18 de janeiro de 2010

Frente a Frente

Boa noite. O Frente a Frente desta semana faz-se entre dois canais por cabo. Fox Life e MTV estão em debate!

É na FOX Life que encontro as melhores séries. Começando pela Anatomia de Grey, Clínica Privada, passando por Betty Feia e ainda American Idol, existe um elemento que predomina: qualidade.
Este canal temático da FOX é, para mim, aquele que melhor se adequa aos espectadores. Apesar de todos os seus conteúdos se basearem no drama, comédia ou romance, ficando para trás a acção, quando vemos a FOX Life temos uma certeza: durante os 45 minuros de exibição de cada série, vamos passar um bom serão.
SO You Think You Can Dance, 90210, e a recem estreada Glee, são produções que nos agarram ao ecrã, e que agradam principalmente aos que não são tão aventureiros, ou que, pelo menos, procuram um género de série diferente da de acção.

Em termos de audiências, a FOX Life está constantemente entre os dez canais do cabo mais vistos do dia, e algumas vezes chega a ultrapassar a própria FOX.
Para mim, e a par dos quatro canais temáticos da SIC, é aquele que mais me capta a atenção. Séries com qualidade, respeito pelo espectador e uma boa imagem, são os elementos chave para o sucesso da FOX Life.

Quando me perguntam por algum canal do universo cabo, aquele que me vem à mente é sem dúvida a MTV Portugal. Apesar de não estar sempre a vê.lo, uma vez que actualmente não tenho tido muita disponibilidade, sempre que posso dou uma "espreitadela". Talvez por ser um canal bastante dedicado à música e em que também há espaço para a música portuguesa, não esquecendo as séries e reality-shows que também constituem a sua grelha de programas.

Um dos programas que não perdia era America's Most Smartest Model. Talvez por estar relacionado com outra área de que também gosto, a moda. É habitual dar por mim a ver The Hils ou The Citty. Também gosto de Pimp My Ride, Made, Real World vs Road Rules ou Skins, mas sem dúvidas que um dos meus programas favoritos é a Hit List Portugal. É com este espaço que fico a par das novidades musicais do momento e que vejo os vídeos dos meus temas favoritos. É também através da HLP que se percebe um dos lemas da MTV, a interacção com o público, que é convidado a votar através do site do canal. Uma ideia bastante boa, no meu entender.

Também sou um grande fã das Crispy News, que trazem até nós o melhor que o mundo dos famosos tem. Há ainda outro factor que é um dos causadores de tamanho sucesso desta estação televisiva: a proximidade com o público jovem. A MTV trata o seu público por TU e é disso que os jovens gostam, do sentimento de proximidade, de estarem no mesmo patamar. Este canal consegue isso e se o consegue é exactamente por mérito próprio. Eu? Eu vejo MTV.
Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Alexandra Lencastre/Margarida Marinho:

Margarida Marinho, por Diogo Santos - 56%
Alexandra Lencastre, por Tiago Henriques - 44%
Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Fecho

O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, fique com o Frente a Frente desta semana.

Prestígio e trabalho

A apresentação de Miguel Sousa Tavares como reforço da SIC é uma boa notícia para a estação, para os telespectadores e para a televisão em geral. Tanto na RTP como na própria SIC, onde trabalhou antes de dedicar-se à escrita (e depois ao comentário), Sousa Tavares foi sempre competente, assertivo sem se deixar cegar, comprometido sem se esquecer de que o interesse público está primeiro do que a conquista de audiências. Tanto quanto se pode perceber pelo que foi avançado, ainda não existe um modelo para a sua colaboração. Mas sabe-se que ela será intensa (o que é bom), que poderá passar pelo comentário (o que é melhor ainda) e que poderá mesmo incluir o jornalismo (o que seria excelente).

Mas há uma diferença entre o Miguel Sousa Tavares activo, chamando a si tanto a coordenação como a execução de formatos, e o Miguel Sousa Tavares "de prestígio", vivendo do empréstimo do seu nome a projectos mais ou menos conseguidos, mas sem pôr a mão na massa. Disso tem Sousa Tavares vivido, em parte, nos últimos tempos. O que é legítimo, diga-se. Quem possui o valor de mercado dele tem inscritas na pré-história palavras como trabalho, rigor e transversalidade. Mas não deixará de ser um desperdício, estando Miguel declaradamente disponível para a acção, vê-lo reduzido ao papel de padrinho, mesmo que de uma estação inteira.

Uma entrevista semanal - eis o que seria especialmente enriquecedor para os telespectadores. Sim, a SIC tem Ana Lourenço. Sim, a SIC tem Mário Crespo. Mas a SIC não tem Judite de Sousa - e Sousa Tavares, sendo também essas coisas, podia, definitivamente, ser esse rosto "de Estado" que falta em Carnaxide.

Hoje às 21:00


Outras audiências


O dia de ontem foi ganho pela SIC. A estação de Carnaxide chegou aos 30,2% de share. A TVI ficou-se pelos 27%, e a RTP1, muito longe, pelos 19,9%.
Depois do top5, que já foi analisado pelo Tiago, compete-me a mim, destacar os restantes programas que mais audiência tiveram no dia de ontem.
O sexto programa mais visto foi o Fama Show, com mais 37,9% de share. O segundo episódio de Investigação Criminal LA foi o oitavo com maior audiência deste domingo. Obteve 10% de rating e 44,4% de share.
No acesso ao horário nobre, a TVI venceu. O filme transmitido pela estação de Queluz de Baixo, Fora do Alcance, chegou aos 10,1% de audiência média e aos 29 pontos. A repetição do especial de Jogo Duplo, foi o décimo quinto programa mais visto do dia, com 8,3% de rating e 23,7% de share. A SIC ficou em terceiro, uma vez que o seu filme, Golo 2: Vive o Sonho, se ficou pelos pelos 8% de audiência média e 23,2% de share.
Em termos de noticiários, falta referir a prestação do Jornal Nacional. Apesar de ter tido a herança maior, a informação da TVI, acabou por ficar em último lugar com 9,8% de audiência média e 24,7% de share.
No horário nobre, de destacar a prestação de Perfeito Coração. A novela da SIC chegou aos 24,1% de share.
Na RTP1, o espaço de opinião de Marcelo Rebelo de Sousa já fez melhor. Ontem ficou-se pelos 8,9% de rating e 22,3% de share. Conta-me como Foi, não foi além dos 16 pontos.

Revista de Imprensa 18/10/2010

Bom dia! São 10 horas e está na hora da primeira Revista de Imprensa desta semana.

Elenco de nova telenovela de Rui Vilhena começa a compor-se
Apesar de as gravações de "Bem me Quer, Mal me Quer" só começarem em Junho, a nova telenovela de Rui Vilhena começa a ter confirmações de actores no seu elenco. A protagonista será Fernanda Serrano. Rita Salema será uma das vilãs. São José Correia também fará parte da trama, no entanto ainda não se sabem pormenores sobre a sua personagem. A par destas actrizes, também Marco Delgado, Pedro Granger, Joaquim Horta, Pedro Lamares e Paula Neves deverão constar do elenco da história, bem como vários actores de "Deixa Que Te Leve" e "Sentimentos".

"O Cubo" está a chegar à RTP1
Adaptado do original inglês “The Cure”, “O Cubo” deverá ser o substituto de “Jogo Duplo”, apesar de poder ser apenas semanal. Este formato visa testar as capacidades, os nervos e a determinação de quem decide ficar fechado numa caixa de vidro, no meio de um enorme estúdio televisivo. À semelhança de um jogo de computador, os concorrentes começam com nove vidas, que vão perdendo ao não concluírem com sucesso cada prova, que inclui jogos que mostram a perícia e a agilidade num ambiente de grande pressão e ansiedade. São sete as etapas para o concorrente conseguir levar para casa o jackpot e à medida que ultrapassam os desafios acumulam dinheiro. Ainda não é conhecido o apresentador, mas esse cargo deverá ser de Jorge Gabriel. Todavia, ainda são poucos os pormenores da versão portuguesa.

Constança Cunha e Sá substitui Miguel Sousa Tavares
Depois da mudança do escritor para o canal de Carnaxide, a direcção de programas decidiu arranjar-lhe um substituto, ou melhor, uma substituta. Trata-se de Constança Cunha e Sá, que será a comentadora das quintas-feiras, tal como o seu antecessor. Todavia, a editora de política do canal de Queluz de Baixo fará um comentário exclusivamente sobre a política nacional, não o estendendo a outros temas da actualidade. A par de tudo isto, Constança Cunha e Sá voltará a apresentar um programa de entrevistas na estação generalista, ainda que com periodicidade irregular.


CITAÇÃO DO DIA

"Não podemos ser primeiros todos os dias"

A frase de hoje é da autoria de Bernardo Bairrão







Fala-se de: Tânia Ribas de Oliveira
A apresentadora quer que este seja um ano inesquecível na sua vida e o grande acontecimento de 2010 poderá ser a sua gravidez, que deixaria a companheira de João Baião muito feliz. Todavia, para não criar falsas polémicas fez questão de deixar claro que ainda não está grávida, no entanto disse: "Nunca se sabe se não será mais breve do que aquilo que se pensa".

Fontes: 24 Horas, TV Guia, Notícias TV

Audimetria 17/01/2010


Bom dia! Ainda não estão disponíveis os resultados de cada uma das estações, mas já são conhecidos os cinco programas mais vistos de ontem.

Nas duas primeiras posições estão "Meu Amor" e "Deixa Que Te Leve", com mais de 38% de share cada uma. "Ídolos" ficou em terceiro, com 12.3% de rating e 39.9% de share. A partir das 22 horas os programas da RTP devem ter feito resultados muito baixos.

O campeonato das notícias foi ganho pela SIC, uma vez que o "Jornal da Noite" conseguiu 11.8% de rating e 29.6% de share. Segue-se o "Telejornal" com menos 0.1% de rating e com o mesmo resultado de share.

Mais resultados logo que possível
Fonte: Mediamonitor