25 de outubro de 2010

Frente a Frente


Boa noite. O Frente a Frente desta semana coloca em duelo duas grandes promissoras actrizes. Ambas começaram em Morangos com Açúcar, e têm sido escaladas para as novelas de horário nobre da SIC e TVI. Dê as boas-vindas a Ana Guiomar e Sara Prata.




Começou em Morangos com Açúcar, onde deu vida a uma das personagens que esteve maior tempo no elenco da trama. Começou como Mitó, mas depois chamaram-na de Marta. Bonita e sempre com um sorriso nos lábios, ela é Ana Guiomar.

Desde o primeiro momento que gostei de a ver representar. E hoje, sete anos volvidos, tenho a certeza de que é uma jovem cheia de talento. Embora há muito que não faça trabalhos para a TVI, Ana Guiomar fez-se à luta e tem a proeza de marcar presença nas três mais recentes telenovelas da SIC: Podia Acabar o Mundo, Perfeito Coração e Laços de Sangue. Com apenas 22 anos de idade, é uma actriz com um curriculum já bastante recheado.


Elogio-lhe a forma como vive uma personagem, o sorriso que mostra sempre que é entrevistada por algum programa ou publicação. Aparenta ser uma rapariga de bem com a vida e realizada profissionalmente. E, a par de tudo isto, é das poucas actrizes da actualidade que se pode orgulhar de já ter feito um pouco de tudo, que é como quem diz, vilãs, personagens cómicas e até boazinhas.

Num futuro bem próximo, poucas ou nenhumas dúvidas tenho de que poderá viver uma protagonista, até porque já deu provas de que tem “estaleca” para tal. Sempre que a vejo no ecrã, há algo que me marca, as suas expressões faciais. A meu ver esta é uma das suas maiores imagens de marca, até porque Ana Guiomar se pode orgulhar de conseguir fazer sempre as suas personagens parecerem reais.


Com as provas que já deu e com tudo o que já provou, esta actriz está, definitivamente, preparada para qualquer desafio e, com a sorte que tem tido, acredito que surgirão ainda mais. Afinal de contas, ela é Ana Guiomar, a prova de que o talento não é proporcional à altura.


Eu sou fã, e você?




Ela era a Becas da terceira temporada de Morangos com Açúcar. Maria rapaz, irreverente, rebelde, diferente, eram estas as características da personagem de Sara Prata. Na altura, não esperava que a actriz conseguisse vingar no mundo da representação e, mais concretamente, no mundo de Queluz de Baixo. Estava enganado.
Depois de Morangos com Açúcar, chegou o convite para participar em Fascínios e, mais tarde, Equador. Posteriormente, Sara Prata deu nas vistas em Flor do Mar e 37. Espírito Indomável, produção em exibição na TVI, é o seu mais recente projecto. A interpretar Susana Meireles, a actriz tem feito furor com a personagem de Pedro Lima.

Sara Prata tem sido assim aposta constante da direcção de programas do canal da Media Capital, sendo por isso um dos frutos que nasceu na TVI, e que permanece na TVI.

Com um contrato de exclusividade com a estação, que lhe permite auferir um salário fixo independentemente de estar a trabalhar ou não, a jovem de Setúbal não tem defraudado as expectativas. Com uma postura humilde, Sara Prata tem tido a possibilidade de aprender com os melhores. Sendo escalada para novelas com elencos de luxo, onde os actores mais velhos, com mais experiência, estão presentes, a namorada de João Fernandes só tem vindo a ganhar com tais contactos.
A comparação entre a sua primeira personagem, em Morangos com Açúcar, e com o seu actual papel, em Espírito Indomável, provam isso mesmo. Crescimento, atitude, empenho, polivalência e verdade nas suas palavras. Existem actores que, no desempenho dos seus papéis, demonstram alguma falsidade no que proferem. Ou porque não dão ênfase às suas falas, ou porque simplesmente não têm capacidades para tal. Por isso afirmo que Sara Prata transpira verdade naquilo representa.


Da sua geração, é das que mais brilha. Uma actriz totalmente made in TVI, Sara Prata tem vindo a demonstrar capacidades para estar ao nível de Rita Pereira e Mariana Monteiro, e ser a protagonista de uma grande novela.
Uma vez que, a nova produção de Maria João Mira já está a ser preparada, aconselho André Cerqueira a pensar nesta actriz para um grande papel. Acredito veemente que a confiança nela depositada não iria sair defraudada. Basta reparar na boa prestação que Sara Prata está a ter em Espírito Indomável. Ela merece, por todo o trabalho que tem tido, e pela dedicação que tem dado a todos os seus papéis.

Raio X

Nome completo: Sara Isabel Duarte Prata
Data de nascimento: 9 de Agosto de 1984
Signo: Leão
Estado civil: Comprometida
Melhor característica: Segurança
A sua mais valia: O olhar



Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre Cláudio Ramos/Flávio Furtado:


Cláudio Ramos, por Tiago Henriques - 89%
Flávio Furtado, por Diogo Santos - 11%

Falar Televisão

Rápido e claro

O novo noticiário do segundo canal público é mais que interessante, é uma alternativa. Para quem? Para todos os que se sentam à mesa e são confrontados por um concurso gasto, que já está no ar há vários anos, por uma série de adolescentes que paira na sua oitava temporada, ou por mais uma produção brasileira. Este Hoje pode assim ser uma boa companhia para a hora de jantar de alguns portugueses.
Rápido, directo e conciso, o noticiário procura, durante a sua primeira edição, informar os telespectadores sobre os principais acontecimentos que estão na ordem do dia, durante apenas vinte minutos. Parece pouco tempo, mas é o essencial para relatar o que de facto marcou o dia.

Para todos aqueles que, pelas circunstâncias da vida, não têm tempo para as mais diversas tarefas, a RTP2 oferece a oportunidade de ajudar a realizar uma, necessário para o conhecimento de todos os seres humanos: a da informação.




Posteriormente, e numa segunda edição, o Hoje acrescenta alguns pormenores ao que noticiou antes da hora de jantar, aprofundando outros temas. Durante mais quarenta minutos, o segundo canal proporciona aos portugueses outro conteúdo informativo.

Bastante inteligente esta aposta. Afinal, o Jornal 2 estava a ficar esquecido. Pelo menos, na minha opinião. Assim, este Hoje vem dar uma nova vida à RTP2, vem relembrar que também na estação "alternativa" existe informação de boa qualidade, e do interesse de todos os telespectadores. Para além das boas séries que a estação do Estado transmite, dos interessantes documentários, de desenhos animados recomendados para os mais novos, o segundo canal inova agora com um noticiário dividido em duas partes, pronto a ir de encontro à necessidade de informação da população nacional.

Esta noite..


... mais um duelo no seu Televisão-Opinião! Às 21:00, uma hora após o
Falar Televisão.

Fala-se 25/10/2010


Boa tarde. Bem-vindo ao primeiro Fala-se desta semana!


Marco Horácio

O apresentador do já extinto, Salve-se Quem Puder, vai ser obrigado a estar em repouso durante o próximo mês. Ao que tudo indica, o tambem ex-apresentador de Levanta-te e Ri partiu recentemente duas costelas.

De férias depois de gravar Salve-se Quem Puder, Marco Horácio já desmarcou entretanto todos os compromissos profissionais já que com este acidente a sua mobilidade ficou substâncialmente reduzida.  



Rui Unas

Prestes a ser pai de um menino, no final do ano, Rui Unas mostra-se ansioso com a chegada do novo rebento: "É uma experiência fantástica. Estou mais tranquilo, agora já sei o que me espera. Sinto uma enorme alegria e sei que vou ter o dobro da felicidade lá em casa", confidenciou.

Actualmente ainda em antena na SIC Radical com A Última Ceia, Rui Unas prepara-se então para ser pai pela segundo vez, depois de André de quatro anos e fruto de uma anterior relação do apresentador.


Quiosque: Notícias TV

Vasco Oliveira quer uma oportunidade em televisão

vascoSS

Uma semana depois de ter sido expulso de Secret Story, o filho de António Oliveira manifestou à Nova Gente a vontade de vingar no pequeno ecrã.


Quando confrontado sobre o que deseja fazer no futuro, Vasco Oliveira garantiu que ambiciona uma oportunidade em televisão: “Gostava de ter uma oportunidade em televisão. O humor agrada-me. Mas gostava de fazer algo com a minha alma gémea, o Hugo M. Nós quase que lemos o pensamento um do outro, improvisamos imenso. E, na casa, falámos em formar uma dupla de humoristas”, explicou o ex-concorrente do Porto.


Será que alguma estação televisiva lhe dará tal oportunidade?


Quiosque: Nova Gente

Júlia Pinheiro fala sobre concorrentes de “Secret Story”

juliapinheiro3_thumb_other287_225

Ainda a quarta gala não tinha ido para o ar e a apresentadora, em declarações à revista Mariana falou um pouco sobre os participantes do novo reality-show da TVI.


“Podemos não gostar do que vemos, mas é o retrato do país que temos”, começou por dizer Júlia Pinheiro, numa clara alusão ao que tem sido transmitido pela estação de Queluz de Baixo. Individualmente, a directora de formatação de conteúdos frisou que “António é um figurão, que como jogador é um tipo inteligentíssimo”. Já Jade possui “um segredo complicado e é espertíssima”. Quanto a Hugo F “é o vaidoso que acha que é o maior”.


Ainda assim, todos os concorrentes lhe provocam a “gargalhada e a ironia anda para cima e para baixo”. A concluir, Júlia Pinheiro continuou a deixar o mistério no ar no que aos segredos diz respeito, afirmando que “teremos de esperar para ver o que vai acontecer”.


Quiosque: Mariana

Revista de Imprensa 25/10/2010


Segunda-feira, dia 25. Bem-vindo à Revista de Imprensa de hoje!


Sofia Carvalho satisfeita com audiências recorde da SIC Mulher


Este ano tem sido o ano da SIC Mulher. O canal temático de Carnaxide tem obtido óptimos resultados nos últimos meses, os melhores desde a sua fundação.

Sofia Carvalho, directora da SIC mulher, vê em The Biggest Loser e Project Runway dois grandes trunfos que causaram esta subida de espectadores: “O Peso Certo é o programa que alavanca esta subida, mas estamos a crescer desde que estreamos o Project Runway. As pessoas gostam muito deste tipo de formatos”

Para além disto, Sofia Carvalho também não esquece a aposta em produtos nacionais, uma das grandes bandeiras da SIC Mulher: “Um dos objectivos do canal é produzir localmente. É isso que nos diferencia”, sublinha.

Na voz da directora do canal, para o futuro a promessa é de “continuar a superar as expectativas”


Francisco Mendes critíca ferozmente Ídolos


Em entrevista à Notícias TV desta semana, o apresentador de Top Mais criticou a forma “ilegítima” com que são avaliados os concorrentes do concurso da SIC, Ídolos: “Em relação ao Ídolos, devia haver outra maneira dos concorrentes serem avaliados, faz-me confusão a forma como o júri põe e dispõe das pessoas”, afirmou.

Francisco Mendes desqualifica o júri do concurso, confessando que, para ele, aquele painel de jurados “deixa muito a desejar”. E destaca Manuel Moura dos Santos como um jurado que, segundo as palavras do também músico, “não tem legitimidade nenhuma” para avaliar os concorrentes.

Depois disto e face à pergunta sobre se alguma vez aceitaria apresentar um formato semelhante ao de João Manzarra e Cláudia Vieira, Francisco Mendes é vago na resposta, na medida em que teria de analisar bem o formato proposto: “Não sei se aceitava, sinceramente. Tinha de por em cima da mesa uma série de coisas em relação a esse formato”, conclui.



CITAÇÃO DO DIA
"Não tenho aquela coisa de vestir a camisola das estações. Mas não critíco quem o faz"
Teresa Guilherme


NÚMERO DO DIA
20,4
Este foi o resultado, em share, da repetição de Morangos Com Açúcar na última sexta-feira. Face a estes fracos resultados, André Cerqueira resolveu alterar a grelha da TVI, já a partir de hoje.
Com a estreia de Sedução, a novela Espírito Indomável começa a ser exibida às 23h00 mas também às 19h30, numa tentativa de melhorar a prestação audimétrica daquele horário e alavancar também o Jornal Nacional.


Quiosque: Correio TV, Notícias TV

Última Hora - Vera revela o seu segredo aos colegas!

VeraSS

Depois da desilusão com a expulsão da amiga Daniela, a concorrente do Cacém acaba de revelar o seu segredo a alguns dos seus companheiros!


Quem acompanha a emissão em directo pelo TVI Direct pôde ver, à instantes, Vera disse que "o cachecol da selecção é para mim", ao que um dos colegas afirmou: "Não me digas que andas-te com o Ronaldo?". A jovem não se conteve e disse baixinho: "Não, foi com o..."

É de esperar que a rapariga seja punida pela produção, à semelhança do que aconteceu com Ana Isabel.


Por outro lado, dentro da casa, os ânimos estão ao rubro, com Ivo, Joana, Renato, Vera e Hugo M a quererem pernoitar num dos quartos, relagando os restantes colegas para o outro.

De Olho nos Segredos


Boa Noite! Mais uma expulsão em Secret Story, e mais uma vez aqui estou eu De olho nos Segredos!


Depois de Vasco abandonar a Casa dos Segredos, foi a vez de a sua “amada” Daniela vir ao seu encontro, ainda que obrigada. Confesso que fiquei satisfeito com a votação dos portugueses, até porque Ana Isabel tem muito mais para dar ao jogo do que a luso-luxemburguesa.


A semana que se passou foi forte, com muita polémica e o ambiente a começar a pesar. Já passaram três semanas desde o inicio da competição e a pressão é já muita. Mas são estas as regras e quem não as cumprir tem um pé fora da Casa mais secreta do país. Gostei da iniciativa da produção em colocar cada um dos concorrentes a ensinar algo aos seus colegas. Ajudou a que houvesse momentos em que o clima baixasse.


Há já dois grupos bem definidos e tal situação pode comprometer um pouco o objectivo de Secret Story. Ainda assim, acaba por ser um dado normal neste género de programas. Esta semana, tal como previra, apenas uma vez alguém foi apostar num segredo e, curiosamente, acabou por acertar em cheio. Hugo M e Joana foram descobertos por Jade e, graças a umas bolas vindas do exterior, os concorrentes tomaram conhecimento do segredo de Vítor e Ana Isabel. O problema é que quase nenhum, tem dinheiro para apostar o que acaba por comprometer a situação.


Passemos agora à análise individual:


Daniela, a abandonada


Vasco saiu na semana passada e aquela que podia ser uma possível relação acabou por quase nem se iniciar. A rapariga chorou até verter as margens do rio e acredito que lhe tenha custado muito a saída de um dos seus amigos. Não gostei que andasse sempre a arranjar confusão por causa do tabaco e que tenha sido uma das cúmplices de Ivo. Conquistou popularidade junto de Renato e, no confronto com Ana Isabel teve a ajuda do surfista para ganhar pontos. Todavia, de nada lhe valeu, até porque, tal como muita gente esperou, foi ela a expulsa pelos portugueses. Não acredito que tivesse muito a acrescentar à competição.


Ana Isabel, o alvo


Foi nomeada, tal como eu já previra. Teve um inicio de semana normal, mas o final foi terrível. Os ciúmes e dramas de Vítor não a ajudaram e as intrigas de Ivo e Renato foram certeiras. Ainda assim, continuo a gostar dela. Por muito que toda a gente a condene por se ter aproximado de Hugo F, creio que fez um bom jogo, até porque tem, desde há algum tempo que mostrar ao delegado de propaganda médica que não era namorada do modelo. Todavia, a ajuda do exterior fez com que o seu segredo fosse descoberto o que a prejudicou bastante. É o alvo a abater e a permanência na Casa dos Segredos ajuda a que as polémicas com Ivo continuem e, acredito eu, mais dia, menos dia, a estudante de direito.vai mesmo passar-se. Qualquer um se passaria!


Joana, a jogadora



O seu segredo foi descoberto por Jade e a alentejana ressentiu-se. Ainda assim, provou que é uma jogadora nata, aproveitando o facto de muita gente acreditar que entre ela e Hugo M há qualquer coisa real. Não sou uma dessas pessoas, mas elogio a excelente performance de Joana enquanto actriz. Gostei da aula que deu, no entanto, pareceu-me que esta semana esteve um pouco apagada.

Hugo M, o amador



Jade deu-lhe uma ajuda e descobriu o seu segredo. Hugo M rejubilou de alegria por finalmente se livrar de Joana, no entanto, pouco tempo depois lá estava ele ao pé da alentejana. Qual a ideia? Aproveitar que haja pessoas que imaginem que eles estão mesmo apaixonados. Foi um dos que muito mal de Ana Isabel disse, no entanto, esqueceu-se de que também ele tem cá fora uma namorada, para a qual mandou até beijos, e anda lá dentro a fingir-se apaixonado por Joana. Qual a sua moral para falar mal de uma mulher que está cheia de pressão e que recebeu uma enorme “facada” do companheiro? Espero que seja nomeado, mas não acredito muito que tal situação aconteça.


Jade, a apostadora


Foi a única concorrente a ir ao confessionário premir o botão dos segredos e acertou no de Joana e Hugo M. É claro que teve a ajuda de Hugo F e Ana Isabel que há muito decifraram o segredo dos colegas. Ainda assim, enalteço-lhe a coragem. Gostei de ter deixado bem claro a António que não quer que cá fora pensei que se está a aproveitar da popularidade do pastor e da forma como parece ser sincera em tudo o que diz. Acredito que, com o decorrer do programa, mostre que não é a “tontinha” que toda a gente pensava que era. Ganhou pontos na minha consideração.


António, o sábio


É um dos concorrentes mais populares de Secret Story e um dos que me inspira mais confiança. Tem demonstrado ser um homem como deve de ser que se protege e fala na altura certa. Acho-lhe alguma piada, mas acredito que seja também ele um alvo a abater por Ivo. A sua aula foi um momento único em que toda a gente se riu. Tem capacidades para chegar ao fim.


Andreia, a falsa


Todas as suas atitudes face à saída de Vasco soaram muito a falsidade. Não gostei e achei deveras exagerado. Ainda assim, teve um inicio de semana normal, em que brincou muito com Ana Isabel. Aliar-se a Daniela depois desta ter discutido tanto com ela foi a prova de que é falsa. Devia ter sido nomeada, mas as suas estratégias “à boca da urna” foram muito boas. Só o facto de o seu segredo ser polémico e de poder trazer discussões extra à competição a manterão por lá.


Zé Miguel, o confuso


Depois de se ter declarado a Ana Isabel, motivado pelas intrigas de Ivo, começou a questionar-se sobre a personalidade da estudante de direito. Isso é um ponto negativo, a meu ver, claro. De todos os concorrentes, por vezes tenho a ideia de que se sente ali um pouco perdido, mas espero que não se alie a Ivo nas suas investidas. Dá-se mal com Andreia, e a nomeação de Daniela pareceu-me um pouco mal, depois de ter garantido que não o faria. Na próxima semana poderá tornar-se mais polémico.


Vítor, o “vítima que não é vítima”


Ganhou o duelo com Vasco e manteve-se na Casa dos Segredos. Ajudou a que Ana Isabel se passasse e deu-lhe uma espécie de “facada nas costas” ao não controlar os seus ciúmes. Com os seus já 37 anos de idade, devia saber que a entrada com um segredo destes seria complicada. No seu lugar, talvez até sentisse o mesmo que ele, mas, a sua experiência de vida devia ser suficiente para controlar os seus medos. Ana Isabel já lhe disse que tinha que jogar e foi o que fez, mas Vítor não colaborou, tornando-se até um pouco na vítima que não é vítima. Tudo isto podia custar a saída da sua namorada, todavia, agora que ela permanece em jogo, a polémica vai voltar. Será, com quase 100% de certezas, nomeado na próxima semana.


Renato, a decepção



Depois de duas semanas em que pouco ou nada apareceu, eis que começou finalmente a demonstrar quem era. É, até ao momento, uma das minhas maiores decepções neste concurso. Provou que é muito, muito falso. Votou em Ana Isabel, sabe-se lá porquê, quando a ideia inicial era nomear Andreia. Está a jogar muito sujo e espero que lá dentro alguém se aperceba disso. Se anteriormente até o achava uma boa pessoa, tudo isso caiu por terra. Juntou-se a Ivo e espero que isso lhe saia muito caro.


Ivo, o intriguista



Se antes já não gostava muito dele, agora abomino-o. É daquelas pessoas que não têm moral para falar, mas que, por uma pequena coisa fazem tudo. Depois da saída de Vasco, tentou ocupar o lugar do portuense, fazendo intrigas com toda a gente. É daquelas pessoas que à frente dizem mil e uma coisas de bens e atrás diz que não disse. Espero que seja o próximo a sair, até porque é ele o grande destabilizador da casa. Lá dentro só faz porcaria e tentou a todo o custo expulsar Ana Isabel. Agora que a concorrente permanece em competição, o clima vai aumentar ainda mais. Só quem não estiver no seu juízo perfeito não o nomeará para a semana.


Catarina, a menina


Tinha como missão fazer com que alguém apostasse que Hugo F é o cúmplice da VOZ, mas vacilou. Explicou a Jade a sua ideia e as coisas não lhe correram bem. É um alvo a abater pelo grupo de Ivo, mas parece-me boa rapariga. Voltou a não receber nenhuma nomeação, o que pode ser benéfico. Espero que para a semana se evidencie mais.


Hugo F, o “amigo do diabo”



A sua cumplicidade com Ana Isabel é mais do que muita. Disso ninguém tem dúvidas. Arranjou uma grande aliada. Com a permanência da estudante de direito, acredito que continuará muito próximo dela. Teve como missão dar a entender que está apaixonado pela amiga e superou a situação. Esteve bem ao defendê-la dos insultos dos colegas e parece-me verdadeiro naquilo que diz. É um jogador nato, todavia, tenho para mim que é um alvo a abater por parte do grupo de Ivo. Tem hipóteses de ser nomeado ao lado de Vítor.


Vera, a cantora


Está sempre a cantar, numa tentativa, talvez, de dar nas vistas. Chorou bastante na saída de Vasco e com a de Daniela foi a mesma coisa. Agora sem a amiga lá dentro, está dependente de Ivo, até porque com as restantes mulheres não tem uma ligação muito próxima, à excepção de Joana. Quase que foi nomeada, mas conseguiu “safar-se”. Por vezes parece-me um pouco falsa, ainda assim, tenho que louvar a sua aula. Foi muito engraçada. Tenho quase a certeza de que vai votar em Vítor e Hugo F.


Terminadas as análises individuais, uma consideração final. Aquilo que se passou nos últimos dias foi apenas uma mostra do que acontecerá futuramente. A pressão, os ânimos e a polémica vão aumentar e, quem sabe, os concorrentes não chegarão a vias de facto. A harmonia não voltará a estar presente, embora fosse um cenário idílico.


Para a semana, tenho para mim que os nomeados serão Vítor e Hugo F, numa “operação” comandada por Ivo, ele que pensa já que manda na casa. Ainda assim, espero que na corda bamba estejam Renato e o surfista, até porque seria bastante interessante vê-los em competição.

Por enquanto tudo é especulação e, até domingo, tudo permanece incógnito, ou melhor dizendo, é segredo!

Até para a semana!

Daniela sai de "Secret Story"

danielaSS

Com 62% dos votos dos portugueses, a luso-luxemburguesa é a quarta concorrente expulsa do reality-show da TVI. Os ânimos exaltaram-se com Vera a não conter a emoção.


Por outro lado, Ana Isabel acabou por se manter no jogo e, nos próximos tempos, é de esperar que a polémica continue!

Andreia Leal foi mesmo acompanhante de luxo!

AndreiaSS

AndreiaSS


Depois de, na semana passada ter revelado quem era a cúmplice da VOZ, Júlia Pinheiro desvendou agora o segredo da “super tia”.


Tal como a imprensa já tinha revelado, Andreia Leal foi acompanhante de luxo. A própria concorrente o revelou em pleno directo. Tudo aconteceu quando Andreia deixou de ter tudo o que tinha anteriormente e percebeu que tinha que dar uma boa educação aos seus filhos.


A concorrente nortenha explicou ainda que ninguém dentro da Casa dos Segredos desconfia do seu segredo, acreditando que pensam que o seu segredo é ter sido casada com uma figura pública, cujo nome não disse, chamando-o apenas de Jorge, alguém ligado ao desporto, mais precisamente do futebol. Será Jorge Nuno Pinto da Costa?

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.



Pop brega


1. Não sei se o casting especial lançado este mês pela SIC entre os seus colaboradores, a pensar em figurações na telenovela Laços de Sangue, é efectivamente apenas uma forma de poupar dinheiro em agências de figurantes. O que é verdadeiramente interessante é a forma como Virgílio Castelo exulta com os "talentos" que entretanto anda a encontrar em Carnaxide (supõe-se) entre maquilhadoras e administrativos, estafetas e até jornalistas. Diz Castelo: "Estamos apenas a meio, e já é possível assinalar pessoas muito interessantes, com capacidades acima da média." Quererá referir-se, quando fala em "média", à qualidade global dos actores portugueses de telenovela? Então é bem possível que haja vários estafetas "muito acima", de facto.





2. A escolha de José Cid para entrevistado da personagem de João Perry em Sedução (TVI), telenovela onde o veterano faz de uma-espécie-de-Jay- -Leno, é sintomático da relação que a ficção portuguesa mantém com a cultura pop nacional. No Brasil, a ficção audiovisual foi quase sempre uma produtora de tendências - e, na maior das vezes, essas tendências não só tinham um mínimo de espessura como, regra geral, eram efectivamente novas. Aqui, e se uma telenovela lança um novo fenómeno, um novo músico, um novo disco, então o fenómeno, o músico e disco são maus; pelo contrário, se aposta num fenómeno, num músico ou num disco com um mínimo de qualidade, então é certo e sabido que fenómeno, músico e disco são antigos, estafados, quase bafientos. José Cid, curiosamente, cumpre as duas categorias ao mesmo tempo: é decrépito e é mau. Escolha perfeita para as telenovelas da TVI, portanto.