
Previa-se que os 15 finalistas de "Ídolos" fossem conhecidos este domingo. A SIC vai alongar a espera durante mais uma semana.
Mais uma vez a estação de Carnaxide volta a apostar na audiência em vez de no respeito pelo telespectador.
Entre Janeiro deste ano e o dia de ontem, a percentagem de espectadores das classes A e B que prefere os canais de cabo cresceu 5,5 pontos percentuais (era de 26,6 no início de 2009 e está agora nos 32,1%). Entre os canais generalistas de sinal aberto, a SIC é a que mais perde. Enquanto a RTP mantém-se nos 21% de quota de mercado (com uma descida de 2,5 pontos nos meses de Verão) e a TVI navega nos 19,5%, a SIC cai 4,8 pontos. Tinha 22,4 pontos em Janeiro e está agora nos 17,6.
Sejamos, porém, claros. As elites não são os espectadores preferenciais dos canais comerciais, nem são eles, aliás, que dão vitórias. Veja-se o caso da TVI, que teve a sua audiência quase sempre ancorada nas classes C e D (média-baixa e baixa) e não é por isso que não é líder.
PS - Voltarei em breve a esta análise segmentada de audiências. Interessante para quem quer "ver" televisão para lá da espuma dos dias.