santos.

E foi a 13 de Setembro que Laços de Sangue chegou aos ecrãs da SIC. Com uma grande promoção por parte do canal, esta foi uma das maiores apostas para a rentrée de 2010. Começou com resultados satisfatórios, melhores do que os primeiros de Perfeito Coração e, a pouco e pouco, tem vindo a impor-se como uma das telenovelas favoritas dos portugueses. Para além disto, foi também uma das primeiras telenovelas portuguesas a ter uma página oficial no Facebook, algo que, quer queiramos, quer não, a ajuda bastante.


Mais do que todos os elogios que têm que ser dados a esta excelente produção, há alguém que, mais do que ninguém tem marcado a diferença e esse alguém é precisamente a “novata” Joana Santos. Com uma tarefa complicada, cedo a sua Diana mostrou ser uma grande malvada! E, mais do que todos os bons resultados que Laços de Sangue tem alcançado ao longos dos tempos, é esta actriz quem merece um grande destaque! Ela que chegou a ser criticada por mim, muito antes de a ver em acção.

A crítica cedo se rendeu a esta história e é de esperar que, com o avançar do tempo, Laços de Sangue se afirme como uma aposta mais do que ganha por parte de Carnaxide. Ela que já roubou a liderança à concorrente directa na TVI e que tem agarrado sobretudo classes sociais mais altas, elas que são o grande atractivo à publicidade.

Por tudo isto, e por Setembro ter sido o timming perfeito para a estreia desta trama, Laços de Sangue é a protagonista deste nono mês do ano! Tão importante para as nossas televisões!


Frente a Frente


Boa noite! Depois de, no dia de ontem, termos ficado a conhecer os dois finalistas do Ídolos, neste Frente a Frente colocamos em duelo Martim Vicente e Sandra Pereira. Qual a opinião mais consistente? Contamos com o seu voto!

É com um enorme orgulho que hoje falo de Sandra Pereira! A mais velha dos concorrentes desta quarta temporada de Ídolos é sem sombra de dúvidas a grande surpresa!

Dotada de um estilo diferente, mas com a exímia capacidade de se adaptar a todos os desafios, ela é a candidata mais forte, na minha opinião, à vitória! Sandra tem simplesmente TUDO! Tem voz, tem presença, tem empatia, dá show!


Ao longo de todas esta semanas, tenho seguido com atenção o seu percurso. Recordo-me perfeitamente de a ver pela primeira vez no casting e de dizer para amigas minhas: “esta deve ser a substituta da grande Diana Piedade”. É certo que não devemos fazer comparações, mas, a avaliar por tudo aquilo que Sandra tem mostrado, ela é mesmo a “sucessora” da sobrinha de Manuel Moura dos Santos.


De que me recorde, nunca recebeu um comentário menos bom do júri. Esteve apenas uma vez entre os menos votados, mas nada disso fez com que se fosse a baixo. É daquelas pessoas que nos toca quando canta, que parece contar uma história de cada vez que agarra no microfone. É simplesmente, a nossa linda e talentosa Sandra!

Sinceramente, caso não seja ela a eleita dos portugueses, será uma grande injustiça. Afinal de contas, e não sou eu o único a achá-lo, ela é a mais completa e regular concorrente deste Ídolos IV. Se tudo correr bem, e porque vou acreditar que desta vez não haverá a injustiça da temporada anterior, Sandra Pereira será escolhida a nova Ídolo de Portugal e voará até Londres, onde desfrutará de um merecido prémio!

Até porque, embora ela seja muito parecida com Diana Piedade, haverá pelo menos uma coisa em que terá que diferir! Na sorte e na escolha dos portugueses! Sandra Pereira à vitória? É claro que sim! Eu voto 760 500 506!


Nos poucos minutos que privei com ele, Martim Vicente deu-me a ideia de ser uma pessoa limpa, transparente, verdadeira. Sem maldade e falsidade, respondeu às perguntas para o Televisão-Opinião e TV Universo com o máximo de sinceridade possível, deitando algumas gargalhadas pelo meio. Defensor da língua portuguesa, e dos vários temas que nela são cantados, o estudante de Sociologia demonstrou ao longo de todas a galas do "Ídolos" que o talento era uma uma característica que não lhe faltava. Apesar de ter sido um dos menos votados do primeiro directo do talent-show da estação de Carnaxide, Martim Vicente acabou por ser salvo pelo júri e surpreende-lo até ao fim do concurso. Tal como os restantes finalistas, ofereceu aos telespectadores e jurados actuações melhor e pior conseguidas. Para mim, e apesar de tal realidade, a maior parte delas não desiludiu.


Com uma entrega enorme e uma paixão de estar em palco totalmente visível, o jovem de 19 anos foi crescendo no Ídolos, tornando-se rapidamente num dos favoritos de Laurent Filipe, Manuel Moura dos Santos, Pedro Boucherie Mendes e Roberta Medina. Apesar de, nesta temporada do talent-show do terceiro canal existir uma clara tendência para se apelar ao voto para as mulheres permanecerem em jogo, a gala de ontem provou que os próprios jurados não estavam dispostos a perder Martim Vicente. A opinião do director dos canais temáticos da SIC, por exemplo, referia que o estudante deveria certamente fazer parte da final do concurso.


Para a opinião de Pedro Boucherie Mendes, assim como para a de milhares de portugueses, muito deve ter contribuído o facto de Martim Vicente ter presenteado os telespectadores com a sua capacidade e sabedoria de tocar vários instrumentos musicais. Afinal, ser "Ídolo" não significa apenas saber cantar e, nesse sentido, o jovem de Lisboa é o mais completo finalista de todos os quinze que passaram por esta temporada do talent-show de Carnaxide.


Para finalizar, resta salientar o toque pessoal que Martim Vicente procura dar a todas as suas actuações. O concorrente tem em conta que interpretar um tema pressupõe dar um pouco de si a uma canção, e não imitar e transparecer aquilo que já foi feito. Assim, é perceptível que o estudante do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas está claramente à frente de tantos outros finalistas que foram seus adversários.


Se eu já votei no Martim? Sem dúvida! Vote também 760 300 512!



Iniciado o Frente a Frente desta segunda-feira, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui ficam os resultados da última edição desta rubrica que colocava em duelo as opiniões relativas a Diogo Valsassina e Rui Pego:

Rui Pego, por Tiago Henriques: 80%
Diogo Valsassina, por Diogo Santos: 20%

Falar Televisão


Luxo? Que luxo?

A Grande Reportagem SIC do último domingo dá que pensar. Denominado Ensaio sobre o Luxo, o espaço informativo de Carnaxide começou por enunciar que o luxo pode ter várias denominações para diferentes pessoas. Uma caixa de lápis, um par de sapatos ou uma garrafa de água potável são bens colocados ao mesmo nível consoante a realidade de uma dada região.


No entanto, com o decorrer da reportagem, logo se percebeu que o objectivo de Carnaxide seria mesmo dar destaque a Jô Caneças, uma celebridade portuguesa com um poder de compra acima da média. Num país onde a crise faz parte do dia-a-dia da maior parte dos cidadãos, os vestidos ainda por estrear da mulher de Álvaro Caneças, as suas colecções de cristais, os empregados, os espantos por ainda não terem chegado sapatos novos às suas lojas de eleição e os onze metros e vinte de roupeiros, vão totalmente contra a realidade nacional. Neste sentido, qual o objectivo desta reportagem?

Os outros exemplos foram mais contidos. Indíviduos cientes do estado do país, com paixões desenvolvidas desde a infância, procuram gozar o seu quotidiano de acordo com algumas regalias permitidas pelos seus estilos de vida. Barcos, carros topo de gama e antigos, foram os bens pelos quais os entrevistados demonstraram sentir prazer em possuí-los.

Empresários de sucesso, com profissões que permitem ter uma vida de luxo. A questão coloca-se: será mesmo o dinheiro e o estilo de vida o luxo? Mais: será que esta reportagem fez sentido? Notou-se que a estação de Carnaxide pretendeu dar uma janela televisiva a Jô Caneças que, entristecida, confessou que existem muitas "mulheres falsas" prestes a elogiá-la quando na verdade pensam o oposto.


Sinceramente, numa altura em que o país está de pernas para o ar, com pessoas a dormirem na rua, sem dinheiro para comer, questiona-se o tema desta reportagem. Para quê entrevistar Jô Caneças? Para as donas de casa desejosas de ter um vestido de um dado estilista ambicionarem terem o mesmo poder de compra que esta socialite?

Já agora, e mais importante que tudo, esta reportagem ensinou algo? Não.
Misturar alhos com bugalhos nunca deu bom resultado.

Esta noite...


... não perca o grande duelo televisivo do ano! Às 21:00, o Frente a Frente espera por si!
O vencedor está nas suas mãos!

Será Ivo o vencedor da "Casa dos Segredos"?


Está instalada a polémica! A claque de Ana Isabel acusa a Endemol de poder manipular as votações na próxima sexta-feira, 31 de Dezembro. Segundo uma amiga da estudante de Direito: "Circula o boato na Endemol de que a produção já decidiu que quem vai levar o prémio final é o Ivo, mesmo com a Ana Isabel a ser, para já, quem tem mais votos, para chegar ao primeiro lugar".
Assim, e tendo por base as conversas suspeitas que Ivo e Vera tiveram em relação a amigos que ambos têm na produção da Casa dos Segredos, esta situação pode mesmo tornar-se realidade. "Tudo isto faz agora muito sentido. A imunidade do Ivo, numa semana em que era apontado como o concorrente a abandonar a casa, e a conversa que teve com a Vera, na qual ambos confessaram ter recebido garantias para entrar no programa e ficar até ao fim. Nessa conversa, falaram do Paulo e da Inês, os dois funcionários da Endemol que os protegem", confessou a mesma fonte.

A pergunta coloca-se: depois da suposta manipulação das votações na gala em que Hugo F. saiu no lugar de António, será possível que o vencedor da Casa dos Segredos passe por Ivo ou Vera, mesmo sabendo que nas várias sondagens na Internet Ana Isabel os supera em larga escala?

Quiosque: Vidas

Fala-se 27/12/2010



 Boa tarde. Bem-vindo a mais um Fala-se!


Lenka


A assistente de Fernando Mendes no concurso Preço Certo está grávida. Dezasseis anos depois de ter sido mãe pela primeira vez, Lenka da Silva descobriu que já leva uma gravidez com quatro meses de gestação. Ainda não se sabe o sexo do bebe, apesar de a modelo ter dito publicamente que gostaria muito de ser mãe de uma menina.


João Cajuda

O actor está a fazer algum sucesso na internet. João Cajuda publicou, no famoso site You Tube, um pequeno vídeo de três minutos onde canta em modo ‘acapella’ vários êxitos da música pop mundial.

Na página pessoal no Twitter, João Cajuda ironizou esta pequena brincadeira: “Foi uma brincadeira que eu fiz… podem-se rir à vontade. Posso não ter voz da Mariah Carey mas divirto-me mais do que ela”


Quiosque: Vidas, Notícias TV

Revista de Imprensa 27/12/2010


Segunda-feira, dia 27. A primeira Revista de Imprensa da semana!

 
Fátima Campos Ferreira feliz com 8 anos de Prós e Contras

Estreou em 2002 pela mão de Fátima Campos Ferreira e desde então nunca mais parou. Todas as segundas-feiras à noite, o Prós e Contras abre a antena da RTP1 ao debate. E só pelo facto de ser o único programa de debate em sinal aberto, este formato tem uma responsabilidade acrescida: “É um trabalho que é um pouco absorvente. Todas as semanas o formato tem que ir para o ar e é preciso montar um grande programa, com muitos ângulos diferentes e que envolve muita gente. E, portanto, é um trabalho hérculeo”, desabafa a jornalista.

Mas apesar de todo este rigor que Prós e Contras exige, a jornalista natural do Porto diz sentir-se bastante feliz e realizada à frente de um programa de debate que comemora por estes dias o seu oitavo aniversário: “Vai-se fazendo com muito gosto e com muita paixão porque eu gosto do que faço”, remata.


SIC K deixa de ser exclusivo MEO em 2011


O próximo ano trás novidades ao mais recente canal temático da SIC. Quem o garante é Pedro Boucherie Mendes, director dos canais temáticos de Carnaxide, que em declarações à Correio TV promete um alargamento da K a outras plataformas, depois de todos os pedidos por parte do público: “Há um enorme feedback do público, sobretudo através das redes sociais. Pedem-nos para ir para outras plataformas, só estamos no MEO, pelo que em 2011 isso vai acontecer”

Boucherie Mendes aproveitou também para fazer um pequeno balanço deste último ano nos canais temáticos da SIC. O também jurado do concurso Ídolos, sublinha a importância que estes últimos meses desempenharam nos canais cabo, com a exibição de formatos que em breve virão para a SIC generalista: “Este foi um ano muito importante em que conseguimos lançar vários programas que mereceram o reconhecimento da imprensa. A ponto de a SIC generalista ter usado, pela primeira vez, uma ideia do cabo ao fazer uma versão nacional do Peso Certo"

 

CITAÇÃO DO DIA
"As pessoas são sempre jovens se o quiserem. Sinto-me um rapaz de 18 anos"
Ruy de Carvalho


DESTAQUE DO DIA

Depois de na última semana a RTP1 ter emitido em horário nobre um best-of da segunda série de Herman 2010, chegou a vez de os melhores momentos do late-night de Bruno Nogueira também serem compilados. A partir das 22:17!


Quiosque: Notícias TV, Correio TV

Diário de um Ídolo - Sandra e Martim finalistas!


Boa noite! Este 26 de Dezembro foi marcado pela descoberta dos dois grandes finalistas do "Ídolos". Depois de, na semana passada, os nervos terem estado à flor da pele com duas expulsões, neste domingo a tensão continuou ao de cima. Carolina Deslandes, Martim Vicente e Sandra Pereira provaram o que valiam! Neste sentido, passemos para a análise individual a cada um dos concorrentes.

Sandra Pereira


A sua primeira actuação foi totalmente em português e acompanhada por um dos grandes músicos nacionais, Jorge Palma. Em "Encosta-te a Mim", Sandra Pereira esteve afinada. No entanto, senti alguma falta de atitude e garra na sua interpretação. Apesar de a sua felicidade ter estado estampada nos seus olhos por actuar com um grande artista nacional, a sua performance não me surpreendeu.

Mais intensa, mais forte, mais Sandra. De facto, na minha opinião, a garra da concorrente de Albergaria-a-Velha voltou na actuação de um tema dos Pink Floyd. A sua melhor prestação desde o início da terceira temporada do "Ídolos". Laurent Filipe arrepiou-se com a sua performance, e Pedro Boucherie Mendes considerou-a "segura". Na opinião de Manuel Moura dos Santos "faltou qualquer coisa".

A sua última performance, num tema dos The Police, foi interpretada de uma forma mais alternativa. Comparei-a um pouco ao estilo de Diana Piadade, numa "onda" mais rock. Esteve afinada, mas tal como no primeiro tema, não me conseguiu surpreender.
"Tem um enorme power", afirmou Roberta Medina. O arranjo musical composto para Sandra Pereira por parte da banda foi bastante elogiado pelo quarteto dos jurados.

Nota final: 7

Martim Vicente


"Man In The Mirror", foi este o primeiro tema a que deu vida. Martim Vicente teve uma grande presença em palco. Não notei grandes desafinações, e a sua postura foi a adequada para o tema que interpretou. Procurando demonstrar uma veia mais rítmica, o estudante de Sociologia conseguiu colocar a plateia de pé.
"Não tendo sido perfeito, acho que não estiveste nada mal", referiu Manuel Moura dos Santos. Já Roberta Medina afirmou que Martim Vicente "esteve fantástico".

Foi com "orgulho" que o jovem de 21 anos encarou o desafio de cantar com Jorge Palma. Em português, uma das suas paixões, o concorrente tentou dar um pouco de si a "Deixa-me Rir". Sem nunca ter imaginado chegar à semi-final do "Ídolos", Martim Vicente tentou aproveitar cada segundo com um dos seus artistas de eleição.

A sua última actuação foi em "Porto Sentido". Com a promessa de "muito sentimentalismo", o estudante do Instituto Superior de Ciências Socias e Políticas procurou defender a língua portuguesa. Com uma performance intensa, o jovem deu à música de Rui Veloso um toque especial, uma marca à Martim Vicente!
"Achei absolutamente brilhante", avaliou Roberta Medina. Pedro Boucherie Mendes afirmou que o concorrente foi o "que mais arriscou" durante a presente temporada do "Ídolos".

Nota final: 7

Carolina Deslandes

Dedicada a Roberta Medina, a sua actuação centrou-se num tema de James Brown. Numa praia totalmente sua, Carolina Deslandes demonstrou garra, atitude e presença em palco na sua primeira prestação. Tendo conciliado a sua voz com a banda, a jovem de 19 deixou o júri bastante agradado com a sua convicção.
"Deste o salto que era preciso dar", confessou Laurent Filipe. "Voltou a Carolina das primeiras galas", acrescentou Pedro Boucherie Mendes. Manuel Moura dos Santos ficou à espera de "um passo em frente".

"I'm Outta Love", foi este o tema que dominou a segunda performance de Carolina Deslandes. Numa versão mais pop, a concorrente de Lisboa apostou numa música conhecida pela maior parte dos telespectadores do "Ídolos". Estratégia ou não, a verdade é que a jovem esteve bem, e tentou trespassar a sua garra para a plateia quando subiu às bancadas.
"Foi o momento da noite até agora", afirmou Pedro Boucherie Mendes. Em suma, o quarteto dos jurados foi unânime na opinião em relação à segunda prestação de Carolina.

A última actuação deste domingo pertenceu a Carolina Deslandes. Com Jorge Palma, a jovem de 19 anos confessou que já se imaginou a cantar com o cantor, sendo este um sonho seu. "Cara de Anjo Mau", um tema de "Laços de Sangue", foi o escolhido para o dueto. Sentada no palco, a concorrente não se preocupou com a postura ou com os saltos altos. Aproveitou o momento, e fez dele uma grande performance. Com um toque seu, Deslandes superou Sandra Pereira e igualou Martim Vicente no dueto com o músico português.

Nota final: 8

Depois das nove actuações da noite, os concorrentes ficaram a par do veredicto final dos portugueses. Contabilizados os votos, apenas dois finalistas tiveram o passaporte final para Albufeira. Ei-los: Sandra Pereira e Martim Vicente. Assim, Carolina Deslandes acabou por ficar fora do caminho do talent-show da SIC, com 5 mil euros na mão do Santander Totta. Para a semana, há mais!

Até lá!

Sandra e Martim são os finalistas do "Ídolos"




Já foram desvendados os dois finalistas do "Ídolos". Depois de muita tensão, Cláudia Vieira e João Manzarra anunciaram quais os concorrentes que irão animar a passagem de ano dos telespectadores nacionais em Albufeira. Assim, Sandra Pereira e Martim Vicente foram os escolhidos! No próximo dia 31 de Dezembro, ficaremos a saber qual o verdadeiro "Ídolo" de Portugal! Até lá, vote no seu favorito!

De Olho nos Segredos

Boa Noite! Já não há segredos por revelar em Secret Story, mas, ainda assim, por aqui, continuamos De Olho nos Segredos!


E pronto, chegou ao fim a 12ª semana dentro da Casa dos Segredos e, finalmente, foram oito dias de harmonia e boa disposição, apesar de algumas discussões entre Vera e Ivo.


Ainda assim, foi uma semana que eu diria “ideal”. Pela primeira vez no jogo todos os concorrentes estiveram bem uns com os outros e já se nota que não há nomeações. Sinceramente, acredito que se nunca fossem os concorrentes a nomear os restantes, haveria sempre maior harmonia.


Para além de tudo isto, os dois últimos segredos foram decifrados. Sinceramente, creio que o de Ivo não deveria ter sido aceite, uma vez que António não disse a frase correcta, assim como creio que houve alguma “ajuda” da Voz quando retirou apenas metade do dinheiro do pastor, quando Ivo descobriu o segredo. É certo que estava em desvantagem, mas nem se quer deveria ter sido dada a hipótese. Mas o jogo é mesmo assim, não há nada a fazer.


De realçar as excelentes prendas que os concorrentes receberam em época natalícia, que pôs todos num pranto. Para além disso, de elogiar também todo o comportamento hostil entre os concorrentes. E como grande momento da semana, destaco, claro está, a missão da noite de 24 de Dezembro, em que confeccionaram sonhos e filhós para os sem-abrigo!


A poucos dias da final, passemos à análise individual dos quatro finalistas!

António, o actor


Conseguiu esconder o seu segredo por mais de dois meses e meio. Ninguém acharia que tivesse o segredo que tinha, o que prova que conseguiu ser um grande actor. Tem-se mantido sempre o mesmo, apesar de já ter sido muito enganado dentro da casa. Não o considero o melhor jogador e a prova de que não consegue suportar muito bem a tensão é que ainda no domingo disse, dentro da casa, que não que as pessoas pensassem que era um “coitadinho”, quando tudo aquilo que faz vai ao encontro dessa “distinção”. Recebeu um presente um bocadinho “triste”, se assim posso dizer, da sua família.


Ana Isabel, a sobrevivente


Teve uma semana muito boa, provando o quão boa mulher é. Sem nenhuma das pessoas a que esteve sempre ligada dentro da Casa, tornou-se muito amiga, imagine-se, de Ivo. Está também muito próxima de Vera e tudo isso joga a seu favor. Talvez por não ter a pressão das nomeações, soltou-se ainda mais e mostrou a verdadeira Ana Isabel. Recebeu o melhor dos presentes da sua família e mostrou o quão ligada é aos seus pais e avós. Continua a ser a minha favorita, mas duvido que ganhe.



Ivo, o descobre-segredos

Depois de um percurso onde se notabilizou pelas conspirações que fazia, tem estado bastante activo no que à descoberta de segredos diz respeito. Talvez por já não ter a pressão em cima, tornou-se no único concorrente a descobrir mais do que um segredo. Está bastante próximo de Ana Isabel, o que só joga a seu favor. Para além disso, continua no seu “gosta/não gosta” em relação a Vera. A pouco e pouco começa a ser cada vez mais querido para os portugueses. Sinceramente, acredito que ainda se consagrará vencedor de Secret Story.


Vera, a aniversariante


Fez anos esta semana e continua a marcar pela alegria que dá à casa. Embora já não cante tanto, é a Veríssima de sempre! As guerras com Ivo continuam, mas nem por isso há tristeza. Está bastante próxima de Ana Isabel e tudo isso joga a seu favor. A meu ver, recebeu o presente menos bom da parte da família. Sinceramente, esperava mais. Esforçou-se imenso nas missões que lhe foram dadas e teve um aniversário feliz, por aquilo que me pareceu.


E, pronto, está concluída a análise desta semana, não sem antes elogiar a TVI por aquilo que fez nesta gala, levando um familiar de cada concorrente ao confessionário. Já mereciam e foi uma forma de ganharem força para os cinco dias que faltam.

E são mesmo esses cinco dias que restam desta novela “secreta”. E será com um sentimento de perda que verei as próximas semanas, uma vez que o programa pelo qual tanto pesquisei está prestes a chegar ao fim!


Quanto ao De Olho nos Segredos, terá uma edição especial na próxima sexta-feira, com um balanço sobre estes três meses de Secret Story! Não perca!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

América até nós

1. Só esta semana tive a oportunidade de ver Sexo e a Cidade 2, o mais recente episódio cinematográfico da mítica série da HBO. Pois estou convencido de que se tratou, de facto, do último estertor da saga. Sem imaginação e sem rumo, Sexo e a Cidade 2 como que muda sucessivamente de ideias sobre aquilo que pretendia ser (a glorificação do glamour pato-bravo de Abu Dhabi, ao melhor estilo product placement, sucedida da inesperada condenação do modo de vida no emirato, como se os sheiks em causa tivessem de repente fechado a torneira do investimento publicitário, é patética). Carrie, Samantha, Miranda e Charlotte já não têm mais ponta por onde se lhe pegue. Deixemo-las em paz.


2. Podia dizer-se que Cathouse: Catcall, programa com que a mesma HBO está agora a chocar os EUA, é a prova de que o modelo do reality show bateu em definitivo no fundo. Não bateu. Queira-se ou não, a "inventiva" dos produtores de TV ainda há-de trazer-nos algo pior do que uma coisa em que uma série de raparigas são levadas para um bordel, para trabalhar como prostitutas (efectivamente fazendo sexo com clientes) e competir entre si pelo título de melhor prostituta de todas. A única esperança é que os nossos antigos brandos costumes travem a importação de tal objecto. Mas Júlia Pinheiro anda destravada, o que não é bom. E não há-de faltar quem esteja disposto a defender coisas como: "Se dá audiências, é bom".


3. Boa notícia, o facto de o investimento publicitário americano na Internet ultrapassar este ano o da imprensa. Que a publicidade seja capaz de migrar atrás da informação é, bem vistas as coisas, a única coisa que pode salvar a indústria do jornalismo.