28 de dezembro de 2009

O Protagonista do Ano



Foi em Outubro que começou a febre "Idolomaniaca". João Manzarra e Cláudia Vieira estreavam-se como dupla, na fase de castings da terceira edição deste talent-show.


Muitas foram as gargalhadas que os espectadores deram, ao ouvir os chamados "cromos". Pudemos assistir ao regresso do conhecido Rui Pedro (à terceira não foi de vez), e perceber que ainda há muitas vozes para encantar Portugal.

Nesta primeira fase, Cláudia Vieira e João Manzarra portaram-se bem. Fazer peças para um programa é mais fácil do que directos. Uma coisa é quando sabemos que nos podemos enganar e voltar a fazer de novo, outra é quando não podemos de maneira nenhuma errar, pois não dá para refazermos o nosso trabalho.

Esta era sim a prova mais díficil para João Manzarra e Cláudia Vieira, e que muitos não acreditavam que ia correr bem.
Até agora pudemos ver dois apresentadores algo nervosos, que ainda não estão a 100%. No entanto, não estão mal.
Cláudia Vieira não é uma apresentadora. É uma actriz. Na primeira e segunda gala em directo esteve muito longe dos 100%, apesar de ter evoluído. Para mim, no directo do último domingo, foi quando esteve melhor.

O mesmo digo de João Manzarra. No meu ver, e como já disse no blog, é o apresentador da nova geração que mais dá cartas na televisão portuguesa. O "míudo" tem graça. Sai-se bem! Sim, concordo consigo! Ele também se engana. Mas quem é que não se engana?
Este ano, já pudemos ver João Manzarra em "Curto Circuito", "SIC ao Vivo", "TGV - Todos Gostam do Verão", e agora em "Ídolos". Acha pouco?
Para mim, e não revelando qual o juízo em relação ao vencedor do "Protagonista do Ano", foi sem dúvida, e em termos de apresentadores, o que mais se destacou, o que mais deu nas vistas, e o que esteve à frente de um formato que venceu Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha.

Tanto João Manzarra, como Cláudia Vieira, estão à frente de um programa vencedor, que tem ajudado a SIC a ganhar público. Tinham de ser, sem dúvida, os protagonistas do mês de Outubro!

Fecho

O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Francisco Penim, retirada do Correio da Manhã.
Às 21:00 não perca o Protagonista do Ano (mês de Outubro).

TVI 2010

2009 foi um ano diferente na TVI por duas razões: a descida de audiências em quase dois pontos de share e a saída de Moniz. Nunca a TVI tinha descido dois pontos num ano e nunca se tinha visto sem líder.
Os primeiros seis meses de 2009 já mostravam essa tendência de descida da estação de Queluz, que se agudizou nos últimos seis de uma maneira indesmentível. Ainda assim, a TVI parte para 2010 com uma diferença substancial que pode descansar quem manda até certo ponto. Quando for para aprovar novas histórias quem o vai fazer? Quem vai aprovar castings? Quando se quiser completar a aposta nas novelas com outros produtos quem o vai decidir? Até quando vai a TVI esperar? Junho?

22,7% de share foi o resultado do ‘Top +’ exibido no sábado na TVI.

O Protagonista do Ano


Quem será o "Protagonista" desta noite? Saiba às 21:00, no Televisão-Opinião!

Audimetria 27/12/09

O dia de ontem foi ganho pela SIC que subiu aos 27.6% de share. A RTP posicionou-se em segundo-lugar, alcançando 25% de share. Com menos 0.1% ficou a TVI.

A ficção nacional continua a liderar, e "Deixa Que Te Leve" ficou em primeiro lugar do top, alcançando 14.5% de rating e 36.8% de share. No mesmo horário, "Perfeito Coração" fez o melhor resultado desde a estreia e ontem subiu mesmo ao quinto lugar do top, com 10.4% de rating e 26.3% de share. Em terceiro lugar deste horário ficou o filme transmitido pela RTP, "Idade do Gelo 2", que se ficou pelos 8.9% de rating e 22.9% de share.

O "campeonato" dos blocos noticiosos foi ganho pelo "Telejornal" que fez 13.2% de rating e 34.8% de share. Segue-se o "Jornal da Noite" que se manteve no sexto lugar geral, com 10.1 de rating e 26.4% de share. O "Jornal Nacional" ficou-se pelos 9.3% de rating e 24.4% de share.

Na luta mais "quente" dos domingos, "Ídolos" voltou a levar a melhor sobre "Uma Canção Para Ti". enquanto que o concurso de talentos da SIC fez 12.5% de rating e 40.2% de share, o da estação de Queluz de Baixo ficou-se pelos 11.2% de rating e 32.1% de share.

No acesso ao horário nobre, o compacto de "Natal dos Hospitais" venceu com 8.5% de rating e 29.6% de share. Segue-se o filme da SIC "Estás Frito Meu!" que fez 8% de rating e 22.9% de share. Já a estreia de Stardust: Mistério da Estrela Cadente alcançou 7.9% de rating e 23.8% de share.

Fontes: Mediamonitor e A Minha TV

Revista de Imprensa 28/12/09

Bom Dia! São 10 horas e como é habitual, está me linha mais uma Revista de Imprensa

"Ídolos" acolhe novos "concorrentes" no especial de fim de ano
Está quase a chegar o final de mais um ano, e a aposta para essa noite da estação de Carnaxide passa por um especial de "Ídolos". Ainda são conhecidos poucos pormenores da gala, no entanto é sabido que vários sketches de humor animarão o programa. Nesses momentos de humor várias temáticas e personalidades serão abordadas. Ana Bola e Maria Vieira darão vida ao casal presidencial francês. As mesmas actrizes também interpretarão duas pessoas da família Obama, Michelle e a avô do presidente dos Estados Unidos, respectivamente. Por outro lado, também há espaço para recordar Inês de Castro, que será interpretada por Merche Romero. Fidel Castro será "parente" desta personagem e será vivido por Victor de Sousa. Também Cristiano Ronaldo e a sua família serão falados e poderemos ver Maria Rueff a dar vida a Filipa de Castro e Joaquim Monchique a caricaturar Manuel Luís Goucha. Todos estes personagens serão os "novos concorrentes" de "Ídolos" e prometem momentos de boa disposição aos telespectadores da SIC. Para ver já na próxima quinta-feira à noite.

José Rodrigues dos Santos vence prémio literário
O jornalista da RTP receberá já amanhã o prémio do Clube Literário do Porto referente ao ano 2009. Esta distinção tem como objectivo condecorar o autor português que demonstrou mais criatividade no domínio da ficção e inclui ainda um prémio de 25 mil euros. José Rodrigues dos Santos sucede a Miguel Sousa Tavares, vencedor de 2007, e António Lobo Antunes, vencedor do ano passado. Recorde-se que o pivô do "Telejornal" atingiu recentemente a marca de um milhão de livros vendidos e está traduzido em 15 idiomas diferentes.



CITAÇÃO DO DIA

"O Futuro desenha cenários que desconhecemos e que nos surpreendem constantemente"

O autor da Citação desta segunda-feira é Jorge Gabriel.







Fala-se de: Marta Leite Castro

A apresentadora terminou recentemente a relação que mantinha com o actor brasileiro Paulo Betti e ao que tudo indica já tem novo namorado. Todavia, o novo romance ainda não foi confirmado.


Fonte: 24 Horas