10 de setembro de 2010

E "O Escolhido" é...


Mediante o empate entre a Inês Moreira e o Rúben Baía nesta terceira temporada de Os Escolhidos, o júri teve de interferir para se encontrar o verdadeiro vencedor deste concurso. Pedimos assim ao Pedro Esteves, Pedro Vendeira, Sónia Caeiro e Tiago Henriques que dessem o seu parecer sobre que deveria ser "O Escolhido".
Eis os resultados:

Pedro Esteves: Inês Moreira Santos
Pedro Vendeira: Inês Moreira Santos
Sónia Caiero: Inês Moreira Santos
Tiago Henriques: Rúben Baía

A Inês foi assim a Escolhida! Foi ela a vencedora da terceira temporada deste concurso. Agradecemos a todos os que contribuíram para o sucesso destes "Escolhidos".

Até sempre!

Os Escolhidos


Muito boa noite! Após várias semanas, fecha-se hoje o primeiro grande concurso do Televisão-Opinião. Colocar concorrentes em prova a disputar um MP3 foi, de facto, um boa ideia. Poderia ter sido mais desenvolvida, é verdade. No entanto, os mínimos foram assegurados e, acima de tudo, conseguimos que nove interessados em televisão dessem o seu parecer sobre os mais variados temas.

Sabendo nós que este blog prima pela opinião foi, sem dúvida, um prazer ter recebido os comentários semanais do André Costa, César Castro, Inês Moreira, João Carvalho, João Leite, João Rodrigo, Mauro Silva, Rúben Baía e Xavier Pinto.

Uma das mensagens desta terceira temporada de "Os Escolhidos" esteve relacionada com o objectivo da vitória. Obviamente que, estando um prémio final em jogo, qualquer um dos concorrentes o desejava. No entanto, procurámos transmitir que o gosto pela televisão, a vontade de comentar, o parecer que podemos dar sobre a "caixinha mágica", consegue ser mais forte que um simples bem material. Logo, esperemos que, ao terem lutado por ele, não o tenham sempre colocado em primeiro lugar na altura de elaborar um comentário para este concurso. Acima de tudo, desejamos que todos os nove concorrentes tenham gostado de ter participado neste passatempo!


Colocando de lado esta mensagem, interessam agora as votações finais. Neste sentido, aqui ficam as do público, apuradas durante as últimas duas semanas no Televisão-Opinião e TV Universo:


Inês Moreira Santos - 325 votos - 3 pontos
Rúben Baía - 154 votos - 2 pontos
João Rodrigo - 123 votos - 1 ponto


Perante tais resultados, a Inês Moreira parte em vantagem em relação ao Rúben e ao João. No entanto, os jurados têm na decisão de apurar o vencedor deste concurso um peso de 50%. Eis a sua votação sobre os comentários desta semana, à qual é posteriormente adicionada os da sexta-feira anterior:


Rúben Baía - 10 pontos - 3 pontos
Inês Moreira - 9 pontos - 2 pontos
João Rodrigo - 5 pontos - 1 ponto


Somadas as votações dos jurados desta semana, resta acrescentar as da semana passada, que se referiram ao penúltimo comentário deste concurso:


Rúben Baía - 10 + 10 = 20 pontos - 3 pontos
Inês Moreira Santos - 10 + 9 = 19 pontos - 2 pontos
João Rodrigo - 4 + 5 = 9 pontos - 1 ponto


Apuradas as votações do público, e somadas as do júri, ficamos assim com o seguinte resultado final:


Inês Moreira - 3 + 2 = 5 pontos
Rúben Baía - 3 + 2 = 5 pontos
João Rodrigo - 1 + 1 = 2 pontos


Como podemos ver, existe um empate entre a Inês e o Rúben. A única certeza nesta última edição de Os Escolhidos é o terceiro lugar do concorrente João Rodrigo.

Como iremos proceder, pergunta o leitor? Daqui a uma hora, ficará saber de tudo! O júri irá apurar quem merece ser o vencedor de Os Escolhidos, tendo em conta todos os comentários da Inês e do Rúben até agora! Não perca, às 22:00!

Rentrée política no "Jornal da Noite"


Mais uma arma bem guardada da SIC é agora revelada! Na segunda-feira, dia de estreias do canal, irá ser exibido um debate que integrará Passos Coelho, Paulo Portas, Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã, os quatro líderes de quatros dos principais partidos políticos portugueses.
Este encontro vai ser realizado no Jornal da Noite, a partir das 20:00.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, saiba qual o vencedor de Os Escolhidos!

Simples e brilhante

6 Biliões como Tu (RTP2, vários horários) tem um defeito irritante: ao contrário do que pensam os tradutores da RTP - e do que pensará a própria estação -, a expressão six billion (de Six Billion Others, título original em inglês) não é traduzível por "seis biliões", mas por "seis mil milhões". Segundo a RTP, pois, o mundo não teria cerca de seis mil milhões de habitantes, como tem, mas mil vezes isso, o que, a ser verdade, tornaria urgente a colonização de todos os planetas do sistema solar (inclusive Plutão, resgatado in extremis à modesta cintura de Kuiper).


De resto, porém, são só quase vantagens. Eu, como espectador, não me importaria de ver, junto a cada entrevistado, uma pequena ficha, incluindo nome, idade e (talvez) profissão. Mas percebo a ideia de Yann Arthus-Bertrand, o autor e realizador do projecto: indicar dados desse tipo já seria fechar o ângulo, condicionando-nos a identificarmo--nos mais com esta ou com aquela visão do mundo, apenas porque se trata de um tipo da nossa idade, do nosso ramo de actividade ou até com o mesmo nome que nós - e a ideia, ali, é a universidade (ou aquilo que, nos quatro cantos do mundo, serve de rebuscada caixa de ressonância aos nossos próprios anseios e às nossas próprias angústias).


Os meios, técnicos e humanos, são poucochíssimos: uma câmara e um cenário neutro, um tradutor para legendar as entrevistas e, finalmente, um editor com uma mesa de montagem. As perguntas são tão simples como isto: "Qual foi a coisa mais bela que já lhe aconteceu na vida?", "É feliz?", "Qual é o seu maior sonho?" ou "O que é a felicidade?". Anónimos do mundo inteiro respondem a essas perguntas. É simples - e é brilhante.


Esta noite


... saiba qual o vencedor de Os Escolhidos. Às 21:00, vai ser entregue o prémio final a um dos três finalistas!

TVI cria página oficial no “Facebook”

tvilogo


Depois de SIC e RTP o terem feito há já algum tempo, a estação de Queluz de Baixo aderiu, finalmente, a uma das redes sociais mais populares do momento. Foi ontem, às 17h47 que se iniciou uma “nova etapa” no marketing da TVI.


Com esta novidade, os fiéis seguidores do canal da MediaCapital poderão passar a acompanhar algumas das novidades a partir do Facebook. É de esperar que, dentro em breve, vários programas da estação ganhem também uma página oficial, sendo que, até agora, apenas Morangos com Açúcar VIII e o programa Vamos à Bola estão presentes, activamente por essas bandas.


Para aderir, clique aqui

Fala-se! 10/09/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao último Fala-se! desta semana!


José Pedro Vasconcelos


Afastado dos ecrãs desde que gravou Portugal de Olhos em Bico, para a TVI, o actor e apresentador tem outro motivo para sorrir. É que a sua namorada, Mariana Roxo, está grávida!

Quem o garante são as edições desta semana das revistas LUX e TV Guia. Ainda assim, José Pedro Vasconcelos não quis fazer qualquer tipo de comentários, dizendo apenas à publicação do grupo MediaCapital: “Não confirmo, nem desminto”.



Vera Kolodzig e Diogo Amaral


Embora continuem sem confirmar o namoro, é cada vez mais certo que os protagonistas de Espírito Indomável estão enamorados. E a paixão é já tão grande que, segundo a Nova Gente, Vera Kolodzig e Diogo Amaral já vivem juntos, tal como amigos da jovem confirmaram.


Ao que parece a da história de horário nobre da TVI mudou-se de armas e bagagens para a casa do namorado, em Lisboa, há pouco mais de uma semana.


Quiosque: Nova Gente, TV Guia, Lux

Alcides Vieira acredita no sucesso de Conceição Lino


O director de informação da estação de Carnaxide é um dos entrevistados da edição desta semana da revista Correio TV. Entre muitos dos temas em análise, Alcides Vieira falou um pouco sobre a nova apresentadora do programa da tarde do canal.


Ao que parece, a ideia despontou numa reunião conjunta entre a direcção de programas e a de informação com o director-geral, Luís Marques. “Surgiu depois de algumas conversas… foi uma ideia que aplaudi e incentivei desde o início. O programa que ela vai fazer incorpora um conjunto de áreas que ela tem acompanhado ao longo da sua carreira. O Nós por Cá acaba por ser transposto para o novo programa. Depois, conhecendo a Conceição Lino, percebo que tem capacidade, perfil e qualificações para fazer aquele programa”, confessou Alcides Vieira.


Tudo isto poderá ser comprovado já a partir de segunda-feira, quando a primeira emissão de Boa Tarde for para o ar. A não perder!


Quiosque: Correio TV

João Manzarra em “Lua Vermelha”

idolosvampiros


É um dos segredos mais bem guardados da trama da SIC, mas é desvendado, em primeira mão, pela edição desta semana da Telenovelas: o apresentador de Ídolos vai fazer uma participação especial em Lua Vermelha!


João Manzarra será um vampiro que todos tratam por “Mais Antigo”. A comunidade deve-lhe obediência total e é ele o mais poderoso. Ainda assim, esta personagem só deverá aparecer na recta final, não se sabendo ainda em que contexto.


Convidado pela referida publicação a fazer um comentário à prestação do apresentador, Rui Porto Nunes foi peremptório: “O João deu um bom vampiro. Acho que ele não tem formação mas mostrou-se muito à vontade! Tem carisma, é engraçado e está sempre disponível o que é essencial nesta profissão”, revelou o intérprete de Afonso.


Quiosque: Telenovelas

“Acredito nas minhas capacidades”, diz Nuno Santos


nuno_santos

A pouco tempo de estrear as suas apostas para Setembro, o director de programas dá uma entrevista exclusiva à edição desta semana da Notícias TV. Uma conversa franca em que Nuno Santos falou um pouco sobre diversos temas.


Muito se falou sobre os tempos em que estava na RTP, mas, na actualidade, o jornalista é feliz na SIC, até porque voltaria a aceitar o convite feito por Francisco Pinto Balsemão: “Ainda recentemente, na conferencia sobre televisão, o Dr. Balsemão citou Paul Valéry e eu faço minhas as suas palavras: ‘O problema dos nossos tempos é que o futuro já não é o que era.’ Nós tomamos sempre as decisões num determinado momento e contexto. Mudar e tornar a SIC mais competitiva era em 2008 o maior desafio do mercado. Continua a ser em 2010 o melhor e mais estimulante desafio do mercado”, começou por dizer, confessando em seguida que está confiante de que este desafio ainda pode ser ganho: “Não (tem dúvidas). Sobre isso não tenho. Acredito nas minhas capacidades e no quadro envolvente”,explicou.


É já no domingo que arranca a nova temporada de Ídolos e, no dia seguinte, quatro novos formatos estarão em antena. Sobre esses dias, Nuno Santos mantém a esperança: “Espero que esses dias nos corram bem. Estamos a prepará-los para que sejam mais fortes em termos de oferta, estamos a comunicá-los em várias frentes, de maneira muito assertiva, mas respeito o veredicto dos espectadores. Ninguém tem aqui uma varinha mágica. Eu não tenho uma varinha mágica. O que sei é que o Ídolos será um bom programa de televisão: forte, muito bem produzido, com boas histórias e bons talentos. O que sei é que a nossa novela (Laços de Sangue), que estamos a fazer com a SP e a Globo, é melhor do que os produtos anteriores. O que sei é que o programa da tarde marca uma diferença grande em relação à concorrência. Agora, repito, nem eu estou dentro da cabeça das pessoas nem os nossos concorrentes estão parados”, até porque, na visão do director de programas, tanto a RTP como a TVI “estão muito preocupados” com a SIC.


Como não podia deixar de ser, o assunto Fátima Lopes voltou a ser falado. Embora não queira alongar-se muito, o marido de Andreia Vale foi directo: “É passado. As coisas são o que são. Acho que a Fátima fez uma má opção, mas cá estaremos para ver”, começou por dizer, acrescentando: “É a minha perspectiva. O tempo responderá a esta questão. Para nós a questão Fátima Lopes pertence ao passado. O que interessa é discutir os conteúdos para a frente, com as pessoas que estão na SIC e que querem estar na SIC”, atirou.


E, já que se falou em mudanças de estação, Nuno Santos deixou o aviso: “genericamente, ao longo dos últimos anos, houve várias pessoas que melhoraram as suas condições laborais com a ideia de que estavam a ser desafiadas pelos canais da concorrência”, frisou, dizendo ainda que “não” tentou contratar Manuel Luís Goucha e que “não falou com Júlia Pinheiro”. Já com Cristina Ferreira, a situação foi diferente: “Conversámos com a Cristina. É o único caso com quem conversámos. Com uma ideia concreta em cima da mesa. E ela ficou em reflexão durante vários dias”.

O director de programas da SIC falou ainda sobre a nova colega, Gabriela Sobral: “A Gabriela vem trazer experiência, know how, muito conhecimento do mercado. É alguém que soma ao talento da SIC”, afirmou.


Ainda antes de terminar, uma curta resposta a uma crítica de André Cerqueira, que arrasou com Passione, recentemente: “a média de Passione é de 22%. Ela fez num dia 14%. Se alguém quer fazer este jogo dos números convém fazê-lo com rigor. Se não é manipulação. Se as pessoas virem as audiências todos os dias e as estudarem enquanto fenómeno global, talvez seja melhor”, explicou.


Em jeito de conclusão, Nuno Santos deixou em aberto a hipótese de José Eduardo Moniz poder estar de regresso aos ecrãs, dentro em breve, ao dizer que “talvez tenhamos surpresas em breve”, quando confrontado com esta possibilidade, até porque, na sua óptica ele “é uma pessoa com qualidades indiscutíveis. Mas ele fez uma opção que é a de estar fora neste momento. Mas tem estado atento.”, concluiu.


Quiosque: Notícias TV

Revista de Imprensa 10/09/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à ultima Revista de Imprensa desta semana!


Sara Butler e Luís Simões vivem romance em “Malmequer”




Com as gravações a decorrerem há já algum tempo, a cada dia que passa a imprensa vai contando novos pormenores sobre a trama de Rui Vilhena.

É a revista Mariana desta semana que revela um pouco da acção do Romeu e Julieta de Malmequer. Ana, vivida por Sara Butler, é uma rapariga simples, filha de Alice (Maria João Luís) e Belmiro (Nuno Homem de Sá), que vive com algumas dificuldades financeiras. Já Guilherme, interpretado por Luís Simões, é o filho de um jornalista muito conhecido, José Carlos Faria (João Perry).


Embora provenham de classes sociais quase que opostas, os dois jovens vão viver um amor conflituoso, uma vez que nenhuma das famílias os apoia. É precisamente através destas duas personagens que será abordado um dos temas fortes da trama: os conflitos sociais e as diferenças de classes.

Imagens que prometem ajudar a captar ainda mais telespectadores! Dentro em breve, na TVI.


Hernâni Carvalho diariamente no “Companhia das Manhãs”



É já na próxima segunda-feira que arranca um reformulado programa matutino na estação de Carnaxide. Entre as várias novidades, está o facto de o criminalista passar a ser presença diária. E com duas rubricas diferentes, tal como revela a edição desta semana da revista TV Mais.


Assim, às segundas, quartas e sextas-feiras, Hernâni Carvalho vai “ter tudo o que ofenda a dignidade das pessoas” com Registo Criminal. Já às terças e quintas-feiras, é a vez de dar a cara por Temos Pena, em que serão denunciadas situações paradoxais no campo da Justiça.


Este será apenas o inicio de Hernâni Carvalho na sua nova estação, até porque, dentro em breve, apresentará um outro programa, cuja temática central se centra em temas fortes e delicados relacionados com o crime.


CITAÇÃO DO DIA:


“Não persigo ninguém. Pura e simplesmente faço jornalismo”


Manuela Moura Guedes



Destaque do dia:


Hoje à noite, pelas 00h30, não perca mais uma edição de 5 Para a Meia Noite, apresentado por Luís Filipe Borges. Hoje no sofá, o talentoso comunicador terá como convidada a conhecida comentadora de Você na TV! Lili Caneças!



Quiosque: Mariana, TV Mais

Para lá das 24

Boa Noite! Seja bem-vindo ao penúltimo Para lá das 24!


Sete meses depois, o Ídolos está de volta aos ecrãs de Carnaxide. Muitas foram as semanas que se passaram desde que Filipe Pinto foi coroado o novo Ídolo de Portugal. E o que traz esta quarta temporada de novo? Hum, pelo que parece, muito pouco.


Há uns tempos, aqui escrevi que não fazia qualquer sentido a SIC voltar a apostar no talent-show num curto espaço de tempo. Hoje, e enquanto não vejo o primeiro episódio, continuo com a mesma ideia, todavia, tenho uma vaga impressão de que não havia outra solução para Nuno Santos. E, desta perspectiva, acaba por se tornar na melhor opção.


Domingo, será o primeiro dia de uma nova SIC. E o Ídolos marcará essa situação. Ainda assim, será que o sucesso será igual ao da terceira temporada? Tenho muitas dúvidas. Para já, na fase de castings, os resultados deverão ser animadores, mas, após o inicio das galas em directo tudo mudará. Até porque aí já haverá a concorrência de Secret Story, na TVI.


Conseguirão então Cláudia Vieira e João Manzarra voltar a levar a melhor sobre Júlia Pinheiro, agora sem Manuel Luís Goucha? No passado, eu próprio duvidei que a versão portuguesa de American Idol vencesse Uma Canção Para ti, e quem sabe agora Ídolos não consegue evidenciar-se?


Todas as dúvidas serão desfeitas dentro em breve, quando os dois formatos se confrontarem. Até lá, haverá telenovelas e Dá-me Música na RTP.