18 de setembro de 2010

Audimetria Semanal


Boa noite. Dê as boas-vindas a mais uma edição da Audimetria Semanal!

Na Mó de Cima - "Ídolos"

A estreia de "Ídolos" correu bem à estação de Carnaxide. Com 13,5% de audiência média e 36,9% de share, o concurso da SIC venceu a concorrência, deixando-a distante. Enquanto "Mar de Paixão" se ficou pelos 11,9% de rating e 31,8% de share, "Dá-me Música" não foi além dos 4,5% de audiência média e 12,5% de share.
Cláudia Vieira e João Manzarra continuaram, pelo menos, neste primeiro episódio a prender os portugueses em frente aos ecrãs. Com estes valores, adivinha-se uma díficil tarefa para "Secret Story" que, apesar de ser um sucessor de "Big Brother", vai ter um concorrente à altura. Não sei quem irá vencer, mas as noites de domingo vão ficar mais animadas. O que é que os portugueses irão preferir ver? Jovens talentos, ou segredes escondidos envoltos em polémica? Conhecendo o povo português, eu apostaria a segunda hipóteses. No entanto, cada vez mais são os jovens que decidem o que ver em frente à televisão. Logo, serão eles a dar o veridicto final. Será que vão preferir os "Ídolos"? Talvez...


Salto Alto - "Somos Portugal"

A gala da ficção nacional da TVI obteve um excelente resultado. Com uma duração de quatro horas, a estreia de Fátima Lopes em directo no canal da Media Capital, as representações de Júlia Pinheiro, Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, o duo entre Leonor Poeiras e Pedro Granger, as homenagens a alguns portugueses, foram vistas por mais de um milhão e duzentas mil pessoas. Com 13,5% de audiência média e 48,4% de share, Somos Portugal esmagou a concorrência. Enquanto o resumo da Liga dos Campeões, na RTP1, se ficou pelos 12,6% de share, Passione, na SIC, não foi além dos 14%. De destacar ainda Tás Aqui Tás Apanhados, que alcançou apenas 17,6% de quota de mercado.
Indepentemente do intuíto desta gala em homenagear os grandes portugueses do nosso país, considerei-a uma forma de a TVI lançar algumas das suas estreias, aliando-se a uma das grandes marcas do país - o Continente. Os portugueses parecem ter gostado, pois Somos Portugal foi o segundo programa mais visto da última quarta-feira.


A semana de... "Laços de Sangue"


Já estreou a nova novela da SIC. "Laços de Sangue", lançada com pompa e circunstância à imprensa, alcançou no primeiro episódio 9,5% de rating e 23,4% de share. À mesma hora, o episódio especial de "Espiríto Indomável" alcançou 14,3% de audiência média e 36,3% de share. Com estes números, pode concluír-se que foi a estação de Carnaxide a grande derrotada da noite. No entanto, tal constatação não está correcta. O verdadeiro derrotado da noite foi José Carlos Malato, com o seu "Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão". Com a concorrência a apertar, o concurso fez um dos seus piores resultados: 7,1% de rating e 17,5% de share.
Não quero com isto desviar as atenção dos valores modestos que "Laços de Sangue" alcançou. Mas penso que esta minha visão também tem de ser tida em conta. Não se pode vencer nunca a TVI, sem se deixar a RTP para trás. Isso, a SIC conseguiu. No entanto, e apesar deste feito, tenho necessariamente que referir que nos restantes dias da semana, "Laços de Sangue" e "Quem Quer Ser Milionário" andaram taco a taco, com vitória para o concurso da RTP.
Sobre os shares da novela da estação de Carnaxide, variaram entre os 20% e os 24%.


MMV - Minuto Mais Visto da Semana

Esta semana, o Minuto Mais Visto pertenceu à RTP1. A partida entre a selecção nacional e a Noruega alcançou, às 21:20, do dia 7 de Setembro, 22,4% de audiência média e 55,8% de share. Em segundo lugar ficou Espírito Indomável da TVI. No dia 8 deste mês, a novela da estação de Queluz de Baixo conseguiu atingir os 17,0% de rating às 22:42.

Porque No Te Callas Pedro Boucherie Mendes?

Apesar dos bons resultados das galas da terceira edição de "Ídolos", parece que um dos membros do júri ficou desgostoso com os assobios das suas avaliações semanais. "Fartei-me da imbecilidade dos portugueses, são um povo medroso e eu não estou para me chatear muito. É importante situar as músicas e os temas, mas não estou para ser assobiado, chateia-me. É a mesma coisa que ter uma moto-serra ao lado. Farei aquilo que me der na telha na altura", confessou Pedro Boucherie Mendes à TV Guia.

Cada um faz o seu trabalho, da melhor forma que consegue. No entanto, os comentários do director da SIC Radical nem sempre foram precisos, baseando-se muitas vezes num género de uma wikipédia musical. Logo, é normal que os apoiantes de um concorrente o vaiem quando este faz uma crítica que não se adeque à prestação de um finalista.

Para uma personalidade televisiva que procura atacar a TVI, afirmando que o canal tem medo do "Ídolos", parece-me um baixar de armas esta mudança de atitude devido aos assobios das claques. Porque No Te Callas Pedro?

Uma pergunta a... Nuno Santos

Tantos investimentos em Companhia das Manhãs, e já chegaram notícias de despedimentos de profissionais devido à nova redução de custos do canal de Carnaxide. O lesado foi, desta vez, Miguel Dias que, depois de um ano a trabalhar no talk-show, foi afastado de um momento para o outro. Supostamente, nesta nova Companhia, composta por Ana Marques, Cláudio Ramos, Raquel Strada e Hêrnani Carvalho, já não havia espaço para o humorísta.

Significa isto que, se estas novas contratações não derem resultado, também os quatro profissionais em causa irão ser mandados para a rua? A verdade é que mudanças e apostas há muitas, mas os resultados por vezes não chegam para agradar a todos..

Até para a semana!

Esqueceram-se de... Ana Paula Mota!

Boa noite. Mais um sábado, mais um Esqueceram-se de Mim. Recorda-se da mulher-palhaço da Praça da Alegria?


Foram vários os anos que Ana Paula Mota, ou melhor, Picolé, deu nas vistas na Praça da Alegria. No entanto, a cumplicidade que a sua personagem criou para com os telespectadores acabou por não ser suficiente para a estação pública voltar a apostar nela na nova fase do talk-show das manhãs da RTP.


Numa entrevista ao jornal O Regional, a actriz confessou que são ainda muitos os que lhe perguntam porque abandonou o programa. Infelizmente, e tal como afirma, essa decisão coube à direcção de programas do primeiro canal: "Vai ter que perguntar à Direcção de Programas da RTP. O que foi transmitido é que a personagem da Picolé não se enquadrava com o novo formato da Praça".

As últimas notícias sobre ela não foram as melhores. Se se recorda, Ana Paula Mota foi noticiada há cerca de ano e meio, quando foi vítima de um enfarte. Nessa altura, todos se recordaram da actriz, tal como é típico do ser humano. Para o seu bem recuperou, tendo realizado até hoje espectáculos em todo o país.

Se pensa que Ana Paula Mota representa apenas enquanto Picolé, desengane-se. Segundo o referido jornal, são várias as personagens que ela interpreta: "...tenho várias personagens, que vou aplicando em festas e em determinados temas".

Tendo por base a minha pesquisa, a carreira da actriz é ainda completada por aulas que esporadicamente dá, com o objectivo de ensinar a representar. Em Março de 2009, Ana Paula Mota leccionou um workshop de expressão teatral para crianças na Casa do Artista.

O que aconteceu com esta actriz? É verdade que as personagens no mundo televisivos não perduram sempre. Relembro José Freixo e o pato Donaltim, que durante muitas manhãs fizeram companhia aos telespectadores da SIC. Tal como a Picolé, de um dia para o outro deixaram de aparecer.

Como apreciador de televisão, compreendo que existam fases na vida, ou melhor, capítulos. Quando os mesmos chegam ao fim, é necessário mudar. Foi isso que aconteceu com estes dois actores. No entanto, o bom senso deveria ser uma das características do ser humano, o que significa que dispensar estes profissionais depois de tanta dedicação que deram aos respectivos canais, deveria ser uma decisão tomada com muita cautela. Por outras palavras, e se de facto as personagens já não serviam para a nova fase dos talk-shows matinais em causa, então deveria ter sido elaborado um segundo plano para Ana Paula Mota e José Freixo. No entanto, o mesmo não foi constituído. São as leis da televisão. Infelizmente.

Quiosque: O Regional

"REV TV" no TVI 24


O canal informativo de Queluz de Baixo, que recentemente passou a fazer parte do pacote da MEO, irá estrear um novo programa de motas em Outubro.


Conduzido por Susana Bento Ramos, REV TV promete situar-se entre o TV Turbo (SIC Notícias) e o TOP Gear (BBC). "Tem todos os ingredientes para ser um sucesso. É um espaço inédito jamais feito em televisão portuguesa. É um programa inteiramente dedicado às motas", explicou a jornalista à Notícias TV desta semana.

Durante as 13 emissões, Susana Bento Ramos, também ela amante de motorizadas, irá receber figuras públicas que partilhem esta paixão. "Estamos a gravar há um mês. Posso dizer que vamos ter o Filipe Duarte, Carmona Rodrigues, o Vítor Fonseca dos D'ZRT, o Ricardo Trêpa, a Susana Arrais, o Pedro Pinto...", desvendou a profissional da TVI.


A jornalista confessou ainda que o seu gosto por este veículo de duas rodas já vem desde pequena: "A moto foi a minha oportunidade de deixar de andar de autocarro. Demorava sei lá quanto tempo a chegar a cada depois da escola. Assim que fiz 16 anos fui tirar a licença e como tenho um irmão mais velho, quando chegou a minha altura, já estava o caminho completamente aberto. Ou seja, lentamente, ele deu a volta aos meus pais...e eu acanei por ficar com a moto dele".

Quiosque: Notícias TV

Carlos Cruz em “De Homem para Homem”

carlos_cruz


Depois de ter estado à conversa com Júlia Pinheiro durante esta semana, o eterno “senhor televisão” prepara-se para ser o segundo convidado de Manuel Luís Goucha no mais recente programa do TVI24.


Assim, amanhã pelas 23 horas, os telespectadores poderão ver mais uma emissão de De Homem Para Homem, onde o companheiro de Cristina Ferreira estará à conversa com Carlos Cruz. Em cima da mesa estarão temas como o processo Casa Pia e a carreira do apresentador em televisão.


Uma conversa objectiva, simples e directa, para ver este domingo, no TVI24!

Fátima Lopes no “Você na TV!”

fatimalopestvi

É já na próxima terça-feira que a apresentadora estreia Agora é que Conta, no seu novo canal. No entanto, até ao primeiro programa, Fátima Lopes marcará presença noutros formatos da TVI.


Depois de ontem ter estado à conversa com Júlia Pinheiro, a antiga cara de Vida Nova será uma das convidadas de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira na emissão de segunda-feira do Você na TV! No dia seguinte, a partir das 17 horas, passa a estar a solo, em Agora é que Conta.

Esta noite..

.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Falar Televisão do dia!

Os triângulos amorosos de “Sedução”

seduo


Já passam as promos na TVI e a estreia está para breve. Por este motivo, a imprensa continua a revelar cada vez mais novidades sobre a nova história de Rui Vilhena.

É isso que faz a revista ANA desta semana, ao revelar quatro dos triângulos amorosos de Sedução, cujas personagens centrais são interpretadas por Maria João Luís, Margarida Vila-Nova, São José Correia e Maria João Bastos.


Alice (Maria João Luís) foi casada com Belmiro (Nuno Homem de Sá), mas, depois de assistir a um crime do marido, desaparece. Quando regressa, encontra-o casado com a cunhada, Júlia (Fernanda Serrano). Decide então começar uma nova vida e é aí que conhece Mário (Fernando Luís). Por um lado, Belmiro quer recuperar a mulher, pois ela fica milionária e ele é, na verdade, o grande amor da sua vida. Por outro, Mário acredita nela, fazendo-a sentir especial. E é assim que Alice se torna num dos vértices de um triângulo amoroso.


À semelhança da mãe, também Vitória (Margarida Vila-Nova) viverá um romance atribulado. A jovem namora com Nuno (Pedro Barroso) e ele ama-a de verdade. No entanto, ela gosta de Ricardo (Fernando Pires), filho adoptivo da tia Júlia. Por um lado, Ricardo parece o acertado, mas por outro, o amor de Nuno deixa-a confusa. Para além disso, a família opõe-se à sua relação com Ricardo, pois é como se fossem “primos”.


Também Flor (São José Correia) vê o seu coração dividido entre dois homens. Tudo acontece quando Samuel (Marco Delgado) a conhece e fica interessado, pensando constantemente na sedutora mulher. Assim, o jovem mostra-se disposto a fazer tudo para a conquistar, no entanto, Danilo (Paulo Rocha), que se faz passar por homossexual, vai ser um rival à altura e vai conseguir afastá-los. Flor sente-se dividida entre estes dois rapazes, mas uma terrível descoberta sobre Samuel vai ajudá-la a decidir.


Por último e um dos mais emocionantes triângulos amorosos de Sedução tem como vértice Ester (Maria João Bastos). No inicio da trama, a jovem é casada com Rui (Joaquim Horta), no entanto, um acidente rouba-lhes a vida do filho. A partir daí, a relação do casal não volta a ser a mesma. Rui aproxima-se de Carmo (Sofia Grilo), com quem namorou no passado e apaixona-se. Separa-se da esposa e decide construir uma nova família com a nova namorada, mas ela não quer ser mãe e este factor condiciona a relação. Por outro lado, Ester está decidida a recuperar o amado e não facilita a vida à rival. Está lançado o repto para uma “batalha” de mulheres”.


Quiosque: ANA

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


Rodrigo apaixona-se por Luísa




Assim que chega à KEV, a jovem rapariga consegue causar o súbito interesse dos trabalhadores masculinos da empresa, inclusivamente de Martinho que vê nela uma nova conquista. Todavia, não é o filho de Miguel que Luísa quer, mas sim Rodrigo. É por este motivo que a recém licenciada se prepara para causar uma grande reviravolta na trama, dado que se vai intrometer no namoro de Rodrigo com Gabriela.


Apesar de gostar muito da colega, o rapaz começa a ver a sua relação balançar no que aos sentimentos pela namorada diz respeito e, face ao poder de sedução de Luísa, Rodrigo acaba por terminar a relação e entrega-se à nova gestora da KEV.


Todavia, como está habituada a que todos os homens se rendam ao seu charme, Gabriela não descansa enquanto não conseguir recuperar o amor do antigo companheiro. Estão lançados os argumentos para mais um triangulo amoroso em Mar de Paixão!


Isabel ameaça Afonso



Victor inventa que tem informações sobre Jaguar e marca um encontro com a filha deste. Ao mesmo tempo, manda uma mensagem ao irmão, dizendo que vai transformar a sua amada na serra. O rapaz fica fora de si e, depois de procurar Isabel, tenta impedi-la de se encontrar com o vilão.


A rapariga encosta um punhal de prata junto ao coração do amado, gritando que está farta dele. Afonso fica sentido com o gesto e jura que nunca mais se intrometerá na sua vida, pois está cansado de tentar protegê-la e ela não deixar.


Isabel fica surpreendida com o rapaz e vai ao encontro de Victor. Este mente-lhe e diz-lhe que Jaguar pode estar vivo…


CURTAS:


Em Espírito Indomável, a tensão continua a estar presente na rotina de Rodrigo e Teresa, causando uma tragédia quando o casal completa 25 anos de casado: o patriarca dos Monteiro e Castro quase mata a mulher.


Em Meu Amor, é na festa de lançamento do perfume de Mel, que a jovem costureira reaparece. Perante toda a gente, desmascara a irmã, dizendo que foi ela quem a mandou matar.


Em Laços de Sangue, João não aceita que Inês lhe tenha mentido e escondido a verdade sobre a morte de Alice e cancela o noivado. A jovem gestora fica de rastos.


Em Passione, Agostina e Jéssica descobrem a bigamia do marido, mas a brasileira perdoa-o. Já a italiana fica furiosa ao vê-los juntos e invade a casa da rival, agredindo-a.


Em Caras e Bocas, Pelóptidas cumpre a vingança prometida e explode o bolo de noiva do casamento de Judith e Edgar. Todos os presentes ficam cobertos de açúcar.


Quiosque: Mariana, Telenovelas, Maria

Virgílio Castelo em "Alta Definição"


O entrevistado desta semana de Daniel Oliveira é Virgílio Castelo. O responsável pela ficção de Carnaxide vai falar sobre os momentos, as pessoas e os profissionais mais importantes da sua vida.
Conversa que não querer perder na SIC, a partir das 14:00, em Alta Definição.

Concorrentes de "Secret Story" vão ganhar pouco!


A Notícias TV desta sexta-feira informa que os concorrentes anónimos do novo reality-show da TVI não irão ganhar muito por cada dia que estiverem em jogo.
A referida revista contactou alguns dos ex-concorrentes do Big Brother, e chegou a um valor aproximado: 20 euros.
Um dos ex-participantes da quarta edição do Grande Irmão afirmou que recebia esse valor. "Em tempos de crise, talvez actualizem ligeiramente os preços para quem concorrer agora à Casa dos Segredos, mas será sempre à volta desse valor", afirmou.


De referir igualmente que, na primeira temporada de Big Brother, os concorrentes levavam para casa 600 euros por mês.


Quiosque: Notícias TV

Momentos


Caras Notícias foi um magazine da SIC Notícias por onde passaram algumas apresentadoras. Ana Marques foi a última, e deu vida a um programa que misturava o entretenimento com notícias sobre os famosos, música, roteiros turísticos, entre outros.
Relembre agora uma parte do programa, no qual a entrevista aos Il Divo foi uma das peças principais.


Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Francisco Penim, retirada do Correio da Manhã.


A estação de Queluz já tinha, e tem, mais qualidade em quantidade de actores; já tinha, e tem, os intérpretes musicais mais comerciais; e, agora, começa a ter os mais populares apresentadores. Sem acasos do destino, o minuto mais visto de toda gala teve 61,6% de share e coincidiu com o momento em que Fátima Lopes pisou o palco. Mas ‘Somos Portugal’ conseguiu outra proeza – a de ter atingido, no horário, um share médio superior ao da soma dos shares da RTP 1 e SIC. Foi o que se chama um arraso completo e com grandes prejuízos para a concorrência.

36,4% de share foi o resultado de ‘Festa das Vindimas’ de quarta-feira, na RTP 1.