17 de julho de 2010

Audimetria Semanal


Boa noite e bem-vindo a mais uma edição da Audimetria Semanal, a rúbrica do Televisão-Opinião e do TV Universo com a análise da semana audiométrica na televisão nacional.

Resumo da Semana

Nesta semana a RTP evidenciou-se, pelos melhores motivos. Logo no início da semana a transmissão da final do Campeonato do Mundo de Futebol garantiu bons resultados ao canal público que terminou em grande as transmissões desta competição.
Já durante a semana o destaque foi para o regresso de Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão que conseguiu fazer tremer Espírito Indomável, fixando-se em 2º lugar no horário das 21h, mesmo em concorrência directa com Lua Vermelha que desde esta semana também ocupou aquele horário na SIC.
Já durante o dia o regresso de Verão Total também foi feliz. As edições matinais, principalmente, conseguiram bons resultados chegando mesmo a liderar no horário 10-13h!


Estrela em Ascenção

Depois da Vida - O regresso deste controverso programa está a trazer grandes alegrias a Queluz de Baixo. Agora com Iva Domingues na apresentação, o programa centrado na medium Anne Germain conseguiu na passada noite de sexta-feira um óptimo resultado: 44,1% de share. Dados suficientes para provar que Depois da Vida resulta, ainda para mais com a competentíssima Iva Domingues na condução do mesmo.



Pior da semana

Apesar de ter recebido quatro nomeações na quinquagésima edição do Festival de Monte Carlo, Cidade Despida não tem conseguido atingir bons resultados em terras de Camões. Até os actores, que foram destingidos com a possibilidade de levar para casa um galardão, parecem não chegar ao público da estação pública. Os 14% de share que a série obteve na última sexta-feira, não contando com outros resultados à volta dos 12%, justificam essa longínqua relação entre produção-telespectadores. Já se sabe que nem todas as apostas da RTP1 ao nível da ficção obtém boas audiências. Mas, que me lembre, Conta-me Como Foi ou Pai à Força, andavam na casa dos 18 - 22 pontos.
E porque não, a direcção de programas do primeiro canal passar Cidade Despida para as 19h00 de domingo? Como podemos verificar com Um Lugar Para Viver, as coisas correm melhor..


O melhor de cada canal

RTP1 - Telejornal - Mesmo com o tempo quente de Verão, o principal informativo da televisão pública continua a ser o preferido dos portugueses. Nesta semana liderou praticamente todos os dias, deixando principalmente o Jornal Nacional da TVI bem longe. Estes bons resultados acabaram por também influenciar o sucesso do Quem Quer Ser Milionário de Malato e não deixam dúvidas que a RTP vê na informação um dos seus maiores trunfos.

SIC - E-Especial - O magazine apresentado por Ricardo Pereira e Sofia Cerveira está a voltar às antigas glórias. Sempre com um bom lead-in do Primeiro Jornal e Alta Definição, o E-Especial do último sábado não desiludiu. Com 6,3% de rating e 33,2% de share, o programa de fim-de-semana da SIC conseguiu superar a concorrência. Enquanto Portugal de Olhos em Bico se ficou pelos 3,8% de audiência média e 18,7% de share, Top+ saiu-se melhor com 4,9% de rating e 25 pontos. Boas notícias para Carnaxide, portanto.

TVI - Meu Amor - Desde há algumas semanas com uma concorrência mais competente (leia-se, Aqui Não Há Quem Viva) a novela protagonizada por Rita Pereira e Alexandra Lencastre mantém a sua hegemonia às 23h. Sempre bem perto dos 40% de share e acima das fasquia de 1 milhão de espectadores, esta novela continua a ser um sucesso independentemente do horário em que já foi exibida desde a sua estreia. Mais um trunfo, no meio de tantos, para Queluz de Baixo neste Verão!

Expectativas

A próxima semana será mais atípica quanto a novidades na televisão. Com uma programação mais "normal" a generalistas não irão fugir muito à regra quanto aos seus resultados.
Com uma SIC cada vez menos competitiva, as lutas que se podem esperar serão na maioria dos horários entre a RTP e TVI, levando a estação de Queluz uma ligeira vantagem.
No horário nobre Quem Quer Ser Milionário vai continuar a dar cartas, garantindo um seguro segundo lugar à RTP e "mordendo" os calcanhares de Espírito Indomável de uma forma substancialmente forte...

Até para a semana!

Fecho


Boa noite. Hoje, em fecho, trazemos-lhe mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
E porque é sábado não perca às 21h mais uma edição da Audimetria Semanal!

Pedido de Clemência

Todos os dias, em algum jornal ou revista, o lemos: a SIC não tem dinheiro. A informação, ainda que dissimulada, vem fazendo parte da estratégia de comunicação do canal, que, como é compreensível, se sente na necessidade de justificar a persistente derrota nas audiências para a TVI (o tempo todo) e mesmo para a RTP (ciclicamente). E tem feito parte também, aliás, da avaliação do panorama televisivo actual feita pelo próprio Nuno Santos, para o qual, naturalmente, números destes comportam sempre o risco de serem entendidos como uma derrota pessoal.

Vem agora o director da SIC "ameaçar" a continuação da guerra das transferências, depois de, em resposta à perda de Fátima Lopes para Queluz, não ter conseguido roubar para Carnaxide mais ninguém senão a produtora Gabriela Sobral, deve ser entendido mais como um pedido de clemência do que como uma ameaça. O mais provável é que o maior desejo de Nuno Santos seja simplesmente não perder mais ninguém. Até porque sabe que a saída de novas estrelas não só poderia deixá-lo mais longe ainda da TVI como, inclusive, em grandes dificuldades na luta com a RTP pelo segundo lugar.

O que isto tem de trágico é que, sendo agora talvez menos coerente (porque tem disparado em muitas direcções num claro esforço de encontrar uma linha ao mesmo tempo distintiva e de sucesso), a SIC é, ainda, no geral, um melhor canal de televisão do que a TVI. e que, se a corda continuar a apertar, Nuno Santos não terá outra alternativa senão abrejeirar em definitivo a sua programação. Restar-nos-á então o quê, no que diz respeito a televisão privada de qualidade?



Desde os tempos da pré-história que ela está presente na vida do Homem

Esclarecimento - Votações de "Os Escolhidos"


Devido a um erro técnico detectado apenas há poucos minutos, o concorrente Xavier Pinto não estava contemplado na barra lateral da nossa página afim de apurar as votações para a edição de ontem do concurso "Os Escolhidos".
Desta forma, a partir de agora as votações recomeçarão do zero para todos os concorrentes e terminam na próxima sexta-feira!

As nossas desculpas

Protagonistas contra "Lua Vermelha 2"


Terminadas as gravações da série da SIC, Lua Vermelha, que agora é transmitida durante a semana em horário nobre, os protagonistas não estão interessados em participar numa possível segunda série desta história de amor entre uma humana e um vampiro.

"Não gostava de fazer. A série foi onde tinha de ir, teve princípio, meio e fim. Foi tudo bem explorado, com conta, peso e medida", afirmou Rui Porto Nunes que nas últimas semanas tem feito trabalhos no campo da publicidade e em curtas-metragens.
Mafalda Luís de Castro partilha da mesma opinião do seu parceiro na ficção: "É preferivel não se fazer uma segunda série. Não faria sentido. Foi bom enquanto durou, mas ainda bem que teve um fim, não faz sentido prolongar a história", remata a actriz que se prepara para começar a gravar a nova novela da TVI, Malmequer.
.
Quiosque: Notícias TV

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte


Quim e Helena fazem amor



Perante o escândalo armado por Patrícia ao ver Quim e Helena aos beijos, o taxista e a estilista decidem assumir, de vez, o amor que os une. O rapaz sai da mansão, regressa ao bairro que o viu nascer e logo pensa numa forma de surpreender a amada. Camila ajuda o irmão na difícil tarefa. Assim, os dois montam uma tenda dentro da praça de Táxis, ao melhor estilo das mil e uma noites.


Quando leva Helena até lá, o filho de Lurdes refere que, como não pode levá-la a conhecer o mundo, trouxe até ela o mundo deles, um universo mágico. A estilista fica embevecida. Depois, o casal fica à conversa, planeando o futuro. Entre beijos e copos de champanhe, Quim e Helena beijam-se e acabam mesmo por fazer amor naquele ambiente encantado.


Enquanto isto, na mansão, a vilã deita fora todas as garrafas de álcool, prometendo nunca mais tocar numa gota de bebida. Todavia, se o uísque se afasta da sua vida, o desejo de vingança não poderá ser o mesmo. Patrícia começa, então, a pensar um novo plano para destruir o ex-marido e a rival.


Hélio alia-se a Jaguar




Liderados por Máximo, os vampiros prosseguem os seus planos para destruírem a localização do laboratório da Luz Eterna e aniquilarem o núcleo que se instalou em Sintra.


Com esse objectivo, Henrique procura Hélio e conta-lhe ter descoberto que foi Gustavo quem divulgou a fotografia em que ele aparece seminu, exibindo a mensagem que os vampiros lhe deixaram nas costas. O rapaz fica furioso e, depois de verificar a veracidade da informação, consultando as fotos no telemóvel do líder da equipa de râguebi, dá-lhe um murro na cara.


Ao ver o nariz do colega a sangrar, o vampiro sente sérias dificuldades em controlar o impulso e desejo de o atacar. A custo, acaba por conseguir acalmar-se e apressa-se a afastar-se, levando Hélio consigo. Ao perceber que este foi expulso da Luz Eterna, por causa do que fez Gustavo, Henrique não esconde a desilusão. Já a sós com Afonso, alerta-o para o facto de que vão ter de mudar de estratégia para conseguirem desmantelar a célula da organização que actua em Sintra e encontrar o laboratório. Este reconhece que voltaram à estaca zero.


Enquanto os vampiros traçam o novo plano para atingir a Luz Eterna, Hélio recebe uma mensagem do mítico Jaguar, que quer encontrar-se com ele. O rapaz fica extasiado por poder estar com o seu ídolo. Mais tarde, dirige-se ao local combinado, onde o caça vampiros lhe propõe tornar-se seu ajudante na caça aos vampiros. Orgulhoso, Hélio aceita o convite.


CURTAS:


Em Espírito Indomável, quando Simão visita Coruche para saber o motivo pelo qual Beatriz lhe deixou de dar dinheiro, Cláudia descobre um parceiro para o futuro. Os dois aliam-se para ganharem muito dinheiro.


Em Mar de Paixão, Elsa acaba por convencer-se de que Martinho se tornou melhor pessoa e que quer estar presente no nascimento. Os dois reconciliam-se e a jovem vai viver com o antigo namorado. No entanto, ele continua a enganá-la.


Em Passione, Mauro abre mão do amor de Diana para afastar Fred definitivamente da família Gouveia e pede Melina em casamento. Ela fica surpreendida, mas aceita.


Quiosque: ANA, Telenovelas, TV Guia, TV Mais

Ricardo Carriço em "Caminho da Felicidade"


Ricardo Carriço está de regresso à televisão com um novo projecto. Quem o garantiu foi o próprio actor: "Estou a preparar uma nova novela que vai para o ar brevemente e não é a de Rui Vilhena"

E a verdade é que esta novela que Ricardo fala é mesmo Caminho da Felicidade, a nova aposta da SIC em parceria com a TV Globo. Segundo a Notícias TV desta semana, o actor vai mesmo integrar a nova novela de Carnaxide que tem estreia marcada já para Setembro.
Face a isto, o actor não desmente garantindo que está expectante com este novo desafio: "Já tive as primeiras reuniões sobre os ensaios e confesso que estou a gostar bastante. Estou francamente curioso para ver o resultado final", salientou.
.
Quiosque: Notícias TV

Jorge Gabriel apoia Fátima Lopes


A “transferência do ano” continua a dar que falar e é de esperar que tal situação se prolongue por muito mais tempo. Esta semana, a Notícias TV chegou à fala com uma das mais conhecidas caras da RTP que chegou a trabalhar durante muito tempo com a agora estrela TVI.


Como não podia deixar de ser, Jorge Gabriel, que há uns anos trocou a SIC pela estação pública defendeu a colega: “conhecendo a Fátima, a sua necessidade constante de inovar e o facto de ser uma mulher profissionalmente insaciável, eu achava que mais dia menos dia ia acontecer”, começou por dizer.


Segundo o parceiro de Sónia Araújo esta atitude de Fátima Lopes prende-se com o facto de a apresentadora “já não ser a primeira escolha”: “A Fátima não tinha um projecto em prime-time há muitos anos, nas grandes ocasiões ela já não era a escolhida para ser apresentadora, já não estava nos projectos de maior relevo da estação. Também já tinha demonstrado insatisfação com o programa da manhã e o da tarde não tinha atingido o que ela pretendia. Era natural que procurasse algo melhor. Fez bem”, confessou.


A referida publicação questionou ainda Jorge Gabriel sobre uma eventual saída da RTP, negada prontamente: “Estou muito bem, renovei o contrato ainda no final do ano passado e na RTP sou muito bem tratado. Não tenho motivo para mudar de estação”, concluiu.

Fátima Lopes confessa-se à LUX


Embora tenha concedido uma entrevista à edição da passada sexta-feira do Correio da Manhã, o certo é que a primeira entrevista da apresentadora à imprensa, após a mudança para a TVI foi feita pela revista LUX, que a publica esta semana.

Numa conversa sincera, Fátima Lopes falou de tudo um pouco, desde o inicio do namoro com a estação de Queluz de Baixo até aos motivos que a levaram a mudar. Segundo a apresentadora, um dos principais motivos que a levou a aceitar o convite prende-se com uma “necessidade de continuar a surpreender as pessoas, de as fazer perceber que não está acomodada ao que faz, é uma coisa que o público merece”, começou por dizer.


Ao saber da decisão da comunicadora, a direcção de programas tentou perceber o que se estava a passar para tal situação. “Para muitos dele não foi estranho porque fui conversando com eles no sentido de haver algumas coisas que eu gostava que fossem diferentes. Às vezes é possível mudar e outras não é, e eu sei entender isso”, confessou, para depois revelar que somente uma pessoa soube da sua decisão durante o tempo em que pensou no convite: o marido, Luís Morais: “A partir do momento em que comecei a pensar nisto com mais consistência, a única pessoa com quem partilhei foi com o meu marido. De tal forma que disse na véspera aos meus pais que estava de saída da SIC. Nem eles sabiam. Quando são decisões desta importância, as pessoas têm tendência para projectar em cima de nós os seus próprios receios e medos.”


Um dos temas desenvolvido ao longo da entrevista foi, como não podia deixar de ser, o salário que Fátima vai agora ganhar na TVI. Sem revelar números, a apresentadora voltou a negar os valores adiantados pela imprensa, mas fez questão de deixar claro que não foram eles a motivar a mudança: “Não era isso que era importante. Importante, para mim, era a necessidade de crescer. Eu achei que não tinha de por números em cima da mesa, como se a motivação maior fosse o dinheiro. Não é! Entrar num leilão não é a minha forma de estar na vida. Movo-me por muitos objectivos e não me recordo de nenhum momento da minha vida em que, entre as muitas razões, o dinheiro tenha sido a primeira. Eu não quis falar de dinheiro nem de questões materiais”, afirmou. Todavia, Fátima Lopes acabou por dizer que “o salário que auferia não era um salário que a contentasse” e que “Para ir para um cenário financeiramente pior, se calhar não fazia muito sentido”.


Outro dos assuntos falados foi o facto de a comunicadora não se ter despedido do seu público. Fátima fez questão de explicar o que, realmente, se passou: “Na sexta-feira ainda estávamos a falar e quando chegámos à conclusão de que a decisão era para manter, esperar por segunda-feira para me despedir do público não fazia muito sentido. Quando a SIC me disse que o melhor era na segunda-feira já começar uma cara nova a apresentar o programa, eu entendi. As pessoas sabem que não me despedi porque não pude, não que não quisesse.”, referiu.


Já quase no final, houve tempo para garantir que sai “de paz e em tranquilidade” e que “ninguém pode questionar a qualidade daquilo que fez até ao momento de sair” e que ficou “feliz por ver a SIC escrever a isso em comunicado”.

Quanto às expectativas para os primeiros dias na TVI “São as melhores”. Fátima sabe que vai “para um ambiente que não conhece, com diferentes formas de funcionar e é isso que deixa o ser humano inquieto. Se fosse com o sentimento de que não ia aprender nada, ia mudar para quê?”, confessou.


Para terminar, a pergunta que agora mais se coloca. O que vai fazer a apresentadora na sua nova casa? A resposta é, igualmente, misteriosa: “Não posso abrir o jogo. O que posso dizer é que esta decisão não tem apenas a ver com o projecto que vou apresentar a partir de Setembro. Não é uma coisa pontual, é sim um desenho de carreira para a frente”. Certo é que até Setembro, Fátima Lopes trabalhará no nascimento do formato que vai apresentar já na rentrée televisiva.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


Nesta semana o minuto mais visto voltou a pertencer ao futebol. Às 21h37 do passado domingo, mais de 2 400 000 pessoas estavam ligadas a RTP1 para assistir aos últimos minutos do Holanda-Espanha, jogo a contar para a final do Campeonato do Mundo.

Com menos um milhão de espectadores, o Espírito Indomável da TVI posicionou-se em 2º lugar e a SIC ficou-se pelo 3º posto com o Jornal da Noite que não conseguiu sequer ultrapassar a barreira do 1 milhão de espectadores.
.
.
Fonte do quadro: Correio TV

Para lá das 24

E numa noite repleta de opinião aqui no seu blogue de televisão, chegou a hora de mais uma crónica, Para lá das 24!
.
Para além da programação e da informação, a imagem é também algo bastante importante nos canais de televisão. Nas generalistas portuguesas temos muito por onde escolher no que toca ao grafismo.
.
A SIC, apesar de vacilar nas outras vertentes televisivas, mantém-se sempre na linha da frente no que toca à imagem do canal, isto é, separadores e afins.
.
Surgiu com bastante inovação em 1992 com uma ajuda de mestre por parte da Globo mas ao longo dos tempos conseguiu modernizar-se por si mesma e estar sempre um passo à frente da concorrência. A TVI, por exemplo, mantém o mesmo padrão no grafismo há cerca de 5 anos, o que evidencia a desvalorização que o canal presta à imagem gráfica.
.
No fundo, é de lamentar que os canais portugueses não invistam mais em separadores atraentes, como acontece na inglesa BBC por exemplo, onde há rotatividade de separadores consoante as épocas do ano e onde o virtual e o real se misturam de uma forma magnífica.
.
Até que em Portugal se aposte mais nesta vertente, tem que se dar os parabéns à SIC por ser o canal que melhor marca a diferença neste campo e pedir à RTP e à TVI que também inovem e arrisquem no grafismo das estações, porque apesar de ser algo mais secundário não deixa de ter importância no sucesso de um canal de televisão.