14 de maio de 2010

Os Escolhidos


Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição dos Escolhidos. Nos próximos momentos, saiba quem fica, quem sai e quais os nomeados da semana.

Diamantina - 86%
Judite de Sousa - 14%

Depois de sabermos qual o concorrente que abandonou o concurso, apresentamos a tabela que mostra as audiências dos programas das personalidades ainda em jogo.


Antes de destacarmos as personalidades que se destacaram, de referir dois aspectos importantes:

- Judite de Sousa não esteve em prova esta semana, uma vez que nem Vidas Contadas, nem A Grande Entrevista foram para o ar. Neste sentido, a jornalista da estação pública não pôde ser analisada.

- As nomeações dos Escolhidos são feitas com base no ranking dos programas, no facto de estes terem ficado em segundo ou terceiro lugares, no share. Não faz parte da análise, destacar um programa pela negativa pelo facto de este, mesmo tendo vencido, só ter ser exibido um só dia da semana. Aliás, se assim fosse, concluir-se-ia que os programas diárias teriam bastantes mais hipóteses de vencer que os anteriores, tendo por base a "margem de manobra" que têm para dar a volta aos resultados.

No campo positivo:


Paula Lobo Antunes - A actriz da TVI foi a única que se conseguiu safar da árdua concorrência da estação pública. Mesmo em competição com a Procissão das Velas em Fátima, Mar de Paixão conseguiu, por pouco, vencer.
É verdade que o seu ranking desceu, mas não foi o suficiente para passar a segundo lugar. Paula Lobo Antunes esteve de parabéns esta semana!

Daniel Oliveira - Sempre com entrevistas inteligentes, o profissional da SIC, conseguiu mais um bom resultado com o seu Alta Definição. No último sábado, Maria João Abreu foi a entrevistada e, mais uma vez, Daniel Oliveira não deu tréguas à concorrência. Apesar de não ter feito os 39% de share que o programa conseguiu fazer com Ana Bola, o Alta Definição continua mesmo em "alta"!

No campo negativo:



Ricardo Pereira - O protagonista da novela da SIC, viu o seu Perfeito Coração a quedar-se nas audiências. A produção da estação de Carnaxide não só se acomodou ao segundo lugar, como passou para terceiro na quarta-feira, aquando da noite religiosa do primeiro canal.
O actor está em perigo esta semana.

Cristina Ferreira - Numa análise pormenorizada, a apresentadora viu o seu talk-show cair. Se na sexta e segunda-feira, Você na TV! esteve na casa dos 30 pontos, na quarta ficou-se pelos 20% de share. Em termos de posições no ranking, o programa das manhãs da TVI ficou em segundo lugar duas vezes, das três vezes em que foi emitido.

Depois de analisadas as audiências dos programas que estas seis personalidades representam, chegámos às seguintes conclusões:

Paula Lobo Antunes - Devido à liderança de Mar de Paixão, não pode ser nomeada para a semana.
Cristina Ferreira e Ricardo Pereira - A apresentadora e a jornalista da RTP1 vão a votos esta semana.


Contamos consigo mais uma vez. Só um vai continuar, e é você que vai decidir! Até para a semana!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias. Às 21:00, saiba tudo sobre a edição desta semana dos Escolhidos.
Imperfeito Coração

Tranquilo, em casa, fiquei uns minutos parado a ver Perfeito Coração (sim, confesso, estava à espera de Viver a Vida, novela que sigo tanto quanto posso...). E vi de tudo. Vi um excelente momento de Ricardo Pereira, antes da decisão de ir ao hospital ajudar o seu maior inimigo, que não descansou enquanto não o separou da filha. Vi uma cena tonta de um casal apaixonado a jantar num restaurante intimista. Já se sabe que a paixão nos deixa tontos, mas nenhum jovem se comporta assim quando está a sós num local público com a pessoa amada. E, finalmente, vi uma inacreditável reunião de accionistas de um suposto banco de sucesso cotado em bolsa. A reunião de accionistas era no gabinete do presidente da administração, com a filha do dito presidente a puxar ao sentimento e a lembrar a obra do pai, perante um conjunto de accionistas, sentados à volta da secretária do presidente. Durante a cena (que tentava representar a dita reunião, os ditos accionistas e o dito banco cotado em bolsa), os figurantes não abriram a boca nem por uma vez, num momento tão irreal, tão fraco, tão deprimente que mete dó.


É este o problema da maior parte da ficção portuguesa, independentemente do público gostar: os guiões são paupérrimos e, quando não são, são incompetentemente representados. Também há os casos em que o guião é mau e a representação dá vontade de rir. Também vi esse caso na terça-feira em Perfeito Coração. A personagem de Sofia Sá da Bandeira, de tão exagerada e artificial, não resulta. Nenhuma "tia", por mais "tia" que seja, fala assim. Sofia tinha obrigação de saber isso...

Gravações de “Morangos com Açúcar” adiadas


As cinzas do vulcão islandês não provocaram estragos apenas a milhares de cidadãos. Também os actores portugueses que se preparavam para viajar para terras de Sua Majestade foram afectados. E assim, as gravações por lá, foram adiadas.

Se inicialmente estava previsto que Sara Matos, Lourenço Ortigão, Rui Andrade e Diogo Lemos embarcassem a 6 ou 7 de Maio, a nova data é o próximo dia 20. Para a produção, é importante que seja o mais rápido possível, até porque estas cenas são bastante importantes para o início das Férias de Verão.


Quiosque: TV Guia

Esta noite..


Quem sai e quem fica? Tudo às 21:00!

“Grande Reportagem SIC” volta a ser emitida aos domingos

Devido aos fracos resultados que alcançava às terças-feiras, a estação de Carnaxide decidiu passar o seu espaço de Grande Reportagem para os domingos. Essa mudança começa já esta semana, com a transmissão de A Lucidez da Loucura.

A descrissão da reportagem que pode ler-se na página oficial no Facebook é a seguinte: “Pela primeira vez, na televisão portuguesa, uma reportagem mostra como se vive dentro do Hospital Júlio de Matos. O dia-a-dia dos doentes. As angústias, as alegrias, a loucura, mas também a grande lucidez com que falam das suas vidas. A Lucidez da Loucura é uma viagem ao interior do Hospital Júlio de Matos, guiada por pessoas que lá vivem, algumas das quais há dezenas de anos. Como o Manuel que já não se lembra da vida que deixou cá fora. O Paulo, que já se tentou suicidar 7 vezes. A Firmina e o João que todos os fins de tarde se encontram para namorar. E o Nuno, que já 55 anos ocupa um quarto e só pede à vida que o deixe lá continuar. As frustações e os sonhos de quem há muito aprendeu que a lucidez pode ser muito mais dolorosa do que a loucura.”


Estão lançados os ingredientes para o sucesso de mais um trabalho realizado por conhecidos jornalistas da estação.


Marcelo Rebelo de Sousa em "Sinais de Fogo"


Depois de ter recebido o bastonário da Ordem dos advogados no último programa, Miguel Sousa Tavares prepara-se para conversar com um convidado muito especial. É que em Sinais de Fogo da próxima semana estará Marcelo Rebelo de Sousa.


Em cima da mesa estarão diversos temas, entre os quais o afastamento do professor da televisão, ou a actual situação política do país.


A não perder, na próxima segunda-feira, logo após o Jornal da Noite.

Fala-se 14/05/2010

Boa Tarde! Seja bem-vindo ao último Fala-se desta semana!


Marisa Cruz

A apresentadora foi escolhida para abrilhantar o primeiro catálogo da Viori, uma nova marca de jóias e Alta Bijuteria. Para a produção, Marisa submeteu-se a uma mudança de visual: colocou extensões no cabelo e fez madeixas.


O lançamento oficial da campanha está marcado para o dia de hoje, no Hotel AC, na cidade Invicta, e contará com a presença da manequim.


Fátima Lopes

Aproveitando um dia de folga, a apresentadora passou pela Feira do Livro, que decorre no Parque Eduardo VII, em Lisboa. Na companhia dos dois filhos, Beatriz e Filipe, Fátima ficou a par das mais recentes obras literárias. Vestida de forma descontraída, a cara de Vida Nova passou praticamente despercebida.

Quiosque: 24 Horas

David Luiz em "Alta Definição"


É um dos jogadores mais adorados pelos adeptos do Spor Lisboa e Benfica. É dado como "alvo" de muitos clubes grandes de toda a Europa, mas admitiu logo após a conquista do campeonato que não vai deixar o emblema das águias.


Amanhã, logo após o Primeiro Jornal, será ele o convidado de Daniel Oliveira. Em Alta Definição, o jogador vai falar sobre a sua carreira e sobre a sua vida profissional!

Nuno Santos “motiva” profissionais


Foi no passado dia 4 que o director de programas da estação de Carnaxide esteve presente nos estúdios do canal. Segundo fonte do jornal 24 Horas, esta deslocação foi uma forma de motivar os técnicos e apresentadores de Companhia das Manhãs e Vida Nova.

Alegadamente, ter-se-á falado de resultados audiométricos e o responsável terá elogiado o trabalho feito até ao momento.


Contactados pela referida publicação, nem Nuno Santos, nem Francisco Menezes, nem Vanessa Oliveira ou Fátima Lopes quiseram fazer qualquer tipo de comentários.

Revista de Imprensa 14/05/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta terça-feira!

A Noite do fim do Mundo na RTP


A estação pública está a preparar mais uma mini-série, desta vez comemorativa do centenário da república. Esta trama, cuja acção remonta aos quatro últimos meses da república em Portugal, terá como co-protagonista Sofia Duarte Silva. A actriz será Leonor, uma jovem actriz que viverá um romance com o jornalista David Pereira. David trabalha no Diário de Notícias e é o responsável por falar sobre o fim deste regime no nosso país.


Outras histórias paralelas existirão, como o rebuliço de uma pensão lisboeta, onde o jovem vive. Do elenco de A Noite do fim do Mundo fazem parte profissionais bem conhecidos dos portugueses, como Maria João Abreu, Ana Guiomar, Sinde Filipe ou Mário Jacques, entre muitos outros.


As gravações arrancam a 7 de Junho, na capital, e a história será produzida pela Hop Produções.


TVI prepara final da Taça de Portugal



É já no próximo domingo que a estação de Queluz de Baixo transmitirá a grande final da edição deste ano da Taça de Portugal. O jogo, que oporá o Futebol Clube do Porto ao Desportivo de Chaves inicia-se pelas 17 horas, mas a festa começa mais cedo.


É que a TVI está a preparar uma emissão especial, logo após o término do Jornal da Uma. A partir das 14h15, os telespectadores poderão ver os preparativos e a animação em directo do estádio Nacional. Quando o relógio marcar 16 horas, as Just Girls entram em acção e dão um espectáculo de apresentação do novo CD, Pop Stars.


A não perder, este domingo, na TVI.


CITAÇÃO DO DIA:


“Não sou só uma actriz cómica num país em que os actores são a maior parte das vezes ‘rotulados’”


Noémia Costa


Curiosidade do Dia:

Por ter feito locuções de anúncios do IKEA, ACP ou PlayStation, Margarida Vila Nova está nomeada para os prémios Meios & Publicidade, na categoria de melhor voz- Add Voices.


Quiosque: 24 Horas

Para lá das 24

Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um Para lá das 24!

Há dias em que vale mesmo a pena ver televisão. Há dias em que há programas que mereciam ter emissão mundial. Hoje é um desses dias. Quem teve a possibilidade de ver o Vida Nova de 13 de Maio de 2010 sabe bem do que falo.


Comemorou-se hoje o aniversário da “grande” Fátima Lopes. Estive para estar presente em estúdio, mas por vezes a nossa vida não permite fazer tudo aquilo que desejamos. E tanto que eu ambicionava poder lá ter estado, poder estar próximo de alguém que tanto admiro. Mas, como tudo tem uma solução, às 15h30 lá estava eu no sofá à espera que o programa começasse. Foram duas horas e trinta minutos muito bem passados, em que se homenageou uma das melhores apresentadoras do nosso país.


Humilde, como sempre nos habituou, Fátima estava radiante com as surpresas que ia recebendo. Notei-lhe no rosto sempre, mas sempre, uma enorme alegria e felicidade. Ao contrário do que acontece, por vezes, em outros formatos, nos quais também há surpresas, mas que nos dão a impressão de que tudo é encenado, o Vida Nova não me causou essa sensação. Gostei muito de poder ver esta grande festa. Desde a fantástica entrevista do primeiro convidado do programa à apresentadora, à cassete cuja narradora era Beatriz, sua filha, não houve nada de que não gostasse.


A minha admiração por Fátima Lopes não vem de hoje. Desde os meus primeiros anos de vida que me recordo de a ver nos ecrãs. Gostava um dia de poder vir a ter um pouco do seu percurso, de conseguir ser um profissional como ela. Afinal de contas, a apresentadora é uma das mais queridas do público português e uma das mais talentosas. É ela que todas as tardes acompanha os telespectadores, é ela que dá a cara a várias causas de solidariedade, mas Fátima também é mulher, esposa, mãe, filha. No entanto, não é isto que a impede de ser tão boa profissional. Arrisco-me mesmo a dizer que são os seus filhos, o seu marido, a sua família que a ajudam a fazer o seu melhor.


Por muito bem que diga da cara de Vida Nova, o muito será sempre pouco. Sou seu fã e espero continuar a ter o privilégio de a acompanhar nos ecrãs. Numa palavra, descrevo-a como ÚNICA. Única a apresentar, única a entrevistar, única em tudo!


Ela é Fátima, Fátima Lopes. Não a da moda, mas sim, a mais emotiva apresentadora da nossa televisão.