5 de julho de 2010

Frente a Frente


Boa noite. Seja bem-vindo a mais um refresh de uma das rubricas que tem feito história neste blog, e nas suas noites de segunda-feira. O Frente a Frente desta semana relembra dois grandes artistas que, nos últimos tempos, não têm muito valorizados pelas generalistas.
Dê as boas vindas a Manuel Melo e Vanessa Silva!


Até 2002, Manuel Melo era desconhecido para os portugueses.

No entanto, e se há casos em que os concursos de televisão podem lançar concorrentes na música, televisão, teatro e publicidade, este é um excelente exemplo disso.
Depois de ter participado em Academia de Estrelas, e de lá ter mostrado todo o seu talento, os convites para continuar a cantar e representar não pararam.
Em 2003, foi escalado para o elenco de uma das novelas que ficou na memória dos portugueses - Saber Amar. Nela interpretou Girafa e, assim, ficou conhecido durante os longos anos seguintes. Posteriormente chegou a vez de participar num episódio de Inspector de Max. A carreira do actor não ficou por aí, e a TVI continuou a apostar em Manuel Melo. A sua vontade de fazer mais e melhor ditaram o seu futuro e, portanto, em 2004, chegou o convite para mais uma produção do canal da Media Capital: Baía das Mulheres.

A partir daí, os seus projectos estiveram muito centrados no humor. Destaque para o programa À Queima-Roupa, Malucos do Riso, Tudo Sobre... Saúde (com a coordenação de Teresa Guilherme, na RTP1).
Em 2006 regressou à TVI, e participou no reality-show Novos Aventureiros, com apresentação de Iva Domingues. Manuel Melo deu assim os primeiros passos na condução de programas em directo. Mais tarde voltou a trabalhar com a ex-apresentadora de Quem Quer Ganha, na Bela e o Mestre, reality-show que lançou muita polémica para os lados de Queluz de Baixo. Antes disso, destaco a participação do actor em Doce Fugitiva, com a personagem Quaresma.

Em 2007 deu os ares da sua graça em Dança Comigo, tendo mesmo tornado-se num dos finalistas do programa apresentado por Catarina Furtado.

É curioso verificar a quantidade de trabalhos que um "simples" desconhecido conseguiu fazer. Afinal, Manuel Melo consegue provar que a máxima de "a fama de um reality-show termina quando este acaba" nem sempre é verdade. Quando o talento, a vontade de ir mais além, o sonho, o querer e, acima de tudo, a humildade, são superiores a qualquer outra postura que se adopte na vida, então o ser humano consegue ter sucesso.

Por isso, a carreira de Manuel Melo na televisão não se ficou por aqui. Em 2007 participou em Ainda Bem Que Apareceste, e em 2008 no call-tv Sempre a Somar. Ainda nesse ano foi convidado para integrar um episódio de Casos da Vida, mítica série da TVI, e a criar sorrisos em Há Festa no Hospital. Destaco ainda a apresentação de Quem Quem Ganha, em substituição de Leonor Poeiras/Iva Domingues.

Manuel Melo, deu igualmente nas vistas no cinema. Nitro e 20-13 Purgatório, foram duas das metragens em que participou. No que toca à publicidade, Olá, Sumol e BES, já requisitaram os seus serviços de locução. Aliás, até hoje, Manuel Melo nunca deixou de ser solicitado para fazer locuções e dobragens para rádio e televisão.

Se alguém tem dúvidas do talento de Manuel Melo, então desfaça-as, pois o actor, compositor, apresentador, locutor, e até dançarino já deu provas do seu profissionalismo. No entanto, e à excepção de uma aparição em Salve-se Quem Puder, ele está a ser esquecido pelas generalistas. Pelo menos, nos últimos meses, não se tem falado deste actor, o que é pena. Porquê? Manuel Melo dava, por exemplo, uma excelente personagem em Morangos com Açúcar. No entanto, a direcção de programas da TVI prefere colocar caras sem talento, brilho e formação nesta série. É pena.

Espero assim novidades próximas na carreira deste talento nacional!


Era ela a minha escolha para vencer Academia de Estrelas, no entanto, acabou por ficar-se, apenas, pelo terceiro lugar. De entre todos os nomes que este programa mostrou, ela era a mais completa, a mais talentosa, na minha opinião, claro está. Uma prova do que digo é talvez o facto de ainda hoje se falar de Vanessa Silva, facto que recebeu muita contribuição da sua persistência e vontade de brilhar.


Quer pelo teatro de Revista, quer pela participação em musicais, ou até mesmo por fazer companhia às manhãs dos portugueses à já vários anos, não se pode dizer que ela para. Batalhadora e muito determinada, Vanessa Silva também já deu o ar da sua graça em três edições do Festival da Canção. Em 2010, chegou mesmo a ser apelidada de “a melhor música a concurso” e esteve “quase lá”. É claro que Alvorada era o meu tema favorito, assim como já anteriormente Do Outro Lado da Vida havia sido. No entanto, os portugueses não partilharam da minha opinião e, infelizmente, esta excelente profissional ainda não representou o país.

Considero-me um sortudo, porque já a vi actuar ao vivo. Foi no musical Fame, onde dava vida a uma das vilãs. Se antes já a admirava, depois de abandonar a sala do Tivoli, mais rendido estava. Para além de

muito, muito bonita, Vanessa Silva é muito expressiva. O seu olhar, o seu sorriso, criam em nós, público, uma sensação fantástica, que nos leva a crer que não é a Vanessa que ali está, mas sim a personagem que esta interpreta. É claro que é esse o “dever” dos actores, mas esta jovem fá-lo de uma maneira diferente. Por algum motivo consegue transmitir sempre as emoções que a assolam. Isso viu-se, por exemplo, durante a sua actuação no Festival da Canção 2010, em que, mesmo no fim de Alvorada, as lágrimas escorriam-lhe pelo rosto.


A meu ver, ainda lhe falta uma “grande oportunidade” na televisão portuguesa. Como excelente interprete e actriz arriscaria mesmo a dizer que é uma pena ainda não a terem chamado para Morangos com Açúcar. Sem sombra de dúvidas que, numa escola de talentos, ela poderia dar vida a uma nova professora. Porque não? Capacidades não lhe faltam e, com certeza que o público adoraria.


Como já deve ter percebido, sou, efectivamente, seu fã, um seguidor do seu trabalho, que admiro bastante. Oxalá que o futuro lhe corra da melhor forma e que continue a encantar-nos com o seu sorriso fascinante e com a sua voz arrepiante. Afinal de contas, Vanessa Silva é uma princesa que saiu da Academia, para ultrapassar grandes obstáculos e se tornar rainha de um povo, por vezes, ingrato!



Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões Diogo Carmona/Ruben Silva:

Diogo Carmona, por Tiago Henriques - 62%
Ruben Silva, por Diogo Santos - 38%

4 comentários:

Anônimo disse...

A Vanessa participou em três edições
do Festival da Canção.

Festival RTP da Canção 2007 com a música "Além do Sonho"
Festival RTP da Canção 2008 com a música "Do Outro Lado da Vida
Festival RTP da Canção 2010 com a música "Alvorada"

Tiago Henriques disse...

O meu pedido de desculpas pelo lapso! ;)

Anônimo disse...

Grande post, os meus parabéns ;)
ainda bem que há pessoas que dão valor a quem o merece... muito obrigada =)

DS disse...

Ainda bem que gostou anónimos.

Com os melhores cumprimentos,

DS