TGV e Nasci p'ra Cantar estreiam--se esta noite e vão ser a companhia de domingo, durante o Verão, na SIC e na TVI. O primeiro é gravado nos arredores de Madrid e apresentado por Carolina Patrocínio e João Manzarra. O segundo é emitido em directo, com apresentação de Herman José.

"Óérás, Óérás, Óérás", gritava o público espanhol, que puxava pela equipa de Oeiras que participou no concurso TGV, em Álamo, uma terriola a cerca de 60 quilómetros da capital espanhola, onde está instalado o estúdio de 1500 metros quadrados, onde o DN se deslocou, a convite da SIC, na quinta-feira. A outra equipa tinha ido de Braga. Cada uma tem sempre 15 elementos e ambas tiveram por mis- são ultrapassar vários obstáculos, bem ao estilo de Jogos sem Fronteiras, do tipo enfiar bolas num cesto de basquetebol em que o chão gira ou percorrer troncos escorregadios com uma piscina por baixo... Cada emissão tem cerca de 80 minutos e a que vai para o ar hoje opõe as cidades de Lisboa e do Porto. O prémio para a equipa vencedora de cada programa é um vale de compras numa cadeia de hipermercados para todos os elementos, e o prémio final é um cruzeiro.

Satisfeitos estão, naturalmente, os apresentadores. "As gravações têm sido muito intensas, mas também muito divertidas", começou por contar João Manzarra. "Fiquei muito contente com esta oportunidade [apresentar o TGV]. É o programa mais exigente que já fiz." E o facto de o público que está a assistir ser espanhol? "Isso assustou- -me no início... mas agora já não. É um bom público", respondeu o apresentador da versão portuguesa de Grand Prix, o nome original de TGV. Já Carolina Patrocínio destaca outro pormenor: "Trabalhar sem teleponto é uma nova experiência para mim. É algo que pede para sermos mais genuínos. No começo ainda nos atropelámos, mas isso já não acontece."
O director de Programas de Carnaxide, Nuno Santos, referiu que o facto de o programa ser gravado em Espanha faz com que o projecto fique significativamente mais barato. Sem falar em números, disse que "se fosse feito em Portugal ficava quatro vezes mais caro". E acrescentou: "Este é um bom exemplo da globalização do mercado televisivo." Quanto a audiências, Nuno Santos, afirmou: "Não são um valor absoluto. Há muitas variáveis."
Passando para a tecla 4 do comando, o telespectador poderá assistir a Nasci p'ra Cantar, apresentado por Herman José, que regressou sexta-feira de Nova Iorque. Durante o dia de ontem houve um ensaio geral do concurso de talentos que imitam grandes estrelas da música. E que expectativas tem o "verdadeiro artista" para o seu regresso à televisão? "Os programas de televisão são como os melões. Só depois de abertos sabemos se são bons. Mas desconfio que este vai ser saboroso", respondeu Herman José no seu humor habitual.