5 de julho de 2010

Última Hora - 4ª edição de "Ídolos" confirmada!


A SIC acaba de passar uma promo em que pede aos talentos nacionais para se inscreverem na nova temporada de Ídolos. Para tal basta enviar um sms com Idolos, Nome, Idade, Código Postal e Profissão para o 68327. A mensagem tem o custo de um euro.
Ficam assim desfeitas as dúvidas quanto à aposta da SIC neste talent-show! Ídolos será assim uma das estreias da reentré da estação de Carnaxide. Depois de Nuno Norte, Sérgio Lucas e Filipe Pinto, quem será o quarto vencedor deste concurso?

Frente a Frente


Boa noite. Seja bem-vindo a mais um refresh de uma das rubricas que tem feito história neste blog, e nas suas noites de segunda-feira. O Frente a Frente desta semana relembra dois grandes artistas que, nos últimos tempos, não têm muito valorizados pelas generalistas.
Dê as boas vindas a Manuel Melo e Vanessa Silva!


Até 2002, Manuel Melo era desconhecido para os portugueses.

No entanto, e se há casos em que os concursos de televisão podem lançar concorrentes na música, televisão, teatro e publicidade, este é um excelente exemplo disso.
Depois de ter participado em Academia de Estrelas, e de lá ter mostrado todo o seu talento, os convites para continuar a cantar e representar não pararam.
Em 2003, foi escalado para o elenco de uma das novelas que ficou na memória dos portugueses - Saber Amar. Nela interpretou Girafa e, assim, ficou conhecido durante os longos anos seguintes. Posteriormente chegou a vez de participar num episódio de Inspector de Max. A carreira do actor não ficou por aí, e a TVI continuou a apostar em Manuel Melo. A sua vontade de fazer mais e melhor ditaram o seu futuro e, portanto, em 2004, chegou o convite para mais uma produção do canal da Media Capital: Baía das Mulheres.

A partir daí, os seus projectos estiveram muito centrados no humor. Destaque para o programa À Queima-Roupa, Malucos do Riso, Tudo Sobre... Saúde (com a coordenação de Teresa Guilherme, na RTP1).
Em 2006 regressou à TVI, e participou no reality-show Novos Aventureiros, com apresentação de Iva Domingues. Manuel Melo deu assim os primeiros passos na condução de programas em directo. Mais tarde voltou a trabalhar com a ex-apresentadora de Quem Quer Ganha, na Bela e o Mestre, reality-show que lançou muita polémica para os lados de Queluz de Baixo. Antes disso, destaco a participação do actor em Doce Fugitiva, com a personagem Quaresma.

Em 2007 deu os ares da sua graça em Dança Comigo, tendo mesmo tornado-se num dos finalistas do programa apresentado por Catarina Furtado.

É curioso verificar a quantidade de trabalhos que um "simples" desconhecido conseguiu fazer. Afinal, Manuel Melo consegue provar que a máxima de "a fama de um reality-show termina quando este acaba" nem sempre é verdade. Quando o talento, a vontade de ir mais além, o sonho, o querer e, acima de tudo, a humildade, são superiores a qualquer outra postura que se adopte na vida, então o ser humano consegue ter sucesso.

Por isso, a carreira de Manuel Melo na televisão não se ficou por aqui. Em 2007 participou em Ainda Bem Que Apareceste, e em 2008 no call-tv Sempre a Somar. Ainda nesse ano foi convidado para integrar um episódio de Casos da Vida, mítica série da TVI, e a criar sorrisos em Há Festa no Hospital. Destaco ainda a apresentação de Quem Quem Ganha, em substituição de Leonor Poeiras/Iva Domingues.

Manuel Melo, deu igualmente nas vistas no cinema. Nitro e 20-13 Purgatório, foram duas das metragens em que participou. No que toca à publicidade, Olá, Sumol e BES, já requisitaram os seus serviços de locução. Aliás, até hoje, Manuel Melo nunca deixou de ser solicitado para fazer locuções e dobragens para rádio e televisão.

Se alguém tem dúvidas do talento de Manuel Melo, então desfaça-as, pois o actor, compositor, apresentador, locutor, e até dançarino já deu provas do seu profissionalismo. No entanto, e à excepção de uma aparição em Salve-se Quem Puder, ele está a ser esquecido pelas generalistas. Pelo menos, nos últimos meses, não se tem falado deste actor, o que é pena. Porquê? Manuel Melo dava, por exemplo, uma excelente personagem em Morangos com Açúcar. No entanto, a direcção de programas da TVI prefere colocar caras sem talento, brilho e formação nesta série. É pena.

Espero assim novidades próximas na carreira deste talento nacional!


Era ela a minha escolha para vencer Academia de Estrelas, no entanto, acabou por ficar-se, apenas, pelo terceiro lugar. De entre todos os nomes que este programa mostrou, ela era a mais completa, a mais talentosa, na minha opinião, claro está. Uma prova do que digo é talvez o facto de ainda hoje se falar de Vanessa Silva, facto que recebeu muita contribuição da sua persistência e vontade de brilhar.


Quer pelo teatro de Revista, quer pela participação em musicais, ou até mesmo por fazer companhia às manhãs dos portugueses à já vários anos, não se pode dizer que ela para. Batalhadora e muito determinada, Vanessa Silva também já deu o ar da sua graça em três edições do Festival da Canção. Em 2010, chegou mesmo a ser apelidada de “a melhor música a concurso” e esteve “quase lá”. É claro que Alvorada era o meu tema favorito, assim como já anteriormente Do Outro Lado da Vida havia sido. No entanto, os portugueses não partilharam da minha opinião e, infelizmente, esta excelente profissional ainda não representou o país.

Considero-me um sortudo, porque já a vi actuar ao vivo. Foi no musical Fame, onde dava vida a uma das vilãs. Se antes já a admirava, depois de abandonar a sala do Tivoli, mais rendido estava. Para além de

muito, muito bonita, Vanessa Silva é muito expressiva. O seu olhar, o seu sorriso, criam em nós, público, uma sensação fantástica, que nos leva a crer que não é a Vanessa que ali está, mas sim a personagem que esta interpreta. É claro que é esse o “dever” dos actores, mas esta jovem fá-lo de uma maneira diferente. Por algum motivo consegue transmitir sempre as emoções que a assolam. Isso viu-se, por exemplo, durante a sua actuação no Festival da Canção 2010, em que, mesmo no fim de Alvorada, as lágrimas escorriam-lhe pelo rosto.


A meu ver, ainda lhe falta uma “grande oportunidade” na televisão portuguesa. Como excelente interprete e actriz arriscaria mesmo a dizer que é uma pena ainda não a terem chamado para Morangos com Açúcar. Sem sombra de dúvidas que, numa escola de talentos, ela poderia dar vida a uma nova professora. Porque não? Capacidades não lhe faltam e, com certeza que o público adoraria.


Como já deve ter percebido, sou, efectivamente, seu fã, um seguidor do seu trabalho, que admiro bastante. Oxalá que o futuro lhe corra da melhor forma e que continue a encantar-nos com o seu sorriso fascinante e com a sua voz arrepiante. Afinal de contas, Vanessa Silva é uma princesa que saiu da Academia, para ultrapassar grandes obstáculos e se tornar rainha de um povo, por vezes, ingrato!



Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões Diogo Carmona/Ruben Silva:

Diogo Carmona, por Tiago Henriques - 62%
Ruben Silva, por Diogo Santos - 38%

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário Notícias.
Às 21:00, não perca o
refresh do Frente a Frente!

Milionário

José Carlos Malato regressa amanhã ao horário nobre da RTP, na condução de Quem Quer Ser Milionário, agora num registo Alta Tensão. Fontes bem informadas garantem-me que este milionário tem pouco que ver com o que fez furor até há bem pouco tempo na televisão portuguesa. A começar pelas regras: este não tem as tradicionais três ajudas. E os momentos de tensão são muito mais altos, sendo também maior a rapidez da mecânica do concurso, em que vários concorrentes vão passando de cadeira em cadeira.


O formato é de sucesso pelo mundo inteiro e numa altura em que o prime time da SIC revela sinais de grande fragilidade (Salve-se Quem Puder! está a demorar a impor-se a seguir ao jornal; a estreia de Camilo não correu bem, Passione está muito abaixo das anteriores novelas da estação e apenas Aqui não Há Quem Viva! parece estar a cumprir), aposta da RTP1 pode ser forte.


O horário nobre da RTP é mesmo o grande calcanhar de Aquiles de José Fragoso. Com um day time forte e competitivo, basta uma subida generalizada de dois ou três pontos após as 21.00 para que o segundo lugar possa ser uma realizada mais consistente. Para já, televisão pública e SIC vão alternando ao sabor da maré.


Malato é um dos valores mais seguros do canal 1 e vai suceder a uma Sílvia Alberto que esteve muito bem no Super Miúdos. O concurso registou uma média de 17,6% de quota de mercado nas 60 emissões exibidas, na linha do que produções do tipo têm conseguido naquele horário da RTP. Longe vão os tempos em que os concursos de Malato e Jorge Gabriel conseguiam 26 e até 30 pontos de quota de mercado.

Entrevista a Rita Salema


A entrevistada desta semana da Notícias TV viu, no dia de ontem, os seus Sentimentos terminarem. A actriz confessou que pediu para a sua personagem não morrer no último capítulo e que, ao contrário de colegas seus, gostou do papel que lhe foi atribuído: "Tive sempre boas personagens e que me encheram, mas de facto acho que a Mariana foi um presente que o Tozé Martinho e a equipa me deram. Foi um dos papéis em que tive uma personagem mais cheia. Uma história com princípio, meio e fim".
Apesar desta confissão de Rita Salema, não se pense que todos os desafios profissionais que lhe foram propostos correram bem. No que toca a apresentação de programas, as coisas não ocorreram da melhor maneira: "Acho que não sou nada boa apresentadora (...) na apresentação não me sinto nada à vontade". Esta resposta surgiu a propósito de Rita Salema já ter estado à frente de Manhãs de Sofia e Mulheres de A a Zé.
Quanto ao futuro profissional, a actriz confessou que o medo de ficar sem trabalho é grande: "O nosso medo constante é ficar sem trabalho. Não só pelo lado financeiro, mas porque me faz confusão estar parada. Depois de 15 dias, já sinto a falta da rotina de acordar às seis da manhã e chegar às sete da tarde. Faz-me muita falta. Adoro aquilo que faço".

Quiosque: Notícias TV

Esta noite..


..o Frente a Frente desta semana está renovado. Às 21:00, não perca!

Figueiras não se pronunciou sobre saída de Fátima

Começou à pouco o primeiro Vida Nova sem Fátima Lopes.
José Figueiras, o novo apresentador, ao iniciar este programa não se pronunciou sobre a saída de Fátima da SIC. Limitou-se assim a promover os conteúdos do programa, visivelmente ansioso...

André Cerqueira: "A TVI está muito satisfeita em ter a Fátima connosco"

No aguardado comunicado enviado ontem às redacções, André Cerqueira, director de programas da TVI, congratula-se com a vinda de Fátima Lopes para a estação.
.
Sem adiantar pormenores sobre a contratação da apresentadora, o comunicado confirma apenas que Fátima terá um programa na grelha da estação já na reentré televisiva, em Setembro: "A Fátima vem complementar a nossa equipa de estrelas e estamos a trabalhar num formato ao seu estilo, que será apresentado após o Verão"
.
Desta forma, a TVI vê esta contratação incluída na série de investimentos que foram feitos, desde do regresso de Marcelo Rebelo de Sousa até à aquisição dos direitos de transmissão dos jogos da primeira liga de Futebol: "A TVI continua assim a apostar nos grandes nomes portugueses e a investir na vitalidade e na qualidade do entertenimento que proporciona aos seus espectadores", justificou o responsável da estação de Queluz.
.
Quiosque: Diário de Notícias

Fala-se! 05/07/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!




Rita Pereira e Angélico Vieira


Embora seja cada vez mais certo que a actriz tenha encontrado um novo amor, parece que a sua ligação ao antigo companheiro ainda não foi totalmente esquecida.


Segundo a TV Guia desta semana, embora não queira voltar a namorar com Angélico, Rita Pereira gostava de esclarecer tudo o que se passou entre ambos e manter uma relação de amizade.


Talvez tenha sido por isso que o antigo casal tenha estado junto nos estúdios onde o actor grava Espírito Indomável. “Ela entrou ali e foi ter com ele. Os dois estiveram a falar durante vários minutos. Ele riu-se… ela também. Estivam a falar sem dramas, sem problemas. Depois ele foi chamado para gravar e ela foi-se embora”, contou fonte da produção à referida revista.


Estará o passado resolvido?




Fátima Preto


Afastada dos ecrãs há algum tempo, a manequim tem dedicado os seus últimos tempos à profissão de DJ. Mas há outro motivo para a sua felicidade.


É que Fátima Preto é mais uma das “mamãs” de 2010. Grávida de cinco meses, a actriz vai dar à luz um menino. Solteira, não quis revelar o nome do pai da criança, até porque “é uma produção independente”, como fez questão de referir à Nova Gente.


O parto está previsto para meados de Outubro.


Quiosque: TV Guia, Nova Gente

Revista de Imprensa 05/07/2010

Segunda-feira, dia 5. Bem-vindo à Revista de Imprensa deste dia!


Quem Quer Ser Milionário regressa hoje em Alta Pressão
O mais conhecido concurso de cultura geral está de regresso aos serões da RTP1. É já a partir de hoje que José Carlos Malato apresenta o regressado Quem Quer Ser Milionário. Mas desta vez o concurso vai ser em Alta Pressão: "Sem ajuda do público nem através do telefone, cada programa terá a duração de 50 minutos e cada edição contará com seis concorrentes, 15 perguntas e um vencedor", revelou António Borga, da produtora Valentim de Carvalho.
José Carlos Malato está confiante com neste novo projecto e rejeita qualquer tipo de comparações com a última edição apresentada por Jorge Gabriel, em 2008: "Este Milionário é outro. Tem uma dinâmica diferente. O do Jorge Gabriel está a anos-luz. Não se compara, os tempos são outros".
O alentejano de Monforte garante que vai manter-se no registo igual ao de sempre, não o alterando por causa do formato. Malato vê até algumas semelhanças entre este Alta Pressão e o Jogo Duplo, o último concurso que apresentou na televisão pública.
Já sabe, Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão vai regressar e a partir de hoje marcar presença nos serões quentes de Verão da RTP1!
.
.
Mulheres poderosas em Malmequer

A nova novela de autoria de Rui Vilhena para a TVI vai ter um elenco feminino de peso, com nomes bastante sonantes.
Maria João Bastos é um exemplo disso. A actriz vai encarnar um papel de uma escritora, bem ao estilo de Margarida Rebelo Pinto, uma mulher polémica, que vive apenas para o seu trabalho deixando o marido e a sua própria vida para segundo plano.
E é a partir dessa personagem que a nova trama de Vilhena vai começar a desenrrolar-se. A escritora vai dar uma entrevista a João Perry, um famoso jornalísta, e nela fará revelações que vão tremer com a relação de amizade que era mantida entre Maria João Bastos, Sofia Grillo (a produtora do programa) e São José Correia (uma advogada).
A actriz que deu vida a Isabel em Sentimentos garante que para lá de advogada, Flor, vai distinguir-se e muito, pelo amor: "Ela será uma mulher romântica no que respeita às prespectivas de vida, vai querer que as pessoas que a rodeiam sejam honestas e, no que toca ao amor, vai defender quem é correcto. É uma mulher doce", adiantou a actriz São José Correia.
Certo é que ninguem vai ficar indiferente ao talento destas actrizes de renome já a partir de Setembro na TVI.
.
.
CITAÇÃO DO DIA
«Representar é mais aliciante do que apresentar»
Teresa Guilherme


NÚMERO DO DIA
43
Aos 43 anos, José Figueiras regressa à antena da SIC de forma mais regular. O apresentador vai estar, a partir de hoje, diariamente em directo na condução do programa Vida Nova, depois da saída de Fátima Lopes da estação.

.
Quiosque: Notícias TV, TV Guia, Diário de Notícias

Tiffanie Jorge e Tiago Careto dizem adeus a "Achas Que Sabes Dançar"!


Mais um domingo, mais um Achas Que Sabes Dançar. A três semanas da final do concurso da SIC, os concorrentes começam a ser cada vez menos. Este domingo, passaram a oito. O júri confessa que a qualidade dos dançarinos é cada vez maior. As duplas dançaram duas vezes, e cada concorrente fez um solo. Eis os resultados:

Menos votadas:
Inês Afflalo
Tiffanie Jorge

Menos votados:
Ricardo Pereira
Tiago Careto

O júri não concordou com a decisão do público. César Augusto Moniz considerou os menos votados "bons bailarinos que não gostaria de ver fora do programa".

Fiquemos então com os resultados finais:

A concorrente feminina do Achas que Sabes Dançar que abandona o concurso esta semana é a Tiffanie Jorge. Quanto ao sexo masculino, Tiago Careto diz adeus ao mesmo.