6 de agosto de 2010

Os Escolhidos

Os_Escolhidos


Boa Noite! Mais uma vez bem-vindo a Os Escolhidos!


Estão em linha as três opiniões em falta!


João Rodrigo - "Vida Nova" diz adeus em Setembro. José Figueiras já veio demonstrar o seu agrado em continuar nas tardes do canal. Deverá a SIC presentear este apresentador, que está sempre disponível para os momentos mais difíceis da estação?


“Vida Nova” foi pensado e criado para a Fátima Lopes, ela chegou a dizer que era a sua cara. Tinha por objectivo ser a grande aposta nas tardes da SIC contra principalmente “As Tardes da Júlia”. No entanto, passado um ano tudo mudou, e na actual situação não restava outra solução senão terminar este programa em Setembro.


Neste momento a SIC tem dois problemas para resolver:

1º: para Setembro tem que estrear um novo programa das tardes, o qual eu defendo que deveria ser do mesmo estilo que o extinto “Contacto”.

2º e este mais grave: escolher os apresentadores, porque acredito que será uma dupla. José Figueiras, conhecido como o bombeiro de Carnaxide está sempre disponível para as substituições e actualmente faz um bom trabalho independentemente dos resultados, tendo em conta a situação em que entrou. Se merece apresentar o novo formato? Merece sim! Mas também depende do tipo de programa e da apresentadora que escolherem para dupla. Das caras SIC podem ser José Figueiras e Vanessa Oliveira ou Ana Rita Clara ou Raquel Strada. Novas contratações vejo poucas hipóteses, eventualmente só Isabel Angelino, ou Fernanda Freitas faria dupla com o Figueiras como no antigo “Às Duas Por Três”.


José Figueiras deu a cara e substituiu Fátima Lopes, merece ser recompensado, mas também penso se seria melhor o novo programa das tardes ter 2 apresentadores que não estão ligados ao projecto que acaba…



Rúben Baía - Era inevitável: "Salve-se Quem Puder" mudou de horário. O programa apresentado por Diana Chaves e Marco Horácio passa assim a ser transmitido de segunda a sexta-feira, às 17:40. É o adeus a uma das duplas com maior sucesso de Carnaxide?

E o inevitável aconteceu. Depois de um regresso que muita gente criticou e, ao final de dois meses, Nuno Santos decidiu mudar de estratégia. Salve-se Quem Puder passou para as tardes de Carnaxide e abandonou o horário nobre.

Se, no seu início, tinha um sucesso tremendo e era muito popular entre todos os públicos, desde os mais novos aos mais idosos, hoje em dia, um formato em que os concorrentes têm que se “dobrar” para passar paredes de esferovite já não pega, uma vez que as surpresas são inexistentes. Talvez o timming do regresso não tenha sido o mais adequado.

Todavia, não me parece que mudar o horário do programa signifique o fim da dupla Diana Chaves e Marco Horácio. Esta alteração deve-se, principalmente ao inevitável desgaste de Salve-se Quem Puder.

Portanto, penso que há que separar as águas: não é por o programa já não agradar que se “extermina” uma das duplas mais queridas dos portugueses. Talvez um novo “jogo” diferente ou outro tipo de formato, mas com a mesma dupla possa vir a tornar-se num sucesso.

Em jeito de conclusão, penso que é possível afirmar que o Salve-se pode chegar ao fim, mas a dupla Diana e Marco ainda tem muito para dar.


Inês Moreira Santos - Rodrigo Guedes de Carvalho pode estar a caminho da TVI. Caso esta transferência se verifique, quais as mudanças que esperas não só na informação de Queluz de Baixo, como de Carnaxide?


Muito se tem falado nas últimas semanas das muitas, e algumas delas surpreendentes, transferências televisivas. A possibilidade que o jornal Sol colocou de Rodrigo Guedes de Carvalho poder estar a caminho da TVI deixou-me quase boquiaberta. Contudo, parece que tudo não passou de um mero rumor.


Seria difícil para mim, ver Rodrigo Guedes Carvalho na TVI. O jornalista está, na minha opinião, demasiado associado à estação de Carnaxide. Era talvez mais fácil vê-lo como uma cara RTP. A meu ver, o estilo de informação de Queluz de Baixo é bastante diferente do da SIC. A TVI pratica um jornalismo mais popular, que pode, por vezes, fugir um pouco para o sensacionalismo. Os noticiários da SIC e RTP praticam um jornalismo diferente, mas sério e selectivo, digamos.


Vejamos o exemplo de José Alberto Carvalho, que há uns anos mudou da SIC para a televisão pública. Gostei da troca, a RTP ficou claramente a ganhar e José Alberto Carvalho não deixou de ser aquilo a que sempre nos habituou. Se Rodrigo Guedes de Carvalho fosse para a estação pública penso que aconteceria o mesmo. No caso da TVI, custa-me a crer que a adaptação fosse tão simples, tanto para o jornalista, como para os próprios telespectadores, e mesmo para a estação.


As cinco opiniões estão postadas! Está à espera de quê para votar? Contamos consigo!

Os Escolhidos

Os_Escolhidos


Olá, Boa Noite! Seja bem-vindo a mais uma edição de Os Escolhidos!


Depois da saída de Xavier Pinto, é tempo de dar por terminada a quarta semana do nosso web talent show! Nesta sexta-feira, infelizmente, dizemos adeus a mais um concorrente!


Um dos seis foi o menos votado com o somatório das votações do júri e dos leitores do Televisão-Opinião/TV Universo.


Passemos então ao somatório dos votos desta semana:


Votação do público (1 a 6)


Inês Moreira Santos: 41 votos - 6 pontos


João Rodrigo: 36 votos- 5 pontos


Rúben Baia: 24 votos - 4 pontos


André Costa: 18 votos - 3 pontos


João Carvalho: 17 votos - 2 pontos


João Pedro: 11 votos - 1 ponto


Votação do júri:


André Costa: 20 votos - 6 pontos


Inês Moreira Santos: 16 votos - 5 pontos


João Carvalho: 15 votos - 4 pontos


João Rodrigo: 14 votos - 3 pontos


Rúben Baia: 12 votos - 2 pontos


João Pedro: 7 votos - 1 ponto

Totais:


Inês Moreira Santos: 6 + 5 = 11


André Costa: 3 + 6 = 9


João Rodrigo: 5 + 3 = 8


Rúben Baía: 4 + 2 = 6


João Carvalho: 2 + 4 = 6


João Pedro: 1 + 1 =2



Feitas as contas, o terceiro concorrente eliminado de Os Escolhidos é..


João Pedro


O João Pedro fica por esta fase do concurso, mas não é por isso que deixa de ser um vencedor!


Mas só um destes jovens será O Escolhido!
Nesse sentido, inicia-se agora a quarta fase do nosso web talent-show!


Fique com as opiniões do João Carvalho e do André Costa. Dentro de uma hora as opiniões dos restantes três candidatos serão postas em linha! Não perca!


João Carvalho - Já aqui falámos dos fracos resultados de "Heroes". O João disse-nos que as baixas audiências ao nível internacional da série, poderia ser uma das justificações para os maus resultados em Portugal. No entanto, retirar a série do ar para exibir estreias de filmes, tal como aconteceu no último sábado, será a melhor solução para disfarçar o baixo share de "Heroes"?


A melhor solução não sei se será… mas que os filmes conseguiram melhores resultados, não há qualquer dúvida. Isto porque, os filmes podem ser vistos isoladamente, enquanto que uma série tem uma continuidade, um seguimento e, na maioria delas, quando não se acompanha desde o início “perde-se o fio à meada”. Por este motivo, como ‘Heroes’ estreou mal, seria difícil contornar aqueles valores. Já um filme, sendo familiar e popular, consegue facilmente bons resultados, como aconteceu com os que estrearam no passado Sábado e que foram as peças-chave na liderança da TVI nesse dia.


Esta questão traz também para a discussão a dualidade filmes vs séries. Em Portugal, o formato série parece nos últimos tempos não resultar frente à novela e ao filme. E porquê? Poderá estar relacionado com os motivos já mencionados, associados a hábitos dos portugueses, ao espaçamento temporal entre os episódios, mas principalmente ao público maioritário que segue ficção pela TV – os idosos e donas de casa – que não são certamente o público-alvo deste tipo de séries. As séries cativam principalmente o público mais jovem que geralmente, já tiveram oportunidade de as ver na cabo ou na internet, antes de passarem nas generalistas.


André Costa - Está instaurada a polémica com a não exibição do beijo gay em "Morangos com Açúcar". Numa série onde já foram retratados temas como as drogas, o alcoolismo, violência, traição, divórcio, qual a razão de não aprofundar um assunto que tem marcado a vida dos adolescentes: a homossexualidade? As queixas dos telespectadores que têm sido feitas fazem sentido?


Voltou a “estalar o verniz” no que às relações homossexuais na ficção nacional diz respeito. Um beijo gay em “Morangos com Açúcar”, escrito e gravado, que ficou por exibir, levou à “fúria” de algumas organizações que mostraram o seu descontentamento junto da ERC. Depois de se ter dado um passo em frente e, cada vez mais, haver casais homossexuais na ficção nacional, a censura do beijo gay foi um retroceder nas mentalidades?

André Cerqueira, Director de Programas da TVI, bateu o martelo. O beijo em “Morangos com Açúcar” passou ao lado da série, depois de tal já ter aparecido em “Aqui Não Há Quem Viva”, “Podia Acabar o Mundo” e “Lua Vermelha”. Pelo menos o afecto entre pessoas do mesmo sexo já se viu na TV… mas, na verdade, nenhum daqueles produtos passou ou passa na estação de Queluz. E, afinal, onde está o problema? “Problema” não há… as pessoas e, nomeadamente, alguns senhores da televisão é que teimam em tornar esta “história” num problema. Se os afectos fossem encarados de igual forma, não haveria desgostos, injustiças e reclamações a fazer.

Até ver, não me parece que o André Cerqueira esteja a revolucionar a nossa televisão.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Às 21:00, fique com mais uma emissão de Os Escolhidos!


Volta e Voltinhas


1. A RTP1 bem pode apostar forte na Volta a Portugal em bicicleta, como ainda ontem destacava aqui, e bem, o Joel Neto. É que a Volta é o verdadeiro abono de família da televisão pública no mês de Agosto, agora que a RTP perdeu o exclusivo do campeonato português de futebol para a TVI.

Nos próximos dez dias, o canal público tem quatro horas de liderança assegurada, como ainda terça-feira com a apresentação e ontem com o prólogo se percebeu. A Volta é o mais popular evento desportivo por cá, uma verdadeira festa do povo, num país de tradição ciclística: os directos permitirão à RTP1 navegar tranquila entre os 30 e os 35 pontos percentuais de share durante a tarde. Ou seja, ainda não deve ser desta que a SIC recupera o segundo lugar...


2. O pouco que vi de Carrega no Botão (o novo concurso da RTP aos sábados à noite) esteve de acordo com as minhas expectativas: fraco. Fraco porque parece uma feira. Fraco porque o concurso é pretensamente animado, mas é uma seca - mecânica lenta e sensação que os apresentadores estão a encher chouriços. Fraco porque, tal como já tinha acontecido no ano passado em "Há Festa em...", Mendes e Malato, talvez os mais eficazes apresentadores da RTP na interacção com os seus públicos, anulam-se nas suas semelhanças. Pode ter graça ter em antena ao mesmo tempo dois barrigudos que dão gargalhadas sonoras e que cultivam o prazer de viver, mas, por mais que a dupla tenha química, o seu valor absoluto é muito menos do que a soma dos seus valores individuais.

Mais uma saída..


.. nos Escolhidos! Às 21:00, os 6 magníficos vão estar à sua espera!

Maya Booth elogia Soraia Chaves


Com as gravações de Voo Directo prestes a terminarem, o elenco da nova série da RTP começa a ter que fazer despedidas.

Embora ainda falte cerca de um mês para as últimas cenas serem rodadas, para já, o balanço é positivo. Pelo menos para duas das protagonistas, Maya Booth e Soraia Chaves, que falaram esta semana com a revista TV Guia.


Na referida entrevista, a antiga vilã de Deixa que Te Leve fez questão de elogiar a colega de cena: “ela foi uma surpresa. É muito profissional e também tivemos logo uma empatia imediata”. Maya falou ainda sobre a experiência de trabalhar em território angolano: “Estivemos duas semanas e meia em Angola e foi muito interessante. Foi lá que a equipa se conheceu. Vimos paisagens lindíssimas e estávamos muito bem instaladas… correu tudo na perfeição e com toda a segurança”, garantiu.


Agora é tempo de esperar que a estação pública comunique a data de estreia, para se poder ver o resultado de tanto trabalho.


Quiosque: TV Guia

Fala-se 06/08/2010



Boa Tarde! Seja bem-vindo ao último Fala-se! Desta semana!




Nuno Janeiro


Separado de Sofia Ribeiro há já algum tempo, o actor parece ainda não ter superado o final da relação. Embora na imprensa já tenha surgido o rumor de que estava muito próximo da colega Victória Guerra, parece que Nuno Janeiro ainda não esqueceu a antiga companheira.


Quem o garante é uma fonte próxima do jovem, em declarações à revista TV Guia desta semana: “Ele anda em baixo, porque a Sofia seguiu com a vida dela e já o esqueceu… e ele não a esquece”.


A referida publicação mostra ainda algumas fotografias onde Nuno Janeiro surge com uma cara pensativa e alguma tristeza no olhar.




Paulo Vintém


Foi recentemente que surgiram boatos que davam conta de que o actor e cantor estava enamorado pela colega Paula Lobo Antunes. Todavia, parece que não passa de um rumor.


A TV Guia desta semana chegou à fala com Paulo Vintém, que desmentiu as ultimas noticias e confessou-se apaixonado, mas não pela Benedita de Mar de Paixão: “Sim (estou apaixonado), pela minha carreira. Estou solteiro e bom rapaz”, confessou.


Depois de terminar um relacionamento recentemente, o actor está agora concentrado na sua carreira profissional


Quiosque: TV Guia

Zé Maria recusa ''Big Brother Especial''


Dez anos depois da estreia do reality-show Big Brother, a TVI está a preparar um programa especial para comemorar esta efeméride do concurso que mudou a televisão em Portugal.

E apesar de até agora todos os ex-concorrentes terem confirmado a sua presença nesta comemoração, o concorrente mais emblemático do programa, Zé Maria, recusou por completo participar nesta iniciativa da televisão de Queluz.

O vencedor da primeira edição do Big Brother confirmou isso mesmo à Notícias TV desta semana: "Não estou interessado em ir, vou ficar por aqui", rematou, adiantando que não está disponível para mais entrevistas.

A revista do DN adianta mesmo que foi oferecida, por parte da TVI, uma quantia monetária ao barranquenho para assim assegurar a sua presença, acabando em vão pois ele continuou a não aceitar o convite.

Quiosque: Notícias TV

Teresa Guilherme confirma TVI



E, depois de voltar a referir que ainda não recebera qualquer convite de Queluz de Baixo, eis que a “eterna senhora televisão” confirma finalmente que vai ser uma das caras TVI na próxima rentrée.


“A nossa relação já está ‘em casamento’. Vou ter um programa, mas não é nenhum desses (Secret Story ou especial Big Brother- dez anos depois), é um formato diferente, que vou ser eu que vou apresentar e produzir”, explicou ao Correio da Manhã.

Cai, assim, por terra a possibilidade de Teresa Guilherme dar a cara pelo novo reality-show de Queluz de Baixo, parecendo cada vez mais real a confirmação de Júlia Pinheiro à frente do mesmo.


Por outro lado, fica na dúvida o programa que marcará o seu regresso. Dado que é produzido pela própria, parece deixar de ser hipótese o novo Doctor White ou a emissão comemorativa do aniversário do Bir Brother, como a apresentadora revela agora. O que será então? Um talk-show nocturno?


Quiosque: Correio da Manhã

Revista de Imprensa 06/08/2010


Bom dia! Seja bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!


João Catarré seguro até 2012





Actualmente a brilhar na pele de uma das personagens principais de Espírito Indomável, o actor viu o seu talento reconhecido.

É que, após o sucesso de Deixa que Te Leve e um alegado interesse manifestado pelos responsáveis de Carnaxide, João Catarré assinou um contrato de exclusividade com a TVI válido para os próximos dois anos, segundo a revista Mariana.

Os valores em questão não são conhecidos, mas especula-se que, mensalmente, o actor receba cerca de 6.000 €.

O João de Espírito Indomável é assim mais uma das estrelas da TVI que estão “protegidas” do assédio da concorrência.


Vicky Fernandes aposta em Pedro Reis e André Saraiva




Foi a primeira grande convidada de estreia da versão portuguesa de Project Runway. Um convite que aceitou com muito agrado: “Tenho de agradecer à RTP e à FreemantleMedia esta oportunidade. Gostei muito da experiencia e de me ver no ecrã. Já era fã do formato original”, começou por dizer a empresária à revista TV Guia.


De entre os dez concorrentes que avaliou, Vicky Fernandes fixou o nome de pelo menos dois, aqueles que considera serem os mais fortes e melhores, de entre os finalistas: “O Pedro e o André Saraiva. Eles são os dois potenciais vencedores, com muitas capacidades para ganhar. Adorei os dois vestidos que eles fizeram para mim”, confessou.


Ainda assim, a consultora de moda considera ainda Rosina muito criativa e apreciou o trabalho dos restantes participantes. A pior parte foi mesmo ter que eleger o mais fraco e, consequentemente eliminar um dos candidatos: “Ter de escolher um para sair é a parte mais penosa do programa”, concluiu.


CITAÇÃO DO DIA:


“Os seis programas (de À Procura do Sonho) que as pessoas vão ver são todos diferentes. Não há uma emissão igual”


Fátima Lopes




Número do dia:


10000


É este o número, aproximado, de candidatos que já passaram pelos castings de Ídolos, que decorreram no Porto e em Lisboa. Adivinha-se muito trabalho para o grupo de jurados.




Quiosque: TV Guia, Mariana

“Achas que Sabes Dançar” de regresso em Janeiro?



Depois de a TV Guia ter revelado a possibilidade de o programa de danças ter uma nova edição, é a vez de a Notícias TV revelar mais pormenores sobre esta notícia.


Segundo a referida publicação, após o término de Ídolos IV, João Manzarra poderá não ter descanso. É que está em cima da mesa a hipótese de Achas que Sabes Dançar? regressar já no primeiro mês de 2011.

Embora SIC e Endemol afirmarem a inexistência de planos nesse sentido, uma fonte da estação garantiu à Notícias TV: “Na última emissão do programa, a equipa técnica despediu-se, dizendo: ‘Então, em Janeiro estamos cá todos outra vez”.


Quererá então tudo isto dizer que o programa que “despertou os portugueses para a dança” terá uma segunda temporada num curto espaço de tempo? Segundo outra fonte da SIC: “é lógico dado os resultados que teve, mas ainda anda está fechado”, garantiu.

Resta esperar por notícias dos próximos tempos.


Paralelamente a tudo isto, e, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, a primeira edição de Achas que Sabes Dançar? não terá uma digressão com os 20 bailarinos finalistas, para tristeza de muitos dos participantes e fãs.


Quiosque: Notícias TV

TVI quer Ana Rita Clara em telenovela



Foi à cerca de quatro meses que a apresentadora de Boarding Pass frequentou um workshop de representação na Plural Entertainment. Segundo adiantou, em tempos, a representação é um mundo que ambiciona experimentar, e um desejo antigo.


Ainda que Ana Rita Clara não confirme, a sua estreia numa telenovela poderá estar para breve. É que, segundo a Notícias TV desta semana, os responsáveis de Queluz de Baixo ficaram bastante agradados com a sua performance e querem vê-la na substituta de Mar de Paixão, escrita por Maria João Mira.


A referida publicação contactou a apresentadora que apenas referiu: “Não posso tecer qualquer tipo de comentário, prefiro não falar sobre esse tipo de coisas. Em relação a futuros convites, tenho de os ponderar e comunicar quando achar que devo”, explicou.


Numa altura em que o seu nome é dado como uma das possibilidades para a apresentação de um novo projecto na rentrée de Carnaxide, será que Ana Rita Clara segue as pisadas de Fátima Lopes e se muda para a TVI?


Quiosque: Notícias TV

Teresa Guilherme critica “À Procura do Sonho”



Semana já não é semana se a eterna “senhora televisão” não crtiicar uma personalidade e, ou um programa televisivo.

Na sua habitual crónica na revista Notícias TV, Fungagá da Bicharada, Teresa Guilherme já teceu duras críticas a Rita Ferro Rodrigues ou Iva Domingues, entre muitas outras. Desta vez, o seu “alvo” é o mais recente talent-show de Carnaxide.


A cronista começa por escrever: “Face Model of the Year é o que desejam ser os meninos que foram ao casting descobrir se tinham peso, altura, rosto e atitude ideais para encherem as medidas ao júri, que até tem uma régua para medir os concorrentes que podem esperar horas numa fila, mas não entram à má fila.” Mas não é só o programa em si que é criticado, também os seus intervenientes o são. Escreve Teresa Guilherme: “Está lá a Vanessa Oliveira, que parece uma educadora de infância a falar com os candidatos, mais o mano Guedes Pedro, que não sabe que graça com graça dá desgraça. Mas é o júri que apresenta pérolas como Tu tens falta de auto-segurança!, que deve ser a auto-confiança que está na Moda, afirma Tu és muito telegénico uma fusão entre fotogénico e audiogénico e assegura Há quase oito mil candidatos a desforrarem-se para estarem aqui!”


Mais uma vez, Teresa Guilherme prova que não tem “papas na língua”. Irão estas palavras causar “sururú” na SIC?


Quiosque: Notícias TV

Para lá das 24


Muito boa noite. Seja bem-vindo ao primeiro Para lá das 24 desta semana.

Há programas que não mudam. Ponto final. Sugestões? Reclamações? Dúvidas? Inovação? O que é isso? De facto, há profissionais de televisão que não conhecem essas palavras, não se questionam sobre o futuro. Preferem perder, e aceitar derrotas, no lugar de se mexerem e procurarem vitórias.
Refiro-me não só à equipa de Só Visto, mas também de Top +, e em parte de Deluxe. Já se sabe que a SIC é a rainha dos magazines de fim-de-semana. No entanto, isso não é desculpa para não se inovar, e tentar ir mais além.

Como participante activo do Televisão-Opinião, sinto necessidade de recorrer aos conhecido
s post-it para não me esquecer de escrever no blog sobre determinados temas. Este já estava num papelinho amarelo e em cima da mesa. A opinião clara e concisa de Carlos Dias da Silva que é publicada na TV Guia desta semana, vem forçar-me a fazer este Para lá das 24: "Na RTP, há dois programas onde já não há volta a dar: o Top + e o Só Visto!. Deviam mudar de nome, de imagem, de apresentação... de tudo. Quem não vem isto? É impossível não ver. Modernização, precisa-se".


O Só Visto é o exemplo claro desta crítica. Por mais rubricas que se retirem do ar, por mais repórteres que coloquem na equipa do programa, por mais talento que Marta Leite de Castro tenha, o magazine não resulta. A apresentadora não sabe entrevistar, não é natural. Por outro lado, os próprios convidados do programa já não são o que eram no tempo de Daniel Oliveira. É pena. Foi no Só Visto! que vi grandes personalidades televisivas a não conterem as lágrimas pela forma como o actual apresentador de Alta Definição direccionava as perguntas, pela forma como conduzia a conversa. Aliás, o magazine da RTP1, em tempos, ficou conhecido por ser aquele onde eram poucos os entrevistados que não choravam.

Pergunto eu agora: onde vão esses tempos de glória? Porque é que a estação pública não reformula o formato, dando-lhe um novo rumo, uma nova vida? É assim tão difícil e caro?
Há coisas que não se percebem, e é pena. O primeiro canal tem dois programas bastante interessantes nas suas tardes de fim-de-semana, e não tem iniciativa para os impor face à concorrência. Top + é, infelizmente, um dos poucos formatos de música na televisão portuguesa. Só Visto! foi, em tempos, o lugar de confissão de ilustres personalidades da "caixinha mágica". O passado de ambos foi glorioso. O presente não está a ser. E o futuro? Será mesmo a melhor opção não inovar?


Quiosque: TV Guia